SITES PARA LER RESENHAS DE HOTÉIS

É inegável que as resenhas dos hóspedes em sites de reserva são grandes aliados, mas é bom entender que avaliações de usuários são submetidas às experiências pontuais dos hóspedes, com suas referências e gostos pessoais.

Por isso vale mesclar a leitura com veículos mais especializados, com resenhas escritas por gente que tem repertório pra defender o que está falando.

Conheça agora seis sites com experiências de experts em hotelaria para ter uma visão imparcial e bem feita sobre sua escolha de acomodação.

VEJA MAIS: Como planejar uma viagem usando o Pinterest e “pinar” inspirações
25 sites pra planejar sua viagem: a lista definitiva

LEIA TAMBÉM: As 10 coisas que a gente mais ama (e mais odeia) em hotéis

hoteis-listas

SITES PARA LER RESENHAS DE HOTÉIS

TripExpert

Aqui são compiladas as opiniões de cerca de 60 portais de turismo, jornais, revistas e guias – nomes de peso como Condé Nast Traveler, New York Times, Lonely Planet, Fodor’s, etc – gerando, assim, uma nota. Quando você clica em alguma avaliação, o link te direciona para o site de origem. Também tem resenhas de atrações e restaurantes.

PRÓS

Reúne as avaliações de todos esses veículos num lugar só, ou seja, não precisa ler um por um. E, claro, os hotéis foram avaliados por críticos profissionais de veículos renomados, que realmente entendem do assunto.

CONTRAS

Os estabelecimentos são limitados, uma vez que, para o hotel receber uma nota, precisa de um determinado número de resenhas profissionais. Assim, difícil aquela pousada na praia desconhecida estar por lá.

Oyster

Imagina ser pago para testar hotéis ao redor do mundo? Este é o emprego de quem trabalha na Oyster. Diariamente, 50 pessoas vão “a campo” pelo globo resenhar hotéis, com novos destinos sendo acrescentados mensalmente. O site também faz listas pra ajudar o leitor, no estilo “10 acomodações mais românticas em Nova York”.

PRÓS

Prezam muito pelas fotos e fazem um comparativo de imagens do site versus as que eles mesmos tiram. As informações sobre os hotéis vêm no ótimo modelo prós + contras + conclusão final, e têm detalhes preciosos como “tem muita fila no café da manhã” ou “o wi-fi não funciona direito nos quartos da ala esquerda”.

CONTRAS

O layout do site podia ser mais agradável. No mais, o Oyster tem mais resenhas nos destinos onde os americanos vão mais, tipo os próprios EUA, México e Caribe (o que na verdade também pode ser bom: se você está procurando um hotel baratinho em NY e quer saber se presta o inventário deles é enorme lá).

Tablet Hotels

Também tem um time anônimo que avalia hotéis pelo mundo e só coloca em sua seleção aqueles que atendem a uma série de critérios. Há um um forte engajamento com os leitores: quando uma nova avaliação é publicada, é possível dar uma nota de 0 a 20. Se a avaliação for inferior a 15, ele estará fora da lista. Pra garantir justiça, os hóspedes tem sua estadia verificada.

PRÓS

A relação de hotéis mostrados aqui é superselecionada, pode saber que não vai ter nenhuma espelunca. Se você decidir se filiar ao site, ganha descontos.

CONTRAS

O pró também é contra: justamente por causa dessa seleção criteriosa, o inventário é focado em hotéis mais sofisticados – não vai ter Ibis nem aquela pousada baratinha ali.

The Telegraph

O Telegraph é um ótimo site gringo para matérias que vão de economia a política, mas não só. Sua aba de turismo possui um segmento de resenhas de hotéis dividido por continentes, países e, para afunilar ainda mais, deixando a busca mais dinâmica, por estados. A avaliação é feita pelos jornalistas criteriosos do site.

PRÓS

É bem segmentado e possui avaliações coesas e simples de entender. Há pontuação de zero a dez para localização, estilo, serviço, quartos, comidas e bebidas e relação custo benefício, que ao fim são divididos, gerando a nota final. 

CONTRAS

Por serem avaliações feitas pelos profissionais do Telegraph que já visitaram o local, não há uma ampla variedade de hotéis já resenhados, mas a boa notícia é que a aba está sempre em constante inovação. 

Mr & Mrs Smith

O Mr & Mrs Smith já é um serviço especializado em resenhas e parcerias com hotéis de luxo num painel mundial. Os avaliadores são experts em hotelaria e já viajaram para muitos lugares para ter propriedade de fala. Estes, visitam cada hotel anonimamente, como um hóspede normal, e, ao retornarem, escrevem um review honesto sobre os serviços prestados, uma carta anônima sobre a experiência no geral e também fornecem dicas de como aproveitar melhor o destino.

PRÓS

O site tem como foco principal hotéis de luxo com experiência edificantes. Para uma acomodação entrar no catálogo, ela precisa ser testada e certificada que é única, privilegiada e específica do destino. Plus especial: se reservado pela plataforma, você receberá um Smith Extra, que pode ser um tratamento de spa. 

CONTRAS

Pela exigência no critérios de avaliação, são poucos os hotéis disponíveis — são 1 404 hotéis e 282 vilas (pode até parecer bastante, mas isso incluí todos os destinos do mundo). Além disso, as propriedades têm que pagar uma taxa para serem incluídas (apesar disso não significa que um local possa comprar sua entrada).

Forbes Travel Guide

Desde 1939 a Forbes tem agrupado informações sobre hotéis e viagens em seu site e em 2002 criou um guia mais simplificado para os consumidores com avaliações a partir de coroas ou estrelas para definir a qualidade do serviço em geral.

PRÓS

Os profissionais da Forbes revisam as acomodações a cada ano, com visitas surpresas, reviews anônimas e os resultados no site são fundamentados nas experiências dos mesmos nas acomodações e na avaliação com base em até 500 critérios objetivos. O guia também fornece informações adicionais sobre o destino como restaurantes, atrações, mapas, etc.

CONTRAS

Apesar conter mais de 5 mil propriedades cadastradas, o Forbes Travel Guide só abrange Estados Unidos, Canadá e Ásia, então tem muito hotel legal que pode ficar de fora. O sistema de notas por estrelas também não parece muito preciso na hora da pesquisa, porque são limitados a 4 ou 5 estrelas, não há notas intermediárias. 

E vocês, usam quais sites pra ler resenhas de hotéis?

6 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo