ÍNDICE:
- O que faz a areia da praia ser preta?
- Onde estão localizadas as praias de areia negra mais exóticas do mundo?
- Praias de areia negra pelo mundo: Brasil
- Praias de areia negra pelo mundo: América do Sul
- Praias de areia negra pelo mundo: América do Norte
- Praias de areia negra pelo mundo: Europa
- Praias de areia negra pelo mundo: Ásia
- Praias de areia negra pelo mundo: Oceania
Praias de areia negra pelo mundo:
O que faz a areia da praia ser preta?
A coloração da areia pode ser formada por pequenos fragmentos de basalto, uma rocha ígnea eruptiva de granulação fina, com diversos cristais minúsculos. Essas rochas são originadas em altas temperaturas, a partir da solidificação do magma: resultado de atividades vulcânicas que foram depositadas no mar.
Onde estão localizadas as praias de areia negra mais exóticas do mundo?
As praias de areia negra mais exóticas e surpreendentes do mundo estão no Brasil, no Chile, Porto Rico, Havaí (Estados Unidos), Espanha, Grécia, Islândia, Indonésia, Japão e na Nova Zelândia.
Praias de areia negra pelo mundo: Brasil
Praia de Areia Preta, Guarapari, ES – Brasil
Com localização privilegiada, bem no centrinho de Guarapari, a Praia de Areia Preta possui cerca de 200 metros e é um point famoso entre os jovens – uma das mais frequentadas da cidade. A areia da praia é famosa por conta das propriedades medicinais que carrega: excelente para o tratamento de reumatismo muscular, artrite, alergias, doenças do sistema nervoso e insônia. Com areia fofinha e mar tranquilo, a praia começa na Pedra da Siribeira e vai até a Praia das Pelotas. Por lá, espere ótimas opções de restaurantes e quiosques, como o Restaurante Gaeta, perfeito para experimentar deliciosas moquecas que custam em torno de R$ 200, ou um Filé de Peixe a Dorê com molho de Camarão Pequeno por R$ 145; e o Quiosque Areia Preta, bem agradável para passar um final de tarde: não deixe de pedir um Peroá frito, peixe tradicional do local.
LEIA MAIS: 11 pousadas e hotéis no Espírito Santo para curtir suas praias e atrações
Praias de areia negra pelo mundo: América do Sul
Praia Grande, Pucón – Chile
A praia de água doce fica bem perto do centrinho e é a principal praia da cidade de Pucón. A cor escura da areia é resultado da ação vulcânica (é bastante granulada e com cascalhos). No verão, a Praia Grande fica bem animada e lotada de turistas, que aproveitam andando de caiaque ou praticando stand up paddle. Pela região, você pode fazer um passeio de barco super bacana pelo Lago Villarrica, conhecer o Lago Caburgua, com águas cristalinas e cercado por uma densa vegetação, além de visitar o conjunto de quedas d’águas com coloração azulada surpreendente, chamado Ojos de Caburgua – a cerca de 20 km de Pucón, o local é ideal para os amantes de natureza.
LEIA MAIS: Veja quais são os melhores passeios do Atacama
Onde ficar no Deserto do Atacama: opções de hotéis de todos os preços
Road trip na América do Sul: 6 roteiros entre lagos, praias e montanhas
Praia Negra, Vieques – Porto Rico
Resultado da combinação do escoamento vulcânico da Ilha de Vieques com os grãos das falésias rochosas, a areia preta da Praia Negra é bem fina e gruda em tudo (difícil de limpar), porém, é ótima para caminhadas. Com um mar limpo azul-turquesa e agitado (não é indicado para mergulho), a praia está no norte da ilha caribenha, que pode ser alcançada por uma balsa ou por um pequeno avião. Pela região, visite a Mosquito Bay, uma das baías bioluminescentes mais brilhantes do mundo – a visita é simplesmente imperdível e deve ser feita à noite, para que se tenha uma melhor visão das luzes.
Praias de areia negra pelo mundo: América do Norte
Praia Punaluʻu, Havaí – Estados Unidos
Localizada entre as praias Pahala e Naalehu, na Ilha Grande do estado americano do Havaí, a Praia Punalu’u é simplesmente fascinante: com coqueiros ao longo da costa, uma enseada repleta de pedras e uma areia preta de basalto como carvão, oriunda da lava, é a casa de lindíssimas tartarugas verdes e tartarugas-de-pente, ameaçadas de extinção. Muitas vezes, a areia pode ser um pouco rochosa e o mar é bem forte e com bastante correnteza, porém, pode virar uma piscina natural em maré baixa. Não deixe de conhecer o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, que com com mais de 134 mil hectares, foi desenvolvido ao redor dos vulcões mais ativos do mundo.
Praia Honokalani, Havaí – Estados Unidos
Localizada no no Parque Estadual Waianapanapa, a praia é o local perfeito para os amantes de fotografia: atrai uma grande quantidade de turistas devido ao contraste da areia negra, formada a partir das atividades vulcânicas da região, a densa vegetação do local e o azul-turquesa do oceano. Lá, é possível curtir bastante a imensidão da praia e tomar um delicioso banho de mar, além de visitar cavernas marítimas, túneis, fazer trilhas e até admirar tubos de lava próximos.
