Passeios românticos em Monte Verde (MG) para curtir a dois

Entre as montanhas de Minas Gerais, Monte Verde se destaca como um refúgio romântico, combinando o charme dos chalés aconchegantes, um centrinho pitoresco e aquele clima de serra, com friozinho em toda época do ano, ideal para fondues, taças de vinho e uma estadia bem das românticas.

Não à toa, os casais representam uma grande parte dos turistas na região em busca de uma experiência aconchegante longe do agito dos centros urbanos – especialmente no dia dos namorados, finais de semana prolongados e, claro, durante a temporada de inverno. 

ÍNDICE

  1. Qual a melhor época para ir em Monte Verde?
  2. O que fazer em Monte Verde no dia dos namorados?
  3. Passeios românticos em Monte Verde para casais
  4. O que não posso deixar de fazer em Monte Verde?
  5. Pousadas românticas em Monte Verde

Qual a melhor época para ir em Monte Verde?

Monte Verde é um destino bom para o outono/inverno, entre abril e setembro, quando as temperaturas ficam mais baixas (entre 10ºC e 20°C) e o clima, mais seco – em algumas ocasiões pode até ter a sorte de se deparar com temperaturas abaixo de 0. O porém é que as diárias das pousadas sobem nessa época, principalmente nos fins de semana de julho. Na primavera e no verão, os dias ficam um pouco mais quentes (mesmo assim raramente passa dos 24 graus), mas as chuvas abundantes podem atrapalhar os passeios que são, na sua maioria, ao ar livre. 

LEIA TAMBÉM: Destinos de frio no Brasil para viajar em junho, julho e agosto
15 destinos românticos no Brasil: cidades simpáticas a cachoeiras exuberantes
Campos do Jordão ou Monte Verde? Veja qual combina mais com você

O que fazer em Monte Verde no dia dos namorados?

Já é praticamente hora de iniciar a temporada de inverno na serra, o friozinho predomina, com baixas temperaturas durante a noite, e o romantismo toma conta de toda a cidade, com acomodações, restaurantes e muitas atrações temáticas que criam todo o clima de dia dos namorados. 

Em tempo: estamos falando de uma das épocas mais movimentadas do ano em Monte Verde. Em 2022, segundo a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região, a cidade recebeu pelo menos 20 mil visitantes para o final de semana. Resultado disso é: hotéis mais caros, restaurantes precisam de reserva e nada é muito intimista de fato, a não ser que você pague por isso. 

Festivais

Durante esse período, Monte Verde costuma promover alguns festivais de comemoração, sendo eles o Inverno das Montanhas, Festival Gastronômico e, claro, o Amor nas Montanhas, presente durante todo o mês de junho, com decorações especiais, apresentações musicais, serenatas e restaurantes com cardápios temáticos. 

Gastronomia

Jantares à luz de velas, menus especiais harmonizados com vinhos selecionados e música ao vivo suave são algumas das generosidades que alguns dos restaurantes de Monte Verde proporcionam aos seus clientes. Destaque para o Alameda Suíça, como o melhor restaurante na categoria “Para noite romântica” no Brasil pela Tripadivsor.

Hotéis de charme 

Os hotéis são praticamente o ponto alto da viagem. Os pacotes especiais podem incluir decoração temática com flores e velas, mimos, como chocolates, espumantes, café da manhã no quarto e serviços exclusivos para curtir a dois, como um piquenique no gramado, sessões de spa e jantares românticos.

PASSEIOS ROMÂNTICOS EM MONTE VERDE

Passeios românticos em Monte Verde para casais

PASSEIOS ROMÂNTICOS EM MONTE VERDE

Visita às fábricas de chocolate

Entre um passeio e outro, pós almoço ou no fim de uma tarde fria, poucas coisas vão ser mais aconchegantes que um bom e encorpado chocolate quente  – se você quiser, servido com chantilly. Felizmente, esse é um dos passeios mais tradicionais de Monte Verde e as chocolaterias são em monte pelo centrinho, algumas, inclusive, de fabricação própria, de onde você pode ver a produção acontecer. A Gressoney é a mais tradicional, fundada em 1978 e consolidando-se como a primeira fábrica de chocolates de Monte Verde. O destaque por lá é o Prímula, doce exclusivo da loja, semelhante em aparência ao alfajor. Na Chocolateria Monte Verde tem tanto preparações com chocolate, como bebidas e crepes, como bombons, tabletes e tudo mais. Na Chocolate Montanhês, uma infinidade de bombons, trufas, drágeas e barras das mais diversas. Na Sabor Chocolate, uma parede de vidro te separa da produção fresquinha dos chocolates. 

