As práticas corporais na natureza são formas simples de renovar o equilíbrio, melhorar a saúde e estabelecer uma conexão mais profunda com o arredor.
Seja uma aula de yoga ao nascer do sol, uma sessão de calistenia para desafiar sua força ou alguns minutinhos de meditação ativa na grama, confira aqui ideias para conectar corpo e mente ao ar livre e desconectar-se da correria do dia a dia.
ÍNDICE
- Benefícios das práticas corporais na natureza
- O que vestir para práticas corporais de aventura na natureza?
- Quais são as práticas corporais mais recomendadas para fazer ao ar livre?
- Onde é melhor realizar as práticas corporais na natureza?
- Práticas corporais na natureza
Benefícios das práticas corporais na natureza
Ao realizar com atividade física, seja qual for sua intensidade ao ar livre é uma grande bomba de hormônios do bem, como a endorfina, serotonina e adrenalina, que, juntos, atuam contra o estresse, melhorando o condicionamento mental e emocional, regulando o humor e aumentando a sensação de bem-estar.
Pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry mostrou que estar em contato com a natureza até mesmo altera a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento, regulação das ações e no desempenho cognitivo.
O que vestir para práticas corporais de aventura na natureza?
As melhores roupas são aquelas que te fazem sentir mais confortável dentro de si e permitem que você se movimente livremente. As camisetas e regatas têm que ter amplitude e liberdade principalmente nos ombros e braços – tecidos de algodão, bambu ou fitness são melhores por serem leves e respiráveis. O top também precisa ser bem confortável, ao mesmo tempo que gera sustentação para as práticas. As calças ou shorts devem ser elásticas e confortáveis.
Da busca pelo estado de espírito calmo, do contentamento que invade o corpo, do bem-estar interior e do conforto acima de tudo, surgiu a Yogini há 15 anos, a primeira marca de moda brasileira inspirada no yoga. As roupas Yogini são sinônimo de moda casual, do conforto atemporal, da sofisticação do simples e a busca por propósito. Melhor ainda: a busca em tornar todos os processos cada vez mais sustentáveis é um objetivo declarado na Yogini. Além do incentivo à economia local e da responsabilidade socioambiental, eles também utilizam tecidos conscientes e fibras naturais em todas suas peças.
Tecido que respira, com mangas curtas e um modelo leve e solto ao corpo. Pode ser tanto usada no dia a dia, quanto para um dia de atividades mais leves.
Macacão Fitness Preto Soft Skin Lolli
É o look completo em uma única peça. Confeccionado em malha de poliamida e elastano, com toque macio, zero transparência e alta compressão.
Short Fitness Preto Soft Skin Basic Lolli
Com tecnologia Truelife UV (UPF50+), que bloqueia os raios UVA e UVB, para as práticas ao ar livre, e tecnologia DRY, que permite secagem rápida.
Casaco Fitness Uv Grafite Wanda
Casaco perfeito para o ir e vir da atividade física, complementando o look esportivo. É confeccionado em malha de poliamida e elastano, com proteção (UPF50+).
LEIA MAIS: Yogini: roupas de yoga sustentáveis para viajantes conscientes
Cupom de desconto Yogini, marca de moda brasileira inspirada no yoga: 15% off
Como montar uma mala de viagem consciente, prática e eficiente
Top Yoga Alça Fina Off White Moletom Bambu
Confeccionado em moletom bambu e indicado para práticas de baixa intensidade.
Legging Fitness Preta Bolso Soft Skin Lolli
Uma daquelas leggings para vida. Com toque macio, zero transparência e bastante elasticidade.
Regata Fitness Cavada Branca Dry Uv Palma
Ideal para qualquer tipo de atividade física. Fica legal sobrepondo com um top, legging ou short.
Oferece alta sustentação e compressão, ideal para exercícios de média e alta intensidade.
Use o cupom ANNALAURA15 para 15% OFF NA YOGINI
Quais são as práticas corporais mais recomendadas para fazer ao ar livre?
