feriados-2016

Feriados de 2023: saiba para onde viajar em cada data

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

2023 já está aí e, depois do Ano-novo, a realidade de voltar à rotina chega,

mas não precisa se preocupar: temos 12 feriados, sendo 5 deles prolongados pra fazer viagens rápidas e em conta pelo Brasil, pela América do Sul e até pelo Caribe. Bora ver pra onde?

LEIA TAMBÉM: 11 destinos em alta no exterior para conhecer em 2023

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

Carnaval

20 de fevereiro (segunda-feira)

BRASIL

FLORIANÓPOLIS (SC)

campeche-floripa

No finalzinho do verão ainda tá calor e as diárias ficam mais em conta (mesmo no feriado), as praias, mais vazias, e os congestionamentos, menos frequentes. Em três dias dá pra conhecer bastante da ilha: a Joaquina, a Praia Mole e a Brava agradam surfistas, baladeiros endinheirados curtem Jurerê, famílias têm bom refúgio em Canasvieiras. Já o sul de Floripa é cheio de praias intocadas onde só dá pra chegar percorrendo trilhas ou de barco, como a Ilha do Campeche, eleita o pedaço de areia mais bonito do destino. Na Lagoa da Conceição, com movimento o ano todo, a vibe é de esportes ao ar livre. Vale alugar um carro (ou até ir de carro, dependendo de onde você mora) pra se locomover melhor. No Carnaval o clima contagia a cidade.

Dica: Passear por Santo Antônia de Lisboa (abaixo), vilinha colonial açoriana com casinhas coloridas e um mar calminho cheio de pontos bonitos pra ver o pôr do sol. Lá, a boa é comer no Gugu, de frutos do mar.

LEIA TAMBÉM: As praias mais bonitas de Florianópolis: conheça a natureza selvagem do sul da ilha

VALE DOS VINHEDOS (RS)

Se não estiver no clima de pular Carnaval e ir às festas, aproveite que em fevereiro dá pra pegar a época de vindima e vá curtir nossa porção nacional de terra com clima e jeito europeu regado a bons vinhos. As tradições vão de pisotear as uvas a participar de churrascos típicos com peças inteiras de gado. Visite a Casa Valduga, a Salton e a Miolo e conheça o histórico Caminhos de Pedra, roteiro com propriedades de imigrantes italianos. Por razões óbvias, mesmo que estiver de carro o melhor é ir de táxi até as vinícolas.

Dica: Inclua o passeio de Maria Fumaça até Carlos Barbosa no roteiro.

LEIA TAMBÉM: O que fazer na Serra Gaúcha: um roteiro de três dias pelo melhor da região

11 Airbnbs apaixonantes para alugar na Serra Gaúcha

RECIFE E PORTO DE GALINHAS (PE)

praia-de-porto-de-galinhas

Poço de talentos de moda, arte, música e cinema, a capital pernambucana vibra como um dos maiores polos culturais do Nordeste. Tem tradição sertaneja no Museu Cais do Sertão, tem esculturas e quadros no Instituto Ricardo Brennand, tem restaurantes, lojas e bares animados na Galeria Joana D’Arc e nos recéns-reformados Armazéns do Porto. Curta a cidade em dois dias e depois rume à praia na região de Porto de Galinhas: você pode ficar nos resorts das praias do Cupe e Muro Alto ou se hospedar nas pousadas rústicas da Praia de Maracaípe, que tem belas piscina naturais.

Dica: Também dá para fazer um bate-volta em Carneiros, uma das praias mais bonitas do Nordeste.

FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

SALTA (ARGENTINA)

A região é dona da segunda maior produção de vinhos argentinos e tem cidadezinhas pequenas e tranquilas alcançadas por caminhos escandalosamente cênicos. A rota do vinho brilha em torno da uva torronté e tem luxuosas estâncias pra se hospedar a dois. A chegada é pela cidade de Salta, que leva o mesmo nome do estado, onde vale ficar um dia e conhecer o famoso Museo de Arqueologíade Alta Montaña (MAAM). A grande base vinícola, porém, é Cafayete; de onde dá pra visitar a simpática Molinos, com suas casas de adobe e seus telhados de terra batida. Em março, começa a época da vindima.

Dica: Roteiro sem erro – dia 1) Salta / dia 2) Ruta del Vino a Cafayate / dia 3) Cafayate + Molinos / dia 4) Salta + retorno.

USHUAIA (ARGENTINA)

No fim da alta temporada há menos turistas, o tempo é seco e uma paisagem avermelhada toma conta dos picos nevados, lagos cristalinos e florestas temperadas da região. De bônus, ainda dá pra ver pinguins marchando tranquilamente. Em pouco tempo dá pra explorar um pouco de Ushuaia, base para conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego e o Canal de Beagle. Quem puder investir mais, uma boa é pegar o cruzeiro Australis, que vai em três dias até Punta Arenas, no Chile, passando pelo Cabo Horn, o último pedaço de terra antes da Antártida.

Dica: Como os voos chegam em Ushuaia sempre no mesmo horário, por volta do meio-dia, vale embarcar em um passeio pelo Canal de Beagle, separando as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo, entre a Argentina e o Chile, logo depois de desembarcar; os barcos partem às 15h.

LEIA TAMBÉM: Roteiro completo por Ushuaia, porta de entrada para a Antártida

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

PÁSCOA

07 de abril (sexta-feira)

BRASIL

ILHA GRANDE (RJ)

Em abril o clima é agradável por aqui – as chuvas torrenciais de verão se foram e ainda há calor. Dona de morros cobertos pela exuberante Mata Atlântica e algumas das praias mais bonitas do Sudeste – como a Lopes Mendes –, a ilha tem tudo pra um feriado com natureza, sombra e água fresca. O único jeito de alcançá-la é de barco, a partir de Angra dos Reis ou de Mangaratiba – o desembarque é na Vila do Abraão. Quem vai de São Paulo e outros destinos próximos pode deixar o carro em estacionamentos. Também dá facilmente pra chegar de ônibus e aí pegar o barco.

Dica: Em grupos opte por acomodações mais em conta alugando uma casa. Dê uma olhada na Holmy. No mais, na ilha há desde pousadas mais charmosinhas até hosteis e campings.
ilha-grande-rj

ILHABELA (SP)

Ilhabela é certamente um lugar que todos devem conhecer uma vez na vida. Recheada de montanhas verdes da Mata Atlântica, 42 praias para todos os gostos e mais de 350 cachoeiras como atração especial, a ilha é perfeita para ser explorada entre março e maio, uma vez que já é baixa temporada, então os preços caem e as praias ficam mais vazias, e a chance de chuva fica bem mais baixa. Não deixe de conferir a paradisíaca Praia do Bonete, onde só vivem os caiçaras, alcançada numa trilha de 4 horas ou percurso de barco de 1 hora, e a Baía de Castelhanos, outra faixa de areia linda onde dá pra curtir o dia pegando um passeio de 4×4 para o local. Leia mais sobre ambas aqui.

Dica: Seu acesso é restrito por uma balsa, que nos feriados fica lotada. Reserve com antecedência no site da Dersa.

LEIA MAIS: Dicas de Ilhabela: superguia com tudo o que você precisa saber + O que fazer em Ilhabela: 9 experiências pra não perder

ilha-do-mel-destinos-romanticos-brasil

ILHA DO MEL (PR)

Desbravar destinos de praia do sul no finzinho do calor é uma atitude inteligente pra gastar menos e curtir faixas de areia só pra você – mas tente priorizar o início do mês, ainda no comecinho do outono, pra realizar a viagem em temperaturas ainda agradáveis. Na roots Ilha do Mel, localizada no final da Serra da Graciosa, no Paraná, não se anda de carro, o sinal de celular é fraco e só há a luz da lua pelas trilhas que conectam os atrativos da ilha. São dois núcleos: Nova Brasília e Encantadas, onde se chega numa travessia de balsa de 30 minutos desde Pontal do Sul, no continente. Os surfistas adoram as praias da Fortaleza, de Fora, Grande e do Miguel. De noite, tem forró e reggae pra dançar totalmente descalço.

Dica: Visitar o Farol das Conchas, onde se chega através de trilhas de areia que saem das praias do Farol e de Fora – o visual lá de cima compensa.

FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

mendoza-feriados-de-2021

MENDOZA (ARGENTINA)

Depois de março, quando é feita a colheita das uvas, abril é uma ótima época para aproveitar as vinícolas que circundam a região, uma vez que os passeios ficam mais baratos, o movimento diminui e o friozinho começa a surgir: um cenário ideal para conhecer a quinta maior produção vinícola do mundo. Visite as Bodegas Terrazas de los Andes, Família Zuccardi e Catena Zapata. Percorra o lago de Potrerillos, o povoado de Uspallata, a Puente del Inca e o Parque Provincial Aconcágua. Mais adiante, o Cristo Redentor de los Andes está bem na divisa da Argentina com o Chile, numa cênica região de montanhas.

Dica: Dá pra unir a viagem com Buenos Aires, a 2h de voo, ou Santiago, a só 1h.

JAMAICA

Abril é o último mês do período seco na Jamaica, sem chuvas e riscos de furacões (apesar da Jamaica não estar na rota das tempestades). Você verá faixas de areia dos sonhos e um mar ultracristalino, rios turquesas correndo entre as montanhas e uma forte identidade ditada pelo reggae. Um giro completo vai das praias de Montego Bay à natureza selvagem de Ocho Rios, as falésias e rochedos de Negril, o movimento de Kingston e as lagoas de Port Antonio.

Dica: Se quiser um roteiro clássico, opte por ficar 4 dias em Montego Bay (com passeio a Negril e à South Coast) e 3 dias em Ocho Rios (com passeios a Port Antonio e Nine Mile).
jamaica-negril

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

Tiradentes

21 de abril sexta-feira

BRASIL

CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)

O Centro-Oeste sai agora das chuvas, com cachoeiras cheias e matas verdinhas e floridas. Enquanto as nuvens vão sumindo do céu, o ar não é tão seco como no inverno. A água azul claríssima é o maior atrativo: são rios cristalinos correndo entre a vegetação do Cerrado, cachoeiras de 100 metros de altura e poços onde dá pra ficar relaxando pra sempre depois das trilhas com trechos íngremes e pedregosos. Pra chegar lá, voe até Brasília e vá de carro alugado até Alto Paraíso de Goiás, base principal pra explorar o destino, a três horas – também dá pra ficar em Cavalcante, onde está a procurada cachoeira de Santa Bárbara, e em São Jorge, vilinha de casas coloridas e ruas de terra perto da entrada do Parque Nacional.

Dica: A Travessia é a melhor agência pra contratar os guias para as atrações que precisam (como a Cachoeira do Segredo), e o Pacheco é o mais experiente da região.

LEIA TAMBÉM: Dicas da Chapada dos Veadeiros (GO): guia completo

6 destinos incríveis pra conhecer em Goiás (que você nem sabia que existiam!)

PANTANAL (MS E MT)

Maior planície alagável do planeta, o santuário ecológico também vive a partir do final do mês sua melhor fase, época da vazante ou seca, quando a chuva dá trégua e o calor não é tããão insuportável (em outubro, por exemplo, a temperatura ultrapassa os 40 graus facilmente). No Pantanal Sul, as bases mais usadas são Corumbá, onde a infra é melhor e há museus e casario preservado, e Miranda, sede da maioria dos hotéis-fazenda pantaneiros. No Pantanal Norte, Poconé é a escolha sábia: além da boa estrutura de hospedagens, fica lá a Transpantaneira, a rodovia de quase 400 km que, no papel, cruzaria o bioma (hoje, hotéis e restaurantes ficam às margens da estrada e há campos abertos onde dá pra ver jacarés, veados, aves e até onças). No fim do dia, não perca o pôr do sol multicolorido.

Dica: A Chapada dos Guimarães e Nobres são extensões espertas para a viagem.

LEIA TAMBÉM: Roteiro no Mato Grosso: Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres

FOZ DO IGUAÇU (PR)

Em seu período de início de outono, pós chuva e calor intenso de verão, abril se torna o mês ideal para curtir as cataratas de Foz, já que as quedas d’água ficam mais intensas e ainda mais linda, o clima ideal para realizar o Macuco Safari, o passeio mais conhecido do destino, onde uma lancha segue pelo Rio Iguaçu e da um banho em todos os passageiros. Ainda há tempo pra curtir compras em Puerto Iguazú, no Duty Free argentino e na Ciudad del Este, visitar a Hidrelétrica de Itaipu (onde dá pra fazer um passeio de catamarã pelo Lago Itaipu) e o Parque das Aves.

Dica: Dá pra comprar no Paraguai e na Argentina usando reais; evite os sábados na Ciudad del Este, quando o movimento de entrada no Brasil é intenso.

FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

CARIBE

Esta é a última chamada pra ir antes da temporada de furacões do segundo semestre. Com só 4 noites pra viajar, vale procurar pacotes com agências e operadoras de viagem, que têm bloqueios em hotéis e companhias aéreas e conseguem preços melhores. Também opte por destinos com voos diretos desde o Brasil, como as terras de resorts Cancún e Punta Cana e o centro de compras da Cidade do Panamá, de onde dá pra ir ao arquipélago caribenho de San Blas.

Dica: A CVC faz pacotes para Cancún no Hotel Dos Playas e, em Punta Cana, no Hotel Riu Naiboa.

LEIA TAMBÉM: Cancún, o guia prático + O que fazer na Cidade do Panamá

ATACAMA (CHILE)

Melhor dos feriados de 2023 pra explorar o terreno extremo, as lagoas cheias de cores, os salares pontuados por flamingos e os vulcões perfeitamente cônicos do Deserto do Atacama. Em abril, o deserto mais alto do mundo vive o seu melhor mês: a chance de precipitação – ainda que sempre seja muito pouca – vai embora, tempestades de areia não assustam mais e o clima se torna mais ameno. Ver estrelas entra mais em alta ainda e os pores de sol do outono dão as caras, revelando céus absurdamente coloridos. Em cinco dias dá pra fazer uma viagem básica.

DicaRoteiro sem erro – dia 1) chegar em San Pedro via Santiago + fechar os passeios com uma agência + tour astronômico de noite se o céu estiver limpo / dia 2) Vale da Lua, da Morte e Cordilheira de Sal / dia 3) Salar do Atacama + Lagunas Altiplânicas + Salar do Talar / dia 4) Geysers del Tatio + Laguna Cejar e Tebinquiche ou Termas de Puritama / dia 5) retorno

LEIA TAMBÉM: Veja quais são os melhores passeios do Atacama + Onde ficar no Atacama: superlista de hotéis

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

Dia do trabalhador

1 de maio (segunda-feira)

BRASIL

BONITO (MS)

A partir de maio a estação seca toma conta de destinos de ecoturismo como Bonito (veja dicas do destino aqui), que está agora com a vegetação toda verdinha e rios com visibilidade máxima para as flutuações. A região é cheia de atrações, como o Abismo Anhumas, no qual um rapel leva a uma das maiores cavernas submersas do Brasil; o Buraco das Araras e seus 126 metros de profundidade, casa pra incontáveis ninhos de araras-vermelhas; e a Lagoa Misteriosa, que até hoje não teve seu fundo descoberto (o máximo que já se desceu foram 220 metros). Voa-se até Campo Grande e de lá o ideal é fechar um transfer até Bonito.

