10 restaurantes para uma alimentação saudável em São Paulo

RESTAURANTES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM SÃO PAULO

A busca por uma alimentação mais saudável e balanceada está cada vez maior. E a vantagem de se estar em São Paulo é que a metrópole tem diversas opções de restaurantes que vai agradar todos os gostos e bolsos e vão provar que comida natural, orgânica, vegetariana ou vegana não é sinônimo de comida sem graça!

Confira aqui os melhores restaurantes para uma alimentação saudável em São Paulo para quem busca um estilo de vida equilibrado.

ÍNDICE

  1. Mana Poke
  2. Greentable
  3. Néctar
  4. Madureira Sucos
  5. Insalata 
  6. Nattu
  7. Dona Vitamina
  8. Banana Verde
  9. Califórnia Super Food
  10. Salvi
  11. Casa Raw

11 restaurantes para uma alimentação saudável em São Paulo 

Mana Poke

O Mana Poke é rede de franquias especializada em culinária havaiana, tornando-se o combo perfeito entre uma refeição saudável, gostosa e descomplicada. Existem sete unidades em São Paulo, em Santana, Chácara Flora, Moema, Panamby, Vila Madalena, Vila Mariana e Tatuapé. O carro-chefe é o Monte seu Poke, onde você cria seu próprio bowl escolhendo entre os mais de 50 ingredientes disponíveis, combinando bases, toppings, crunches, proteínas, nuts e molhos e três tamanhos diferentes.

Greentable

Na movimentada Itaim Bibi, o Greentable surge como uma opção saudável, natural e moderninha. Com ingredientes bem frescos e um menu pensado pelo chef Felipe Caputo, tem como missão incorporar uma alimentação mais balanceada entre os brasileiros sem tédio e com comida boa. O balcão com uma enorme quantidade de saladas chama a atenção durante a semana, onde você consegue montar a sua do jeito que quiser. Os bowls também são grandes pedidas; o Bowl Frango Missô é clássico, com frango grelhado ao molho missô, farofa de pão de fermentação natural, brócolis e abobrinha salteados e base de arroz 7 grãos. Os pratos prontos também fazem sucesso, como o Strogonoff de Frango com Cogumelos, arroz de couve-flor com quinoa e batata doce da casa.

Néctar

Com o slogan fast but not trash, o Néctar chega em São Paulo com a proposta de ser um fast-food de comida saudável que irá democratizar a alimentação natural e balanceada. A loja está no agito do bairro de Pinheiros e busca ser sustentável da fundação ao cardápio, que conta com uma diversidade de opções, como saladas, bowls, tortas e wraps, estes preparados de forma 100% artesanal e fresca, com massa de fermentação natural e sabores bem autênticos. O idealizador é o Claudio Carotta, também fundador do Frutaria São Paulo, então também espere o clássico Açaí Frutaria no cardápio.

Madureira Sucos

Com duas unidades, uma no Itaim Bibi e outra no Parque Ibirapuera, essa casa de sucos busca trazer um pouco da vibe carioca para São Paulo. Os alimentos são frescos, a decoração é praiana e o menu democrático. Muito além dos sucos naturais simples, existem combinações especiais de vitaminas, como o Ressacão, ou os funcionais, além das principais refeições no café da manhã, almoço e janta. Para brunch, o carro-chefe da casa é a Torrada Francesa: pão de forma com ovo e requeijão. Se gosta de misturar o doce com o salgado, o Misto Quente com queijo minas, banana e canela é um must. Na unidade do Parque Ibirapuera o menu é um pouco diferenciado, com alguns quitutes especiais, como o Box de Piquenique, que acompanha toalha, bebidas e alimentos frescos e práticos. 

Insalata

Apesar do nome, a Insalata é um restaurante comercial que serve muito além das saladas. O menu também inclui bowls, grelhados, massas, risotos e tortas. A lista das cinco saladas inclui receitas clássicas, como a Caeser, como também umas mais ornamentais, como a Caprina, com queijo de cabra levemente aquecido e coberto com mel, repolho roxo, pêra e tomatinho. O restaurante está no Jardim Paulista e é uma boa opção para quem curte comida de verdade, preparada com ingredientes frescos, de produtores orgânicos e com altíssima qualidade, do cultivo ao preparo.

Nattu

Com duas unidades, uma no Itaim e outra no Jardins, o Nattu é um restaurante de culinária orgânica e funcional com toques da sócia e também nutricionista Fernanda Paulucci. Dos pratos do menu, todos são preparados com técnicas que preservam a qualidade do alimento in natura, facilitando a digestão, além de ser pensado para todos: vegetarianos, veganos e intolerantes. As entradinhas vão de de Steack Tartar a Mussarela de búfala empanada com farinha sem glúten. De prato principal, o Gnocchi Nattu serve veganos e acompanha farofa da casa. O ambiente vai de encontro com os valores da casa, com ambiente descontraído, parede verde com plantas e até área externa super gostosa.

