PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE FLORIANÓPOLIS
Com 54 km de comprimento e 18 km de largura, Florianópolis, a famosa Ilha da Magia, encanta viajantes de todos os estilos, das praias badaladas com beach clubes em Jurerê, ao climinha paradisíaco do Campeche.
Descubra aqui os principais pontos turísticos de Florianópolis e planeje o que visitar na sua viagem por esse paraíso catarinense.
ÍNDICE
- Quais são os principais pontos turísticos de Florianópolis?
- Qual é a melhor época para visitar Florianópolis?
- Qual o melhor lugar para ficar em Florianópolis?
- Qual é a praia mais bonita de Florianópolis?
- Onde assistir ao pôr do sol em Florianópolis?
- Como se locomover em Florianópolis?
- Quanto tempo é ideal para conhecer Florianópolis?
- Principais pontos turísticos de Florianópolis
Quais são os principais pontos turísticos de Florianópolis?
Alguns dos principais pontos turísticos de Florianópolis são a Ponte Hercílio Luz – Cartão-postal da cidade, a Lagoa da Conceição, muitas praias famosas, de Jurerê a Campeche e muitos outros atrativos que vamos explorar mais nesta matéria.
Qual é a melhor época para visitar Florianópolis?
Florianópolis, por estar no Sul do Brasil, tende a ter um clima mais frio no outono e inverno, com água do mar geladíssima, vento e um climinha que pode atrapalhar alguns dos principais passeios na ilha. A melhor época para visitar é durante o verão, quando as temperaturas estão mais altas e as praias mais convidativas – mas também tá tudo mais lotado e com preços elevados. Ainda dá para tirar bom proveito entre março e maio e setembro a novembro.
Em tempo: é bom ter em mente que os dias que precedem o Natal e que se estendem até o final de janeiro são conhecidos pelos constantes engarrafamentos no horário de saída de praia, por volta das 17h/18h. Para se ter uma ideia, um trajeto de 10 minutos às vezes chega a durar mais de uma hora. Por isso, bons meses para conhecer a Ilha da Magia são entre março e abril e novembro e início de dezembro, quando o público já é menor, a água ainda é agradável e o sol ainda se faz presente para aproveitar as praias.
Qual o melhor lugar para ficar em Florianópolis?
Depende do que você busca na sua viagem. A região da Lagoa da Conceição é mais família e vai dar acesso a diversas praias da ilha, o Centro é ideal para quem quer praticidade e visitar as outras regiões, Jurerê tem casas luxuosas e Campeche, mais contato com a natureza.
ENCONTRE OS MELHORES HOTÉIS E POUSADAS DE FLORIANÓPOLIS AQUI
Qual é a praia mais bonita de Florianópolis?
Lagoinha do Leste, Campeche e Praia da Galheta são fortes concorrentes no quesito praia mais bonita de Florianópolis, com natureza preservada, águas límpidas e bem clarinhas nos seus melhores dias e mais sossego.
LEIA MAIS: 7 praias isoladas em Florianópolis para relaxar na Ilha da Magia
As praias mais bonitas de Florianópolis: conheça a natureza selvagem do sul da ilha
Onde assistir ao pôr do sol em Florianópolis?
Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha e o Mirante da lagoa da Conceição são hotspots para se assistir ao pôr do sol em Florianópolis, com posições privilegiadas para assistir o som descendo entre montanhas e o mar.
Como se locomover em Florianópolis?
A melhor forma de se locomover em Florianópolis é de carro. Aplicativos de transporte também funcionam bem, mas podem ser caros e, na alta temporada, com muita demanda, você pode demorar muito para conseguir uma viagem.
Quanto tempo é ideal para conhecer Florianópolis?
Em três dias dá para curtir e visitar os principais pontos turísticos, mas de cinco a sete dias, dá para aproveitar Florianópolis com calma, curtindo as praias, trilhas e a gastronomia local.
Principais pontos turísticos de Florianópolis
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE FLORIANÓPOLIS
Principais pontos turísticos no Centro de Florianópolis
Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz é um dos principais cartões postais de Florianópolis e, desde 2019, está aberta para que turistas e moradores passem por ela. Durante a semana, é aberta para veículos e pedestres, enquanto que aos sábados, domingos e feriados o trânsito de veículos é bloqueado, assim o pedestre pode passar também pelas pistas da ponte, e não apenas pelas laterais – mas você também pode admirá-la de longe andando pela beira-mar ou quando ela começa a se iluminar no cair da noite.