Dica: Reserve os passeios assim que fechar a viagem, é comum ficar sem vaga.
bonito-flutuacao
morro-pai-inacio-chapada-diamantina

CHAPADA DIAMANTINA (BA)

É hora de marcar sua viagem para Chapada Diamantina, onde não deve chover. A incidência do sol deixa algumas atrações com água mais azulada. Tem inúmeras maneiras de montar um roteiro por lá: a área é enorme (cerca de 1 500 km², ou o tamanho da cidade de São Paulo inteira!) e a coleção de grutas, cachoeiras e cânions é diretamente proporcional. Dê uma volta no Parque Nacional da Chapada Diamantina, visite as duas principais cachoeiras da região (Buracão e Fumaça) e algumas grutas e fazendo um trecho do trekking do Vale do Pati. Lençóis, Mucugê e Capão são visitas mais que especiais.

Dica: Ter carro é prático e mais econômico para quem vai em grupo. Dirigir, porém, é cansativo, já que as distâncias são grandes e tem muitas estradas de terra. Se quer mais conforto, melhor montar seu pacote ou se encaixar nos grupos de agências como a Venturas.

LEIA MAIS: Roteiro Chapada Diamantina de 7 a 9 dias pronto pra usar
Chapada Diamantina: como ir, melhor época, onde ficar e outras dicas

JALAPÃO (TO)

Entrando na época seca para visitar o Jalapão, quando o céu fica de um azul impecável. Por lá o cenário é composto por cachoeiras, fervedouros (nascentes de água turquesa), chapadões e dunas alaranjadas de mais de 40 metros de altura, um destino para se conectar com a grandiosidade da natureza e com você mesmo. O Fervedouro do Soninho é um dos maiores da região, com áreas rasas, ideal para visitar com a família, e fundas, chegando a até 30 metros de profundidade. A água é azul-clara e conta com um chão com muita areia, o que torna a água densa e impede que os turistas afundem – ou seja, além da linda paisagem, ainda é possível se divertir e relaxar. 

Dica: Agências como a Jalapão Expedições Ecotrip vendem pacotes de durações diversas, com ou sem extensão para a região das Chapadas Gerais (custa cerca de R$ 2500 para 4 noites no Jalapão, com comida, passeios e hospedagem). L
Fervedouro soninho, no jalapão

FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

BAHAMAS

Ótima época para ir ao Caribe: tempo bom em quase todos os destinos, como Aruba, Curaçao, Punta Cana, Bahamas, Cuba, Cancún, Barbados, St. Maarten. Os preços dos hotéis estão menores se comparados ao meses anteriores. No Caribe colombiano não e mais época seca, mas pode ir. Evite o Caribe do Panamá, onde chove muito. Graças ao voo da companhia Copa Airlnes (com conexão na Cidade do Panamá), ficou possível chegar ao arquipélago sem passar pelos EUA. A porta de entrada das Bahamas é a cidade de Nassau, apinhada de navios de cruzeiro, lojas, restaurantes e vida noturna – quem quer agito e curtir resortões pode ficar ali. Mas são 700 ilhas ao todo, e em pequenas porções de terra como Exuma e Eleuthera, você encontra hotéis reclusos em praias tranquilas onde impera a natureza. Para passar uns dias não fazendo muito além de deitar na rede, se esticar na areia, mergulhar com peixinhos e presenciar pores do sol multicoloridos.

Dica: Em Exuma e Eleuthera você chega de ferry desde Nassau.

PORTO RICO

Pedacinho dos EUA no Caribe, o arquipélago exibe uma combinação adorável de atributos: um centrinho histórico colorido na capital San Juan, ruínas de antigas fortalezas como o Fuerto San Felipe del Morro, florestas tropicais fartas com cachoeiras em El Yunque, praias caribenhas perfeitas como Culebra e Playa Flamenco, ondas para os surfistas em Rincon. Tudo embalado por muita salsa e rum (a fábrica da Bacardi fica ali). Em Porto Rico também fica uma das poucas baías bioluminescentes do mundo: na ilha de Vieques, você pode alugar um caiaque de noite e deixar um rastro azul-fosforescente na água (ação de microrganismos presentes ali).

Dica: Pelo preço dos voos, o ideal é conjugar o arquipélago com uma visita a Miami e/ou Orlando (você precisa do visto americano de qualquer jeito para entrar ali).

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

Corpus Christi

8 de junho (quinta-feira)

BRASIL

para-onde-viajar-em-junho-cambara-do-sul

CAMBARÁ DO SUL (RS)

É preciso voar até Porto Alegre e lá alugar um carro pra cumprir os 240 km até Cambará do Sul, a base pra visitar os impressionantes Parque Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral. Eles abrigam os maiores cânions do país – como o Cânion do Itaimbezinho, com seus 5,8 km de extensão –, e ainda uma porção de cachoeiras, vales, trilhas e uma fauna que inclui lobos-guará e jaguatiricas. Apesar do frio, de maio a agosto é a época de melhor visibilidade.

Dica: Acorde cedo pra pegar os cânions no melhor horário. Depois dá pra sobrevoar o cenário num voo de helicóptero com a Tri, experiência e tanto.