PASSEIOS ROMÂNTICOS EM MONTE VERDE

Trilha com piquenique ao entardecer

Trilha com piquenique em Monte Verde: Monte Verde está a cerca de 1 600 metros de altitude, no topo da serra e, de alguns cantinhos, já é possível admirar a grandiosidade das montanhas. O cenário fica ainda mais lindo ao entardecer, quando o céu começa a colorir e a temperatura a cair. Um passeio legal para se fazer a dois é encarar uma trilha, para ter uma visão panorâmica e privilegiada da natureza e realizar um piquenique com seus favoritos com a luz do fim de tarde. Nessa opção, os guias te pegam no hotel e te levam a uma altitude de 1 900 metros. Depois de uma caminhada de 20 minutos, a recompensa: silêncio, natureza e seus favoritos para comer: pense em uma cesta de queijos, vinhos, frutas, pães artesanais e quem sabe até um chocolatinho da sua visita a algumas das fábricas da região. O passeio tem duração de duas horas e depois eles te deixam no hotel de volta. 

PASSEIOS ROMÂNTICOS EM MONTE VERDE

Um tratamento no spa

Por que não aproveitar que já está longe do agito urbano e tirar algumas horinhas do dia para um spa a dois? O Samadhi SPA, por exemplo, localizado no Mirante da Colyna, tem um menu terapêutico extenso e aberto para todo mundo, não apenas hóspedes, que inclui: massagens das mais diferenciadas, estética facial, banhos e as terapias especiais para casais, como o Ritual Buah Mandi, de duas horas de terapias, a Coklat (Terapia do Cacau) e a Anggur (Terapia do Vinho). Se não quiser ir muito longe, você também pode verificar se sua hospedagem conta com um centro wellnes, como no Provence Cottage & Bistrô, para momentos especiais, massagens, banhos de ofurô e tratamentos estéticos ou o Roots Resort, com um spa de tratamentos revigorantes. 

PASSEIOS ROMÂNTICOS EM MONTE VERDE

Jantar à luz de velas 

Fim do dia, hora de comer, nada mais romântico que um jantar charmoso, aconchegante e à luz de velas – e Monte Verde é craque nesse tipo de estabelecimento. A começar pelo vencedor na categoria Melhor Restaurante do Mundo – Noite Romântica pelo Travellers’ Choice Best of the Best 2024, da Tripadvisor: o Alameda Suíça, que inaugurou em 2021 e já conquistou muita gente com seu atendimento impecável e gastronomia contemporânea – os favoritos são o Tornedor da Chef e o Salmão Alameda. Quem busca por uma noite de fondue e vinho, tem o Mont Vert, um dos mais tradicionais da cidade, com opções doces e salgadas incluindo carnes nobres como javali, cordeiro e avestruz e de sobremesa leite ninho com gianduia ou doce de leite. Menorzinho, o Provence Bistrô oferece um menu degustação em seis etapas com ingredientes locais, com a cozinha comandada pelo chef Ari Kespers. E o novo Pontremoli é um bistrô italiano a luz de velas à beira da lareira.

PASSEIOS ROMÂNTICOS EM MONTE VERDE

Degustação de vinhos

Na mesma pegada, uma noite de vinho vem a calhar para um passeio romântico, né? O Wine Not? é o primeiro bar/bistrô voltado para vinhos de Monte Verde. Por lá você pode degustar desde rótulos nacionais (inclusive mineiros!), até estrangeiros, acompanhados de tábuas de queijos, bolinhos, carpaccio ou com pratos mais robustos com carnes, peixes, massas e risotos. O Vino Divino também é uma opção, só que menos intimista. Eles, na verdade, são um bar e empório de vinhos que vendem taças da seleção do dia, onde você mesmo se serve nas maquinas. Pra comer, só antepastos. Ah, e se quiser ir bebendo na rua iluminada passeando pelas lojinhas, eles também servem os vinhos em uma tacinha de acrílico.

