parques nacionais nos estados unidos

11 parques nacionais dos Estados Unidos para os viajantes amantes de natureza

O sistema nacional de parques nacionais dos Estados Unidos é um dos mais bem estruturados do mundo. Sites com informações atualizadas, centros de visitantes bem preparados, estradas sinalizadas e rangers proativos facilitam muito a viagem de quem quer conhecer os incríveis national parks.  

Selecionamos 11 parques nacionais dos Estados Unidos e contamos qual a melhor época para visitação, onde se hospedar e como combinar o roteiro com outras atrações e cidades. 

LEIA MAIS: Road trip nos Estados Unidos: 14 roteiros épicos

ÍNDICE:

  1. Quais são os principais parques nacionais dos Estados Unidos?
  2. Quantos parques nacionais tem os Estados Unidos?
  3. Dicas para visitar os parques nacionais dos Estados Unidos
  4. Parques nacionais dos Estados Unidos

Qual é o melhor seguro viagem para viagens internacionais?

Assist 365que a gente usa e recomenda aqui no blog, nasceu da experiência de viajantes que sabem, na prática, o que pode dar errado em uma viagem – e como resolver. Especializada em assistência internacional e seguro viagem, a empresa oferece suporte completo para que você possa explorar o mundo com mais segurança e tranquilidade: conta com cobertura para diversas situações que podem ocorrer, desde emergências médicas até problemas com bagagem. Com uma equipe especializada e suporte disponível 24h por dia, busca garantir que os viajantes tenham assistência rápida e eficiente. Além disso, permite upgrades como proteção para gestantes, dispositivos eletrônicos e despesas médicas com COVID-19.

COTE AQUI O SEU SEGURO VIAGEM – CUPOM ANNA365

Quais são os principais parques nacionais dos Estados Unidos?

Os Estados Unidos abrigam parques nacionais de tirar o fôlego. Entre eles está o Grand Canyon, em Arizona, que impressiona com seu desfiladeiro colossal, enquanto Yosemite, na Califórnia, encanta com cachoeiras e penhascos imponentes. O Yellowstone National Park é o primeiro parque nacional do mundo é repleto de gêiseres (são mais de 500!), e Zion, em Utah, oferece trilhas deslumbrantes entre cânions. Na Califórnia, Joshua Tree combina desertos e formações rochosas, Death Valley é conhecido pelas temperaturas exorbitantes e Sequoia abriga árvores gigantes e milenares.

Quantos parques nacionais tem os Estados Unidos?

Os Estados Unidos possuem 63 parques nacionais oficialmente designados pelo National Park Service (NPS). Além disso, o NPS administra mais de 400 áreas protegidas, incluindo monumentos nacionais, reservas e sítios históricos.

Itens para levar na mala para os parques nacionais dos EUA:

Mochila Fjallraven

É espaçosa, com um grande compartimento principal, bolso frontal com zíper, bolsos laterais e até um espaço para notebook ou garrafa de água. As alças são ajustáveis e o painel traseiro é acolchoado, para maior conforto.

Pochete Fjallraven

A pochete garante durabilidade e resistência. Seu design garante espaços bem distribuídos, além de ser de fácil acesso e com zíper duplo. Sua alça pode ser ajustada para usar na cintura ou na transversal.

Camisa Columbia

camisa para trilhas da Columbia

Mais casual, adaptável tanto para atividades do dia a dia quanto para trilhas, ela tem manga curta, detalhes brilhantes, somado à tecnologia Omni-Shade, Omni-Wick, de proteção UV e evaporação de suor. 

Tênis Columbia

bota-columbia-trilha

Com entradas de ar que permitem respirabilidade, é a melhor pedida para os passeios. É equipado com um bom amortecimento, tração multi-terreno, ideal para qualquer tipo de superfície.