LEIA TAMBÉM: Miniguia de Cambará do Sul (RS)

GONÇALVES (MG)

Na Serra da Mantiqueira, a 220 km de São Paulo, a cidade tem sido descoberta por casais que procuram um destino de frio mais em conta – antes da chegada do inverno economiza-se ainda mais. O centrinho aprazível concentra cafés e lojas, enquanto os arredores rurais têm mil e uma cachoeiras, mirantes e ateliês.

Dica: O melhor é ficar nas pousadas rurais, como a ótima Villa Catarina, ou no Refúgio do Horizonte, exclusivo para curtir a dois em meio a natureza.
Cachoeira em gonçalves

PETRÓPOLIS (RJ)

Tem o procurado clima de montanha da data e está hoje entre as cidades com maior número de pousadas de charme e restaurantes estrelados do país. Mesmo em feriados e em alta temporada, as diárias de hospedagem não sobem tanto; um ponto a favor do destino. A Casa Portuguesa (diárias a partir de R$ 650), na Holmy, tem vibes coloniais, localizada em rua tranquila e com uma excelente área de lazer coberta com churrasqueira, lareiras, forno à lenha, piscina – acomoda até cinco pessoas . Se estiver em mais pessoas, a Casa de Pedras (diárias a partir de R$ 1 200) conta com sete quartos, piscina, fonte de água, churrasqueira,  espaço para futebol/volley, sala de jogos, casa na árvore e cama elástica.

Dica: Vale mais a pena se hospedar nas pousadas incrustadas na serra e curtir os passeios do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

VEJA TAMBÉM: Roteiro de fim de semana pelas serras de Petrópolis

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

MACHU PICCHU (PERU)

Machu-Picchu-editada

É possível fazer uma viagem a jato em algum dos feriados de 2023 pra conhecer as mais impressionantes ruínas incas da América do Sul, junto com uma passada em Cusco. O inverno é frio, mas a vantagem é que não chove e o tempo está aberto. São, basicamente, 4 jeitos de ir de Cusco a Machu Picchu: o mais rápido, num bate-volta de trem; o mais clássico, de trem, em dois dias de viagem; o mais barato, de van, em também dois dias de viagem; e o mais aventureiro, em 4 dias pela trilha inca. Veja mais aqui.

Dica: Se der, vale uma conexão com tempo em Lima e ir aos restaurantes estrelados de Miraflores e ao casario de Barranco.

LEIA TAMBÉM: Guia completo do Peru pra montar seu roteiro + O que fazer em Lima

BARILOCHE (ARGENTINA)

Ainda que a neve não tenha chegado por inteira, Bariloche é bonita de todo jeito – e, agora, sem a multidão de brazucas do próximo mês. As montanhas que rodeiam o destino são um chamado pro trekking, dá pra andar de caiaque nos lagos patagônicos, fazer passeios de barco, bike, a cavalo, observar pássaros e percorrer as cênicas estradas próximas ao local, como a Rota dos 7 Lagos e o Paso Córdoba, em busca de cliques perfeitos. De brinde há o friozinho, a arquitetura suíça, o fondue e picos com a pontinha nevada.

Dica: Também dá pra chegar lá por Puerto Montt, no lado chileno dos lagos andinos, e fazer a belíssima travessia de um dia de barco no Cruce Andino.
bariloche-roadtrip

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

Independência do Brasil

7 de setembro (quinta-feira)

BRASIL

HOLAMBRA (SP)

Holambra-feriados-de-2021

No mês da primavera, nada mais gostoso que aproveitar lindos campos floridos  do maior centro de produção de flores da América Latina. Além de poder apreciar as cores e aromas que esse pedacinho da Holanda no Brasil proporciona, é em setembro que ocorre a Expoflora, a maior exposição de plantas e flores ornamentais da América Latina, onde os mais de 400 produtores de Holambra expõem suas produções para compradores e turistas.

Dica: Para ir além, você pode aproveitar para visitar campos de girassóis e orquidários, só que todos exigem a presença obrigatória de um guia contratado, como os da Royal Receptivo Holambra.

VEJA TAMBÉM: Circuito das Águas Paulista: lazer e aventura em 9 cidades

18 bate-voltas perto de São Paulo: programas de aventura, lazer e família

TIRADENTES (MG)

Vista lateral da Matriz Santo Antônio, com visão para a serra e palmeiras ao lado

Dentro do circuito histórico de Minas Gerais se encontra Tiradentes, essa pequena cidade com 7 mil habitantes  que traz atrações culturais e antigas com uma pitada de modernidade na cozinha, hospedagem e eventos. É justamente em setembro que ocorre o Festival de Cultura e Gastronomia na região, que reúne chefs do Brasil e do exterior e tem degustação de pratos especiais, vinhos e espumantes, além de cursos de gastronomia e intensa programação cultural com shows e recitais de poesia. O Amana Tiradentes é uma ótima opção de hospedagem: a casinha no estilo colonial está localizada a apenas dez minutos a pé do centrinho histórico, com uma vista deslumbrante para a Serra de São José. RESERVE AQUI!

