ÍNDICE
- Quais ingredientes evitar em cosméticos?
- Quais os tipos de conservantes utilizados em cosméticos?
- Quais componentes evitar no shampoo?
- Como Identificar substâncias nocivas em cosméticos para evitar
- Substâncias nocivas em cosméticos para evitar
Quais ingredientes evitar em cosméticos?
Por via das dúvidas, se a lista de ingredientes dos cosméticos for muito longa e você não reconhecer nenhum nome, melhor evitar… mas colocando nomes nos agentes, é essencial evitar produtos contendo substâncias como parabenos, ftalatos, formaldeído, lauril sulfato de sódio, triclosan, benzofenonas, petrolatos, siloxanos, resorcinol, oxibenzona, hidroquinona e tolueno.
Quais os tipos de conservantes utilizados em cosméticos?
Alguns dos conservantes sintéticos (e nocivos!) mais usados em cosméticos são: parabenos, Fenoexietanolm, Metilisotiazolinona e Metilcloroisotiazolinona, Sorbatos, Ácido Benzoico e Benzoato de Sódio. Em contrapartida, opte por cosméticos com óleos essenciais, Ácido Láctico e Vitamina E, conservantes naturais e seguros.
Quais componentes evitar no shampoo?
O mais comum e que você deve evitar é o Sodium Lauryl Sulfate, que são agentes espulmantes. Ele além de poder causar irritação e ressecamento da pele e dos cabelos, também é considerado comedogênico e altamente contaminante para ambientes aquáticos.
Como Identificar substâncias nocivas em cosméticos para evitar
Leia os rótulos
Primeiramente, dê uma olhada na lista de ingredientes e verifique se é muito grande e se tem algum dos ingredientes já mencionados.
Marcas de confiança
Se é do seu desejo, opte por marcas que sejam transparentes sobre os ingredientes e que tenham certificações orgânicas ou naturais.
Use a tecnologia a seu favor
Ferramentas como INCI Beauty, OnSkin, e Think Dirty podem ajudar a identificar produtos seguros de forma rápida e eficiente.
Substâncias nocivas em cosméticos para evitar
PARABENOS
Os parabenos são conservantes sintéticos utilizados pela indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética. Podem aparecer no rótulo com os nomes de metilparabeno, butilparabeno, propilparabeno, etilparabeno, isopropilparabeno – agentes responsáveis por distúrbios no comportamento hormonal, aumentar as chances de câncer de mama, e causar alergias. Prefira produtos à base de conservantes naturais, como a vitamina E ou mesmo óleos essenciais.
SODIUM LAURYL SULFATE
Ou também conhecido como Lauril sulfato de sódio. Responsável por retirar oleosidade, produzir espuma e permitir a penetração da água na pele ou nos cabelos – ou seja, muito encontrado em shampoos, removedores de maquiagem e até na pasta de dente. Ele além de poder causar irritação e ressecamento da pele e dos cabelos, também é considerado comedogênico e altamente contaminante para ambientes aquáticos. Você encontra substituições inteligentes como o Sodium Cocoyl Isethionate, derivado do óleo de coco.
SHAMPOO 100% NATURAL
Os shampoos da Alva Personal Care são produzidos com ingredientes 100% naturais e cada qual com óleos essenciais específicos para cada tipo de cabelo. O de Alecrim e Menta, por exemplo, vai oferecer uma limpeza refrescante e equilibrada para cabelos mistos e oleosos, enquanto o de Lavanda promove uma limpeza eficiente e nutritiva para cabelos normais e secos, controla o frizz, auxilia no crescimento de fios saudáveis e macios.
CONHEÇA A ALVA PERSONAL CARE
Empresa brasileira e consciente, com diversos selos que garantem a transparência dos produtos e serviços, que funcionam com um mix de produtos e cosméticos naturais para toda a família, que vão desde o desodorante em cristal nas suas variações, até uma linha capilar e de banho, saúde bucal e mais. Tudo cruelty Free e livre de ingredientes sintéticos, derivados de petróleo, parabenos, sulfatos, fragrâncias e corantes artificiais.
