Há um tempo, publicamos o post “9 coisas pra NÃO levar na mala e aprender a viajar mais leve”. Inesperadamente, foi um auê nos comentários (sério, com textões e tudo mais): basicamente gente que acha importante sim viajar com menos bagagem versus quem gosta de levar o guarda-roupa inteiro e prefere ter vários looks na manga.
Só pra esclarecer, ninguém obviamente é dono da verdade e cada um viaja como bem entender. Mas no Carpe Mundi defendemos sim a ideia de que viajar com pouca bagagem traz praticidade, mobilidade, economia e, no fim das contas, otimiza seu tempo pra que você aproveite mais sua viagem. Por isso, vão aqui mais algumas razões de por que viajar com pouca bagagem traz benefícios.
Por que viajar com pouca bagagem
Você não paga excesso de bagagem e pode usar companhias aéreas low-cost
Cias aéreas (até as que não são low-costs) estão com políticas cada vez mais rígidas em relação à bagagem. Com pouca coisa, você evita ter que pagar taxas extras (que às vezes podem custar tanto quanto foi a passagem).
Você pode viajar de trem e ônibus sem estresse
Carregar a mala pesada nas estações, descer e subir escadas, ter que acomodá-las no bagageiro: quem já passou por isso sabe como é perrengue. Trens normalmente não tem despache de bagagem, você precisa achar um compartimento vago pra elas ou levá-las com você junto ao assento.
Se vai fazer um roteiro muito picado, você otimiza o tempo na hora da troca de hotel
20 dias na Europa, 10 cidades diferentes, e a cada check-in e check-out uma zona de roupas pra arrumar. Quando a mala é muito grande você acaba tendo que tirar tudo de dentro pra chegar no que está mais embaixo, e isso significa muitos minutos preciosos gastos com arrumação. E ao viajar com pouca bagagem tem menos chances de você esquecer algo no hotel.
É mais fácil de usar transporte público pra chegar e sair do aeroporto
Diante do dilema gastar mais com táxi X economizar e pegar ônibus e metrô, dá muito menos preguiça de tomar transporte público ao viajar com pouca bagagem. Aeroportos normalmente ficam longe do centro e o táxi costuma sair caro, por isso é uma economia muito bem-vinda.
Você nunca usa tudo o que leva
Quem nunca voltou com várias peças intocadas na mala? E, se acontece com tanta frequência, não é porque provavelmente estamos levando coisas demais? Isso também é sintoma de outra mania, aquela de levar roupas que você nunca usa em casa porque acha que na viagem vai dar na telha de vestir. E não acontece, né?
Malas 10kg: nossas favoritas para levar na mão
Samsonite Fiero Abs
Uma coringa para a sua viagem: além de ser moderna, sua textura mais granulosa evita que os arranhões do dia a dia apareçam. Sua carcaça é toda produzida em ABS, garantindo resistencia e leveza, o puxador é emborrachado e, ela ainda é expansível.
Mala American Tourister
Confeccionada totalmente em polipropileno, é moderna e compacta. Sua parte interna é cheia de divisórias e acessórios para poder deixar tudo bem organizado. No quesito segurança, seu Cadeado TSA é também integrado ao corpo da mala.
Mala Bordo 360 Sestini Colors
Possui carrinho em alumínio e rodas emborrachadas 360°. Seu principal diferencial é o limitador de abertura com cintas, possibilitando o uso na posição vertical, sem que precise ser deitada, o que pode facilitar o manuseio no aero, por exemplo.
Se faltar alguma coisa, você sempre pode comprar no destino
A não ser que você esteja indo pro meio da Amazônia ou passar uma temporada na Sibéria, é muito provável que qualquer coisa que faltar na mala você possa comprar no destino. Peças de roupa, shampoo, pasta de dente, gilete, absorvente, cadeado, toalha, o que for. Quando eu viajo pra Europa ou para os EUA no inverno eu sempre deixo pra comprar um casacão lá, é bem mais barato do que aqui. Essencial, essencial mesmo, é só documento e cartão de crédito.
Você tem mais espaço pra trazer lembrancinhas pra casa
Por que viajar com pouca bagagem: indo com a mala meio vazia, você tem lugar pra comprinhas. Artesanato do Nordeste, vinhos do Chile, vestidos da Tailândia: coisas autênticas e com bom custo/benefício e que ainda vão te fazer lembrar da viagem.
VEJA MAIS: Mala 10 kg: 7 modelos de bagagem de mão pra levar na cabine
Você se arruma mais rápido
Com um mundo de opções de roupas, é muito mais provável que você leve mais tempo pra se arrumar pra sair do hotel. Com uma mala enxuta e objetiva (de preferência com combinações pré-pensadas), esse processo é acelerado.
Eu sempre defendi pouca bagagem, sempre procuro levar pouca roupa, sujou a roupa, lavo no banheiro (cuecas, meias e o que mais for necessário) ou lavanderia. Já fui para Buenos Aires com uma mochila para passar 1 semana, uma semana, até terno levei na mochila. É possível sim levar menos coisas numa bagagem.
Agora a lei é outra, pode bagagem de 10 kg de mão, 10 kg você pode levar muita coisa até notebook.
Só uma dica quanto ao uso da palavra “por que”, a qual foi utilizada de forma separadamente, quando era para ser junta “porque”. Mais atenção, principalmente para uma jornalista.
Oi Katia, obrigada pela mensagem. Na verdade, o uso do porque está correto. Mais atenção pra você também 🙂
KKKKKKK tive que rir. Fiquei besta de ler a mensagem falando que seu “por que” estava errado. Parabéns Betina. Amei o post e também seu português. Amo viajar já fui para alguns lugares. Meu objetivo é ir fazer o roteiro Salar, Deserto do Atacama e Machu Pichu em abril, o que você acha?
Congratulações pelas dicas preciosas e pelo excelente texto! O foco é a viagem…
Excelente matéria!! O menos é mais em todas as situações, amei as dicas. Parabéns pelo blog incrível.
Que bom que gostou Amanda 🙂 Muito obrigada!
Gostei do artigo, Betina. Estou migrando aos poucos para a filosofia do minimalismo, só tenho observado ganhos, é bem verdade. Vc acha que dá pra fazer uma viagem de 13 ou 14 dias pela Europa (no outono de outubro) com uma mala P (10 kg) e uma mochilinha de até 2 kg? São bagagens permitidas a bordo na cia que eu vou viajar.
Na maioria das vezes carrego menos de 8kg em uma mochila simples. Gostaria de receber sugestão de malas de bordo super leve e resistente.