Dona Vitamina

Com paredes de tijolinho e azulejos com carinha de casa de vó, a Dona Vitamina tem Pinheiros como sua casa há 13 anos e um cardápio extenso servido no café da manhã, almoço e janta. O ambiente é descolado, colorido e serve até como uma boa opção para trabalhar. O carro-chefe é o cardápio de bebidas, com mais de 20 opções de frutas e preparos tradicionais, batidos com água ou vitaminas e opções mais inventivas, como os batidos com base de frozen iogurte. Para comer, opções gostosas e saudáveis como sanduíches naturais, bowls e saladas preparados no capricho. De snack, o Pão de Queijo de tapioca com queijo da Serra da Canastra vai bem – é tão pedido que agora até pode ser comprado congelado para levar para casa. 

Banana Verde

Em um dos bairros mais badalados de São Paulo, a Vila Madalena, o Banana Verde, comandado pela chef mineira Priscilla Herrera, carrega nos seus pratos o bom tempero caseiro, a comida natural e o respeito ao meio ambiente. No mercado desde 2006, serve menu executivo com buffet de salada, além das duas opções de prato do dia e sobremesa. No à la carte, uma seleção de risotos, saladas e massas frescas. O Risotto Vermelho com shitake é um dos favoritos dos clientes, com arroz vermelho de pequeno produtor, queijo gorgonzola dulce, nozes torradas, peras secas e shitake refogado no azeite de ervas frescas e alho-poró. O ambiente segue a mesma linha do restaurante: leve, natural e descontraído, parece uma casinha residencial com tijolinhos à vista, árvores e até um empório de produtos naturais. 

Salvi

Em uma travessa da agitada Avenida Braz Leme, na Zona Norte de São Paulo, o Salvi surge como um oásis, com muita iluminação natural, teto de vidro, paredes verdes com plantas e climinha aconchegante. O cardápio saudável também não deixa decepcionar, existem opções para qualquer horário do dia, café da manhã, brunch, almoço, lanche da tarde ou jantar. Os toasts ou pães de queijo (Pão de Quê, para os veganos), agradam pela manhã. Pro almoço, o sanduba Sobrecoxa Crispy preparado com sobrecoxa de frango orgânico crocante, maionese de avocado, mix de folhas, picles de cebola no brioche da casa e chips de raízes é bem apetitoso e a Moqueca de Banana da Terra grelhada, arroz de coco queimado e farofa de castanha da casa agrada tanto os veganos, quanto os não veganos. A qualquer hora do dia ainda é servido as pizzas de fermentação natural de 48 horas produzidas por lá mesmo, com seis opções de sabores. Quase tudo é feito na casa, sendo que ingredientes orgânicos e de pequenos produtores são prioridades. 

Califórnia Super Food

No Califórnia Super Food, os pratos clássicos, do cotidiano brasileiro, chegam com toques mais saudáveis e adições que fazem total diferença no sabor. Existem opções low-carb, para intolerantes e veganos, servidos em porções generosas e com uma apresentação linda. Para quem come carne, o Strogonoff de carne de Angus é acompanhado de arroz negro co alho poró, chips de batata doce e creme de leite fresco. A Salada Salmon Spring também agrada bem o paladar, com mix de folhas, queijo de cabra, tomate cereja, pepino japonês, azeitonas roxas, cebola roxa, mix de nuts e salmão grelhado. Para os veganos, o Spaghetti de abobrinha com almôndegas de lentilha vai bem. Existem duas unidades, uma na Vila Mariana e outra em Pinheiros – ambas bem pequenas, mas aconchegantes.

Casa Raw

No simpático bairro de Perdizes, a Casa Raw chega com uma iniciativa de servir aos clientes comida viva e crua, como o nome bem diz, com ingredientes frescos e veganos. O ambiente é super charmoso, em uma mistura de restaurante e bistrô, tem mesinhas ao ar livre, jardim arborizado e muito verde, que dá match com o cardápio. Além de quitutes, saladas e smoothies do cardápio fixo, há também pratos principais como a Moussaka, a Lasanha de Pupunha, e o Lombo de Jaca – sempre priorizando a gastronomia vegana funcional. O mini empório de produtos artesanais, orgânicos, veganos e sem glúten é a pedida para levar um pedacinho do conceito para a sua casa.

LEIA MAIS

Quais são os melhores restaurantes para uma alimentação saudável em São Paulo para você?

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!