Esbanjando o charme de uma autêntica vila portuguesa, Santo Antônio de Lisboa é um cantinho encantador em Florianópolis, a poucos quilômetros do centro da capital.
Os mariscos e as ostras, cultivadas na região, são um dos grandes chamarizes, mas o cenário ganha ainda mais charme no final de tarde, quando o sol começa a refletir e cair sob as águas calmas da baía. Confira aqui tudo que você precisa saber sobre Santo Antônio de Lisboa Florianópolis.
ÍNDICE
- História de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
- Quando ir a Santo Antônio de Lisboa?
- Como chegar a Santo Antônio de Lisboa?
- O que fazer em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis?
- Pôr do Sol em Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis
- Melhores restaurantes em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
- Posso tomar banho na praia de Santo Antônio de Lisboa?
História de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros mais antigos de Florianópolis, com a colonização iniciada por imigrantes açorianos no século 18, mais precisamente em 1748, quando os portugueses desembarcaram no porto. O bairro foi oficialmente fundado em 1750 e recebeu esse nome em homenagem ao santo padroeiro da cidade de Lisboa, em Portugal. As raízes açorianas ainda pairam por ali através dos casarões históricos, igrejas e tradições culturais, como a gastronomia farta com pratos à base de frutos do mar, celebrações religiosas e o trabalho artesanal. É um gostinho de vila que parece ter parado no tempo, contrastando com o agito da capital.
Quando ir a Santo Antônio de Lisboa?
Em Santo Antônio de Lisboa é prazer garantido o ano todo. Ao contrário de outros destinos de praia, por lá não necessariamente precisa estar um dia de solzão para você tirar bom proveito. Os restaurantes com ostras e mariscos têm oferta o ano todo e o pôr do sol praticamente nao tem tempo ruim. No geral, no verão é quente e agitado e entre março e junho para quem gosta de temperaturas agradáveis, curtindo um solzinho com praia tranquila, esse é o melhor momento.
ENCONTRE AS MELHORES OPÇÕES DE HOSPEDAGEM AQUI
Como chegar a Santo Antônio de Lisboa?
Santo Antônio de Lisboa fica na região Norte de Florianópolis, mas fora da rota principal das movimentadas praias. Está a cerca de 15km a partir do centro (e a 28km do aeroporto), em um trajeto de aproximadamente 20 minutos, que pode ser feito de carro, uber ou mesmo ônibus, com acesso principal via Rodovia José Carlos Daux (SC-401). Para quem vem de outras regiões da ilha ou do continente, a travessia pela Ponte Hercílio Luz ou pela Ponte de Colombo também são opções.
LEIA MAIS: Confira aqui 7 hotéis que valem o day use em Florianópolis
O que fazer no Centro de Florianópolis: passeios, restaurantes e hospedagem
O que fazer em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis?
Explorar o Centro Histórico
O município tem uma vibe histórica. Um pulinho pelo Centro vale a pena. Caminhe pelas ruas de paralelepípedo, passando por casarões coloniais preservados, a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, uma das mais antigas de Florianópolis, construída em 1756 e dê uma espiadinha na primeira rua calçada no estado de Santa Catarina, uma homenagem à visita de Dom Pedro II em 21 de outubro de 1845 – é lá, inclusive, que acontece Feira das Alfaias aos sábados e domingos com artesanato e produtos locais.
Feira das Alfaias
Falando nela, a Feira das Alfaias é como uma celebração cultural do artesanato local, onde, todo final de semana, reúne artesãos com suas peças feitas à mão, bordados, rendas, cerâmicas e decorações mil. Tem também, principalmente durante a alta temporada, música ao vivo e uma comidinha gostosa.
Almoçar de frente para o mar
Vamos falar melhor sobre esse tópico abaixo, mas Santo Antônio de Lisboa é O lugar para comer frutos do mar com muita qualidade e sempre fresquinho. Os restaurantes são em monte, a parte legal é pegar uma mesinha com vista pro mar, pé na areia e aproveitar o final de tarde comendo ostra.
Em tempo: Santo Antônio de Lisboa faz parte da Rota do Sol Poente é um percurso gastronômico que combina vistas espetaculares do pôr do sol com uma culinária deliciosa.
Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
O pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa merece seu parágrafo à parte. Turistas e moradores se alojam em mesinhas dos restaurantes, em cangas esparramadas pela areia ou mesmo ao longo do píer de Santo Antônio para curtir esse momento. No final da tarde o clima é tranquilo e o cenário é marcado pelas águas calminhas do mar, dos barcos ancorados e das montanhas ao fundo que, juntos, recebem o sol cair, pintando o céu das mais variadas cores. Aqui estão três opções para você curtir o espetáculo:
Na orla
Seja caminhando ou sentado em um dos bancos à beira-mar.
Em restaurantes
Nas mesinhas externas comendo muitos frutos do mar
Pier
Um local tranquilo para tirar fotos e contemplar a paisagem.
LEIA TAMBÉM: As 10 melhores trilhas em Florianópolis para explorar paraísos escondidos
14 Airbnbs em Santa Catarina para aproveitar as praias ou curtir o friozinho
Melhores restaurantes em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
A influência açoriana está principalmente latente nos restaurantes de Santo Antônio de Lisboa, com uma gastronomia voltada para frutos do mar e, especialmente, as ostras; a região é uma das maiores produtoras de ostras do Brasil! Na maioria dos estabelecimentos você será servido de uma comida de qualidade, com mariscos, camarões, peixes e ostras fresquinhas e com o cenário perfeito para a orla que fica ainda mais charmosa no final de tarde.
Freguesia Oyster Bar
São 18 anos de tradição em Santo Antônio de Lisboa, onde a ostra é a estrela principal; pra entender a grandeza, entenda que o Leonardo Costa, dono do Grupo Freguesia e do restaurante, possui a maior fazenda marinha da região! Você pode comê-las bebendo de um bom vinho enquanto curte nas mesinhas de dentro, no deck ou na areia da praia. Vista para o mar com os veleiros no pôr do sol.
Rosso
O Rosso é um dos mais elegantes, com um menu bem Mediterrâneo e clima praiano pé na areia, literalmente. O polvo tem destaque que, inclusive, leva o nome da casa em um dos pratos, o Polvo Rosso, que acompanha arroz, pirão e farofa, que podem ser repetidos sem custo adicional. Mas você também vai encontrar outras variações interessantes, como o polvo com gengibre ou o polvo com molho tarê. Mais um hot spot para assistir ao pôr do sol de Santo Antônio de Lisboa.
Marisqueira Sintra
Especializado em receitas portuguesas de peixes, na Marisqueira Sintra o sabor dos frutos do mar é fresquinho e o tempero é de casa. No cardápio você vai encontrar delícias como arroz de polvo, ostras à moda da vida, sardinha frita, bacalhau às natas e o famoso polvo a lagareiro e, quem sabe, acompanhado de um bom vinho branco português.
Fish and Co
O Fish and Co é um dos mais novos restaurantes de Santo Antônio de Lisboa. Abriu suas portas em outubro de 2024 e entrega não só um ambiente sofisticado e harmonioso, como um cardápio único e autêntico, com inspirações asiáticas misturadas com a vantagem dos ingredientes frescos locais. A assinatura vem de Emerson Kim, que já trabalhou em menus do Black Sheep, Makoto, Nobu e Spicy Fish. Alguns exemplos de pratos são a Aroupa e pupunha na brasa com manteiga de missô, Hand Roll gratinado de siri azul, vieira e ovas e as Ostras Gratinadas com aioli de tobiko e mel de yuzu.
Posso tomar banho na praia de Santo Antônio de Lisboa?
Sim, é possível entrar na praia de Santo Antônio de Lisboa. Muito embora esse não seja o maior atrativo da região, as águas são calmas e adequadas para banho, favorecendo atividades como caiaque e stand-up paddle – só peca um pouco no quesito infraestrutura de barracas (por outro lado, os restaurantes com vista são excelentes) e a quantidade de barcos ancorados por ali, que podem atrapalhar um pouco. A vibe ali, na verdade, é comer bem e apreciar a vista.
LEIA MAIS: 7 praias isoladas em Florianópolis para relaxar na Ilha da Magia
Praias do leste de Florianópolis: as melhores dicas, trilhas e serviços
As praias mais bonitas de Florianópolis: conheça a natureza selvagem do sul da ilha