LEIA MAIS: Havaí: veja por que é mais legal ficar no North Shore de Oahu
Os nossos 9 programas preferidos em Maui, a ilha mais legal do Havaí
Praias de areia negra pelo mundo: Europa
Praia Jardín, Tenerife – Espanha
No norte de Tenerife, nas Ilhas Canárias, o complexo Praia Jardín é formado por três praias: Praia del Castillo, Praia del Chacón e Praia de Punta Brava. Oferece aos visitantes e turistas uma vista privilegiada da junção entre a areia negra e os jardins floridos, com bastante verde. As ondas são ótimas para surf e bodyboard. Além disso, conta com bastante infra e ótimos restaurantes e bares movimentados, assim como parques infantis. O acesso é bem tranquilo e fácil: você pode chegar de carro pela estrada Tenerife Norte em direção a Puerto de La Cruz. Ainda em Tenerife, no lado leste, vá até La Laguna, uma cidade classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade, para conhecer uma belíssima arquitetura e as casinhas coloridas nas fachadas.
LEIA MAIS: As 8 melhores praias de Menorca, na Espanha
Praia Perissa, Santorini – Grécia (foto de capa)
Considerada a praia mais bonita e charmosa de Santorini, prepare a câmera fotográfica quando se deparar com o contraste do cristalino Mar Egeu com as vistas surpreendentes do Monte Vuono. Com cerca de 3 km de extensão, a areia preta é fofa, porém com algumas pedrinhas. Por lá, você pode alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis, além de praticar esportes aquáticos, como parasailing. É bem frequentada por famílias e, na parte da noite, os jovens aproveitam os bares da região, com bastante música e agitação. Conta com uma infraestrutura bem completinha, com restaurantes, como o Demilmar, com cozinha tradicional grega e deliciosos aperitivos do mar, risotos, hambúrgueres e grelhados – perfeito para apreciar a vista da praia em um dos sofás de frente para o oceano.
Praia Reynisfjara, Vik – Islândia
Localizada na costa sul da Islândia, perto da pequena cidade de Vík, a Praia Reynisfjara possui um cenário surpreendente e dramático, devido ao contraste da areia negra e as paredes formadas de estacas de basalto ao redor. Pode ser acessada por uma estradinha, possui estacionamento próximo, mas fique bem atento com as chamadas Sneaker Waves: com um alcance maior do que as ondas que estamos acostumados, essas ondas podem repentinamente pegar os turistas desprevenidos e levá-los para o fundo do mar. Tome os cuidados ao visitar a praia e desfrute da paisagem para tirar belíssimas fotografias.
LEIA MAIS: Arrumando a mala para a Islândia: o que levar em qualquer época do ano
Praias de areia negra pelo mundo: Ásia
Praia Miho no Matsubara, Shizuoka – Japão
Com uma areia bem rochosa e ideal para respirar e sentir a brisa do mar, as vistas da praia Miho no Matsubara são únicas: conta com um dos cenários mais perfeitos para apreciar o tão famoso Monte Fuji. As águas do mar são bem geladas – não recomendadas para mergulho. Próximo ao local, você encontrará lojas de souvenirs e lembrancinhas, banheiros e até estacionamento. No verão, pode praticar esportes como windsurf, stand-up paddle e até caiaque. Porém, no inverno, a vantagem é que o Monte Fuji pode ser avistado com mais destaque. Na cidade de Shizuoka, aproveite também para colocar o Santuário de Kinomiya em seu roteiro, famoso por seu sagrado canforeiro gigante, com raízes de 15 metros e troncos que variam de 8 a 16 metros de comprimento; e o Monte Omuro, que com 580 metros de altura, é surpreendente e com certeza deve ser visitado em sua viagem ao Japão.
Praia Lovina, Bali – Indonésia
Situada no norte de Bali, na Indonésia, a Praia Lovina reúne águas calmas, quentinhas (ideal para crianças) e, ao contrário de outras praias de areia branca em Bali, os 12 km de areia da Praia Lovina são de areia vulcânica cinza e preta. Com localização privilegiada e um ambiente descontraído, é uma atração de Bali que deve estar na sua lista de lugares para conhecer: é um verdadeiro tesouro escondido. Lá, você encontrará pequenas lojas e restaurantes nas proximidades, e se der sorte, pode avistar os golfinhos rondando pela costa da praia ou durante um passeio de barco no local. Além disso, a praia é ideal para a prática de snorkel e é conhecida pelo pôr do sol radiante.
LEIA MAIS: Onde ficar em Bali: hotéis nas melhores partes da ilha
Praias de areia negra pelo mundo: Oceania
Praia Karekare, Auckland – Nova Zelândia
A cerca de 35 km do centrinho de Auckland, em uma área preservada, com areia escura e incríveis formações rochosas, a praia de Karekare é uma das atrações mais bonitas da Nova Zelândia. Ideal para surf, é conhecida por suas ondas fortes e poderosas, além de ser onde ocorreram as filmagens do filme “O Piano”. Está localizada no Waitakere Ranges Regional Park e conta com diversas cachoeiras pela região, que você encontrará a poucos metros de caminhada da praia. Seguindo pela Pohutukawa Glade Walk, uma trilha rápida, você chegará até o maravilhoso conjunto de cascatas Karekare Falls – as temperaturas das águas são bem baixas, mas vale a pena dar um mergulho.
Olá! Conheço muitos países do mundo, mas a areia mais negra do mundo é encontrado na ilha do Fogo, Cabo Verde, onde existe um Vulcão de 3,000 metros de altura. A ilha inteira tem praia negra, mesmo negra. Outros países são as ilhas dos Açores e Madeira.