USE O CUPOM ANNALAURA PARA 10% OFF NA FJALLRAVEN
USE O CUPOM ANNALAURA PARA 10% OFF NA COLUMBIA

Dicas para visitar os parques nacionais dos Estados Unidos

  • Para quem mora nos EUA ou visita o país com muita frequência, há a possibilidade de comprar o passe anual dos parques nacionais, que sai por US$ 80 e dá direito a visitar todas as propriedades. Saiba mais aqui. 
  • Reserve sua hospedagem com bastante antecedência, principalmente se for em alta temporada. Para os parques mais visitados, como o Grand Canyon, o Yosemite e o Yellowstone, vale começar a programar a viagem um ano antes. 

Parques Nacionais dos Estados Unidos

Grand Canyon National Park – Arizona

O Grand Canyon pode ser dividido em três partes: a Borda Sul (South Rim), que é a com a maior infraestrutura turística, ideal para quem está viajando pela primeira vez ao parque; a Borda Norte (North Rim), com uma pegada mais roots, menos frequentada e aberta apenas de maio a outubro; e, por fim, o Grand Canyon West, que fica em uma reserva indígena e não faz parte da infraestrutura do parque nacional propriamente dito. Para quem está em Las Vegas, não vale a pena fazer bate-volta até a South Rim, a não ser que seja viável no orçamento pagar um voo até lá. De carro, são oito horas de viagem (ida e volta) para pouco tempo aproveitando o parque. A opção mais certeira a partir de Vegas é ir até o Grand Canyon West – não oferece a mesma experiência de explorar um parque nacional, mas também tem vistas incríveis e dá um gostinho do sítio turístico mais famoso do Arizona. 

grand-canyon-park-parques-nacionais-dos-estados-unidos

Passeios em Arizona:

Yosemite National Park – Califórnia 

O Yosemite é um dos parques nacionais mais completos dos Estados Unidos e tem como vantagem estar em uma localização estratégica para combinar o roteiro com uma road trip na Califórnia. As quedas d’água são notáveis no parque, especialmente as Yosemite Falls, as mais altas dos EUA, e a Bridalveil Fall. O parque também está bem servido de paisagens cênicas e instagramáveis: a gigantesca rocha Half Dome e seu reflexo no Mirror Lake e o disputado mirante Glacier Lake (aberto só de maio a outubro) formam a tríade imperdível na visita ao Yosemite. Para complementar o passeio, vale também ir até o bosque Mariposa Grove, para contemplar as gigantescas árvores sequoias. 

LEIA MAIS: O que fazer em San Francisco, na Califórnia: os melhores programas
Roteiro Califórnia: road trip de San Francisco a Los Angeles

yosemite-national-park-california-parques-nacionais-dos-estados-unidos

Passeios na Califórnia:

grand-prismatic-yellowstone-parques-nacionais-dos-estados-unidos

Yellowstone National Park – Wyoming

O primeiro parque nacional do mundo é repleto de gêiseres (são mais de 500!), lagoas coloridas, desfiladeiros, águas termais e muita vida selvagem – é a sua oportunidade de avistar bisões, alces, lobos e até ursos. Entre os atrativos mais famosos do parque, está o gêiser Old Faithfulneste site, você pode acompanhar os horários de erupção dele – e a fonte termal Grand Prismatic Spring, chamativa pelos seus tons coloridos vibrantes (foto). Ir até o Yellowstone requer um bom planejamento, dado o tamanho do parque e o número de atividades possíveis. É importante mapear com antecedência o que você pretende conhecer para não ficar perdido em meio a tantas opções. Obs: um ponto de atenção no Yellowstone são os ursos. Há, inclusive, uma série de recomendações disponibilizadas no site do parque, para um caso de encontro inesperado e para observar os animais com segurança. 

  • Melhor época: em junho ou em setembro, para fugir da alta temporada do verão e fugir das estações “molhadas” (seja por causa do derretimento da neve ou da chuva).
  • Combine o roteiro com: Salt Lake City e Idaho Falls.
zion-national-park-utah-parques-nacionais-dos-estados-unidos

Zion National Park – Utah

Ainda pouco explorado por brasileiros, o Parque Nacional de Zion tem uma ótima infraestrutura, com trilhas bem sinalizadas e centro de visitantes prestativo. Um dos jeitos mais autênticos de explorar o parque nacional é dando uma volta de bike, parando nos mirantes de sua preferência e aproveitando as paisagens estonteantes. No site, você encontra todas as orientações necessárias para pedalar por lá. Outro passeio sem erro é dirigir pelo Zion Tunnel e observar as rochas avermelhadas e a vida selvagem ao redor. PS: tirando este passeio específico do túnel, é mais fácil circular pelo Zion com os shuttles disponibilizados pela organização. De dezembro a fevereiro, é proibido dirigir na rota denominada Scenic Drive, que contempla os principais atrativos do parque. 