O que não posso deixar de fazer em Monte Verde?

Passear pela Avenida Monte Verde e seus arredores

É lá que você vai encontrar os principais restaurantes da cidade, ateliês de artistas locais, lojas de artesanato e souvenirs e fábricas de chocolate e cerveja abertas a visitação. Para peças de cerâmica e porcelana e sabonetes artesanais super cheirosos visite a Alpina. O Shopping Center Celeiro tem lojas de roupas e delicatessen. Para geleias fresquinhas, feitas com frutas do jardim do proprietário, visite a Geleias Tia Nata. O Piparkukas tem biscoitinhos típicos da Letônia, que remetem ao país do fazendeiro europeu pioneiro em ocupar a região. Também na avenida você pode se divertir na pequena pista de patinação no gelo, que fica aberta o ano inteiro.

LEIA MAIS: Guia de Monte Verde (MG): tudo o que você precisa saber sobre a cidade serrana
14 cidades da Serra da Mantiqueira para curtir o clima serrano em MG, SP e RJ

Fazer trilhas

A localização em altitude elevada em meio à natureza garante uma variedade de trilhas. Algumas são curtas, rápidas e de fácil acesso e, por isso, podem ser feitas sem guia, como a do Pinheiro Velho, que passa por árvores centenárias (incluindo um pinheiro de 500 anos), e a Chapéu do Bispo, que tem poucas subidas e vários mirantes. Também dá pra ir por conta até a Pedra Redonda, cujo trajeto você cumpre em cerca de 1h30 (ida e volta). As subidas são ingrimes, mas o visual do topo compensa.

Tour de 4×4 pela cidade

Ta com mais pique e não quer perder nada de Monte Verde? Um tour de 4×4 pode ser uma opção interessante de passeio. São, no total, quatro horas (com muitas pausas) conhecendo um criatório artesanal de trutas, passando por um alambique, para aprender sobre a fabricação da cachaça, seguindo para o Mirante do Aeroporto e conhecendo lojinhas com muitas delícias de Minas Gerais. Tudo acaba na Pedra Redonda, com 900 metros até chegar a um dos picos mais altos de Monte Verde para uma vista perfeita.

Pousadas românticas em Monte Verde

Monte Verde é essencialmente um destino para ir a dois – e isso fica claro na oferta geral de hospedagem.

LEIA TAMBÉM: Onde ficar em Monte Verde: 9 pousadas e hotéis de serra românticos

la-reserve-suites

La Réserve Suites

A construção é quase inteira feita de madeira e o contraste com o branco da decoração cria um ambiente aconchegante. Todos os quartos têm varanda e os anfitriões fazem os hóspedes se sentirem em casa. Está a 3km do centrinho.

pousada-mirante-da-colyna

Pousada Spa Mirante da Colyna

Com janelas e portas de vidro, a vista é uma das partes mais impressionantes. A decoração rústica em madeira complementa o ambiente e você tem a sensação de estar dentro da natureza. À noite, sopas e fondue no restaurante. 

hidro-provence

Provence Cottage & Bistrô

A um quilômetro da avenida principal a hospedagem junta sete acomodações em um casarão mega charmoso, aconchegante e intimista de decór padrão europeu provençal. No bistrô, você fará refeições super completas.

Roots Resort

É difícil de acreditar que o Roots fique a apenas 200 metros da Avenida Monte Verde, tamanha é a tranquilidade da hospedagem. Os quartos espaçosos ficam em grandes “casas”, cada um mantendo sua própria identidade; nenhum elemento se repete, então tudo é exclusivo em cada mínimo detalhe, para sentir-se em casa. Spa, jardim, 2 piscinas jacuzzi, sauna, ftness center, quadra de tênis, quadra poliesportiva, de squash e beach tennis, lago com barco e pedalinho e trilha privativa fazem parte da hospedagem. O café da manhã é um must e super destaque da acomodação, com direito a pamonha fresquinha com queijo da serra da canastra, bolos, quiches, frutas, e muiito mais, além das possibilidades a la carte, como tapiocas e ovos mexidos.

LEIA MAIS: Roots Resort: hotel de charme e luxo com infra de resort em Monte Verde (MG)

Confira as melhores hospedagens em Monte Verde aqui

 

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!