Quem viaja muito de avião sabe que é inevitável enfrentar algum tipo de problema com o voo em determinado momento: rota atrasada, overbooking, complicações com a bagagem… Isso quando não temos que lidar com voos cancelados.
LEIA TAMBÉM: Saiba para quais países os brasileiros mais viajam – e quanto gastam por lá
Para alertar viajantes, a AirHelp, empresa de direitos aéreos para passageiros, criou um ranking das viagens aéreas que mais costumam atrasar e sofrer interrupções desde o Brasil, analisando dados de cerca de 700 trechos durante nove meses. Entre as que mais se destacam, a ida até Lisboa contou com diversos cancelamentos a partir de três aeroportos brasileiros diferentes. Já o Aeroporto de Guarulhos tem problemas com três destinos: Turquia, Etiópia e o Catar.
Veja abaixo quais são as rotas internacionais que mais têm atrasos e voos cancelados:
1º: Brasília (Juscelino Kubitschek) – Lisboa, Portugal (Aeroporto Humberto Delgado)
O trecho entre o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o que mais apresenta problemas, com 38% de voos cancelados ou interrompidos de outras formas durante o período analisado.
2º: Rio de Janeiro (Galeão) – Bogotá, Colômbia (Aeroporto Internacional El Dorado)
Em segundo lugar ficou a rota entre o Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá. Eles tiveram 33% de atrasos, overbooking e cancelamentos nos voos analisados.
3º: São Paulo (Guarulhos) – Istambul, Turquia (Aeroporto de Istambul Atatürk)
Com 29% de interrupções fica a rota de voo entre o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroporto de Istambul Atatürk, em Istambul.
4º: São Paulo (Guarulhos) – Adis Abeba, Etiópia (Aeroporto Internacional de Adis Abeba Bole)
Também no Aeroporto de Guarulhos, outra rota que apresenta problemas é a até o Aeroporto Adis Abeba – Bole, na Etiópia, com 26% de voos interrompidos em nove meses.
5º: São Paulo (Guarulhos) – Doha, Catar (Aeroporto Internacional de Hamad)
Sendo o maior aeroporto do Brasil, não é de se espantar que o Internacional de Guarulhos apareça novamente na lista, desta vez com voos partindo até o Aeroporto Internacional de Hamad, no Catar. Essa rota teve 25% de interrupções.
6º: Belo Horizonte (Tancredo Neves) – Lisboa, Portugal (Aeroporto Humberto Delgado)
Outro aeroporto que tem problemas com rotas para Lisboa, em Portugal, é o Internacional de Confins, em Belo Horizonte. Os voos para lá tem 25% de atrasos e cancelamentos.
7º: São Paulo (Viracopos) – Lisboa, Portugal (Aeroporto Humberto Delgado)
A mesma porcentagem de interrupções (25%) também acontece entre o Aeroporto de Viracopos e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.