Vancouver é uma cidade bonita sem fazer esforço, abençoada por sua natureza completa: há mar, rios, montanhas e florestas. Ali, a vida é com um pé no mundo moderno e outro no verde, em seu rico meio ambiente, em suas lindas paisagens naturais. Talvez por isso, a cidade figure entre os melhores lugares para se viver no mundo e já tenha ocupado o primeiro lugar de várias listas, várias vezes.
O mais amado espaço verde e principal ponto turístico de Vancouver é o Stanley Park, maior parque urbano do país. A poucos passos do centro da cidade, facilmente acessado através do transporte público (pare na parada Westbound W Georgia St @ Gilford St com o ônibus 19), o parque é um oásis de 400 hectares com lindos jardins, lagos, trilhas, praias, restaurantes, monumentos e muitas, mas muitas árvores – há até uma árvore oca, a Hollow Tree, que com seus mais de 800 anos tem uma enorme fenda em sua abertura. No verão, o Stanley Park fica ainda mais vívido, quando o pessoal se reúne para piqueniques, exibições ao ar livre, praticar esportes, curtir suas praias e a atmosfera gostosa do parque.
Veja aqui como explorar o Stanley Park em 5 programas:
- TOTEM POLES: A primeira parada é de apreciação cultural e histórica: os nove totens de Brockton Point, esculturas monumentais talhadas a partir de árvores, estão entre as atrações turísticas mais visitadas de British Columbia, a província de Vancouver. Eles carregam toda a espiritualidade, cultura e crença dos indígenas que um dia habitaram a região, com a intenção de perpetuar seu legado para as próximas gerações – o Stanley Park carrega literalmente a história da nação, desde antes do Canadá ser Canadá. Os totens coloridos empilham espécies de cabeças em postes, alguns com asas no topo, e foram restaurados ao longo dos anos por artesãos locais para manter o impacto original. O nono e último totem, não pintado, foi um presente de Robert Yelton, membro da Squamish Nation, uma das quatro primeiras civilizações do Canadá, que o doou ao parque em 2009 em homenagem a sua mãe, uma das últimas habitantes do Stanley Park.
- VANCOUVER AQUARIUM: Localizado no coração do Stanley Park, o aquário de Vancouver, o maior e mais importante do Canadá, tem 63 anos de existência, 30 exibições educativas promovendo a preservação do meio ambiente (acesse a programação atual aqui) e é abrigo de mais de 70 mil animais – parte deles resgatados de situações de risco e cuidados hoje por voluntários ativistas. Entre as atrações principais estão os aquáticos com as coloridíssimas águas-vivas e as baleias-brancas (ou belugas). Para assistir aos filmes do cinema 4D, chegue cedo: as filas costumam ficar imensas, principalmente no alto do verão.
- PASSEIO DE BIKE PELO SEAWALL: Para conhecer boa parte da extensão do Stanley Park, com seus mais de 400 hectares, e se exercitar ao mesmo tempo, vale optar por dar uma volta de bike pelo Seawall, calçadão pavimentado bem sinalizado que funciona como ciclovia, fácil de percorrer em 1h30 pedalando. A paisagem é tão bonita que nem dá tempo de ficar cansado e o caminho conta com pontos estratégicos para tirar fotos, se refrescar ou simplesmente descansar – a vista desde o Brockton Point Lighthouse é bonita e a silhueta da Siwash Rock embeleza o pôr do sol. Há uma infinidade de opções para aluguel de bikes na W. Georgia Street, em frente ao parque. Melhor custo-benefício está na Denman Street, no Jo-E Cycles. A loja é simples, mas garante boas bikes desde US$ 6 por hora. Quem quiser facilidade também pode sair dali com uma bike elétrica e há quem prefira fazer o passeio de patins.
- PIQUENIQUE NO FIM DO DIA: O melhor endereço para o fim de tarde durante o verão em Vancouver é o Stanley Park, melhor se acompanhado de uma cesta de piquenique com seus snacks favoritos. Há mesas disponíveis próximas à Second Beach, mas melhor ainda é estender uma toalha pra sentar na grama sem frescura – os arredores da Hollow Tree têm o gramado mais aconchegante. Não se esqueça das sacolinhas de lixo pra limpar a sujeira depois: Vancouver tem a meta de virar a cidade mais verde e sustentável do mundo e você não vai querer ir contra a corrente. Mas se preferir algo mais tradicional e que não dê trabalho, recorra aos restaurantes dentro do parque: o The Teahouse tem saladas e lanches rápidos, o The Fish House oferece boa variedade de frutos do mar e o Waterfall Cafe tem cardápio variado conta com uma vista bonita do parque.
- PRAIAS – THIRD BEACH, SECOND BEACH E ENGLISH BAY: No lado oposto ao aquário e aos totens do parque, na sossegada área de Ferguson Point, está a praia de areia natural Third Beach, cercada por árvores que garantem a tranquilidade do local, de onde se tem vistas espetaculares da English Bay, principalmente ao pôr do sol. Já quem gosta de nadar vai curtir a Second Beach, onde está uma piscina pública com água aquecida que faz a alegria da galera no verão. Outra opção de praia bacana pra passar o dia é a English Bay, também conhecida como First Beach, que fica ao final da rota de corrida e ciclismo do Stanley Park. O local é mais badalado, com restaurantes famosos à beira da praia, aluguel de cadeiras e toda a movimentação da cidade bem ao lado – é fácil o acesso com o transporte público.
A AUTORA:
Jornalista, escritora e, hoje, quase uma canadense.
Acredita que o conhecimento vale em dobro quando compartilhado: por isso este post para o Carpe Mundi mostrando um pouco das graças do país do maple syrup.