Práticas como yoga, meditação, calistenia, caminhada consciente, Tai Chi Chuan, slackline, dentre milhares outras podem ser praticadas na natureza, juntando os benefícios das atividades com o ambiente ao ar livre.
Onde é melhor realizar as práticas corporais na natureza?
Essas atividades podem e devem ser adaptadas para quaisquer que forem os estímulos e ambientes, tal como parques, praias, serra, trilhas ou mesmo no conforto de um quintal na cidade. Dê preferência para espaços abertos e tranquilos, para poder absorver todos os benefícios das práticas.
Práticas corporais na natureza para você explorar
Yoga
O yoga é uma prática que data de mais de 5 mil anos atrás e que tem como objetivo equilibrar corpo, mente e espírito através de posturas, respirações e uma boa dose de meditação ativa. Pode ser praticada por todas as pessoas de todos os níveis, do iniciante ao mais avançado. Locais como praia, parque e grama são ótimas para a prática porque além de exercitar a parte física e emocional, o contato com o solo natural intensifica a sensação de grounding, conectando o corpo à terra. Se não tiver um professor para guia-lo, pode, simplesmente, buscar por aulas no youtube ou mesmo imergir em um retiro do nicho – esse é o caso dessas 15 pousadas para retiros de yoga no Brasil para relaxar e se conectar.
Meditação
Meditar, a princípio, pode parecer muito difícil, mas é uma excelente ferramenta para acalmar a mente e as emoções – melhor ainda se aliada aos sons da natureza ao seu redor, que vão te ajudar a ancorar no presente. Você pode, simplesmente, fechar os olhos e concentrar-se na respiração, observando cada pensamento, emoções, sensações físicas e acolhendo os sentimentos ou auxiliar-se de aplicativos de meditação, práticas gravadas no youtube ou ao vivo para uma meditação guiada (especialmente legal para iniciantes que ainda não conseguem concentrar-se sozinho).
LEIA TAMBÉM: Qual a melhor roupa para meditação? Facilitadores para ajudar na prática
Calistenia
A calistenia é uma prática funcional de se exercitar apenas com o peso do corpo e, por isso, combina perfeitamente com ambientes ao ar livre. Aqui, você não vai precisar de equipamentos e vai só realizar um treinamento dinâmico (e puxado!) que pode incluir flexões, abdominais, barras e outras técnicas que vão ajudar a alongar e fortalecer os músculos, além de auxiliar na estabilidade, flexibilidade e coordenação. Praças com barras, áreas verdes ou até árvores podem ser usadas como suporte para os exercícios, dá para usar a criatividade.
Slackline
O slackline é uma atividade física divertida e desafiadora de equilíbrio, foco, coordenação e força – principalmente no core! A prática consiste em se equilibrar, caminhar e fazer manobras sobre uma fita flexível específica que fica esticada entre dois pontos físicos, podendo ser uma árvore, rochas ou outras estruturas. Ajuda a desenvolver a postura, promove a estabilidade mental e garante momentos de diversão.
Tai Chi Chuan
Você já deve ter visto nos parques das cidades pela manhã, um grupo de pessoas praticando Tai Chi Chuan, uma arte marcial chinesa que combina movimento, meditação e respiração controlada – inclusive, citado no livro Ikigai, Os segredos dos japoneses para uma vida longa e felizm, como uma das melhores práticas para a longevidade e o bem-estar, já que funciona praticamente como uma meditação em movimento, que promove a saúde do corpo e da mente, reduzindo o estresse, melhorando o equilíbrio e a flexibilidade, além de estimular a circulação e fortalecer o sistema imunológico.
Caminhadas
Você também pode transformar o simples ato de caminhar em uma meditação ativa e consciente capaz de reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar. Basta estar em um ambiente tranquilo ao ar livre e caminhar devagar, prestando atenção em cada passo, ao som do ambiente e as sensações do corpo, em uma prática de mindfulness simples e eficiente.