VEJA TAMBÉM: LEIA MAIS: Confira aqui 7 hotéis que valem o day use em Florianópolis
O que fazer no Centro de Florianópolis: passeios, restaurantes e hospedagem
11 hotéis com piscina em Florianópolis para aproveitar a Ilha da Magia
Avenida Beira Mar
A Avenida Beira Mar tem sete quilômetros de extensão e, como uma boa orla, conta com um calçadão arborizado, ciclovia e uma porção de comércios, restaurantes e grandes prédios moderninhos que beiram o mar e a areia. O Trapiche da Beiramar, é um dos points mais requisitados para lazer e curtir a paisagem, além de sediar feiras, shows e receber uma legião de turistas em bicicletas, patinetes motorizados e passeios de barco.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE FLORIANÓPOLIS
Principais pontos turísticos do Norte de Florianópolis
Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros mais antigos de Florianópolis preserva em suas ruas de paralelepípedos e casarões coloniais traços da cultura açoriana, além de chamar a atenção por um pôr do sol cheio de charme que é possível apreciar enquanto aproveita ostras e outros frutos do mar em um dos diversos restaurantes beira-mar. Funciona bem para passar umas horinhas por ali – está a cerca de 15km a partir do centro – preferencialmente no final da tarde. Veja tudo que você precisa saber sobre Santo Antônio de Lisboa aqui.
Praia do Santinho
Menos movimentada que outras praias do Norte, a Praia do Santinho combina boas ondas (e fortes!) com um toque de história. No Costão do Santinho, no lado direito da praia, há um Museu Arqueológico ao ar livre, onde é possível observar inscrições rupestres gravadas em pedras, com registros de mais de 5 mil anos – o acesso é fácil e sinalizado. Para quem fica na areia, são 2,5 km de extensão, boa infraestrutura e área de sobra entre as faixas e areia que variam entre 10 e 120 metros de largura.
Jurerê Internacional
Pensa-se em badalação, beach clubs, djs famosos e restaurantes sofisticados, pensa-se em Jurerê. A região é provavelmente uma das mais conhecidas de Floripa e, com certeza, a mais procurada quando o assunto é festa. A praia é dividida por uma linha imaginária. De um lado, Jurerê Tradicional, com pousadas, casas de veraneio e clima chamativo para famílias, do outro, Jurerê Internacional, com ares de Cancun e Miami Beach. São, no total, três quilômetros de areia fina e fofa, água verde beirando o cristalino e temperatura morna – um achado em Floripa. O que não faltam são bares e restaurantes de peso com frutos do mar.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE FLORIANÓPOLIS
Principais pontos turísticos do Sul de Florianópolis
Ilha do Campeche
Ao sul de Floripa, não é raro ouvir que a Ilha do Campeche é como o Caribe Brasileiro, com areia fina e branquinha, limpa e vazia – e melhora! As árvores e palmeiras são moradia para macaquinhos e tucanos, o mar é colorido de azul e verde e em suas águas calmas sem ondas pode-se ver tartarugas-marinhas nadando. Para alcançá-la é preciso pegar um barquinho a partir da Praia do Campeche ou da Praia da Armação. As visitas ali podem rolar das 9h às 18h, mas a estrutura é ínfima – ah, e vale levar um snorkel para aproveitar bem as águas cristalinas.
Lagoinha do Leste
Rodeada por morros e colinas verdejantes, a Lagoinha do Leste oferece uma experiência única de serenidade e isolamento. Nem todo mundo encara a forte caminhada pra chegar nessa faixa de areia, considerada uma das mais bonitas da ilha (numa disputa acirrada com a Ilha do Campeche). Uma das trilhas de acesso à praia parte do Pântano do Sul, passando por mata fechada, e dura cerca de uma hora, com trechos bem íngremes (é o acesso mais comum entre os viajantes). Outra ideia é partir da Praia do Matadeiro e seguir uma trilha de 3h por morros altos com mirantes fotogênicos. Para ambas é melhor ir com guia. Ou, se preferir, chegue ali de barquinho via Praia da Armação ou do Pântano do Sul – no verão há embarcações indo e vindo várias vezes por dia. No costão sul fica o Morro das Coroas, uma subida indicada para quem tem fôlego.
LEIA TAMBÉM: Onde ficar em Florianópolis: veja aqui 6 casas bacanas para alugar já!
