8 formas de preparar o celular para viajar ao redor do mundo

Sem dúvidas, hoje em dia ficou muito mais fácil viajar. 

Passagens, acomodações, passeios, aluguel de veículo, tudo isso pode ser cuidado e organizado pelo celular, de qualquer lugar, em qualquer momento – mas tem como melhorar! Saiba como preparar o celular para viajar e garantir segurança e conforto onde for. 

ÍNDICE

  1. Como proteger o celular em viagem?
  2. Como habilitar meu celular para usar no exterior?
  3. É seguro usar o Wi-Fi do aeroporto? 
  4. Formas de preparar o celular para viajar

Como proteger o celular em viagem?

Antes de viahjar, ative a opção “encontre meu telefone” , importante em casos de furto, mantenha um backup atualizado de senhas e outras informações úteis, para o caso de precisar acessar tudo pelo computador e tenha cuidado com as redes de wifi públicas – calma, falamos mais sobre isso abaixo!

Como habilitar meu celular para usar no exterior?

Existem quatro formas de ter internet no exterior e não ficar dependendo do wifi dos lugares, sendo eles: chip virtual, roaming internacional, chip pré pago internacional ou chip pré-pago de operadora local. Confira aqui como ter internet móvel no seu celular no exterior.

É seguro usar o Wi-Fi do aeroporto? 

Não, o Wi-Fi do aeroporto não é 100% seguro. Essas redes geralmente não oferecem a criptografia adequada, ou seja, qualquer informação que você transmita, como senhas, dados bancários ou informações pessoais, pode ser acessada facilmente por outras pessoas. Além disso, os hackers podem usar técnicas que permitem que eles se posicionem entre você e o servidor, tendo acesso a toda a comunicação sem que você perceba.

8 formas de preparar o celular para viajar

Sincronização de dados

Uma das maravilhas de ter tudo nas nuvens é você poder acessar qualquer tipo de conteúdo de qualquer lugar. Por exemplo, com o One Drive, você pode pegar o que precisar do notebook e ter acesso remoto diretamente do celular. O mesmo funciona para as plataformas de streaming como Netflix e Spotify, que permitem  que os usuários baixem o conteúdo para assistir e ouvir offline – é melhor não contar muito com a internet local para isso, já que ela pode ser lenta e cara. 

computador-idiomas

Tenha opções de entretenimento

look-aviao-richards

Em primeiro lugar, é preciso garantir que você vai ter o que fazer nas longas horas em que estiver no aeroporto, no avião, ou em transporte. Aplicativos como Netflix e Spotify podem ajudar com o tédio e aproveita e já fic a com aquela série em dia ou apenas escutando as playlists cuidadosamente criadas para a viagem. Além disso, uma boa dica é escolher um jogo clássico ao redor do mundo, como blackjack, para passar o tempo. 

Mapas offline

Felizmente, desde que os celulares começaram a ter GPS, ninguém mais precisa se perder à toa – mesmo naqueles momentos sem internet! Por exemplo, o Google Maps permite que usuário baixe o mapa da região que vai explorar, para acessar offline. Dessa forma, o viajante não fica refém dos dados móveis (às vezes, caríssimos) ou sinal de rede para se localizar. 

Controle de dados móveis

E falando em internet, ter dados móveis vai te livrar de alguns perrengues, independente de onde viajar. No entanto, as operadoras costumam cobrar uma fortuna por dados em roaming. Normalmente, aparelhos Android já vêm com a opção de roaming configurada automaticamente e é preciso removê-la. Em vez disso, compre um chip local pré-pago, um chhip internacional com pacote de dados ou, melhor ainda, um chip virtual. Ele, ao contrário do chip tradicional, não é físico e não vem com um número, apenas com uma rede de dados para acesso à internet. A compra e instalação é feita 100% online, a qualquer hora,  com a comodidade de não ter que ficar abrindo seu celular para trocar de chip.

Horário local

Alguns viajantes podem demorar para se adaptar ao fuso horário. Quem sai do Brasil para Londres ou Nova York, por exemplo, pode levar até cinco dias para se acostumar. Essa diferença pode bagunçar completamente a agenda de qualquer um. Não se esqueça de manter o relógio configurado sempre no horário local. Sincronizar com o Google Agenda pode garantir que nenhum compromisso será perdido por confusão de horário. 

Liberar espaço

Um dos motivos que tornam o celular um companheiro inseparável de viagem é a sua capacidade de registrar momentos. Quem não quiser chegar naquele ponto turístico único para descobrir que não tem espaço suficiente de armazenamento deve fazer uma limpeza antes mesmo de viajar, apagando aplicativos e documentos inúteis para fazer espaço para novas memórias inesquecíveis.

Aplicativos para viajar

Existe uma longa lista de aplicativos dedicados a quem ama viajar. Por exemplo, o Google Maps se destaca como essencial para navegação, permitindo traçar rotas detalhadas, encontrar atrações próximas e até salvar mapas offline para lugares sem conexão. O PackPoint, por sua vez, é ideal para ajudar no planejamento da mala, sugerindo o que levar de acordo com o destino, clima e tipo de viagem, garantindo que nada importante seja esquecido. Já o XE Currency é indispensável para quem viaja ao exterior, oferecendo conversão de moedas em tempo real e ajudando a entender melhor os preços e valores no país visitado. 

Proteção

Mão segurando um celular com VPN e segurando uma mala

Tudo pode acontecer durante uma viagem pra longe de casa, por isso, todo cuidado é pouco. Garanta que sua capinha é resistente, que a película está em dia, ative a opção “encontre meu telefone” antes de viajar, em casos de furto e mantenha um backup atualizado de senhas e outras informações úteis, para o caso de precisar acessar tudo pelo computador.

Em tempo: é preciso cuidado também na hora de acessar redes públicas, como Wi-Fi de aeroportos, pontos turísticos, etc, já que seus dados podem estar expostos à criminosos. Mantenha o antivírus e o VPN do seu aparelho sempre atualizados. 

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!