Use o cupom ANNA15 para 15% off na Alva Personal Care
LEIA MAIS: Cosméticos naturais para a sua rotina de cuidados
Autocuidado sustentável: um caminho para o bem-estar pessoal e ambiental
Cupom de desconto Alva Personal Care: 15% off em cosméticos naturais
OXIBENZONA
A oxibenzona, assim como o octinoxato, são substâncias encontradas principalmente em protetores solares que, além de serem capazes de provocar alterações hormonais, também são responsáveis por problemas ambientais, como o branqueamento de corais, interferir na reprodução de peixes e afetar o desenvolvimento de organismos marinhos.
LEIA TAMBÉM: Impacto dos protetores solares no meio ambiente: dúvidas e soluções
PROTETOR SOLAR ECOLÓGICO
Um exemplo de um protetor solar ecológico é o Balm Multifuncional FPS 45 da Alva Personal Care – 100% natural e vegano. Nele, você encontrará ingredientes minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio, que funcionam refletindo ou dispersando os raios ultravioleta do sol, em vez de serem absorvidos pela pele ou pelos corais. A fórmula, além de proteger contra os raios UV e UVA, também nutre e hidrata profundamente a pele graças a ingredientes como o óleo de jojoba, vitaminas e esqualano.
ALUMÍNIO
Você vai encontrar o alumínio principalmente em desodorantes e antitranspirantes. Claro, ele é um agente químico eficiente para controlar o odor, mas também interfere no processo natural de suar, o que pode trazer efeitos adversos à saúde. Por ser formado de partículas muito pequenas, ao penetrar na pele ele se torna um agente estranho, além de ser considerado um metal pesado de difícil eliminação.
LEIA TAMBÉM: Desodorante de cristal: como funciona e seus benefícios
DESODORANTE NATURAL DE CRISTAL
Busque alternativas como os desodorantes da Alva, de cristal. Feito de sais minerais naturais, com ações antibacterianas, antimicrobianas e antiodor, o desodorante de cristal é uma alternativa que cuida sem sensibilizar e agredir a pele, sem crueldade animal e ingredientes tóxicos.
Use o cupom ANNA15 para 15% off
BHT e BHA
O BHT (Butil-hidroxitolueno) e o BHA (Butil-hidroxitolueno) são conservantes sintéticos usado nas mais diversas indústrias, mas principalmente na cosmética, pois ajuda a prevenir e retardar a oxidação de ingredientes gordurosos, como óleos e manteigas naturais, óleos essenciais e vitaminas. Contudo, são possivelmente carcinogênicos para humanos e ambos têm compostos associados a possíveis efeitos de desregulação endócrina. O uso desses compostos continua sendo monitorado e pesquisado, mas na dúvida, melhor evitar.
CHUMBO
O chumbo, mesmo em quantidades pequenas, pode ser tóxico e mesmo assim ainda é encontrado em alguns produtos de maquiagem, como batons e mesmo em tinturas para o cabelo. O problema é que ele vai se acumulando e nunca é eliminado – além de nem ser útil para os cosméticos. Os produtos podem ser contaminado através da própria matéria prima de origem mineral, durante os processos de fabricação ou mesmo pela embalagem, resultando em um produto tóxico, cancerígeno, prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Como solução, procure usar marcas que se comprometam com a transparência e a segurança de seus ingredientes.
ÓLEO MINERAL
O óleo mineral é comum em produtos hidratantes, atuando como um funcional emoliente mas, ao mesmo tempo, pode obstruir os poros, facilitando o surgimento de acne e cravos, especialmente em pessoas com pele oleosa e já propensas à acne. Quando não purificado corretamente, pode ser potencialmente cancerígeno e causar irritação, além dos problemas a longo prazo, que inclui a desregulação do funcionamento natural da pele e os perigos ambientais que, por ser um subproduto do petróleo, contribui para a poluição ambiental e esgotamento de recursos.