Dica: Para o almoço, vale se acomodar na Estalagem do Sabor, instalado numa casinha fofa com horta do quintal. O prato da casa é o “mané sem jaleco”, (R$ 98 pra até três pessoas) uma espécie de mexidão, que leva arroz, feijão, couve, bacon, ovos, lombinho, bananas e cebola.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Tiradentes + Onde comer em Tiradentes

AMAZÔNIA (AM)

Setembro é um mês excelente para visitar a Amazônia – entre estações e com pouca chuva. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é dona de uma energia inexplicável. Os passeios vão de caminhadas na selva a tours de canoa, focagem de jacarés, visita a comunidades ribeirinhas, rapel nas árvores, piquenique na floresta, pesca de piranhas, entre outros.

Dica: Se hospedar num hotel de selva no meio da selva amazônica está entre as experiências de viagem que todo brasileiro deveria ter em algum momento da vida. Hotel de selva na Amazônia: um FAQ completo sobre a experiência de viagem.

FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

salar-de-uyuni-bolivia

BOLÍVIA

Em setembro a região ainda está no período de seca, mas o friozinho dá uma trégua em relação aos meses de julho e agosto. Com o tempo mais curto, uma boa opção de destino dentre as oferecidas no país, como Santa CruzSucreSalar de Uyuni e La Paz, é certamente a capital, La Paz, por estar mais pertinho e apresentar uma experiência urbana diferente em meio a montanhas e picos nevados que estão acima do nível do mar.  O desenvolvimento do turismo nos últimos anos trouxe novo novos restaurantes, hotéis e cafés que fazem um contraste interessante como os mercados de rua onde as cholitas vendem folhas de coca e outra poções interessantes.

LIMA (PERU)

Entre passeios culturais, compras regionais e andanças em meio a natureza, o que mais mais se destaca é a gastronomia local, a grande paixão e orgulho nacional e que tem ganhado mais destaque nos últimos anos. Pensando nisso, em setembro ocorre o o mais importante festival gastronômico da América do Sul, o Mistura, que coloca lado a lado pequenos produtores regionais e chefs de peso em Lima.

Dica: Dedique um dia da viagem ao bairro de Barranco.

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

Nossa Senhora Aparecida

12 de outubro (quinta-feira)

BRASIL

MACEIÓ (AL)

Quase no verão, a capital alagoana é ótima pra uma rapidinha no Nordeste: com a orla urbana mais bonita da região, tem um mar lindamente esverdeado, barracas de praia bem estruturadas, artesanato com renda e cena gastronômica variada, desde comida típica sertaneja até incursões contemporâneas. Seu trunfo é também estar num estado com litoral bonito e não muito extenso, o que é conveniente pra alugar em carro e fazer viagens pra conhecer praias mais afastadas, como a bela Praia do Francês.

Dica: Dá pra fazer um bate-volta a Maragogi e a São Miguel dos Milagres.
salinas-maragogi-melhores-resorts-brasil

BROTAS (SP)

Aos aventureiros de plantão, Brotas é pra você. A capital da adrenalina paulista, e a 3 horas de São Paulo, essa região é popularmente conhecida pela sua imensidade de atividades outdoor como rafting, canoismo, arvorismo e muitas trilhas para curtir a natureza. As pousadas são mais em conta que em outros destinos do gênero, a cidade é bem cuidada e os restaurantes são de qualidade. Outubro é o mês mais interessante pra ir a pra lá: tem calor de verão e precipitação de 100 mm.

Dica: O rafting no Rio Jacaré-Pepira é o passeio mais tradicional de Brotas, no qual você embarca num bote com capacete e colete e desce corredeiras níveis 3 e 4 (a escala mundial vai até 6), driblando as pedras e deslizando pelos desníveis do rio.

VEJA TAMBÉM: Um fim de semana entre rios e cachoeiras em Brotas, a 3h de São Paulo

BELÉM (PA)

Se você procura por um passeio mais religioso, a cidade de Belém é o local ideal para passar o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira da região.  Em outubro, mais especificamente na segunda semana, Círio de Nazaré entra em clima de festança, marcando uma série de procissões que acontecem no mês de aniversário da padroeira. Na sexta-feira, a imagem percorre as ruas de Belém, e no sábado, é levada à Catedral da Sé, com milhares de devotos segurando velas. No domingo, o Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral e acaba com a procissão, que percorre as ruas de Belém até a Basílica de Nazaré. Veja aqui um roteiro de três dias na cidade.

Dica: Cerca de dois milhões de fiéis lotam as ruas para acompanhar esse trajeto. Chegue cedo todo dia se quiser participar do evento de perto.
catedral-da-se-belem

CAPITÓLIO (MG)

Essa região repleta de lindos lagos de coloração azul esverdeada, cachoeiras imperdíveis e cânions de tirar o fôlego, é o passeio ideal para reunir a família e amigos e explorar cada cantinho, ora a pé nas trilhas, ora em lanchas no Lago de Furnas. No verão, a região tende a receber grandes temporais, por esse motivo, abril, maio, setembro e outubro são bons meses para curtir o calorzinho, mas sem a umidade da chuvas.

Dica: A melhor opção de estadia é alugar uma casa em Escarpas do Lago (tem desde as mais simples até mansões) e aproveitar o espaço com todos reunidos após um dia longo de passeios.