Ribeirão da Ilha
Ribeirão da Ilha é quase como uma Santo Antônio de Lisboa, mas ainda mais preservada em seus valores e tradições. A estrutura limita-se a lojas essenciais para seus moradores e, claro, bons restaurantes de frutos do mar, com ostras e mariscos de qualidade. Com ares de interior, está a 22km do centro e é um respiro de tranquilidade para quem busca mais sossego. O pôr do sol também é ponto alto, com vista para a Baía Sul. Apesar da costa possuir três praias, apenas a de Naufragados é indicada para banho mas, para acessá-la, só de barco ou trilha de uma hora de duração.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE FLORIANÓPOLIS
Principais pontos turísticos do Leste de Florianópolis
Praia Mole
A Praia Mole é dos jovens. São 960 metros de uma areia bem fofa, mas de água clara (e gelada na mesma proporção), bares e música ao vivo – vira e mexe rolam uns shows com djs. Apesar de charmosa, tem ondas fortes e altas o ano todo, então os surfistas dominam as águas. Inclusive, toda essa boa fama dos dias de pico faz com que muitos profissionais da região vão até ela para treinar para grandes competições.
Em tempo: quer mais tranquilidade e uma experiência diferente? Pegue a trilha ao lado em direção à Praia da Galheta, com acesso do lado esquerdo da praia. Basicamente, trata-se de um refúgio de nudismo opcional e fica dentro do parque municipal da Galheta, o que a torna extremamente preservada e exclusiva. O visual da trilha é incrível e o percurso demora cerca de 15 minutos (sem paradas para as fotos, o que eu acho difícil).
LEIA MAIS: Praia Mole e arredores (SC): dicas para curtir o litoral queridinho pelos jovens
Praias do leste de Florianópolis: as melhores dicas, trilhas e serviços
Praia do Gravatá
Escondida entre o costão da Praia Mole e da Joaquina, a Praia do Gravatá é um refúgio natural menos conhecido na região. Com apenas 60 metros de extensão, a faixa de areia fica entre duas montanhas e é ladeada por pedras. Por lá, os turistas costumam estender a canga no gramado verdinho e curtir o sol um pouco mais afastado do mar. As ondas são leves, e a água, para variar, é bem fria, mas compensa o passeio pela cor extremamente azul. A infraestrutura se limita a uma casinha de madeira de pescadores e um quiosque de bebidas que não aceita cartão.
Piscinas Naturais da Barra da Lagoa
A Praia da Barra da Lagoa em si já é bem gostosinha, charmosa, cheia de surfistas e com boa infra, mas a atração principal são as piscinas naturais de água azulada emolduradas pelas rochosas. O acesso fica a partir da Prainha da Barra, que é alcançada a partir de uma caminhada de cinco minutos após passar pela ponte do canal. A partir dali, é só andar 15 minutos até um amontoado de rochas com água super cristalina.
Um passeio legal é embarcar numa canoa havaiana para assistir ao pôr do sol nas correnteza das águas. A Kanaloa Va’a oferece um passeio com duração de duas horas, dos quais são 20 minutos remando até encontrar um abrugo estratético numa enseada na região das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa.
Lagoa da Conceição
Com seus quase 20 km² de extensão, a Lagoa da Conceição é como uma região central do Leste de Floripa. Próximo das praias, ela oferece opções democráticas de bares, restaurantes, baladas e um tanto de outras atividades, que podem incluir um passeio de caiaque pelas águas, pedalinho ou apenas ficar curtindo a brisa do dia no gramado de sua orla. É de lá também que partem os barcos para a Costa da Lagoa, uma pequena vila com restaurantes exclusivos e climinha gostoso com cachoeira.
Costa da Lagoa
Para acessar a vilinha a melhor opção é pegar um barco que parte da Lagoa da Conceição. Os barcos que levam os turistas são os mesmos que atendem a comunidade local e funcionam como transporte público, com pontos de paradas, botão para sinalização de descida e preço padrão. Para conhecer a parte mais turística da região, peça para descer no ponto 15 – a viagem dura cerca de 30 minutos.
LEIA TAMBÉM: As 10 melhores trilhas em Florianópolis para explorar paraísos escondidos
14 Airbnbs em Santa Catarina para aproveitar as praias ou curtir o friozinho
Dunas da Joaquina
A Praia da Joaquina (e suas dunas) também virou quase como um cartão postal de Florianópolis. Lá, o atrativo são as dunas de areia, perfeitas para quem gosta de atividades ao ar livre e querem se aventurar na pranchinha ou só mesmo pra ver o espetáculo do sol se pondo atrás das dunas. Dá para curtir o passeio e depois se refrescar nas águas do mar, cercada por uma faixa de areia larga, comprida, com 3km de extensão, e atividades mil, que vão de vôlei de praia e voos de parapente. Tem muitos restaurantes e serviço de praia.
LEIA TAMBÉM: A bolsa de praia perfeita: modelos e itens indispensáveis
11 produtos de beleza que não podem faltar na nécessaire de viagem