COMO VIAJAR MAIS SEM PRECISAR LARGAR O EMPREGO EM 6 DICAS:
VIAJAR MAIS SEM PRECISAR LARGAR O EMPREGO
1) Tire proveito dos fins de semanas (MESMO)
O ano tem mais de 50 fins de semana: faça desses dois dias livres verdadeiras oportunidades. Vá para uma pousada bacana na serra, pegue uma promoção de passagem de avião pra conhecer uma cidade nova, combine aquela ida à praia com os amigos, faça uma trilha que está na sua lista de desejos há tempos… espantando a preguiça dá pra fazer muita coisa antes de voltar ao trabalho na segunda-feira.
VIAJAR MAIS SEM PRECISAR LARGAR O EMPREGO
2) Estique as viagens a trabalho
Faça um esforço pra sair do quarto do hotel mesmo após um dia todo de reuniões e conhecer um restaurante legal pra captar a vibe local. Também vale pedir pra antecipar ou postergar a viagem nem que seja só por um dia ou algumas horas pra dar tempo curtir um pouquinho mais o lugar.
LEIA MAIS: Vai viajar sozinho? 7 dicas pra fazer refeições numa boa
VIAJAR MAIS SEM PRECISAR LARGAR O EMPREGO
3) Planeje seus feriados
No começo do ano, pegue o calendário e marque todos os feriados vigentes – veja aqui quando cairão os feriados de 2024. E já comece a planejar viagens, ver passagens e fazer suas reservas de hotéis, tours, carro e o que mais precisar. Feraidos são uma boa oportunidade de conhecer um novo destino no Brasil ou quem sabe no exterior (uma capital da América Latina vai bem).
VIAJAR MAIS SEM PRECISAR LARGAR O EMPREGO
4) Planeje suas férias (emendando-as nos feriados)
Fim de férias e já é hora de planejar as próximas: pesquise, leia guias, cote valores, imagine roteiros. E faça o possível pra juntar suas próximas férias com algum feriado – serão mais, pelo menos, 3 ou 4 diazinhos off, emendando com o fim de semana. Você acabará com 10% a mais de férias que o planejado.
VIAJAR MAIS SEM PRECISAR LARGAR O EMPREGO
5) Peça por mais flexibilidade no trabalho
Alternar escritório com home office, entrar antes para sair mais cedo, trabalhar em fim de semana para depois tirar um dia útil de folga… As empresas vêm se preocupando cada vez mais com o bem-estar de seus funcionários e inclusive prezando mais pela flexibilização de horas de trabalho. Dependendo da cultura e política de seu ambiente profissional, dá para conversar com o chefe e viabilizar alguns benefícios pra ter uma rotina menos presa ao escritório e mais apta a viajar mais.
LEIA MAIS: 17 resoluções de Ano-novo pra viajantes
10 aplicativos pra viajantes preguiçosos
Férias sem fim: 9 maneiras de prolongar a viagem
VIAJAR MAIS SEM PRECISAR LARGAR O EMPREGO
6) Seja mesário
É lei: todo cidadão que prestar serviço à Justiça Eleitoral tem direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado (lei nº 9.504/1997, art. 98), sem prejuízo de salário ou férias! Pra ter o direito é só pedir ao chefe do cartório eleitoral uma declaração oficial. Dá pra tirar uma bela folga e fazer de um fim de semana + folgas um descanso prolongado.