VEJA TAMBÉM: Miniguia de Capitólio e Escarpas do Lago (MG), um programão para feriados

13 Airbnbs para se hospedar nas serras de Minas Gerais

FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

galapagos-equador-feriados-de-2021

GALÁPAGOS (EQUADOR)

Essas ilhas no oceano Pacífico são Patrimônio da Unesco e preservam uma imensa vida selvagem como pinguins, leões-marinhos, tartarugas gigantes, fora a flora altamente preservada. Esse paraíso biológico é visitado por milhares de turistas o ano todo, mas em outubro ganha um destaque especial: uma corrente oceânica fria deixa as temperaturas das águas mais baixas, mas enche os mares de nutrientes e peixes, consequentemente, o céu de aves.

Dica: Vale ficar atento em cada passeio para encontrar as raras espécies de atobás de patas-azuis, o tubarão-martelo, o pinguim-das-galápagos e a iguana-marinha.

ARUBA

Essa ilha do Caribe tem tudo de grandes complexos turísticos com o charme das águas azul florescentes dos mares, o calor do sol o ano todoresorts de primeira linha, uma dezena de restaurantes e muita calmaria para aproveitar um feriado com muito relaxamento. Por lá, os furacões não chegam, a temperatura fica entre os 28º Celsius, e a cotação é em dólar.  Os melhores e mais conhecidos conjuntos de praia são Palm Beach, Eagle e Manchebo, fora Malmok, Boca Catalina e Arashi, que dispõem de deliciosas águas cristalinas, mas com a infraestrutura que deixa a desejar.

Dica: Em Oranjestad veja o Museu Arqueológico de Aruba, caminhe pela Main Street e veja a feirinha do Flea Market.

VEJA TAMBÉM: Dicas de Aruba: tudo sobre a ilha mais ensolarada do Caribe + Onde ficar em Aruba: as melhores praias e hotéis

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

Finados

2 de novembro (quinta-feira)

BRASIL

PRAIA DO FORTE (BA)

Destino 80 km ao norte de Salvador, é uma boa pra pegar uma praia na Bahia no feriado. O lugar tem uma bela faixa de areia (limpa) acompanhada por coqueirais, estrutura com resorts, pousadas e restaurantes e uma sede do Projeto Tamar, todos enfileirados na alameda do sol (antiga Avenida ACM). Apesar de desenvolvido, seu centrinho continua simpático, com aparência de vila de pescadores. E em novembro tem muito sol por aqui.

Dica: Há ônibus do Aeroporto de Salvador pra Praia do Forte com a empresa Expresso Linha Verde às 10h30 e às 14h30 todos os dias por R$ 9.
sao-miguel-dos-milagres-destinos-romanticos-brasil

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES (AL)

A apenas um mês do Réveillon, quando as praias lotam de turistas e dão lugar a grandes festas de comemoração, essa é a última chance de aproveitar o paraíso sem a multidão nas praias. Esse município localizado no nordeste, em Alagoas, é conhecido pelas praias de coloração azul claro e lindas piscinas naturais rodeadas por grandes coqueiros para a sombra perfeita, e uma infraestrutura cada vez melhor para os turistas no quesito hospedagem.

Dica: Vale a pena ir de carro alugado desde Maceió pra ter liberdade de explorar as outras praias da região como a do Patacho, que está entre as mais bonitas do país.

FERNANDO DE NORONHA (PE)

Para um passeio glamuroso e igualmente relaxante, Noronha pode ser uma boa pedida. O preço alto para chegar na ilha é recompensado pela beleza das praias, a preservação da natureza, o estilo de vida mais relax e as mil atividades ao ar livre para aproveitar muitos os dias de folga. Seus cenários paradisíacos e reservados são dignos de competir com o Caribe, o Havaí, a Indonésia (com a diferença de que em Noronha não tem prédios, fast-food, lojas de grife e nem serviço de praia).

Dica: A época de seca se estende entre agosto e fevereiro, e três dias é o mínimo para aproveitar a estadia, mas já adianto: você vai embora com gostinho de quero mais.

LEIA MAIS: O melhor guia de viagem a Fernando de Noronha + Fernando de Noronha fitness

sancho-fernando-de-noronha

FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

MONTEVIDÉU (URUGUAI)

Em novembro começa a esquentar no Uruguai, e uma pausa curtinha é o tempo ideal pra circular pelos atrativos da capital. O Centro Histórico, a Cidade Vieja, ainda tem jeito de antigamente e muita parrilla no Mercado del Puerto, mas também tem ganhado incursões contemporâneas, com novos restaurantes, centros culturais e bares. Nas Ramblas, que acompanham o Rio da Prata, você vê a versão Uruguai da orla carioca, e em Cordón, o bairro boêmio descolado.

DicaReserve um dia pra um bate-volta às casinhas coloniais de Colonia del Sacramento (abaixo), de carro alugado ou de ônibus com a empresa COT.
colonia-sacramento

CARTAGENA (COLÔMBIA)

Recém-saída das chuvas, Cartagena é um destino praiano, histórico, cultural, gastronômico sensacional que não pede muito mais que três dias de viagem. Dos feriados de 2023, a hora é boa pra dar um pulo por lá. Se der, fique hospedado no Centro Histórico e aí passeie por suas construções antigas, museus, lojinhas, terminando o dia sempre com o pôr do sol de cima das muralhas. E, pra sanar a vontade de Caribe, faça um passeio para a Playa Blanca ou as Islas del Rosário – a gente tem o roteiro completo aqui. Ler um García Márquez antes de ir ajuda a entrar no clima.

