Sabe aquela sensação incômoda que vem no caminho do aeroporto de que você esqueceu algo importante em casa? Ou aquele medinho que bate antes de entrar no avião? E a melancolia de dar tchau (mesmo sabendo que você estará de volta em alguns dias)?
A TPV é basicamente desencadeada pela ansiedade associada a algum estresse, como o medo de algo dar errado no embarque, no voo, na chegada ao destino. E é mágico como isso passa no segundo dia da viagem, depois de uma noite de sono bem dormida e graças a outro estalinho que vem: o de aproveitar ao máximo os dias fora de casa. Veja aqui 9 dicas de como vencer a tensão pré-viagem nas próximas férias.
MELHOR APP PARA MONTAR SEU ROTEIRO DE VIAGEM: O Passporter é um aplicativo prático e altamente eficiente, desenvolvido por viajantes para viajantes, que facilita o planejamento de suas viagens. Com uma comunidade de mais de 559 mil viagens feitas, o app possui um sistema de inteligência artificial que constrói, automaticamente, um itinerário personalizado com base nas suas preferências – seja você um amante de passeios culturais e artísticos, um apreciador da culinária local, ou ainda um entusiasta das maravilhas naturais, como praias paradisíacas, cada aspecto da viagem pode ser adaptado de acordo com seus interesses. E mais: conte com roteiros completos divididos por quantos dias você ficará no destino, e o app não monta apenas seu roteiro, mas também facilita a realização de reservas de traslado e hotel.
BAIXE O APLICATIVO AQUI!
TENSÃO PRÉ-VIAGEM: DICAS PRA VIAJAR MAIS LEVE
NÃO DEIXE TUDO PRA ÚLTIMA HORA
Uma das maiores causas da TPV é deixar pra organizar os detalhes da viagem na última hora. Reserve com antecedência voos, hotéis e passeios e resolva todas as pendências de casa e do trabalho antes da véspera do embarque. Pra quem tem sede por controle, ter tudo sistematizado antes da partida ajuda muito.
LEIA MAIS: Atraso de voo, cancelamento, overbooking e problemas com a bagagem: veja seus direitos
COMECE A ORGANIZAR A MALA UMA SEMANA ANTES
Separar parte das roupas, sapatos e acessórios que você pretende levar na mala com alguns dias de antecedência garante que você não vai esquecer de nada, te dá tempo de lavar, secar e passar alguma peça recém-usada e dá mais segurança – você já pensou naquilo tantas vezes que sabe de cabeça o que está levando (incluindo seu kit de remédios, cosméticos e outros produtinhos que são indispensáveis na sua rotina).
LEIA MAIS: 9 coisas pra NÃO levar na mala e viajar mais leve
SE INFORME BEM SOBRE O DESTINO QUE IRÁ VISITAR
Apure informações do dia a dia do lugar (ou dos lugares) que você vai antes de chegar lá. Que tipo de tomada é usada no país? Qual a melhor forma de se locomover? É seguro andar com câmera fotográfica na mão de noite? Qual é a moeda utilizada por lá? Como você irá do aeroporto ao hotel quando chegar? Como vai estar o tempo? Se estiver frio, vale a pena comprar casaco na viagem ou melhor levar uma mala maior com roupas quentes já do Brasil? É uma boa tirar dúvidas com amigos que já foram e pesquisar em blogs, como o Carpe Mundi Ter essas respostas faz a mente acalmar, além de te facilitar (muito) a vida na viagem.
TRACE UM ITINERÁRIO COMPLETINHO DA VIAGEM
Depois de pesquisar os pontos turísticos, lojas e outros endereços que você pretende visitar, faça um roteiro dos dias fora de casa das manhãs às noites, planejando seus passeios de acordo com a localização de cada um, horário do dia e praticidade.
CHEGUE CEDO NO AEROPORTO
Pode parecer besteira, mas simples atos como tomar um café, comprar uma revista e parar pra sentar no aeroporto antes de embarcar podem fazer a diferença na vida de um ansioso – fora que você faz todo o procedimento do check-in com calma, pode mudar de assento em tempo ou ainda mover algo da bagagem de mão pra mala se precisar. Em voos internacionais, sair de casa cinco horas antes do horário de partida é suficiente. Nos nacionais, três horas bastam.
LEIA MAIS: 10 medidas de segurança que você ignora nas viagens (mas não deveria!)
VENÇA O MEDO DE VIAJAR DE AVIÃO
O medo de andar de avião é, de longe, o que mais causa tensão pré-viagem. Dicas simples pra fazer essa inquietude passar são reservar um assento na janela, viajar de dia e lembrar: a chance de um avião cair é de 1 em 2 783 874. Ou seja, morrer num acidente de avião é algo muito, muito, mas muito improvável.
LEIA MAIS AQUI: As 10 melhores dicas pra quem tem medo de viajar de avião
APRENDA ALGUMAS PALAVRAS NO IDIOMA LOCAL
Se estiver viajando ao exterior, dominar o básico do básico da língua local traz uma pseudo-ideia de controle, de segurança, de não ter saído tanto daquela zona de conforto mencionada acima. Baixar um aplicativo e completar as primeiras lições antes da viagem já é o bastante. O MosaLingua tem opções em diversos idiomas e ensina bem direitinho, quase que como numa aula particular. Ou, se preferir, também dá pra fazer à moda antiga e levar um dicionário de bolso (e ir lendo algumas palavras e termos no avião).
FAÇA SEGURO VIAGEM
Diminui a ansiedade pensar que se algum acidente acontecer, você não precisará se preocupar com gastos estratosféricos de consultas médicas, cirurgias de emergência e internações se tiver um bom seguro viagem – acredite, usar um hospital no exterior pode custar milhares de dólares.
LEIA MAIS: 18 dúvidas sobre seguro de viagem resolvidas: tudo que você precisa saber
Cote aqui com a gente as melhores opções!
PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO NO DIA ANTERIOR AO EMBARQUE
Pode ser ir na academia, praticar yoga, jogar vôlei, correr ou fazer ginástica em casa: fazer exercício físico antes de viajar garante mais energia e menos ansiedade, uma noite de sono bem dormida (que com certeza te dará mais vigor pra começar a viagem) e uma melhor condição pra enfrentar horas dentro do avião. Se der pra continuar com alguma atividade na viagem, mesmo um alongamento de 15 minutos todas as manhãs no quarto do hotel, melhor ainda.
E você, tem alguma dica sobre tensão pré-viagem pra deixar aqui também?
Quero muito fazer intercâmbio voluntário trabalhar e aprender novas culturas e idiomas.
Muito legal e objetivo seu artigo. Sem rodeios e toca diretamente no assunto
Parabéns!!!
Gostei! Fiquei sabendo não ser o único. Mas é vlaro que existe uma componente ansiosa que precisa ser controlada…
Muito Bom o Artigo me sinto assim angustiada e com vontade de desisti medo de sair da Area de conforto