Dica: Se der, conjugue o roteiro com um ou dois dias em Bogotá.
cartagena-roupas-de-verao

LEIA TAMBÉM: Guia completo da Colômbia pra montar seu roteiro + O que fazer em Cartagena, a joia da Colômbia: roteiro de 3 dias

VIAGENS EM FERIADOS DE 2023

Proclamação da República

15 de novembro (quarta-feira)

BRASIL

BOIPEBA (BA)

Boipeba é a Bahia com tranquilidade e diversão na medida certa: por lá não passam carros, todo mundo se conhece e você certamente vai passar por um detox tecnológico, já que o celular quase não pega. Mas apesar da contagiante vibe de sossego, a Ilha também é um destino onde você certamente vai bater perna, suas praias são afastadas, mas paradisíacas. É, resumindo, uma Morro de São Paulo de 30 anos atrás, antes da chegada do turismo massivo. Suas faixas de areia estão entre as mais belas da Bahia, senão do Brasil. A Ponta dos Castelhanos figura em vários rankings de melhores praias nacionais entre os 10 primeiros lugares.

Dica: Ficar em Moreré é viver uma vibe ainda mais relax, com vista para o verde da vegetação e o azul do mar. a Eco-Pousada Casa Bobô tem os bangalôs mais Pinterest que você já viu.

LEIA TAMBÉM: 10 passeios que você precisa fazer na Ilha de Boipeba (BA) em fotos

ALTER DO CHÃO (PA)

praia em alter do chao

Já eleito por veículos gringos como donos de algumas das faixas de areia mais bonitas do Brasil, Alter é um pequeno paraíso natural com praias de rio cristalinas, gastronomia típica deliciosa, infraestrutura que vai de albergues a pousadinhas mais confortáveis e até festas badaladas. ealmente é um desses destinos brasileiros que impressionam, e que te fazem ter aquela sensação de “porque eu demorei tanto pra vir pra cá”. Possui cenários surpreendentes dignos de registros fotográficos, perfeito para quem busca momentos de descanso, contato com a natureza e desligar da rotina. Por lá, conte com os melhores peixes e pratos deliciosos. É entre os meses de agosto e janeiro que são formadas ilhotas perfeitas para tomar banho no meio do rio.

Dica: A praia mais conhecida é a Praia do Amor, que fica bem no centrinho da vila. Outras que merecem uma visita são a Pindobal, Ponta do Cururu e Ponta das Pedras.

LEIA MAIS: 10 motivos para Alter do Chão, no Pará, ser seu próximo destino

FERIADOS DE 2023

EXTERIOR

BUENOS AIRES (ARGENTINA) e SANTIAGO (CHILE)

Buenos-Aires-argentina

A baixa temperatura do finalzinho do outono é também a desculpa pra embarcar rumo às nossas queridas Buenos Aires e Santiago, ambas com plátanos alaranjados decorando ruas e calçadas. A enorme quantidade de voos que ligam as duas ao Brasil facilita encontrar tarifas mais em conta, a todo momento. E, mesmo para quem já as conhece, sempre vale conferir os novos restaurantes, lojas e bairros emergentes.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Buenos Aires + O que fazer em Santiago

CARMELO (URUGUAI)

Essa cidadezinha a 240 km de Montevidéu é rodeada por lindas plantações, campos floridos e muito vinhedos. Com um climinha de interior, esse é um passeio mais relax, seja curtir os charmosos vinhedos a bordo de uma bicicleta ou à cavalo, ou em passeios de barco pelo Rio da Prata. A Narbona Wine Lodge tem o selo Relais & Chateaux e também faz doce de leite, azeites, mel, licores e geleias, e a Campotinto é uma bodega-boutique com produção pequena a exclusiva. Se hospede uma ou duas noites, de preferência dentro de uma das vinícolas, e seja feliz.

Dica: Na estrada que liga Carmelo a Colônia de Sacramento, não perca Los Cerros de San Juan, a vinícola é a mais antiga do Uruguai, fundada em 1854.
feriados-de-2021

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Anna Laura
@anna.laura

Um dos maiores nomes do turismo no Brasil, Anna viaja há 10 anos em busca de construir um mundo mais consciente, sustentável e a favor da natureza, propondo mais autoconhecimento através de suas experiências pelo globo. Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, é editora do Carpe Mundi e Co-founder da plataforma de curadoria em aluguel de temporada Holmy, 100% nacional e de equipe feminina.

4 comentários

Adorei as dicas, obrigada!

Resposta

Excelentes dicas, mas mudaria no post sobre Floripa a melhor praia, que na minha opinião é a Lagoinha do Leste, acessível somente por trilha (uma hora de caminhada) ou barco saindo das praias da Armação ou do Pântano do Sul.

Resposta

Podemos transferir para 2021?

Resposta

Excelente dicas! Lugares especiais! obrigada!

Resposta
Deixe seu comentário aqui!