  • Melhor época: no outono, a fall foliage no Zion National Park forma um dos cenários mais lindos de todos os EUA.
  • Combine o roteiro com: Las Vegas ou Salt Lake City.

Passeios em Utah:

Great Smoky Mountains National Park – Tennessee e Carolina do Norte 

O Parque Nacional das Grandes Montanhas Fumegantes é o mais visitado de todos os parques nacionais, segundo os dados do NPS (National Park Service). As “Smokies” são parte das cordilheiras Apalaches e são conhecidas pela névoa que figura no topo das montanhas – para observar este fenômeno incrível, é preciso acordar bem cedinho e ir até algum dos vários mirantes do parque. Dica: um dos melhores pontos de observação é o Mount LeConte. Para conhecer o parque, o comum é dirigir pelas várias rotas cênicas, mas atenção: o funcionamento delas depende das condições climáticas, veja aqui

smokies-national-park-parques-nacionais-dos-estados-unidos

Lassen Volcanic National Park – Califórnia

Um dos parques menos visitados da Califórnia, o Parque Nacional de Lassen Volcanic é conhecido pela alta atividade vulcânica – lá, você encontra quatro tipos diferentes de vulcões e águas termais – que divide espaço com lagos lindíssimos e árvores coníferas. Um dos vulcões mais interessantes é o Cinder Cone, que forma um cenário totalmente único e diferente de tudo que se vê no estado da Califórnia. A trilha por Bumpass Hell, por sua vez, tem fontes em ebulição, valas de lama e vapores vulcânicos. Para um passeio mais calmo, o cênico Lake Helen é o mais fotogênico do parque, enquanto o Manzanita Lake é queridinho para passeios de caiaque e para piqueniques.

bumpass-hell-california-lassen
  • Melhor época: no verão, você tem a garantia de poder aproveitar todo o parque. No inverno, algumas estradas e atrações são fechadas e na primavera, o gelo ainda está derretendo. 
  • Combine o roteiro com: Shasta Lake em Redding e as Burney Falls, uma das cachoeiras mais lindas da Califórnia.
  • Onde ficar: a 1h30 do parque, a cidade de Redding é uma das mais bem estruturadas. No parque, há campings e o Drakesbad Guest Ranch (diárias a partir de US$ 220).

LEIA TAMBÉM: Big Sur, Califórnia: 15 paradas incríveis na Highway 1 
Para onde viajar em julho nos Estados Unidos: destinos selecionados

Joshua Tree National Park – Califórnia

O Parque Nacional de Joshua Tree marca o encontro de dois desertos, o de Mojave e o do Colorado, e é conhecido pelos seus diversos cactos, sendo a espécie mais famosa aquela que dá nome ao parque: a árvore de Josué, ou Joshua Tree. Uma das espécies mais interessantes fica no Cholla Cactus Garden, um jardim de mini cactos super fofos. Entre as programações mais comuns por lá: ver o pôr do sol na Ryan Mountain, o ponto mais alto do parque; tirar foto na Skull Rock, pedra que lembra uma caveira; e fazer a trilha do Hidden Valley. Por ser perto de Los Angeles e de Palm Springs, quem não tem muito tempo pode fazer um bate-volta até o parque: ele fica a 2h30 de LA e a 50 minutos de Palm Springs. Ps: vá preparado com lanchinhos e água, já que não há restaurantes nem vendinhas dentro do Joshua. 

Death Valley National Park – Califórnia e Nevada

O Parque Nacional do Vale da Morte é conhecido pelas temperaturas exorbitantes, pela umidade baixíssima, pelas montanhas coloridas e pelas dunas de areia que, juntos, formam um cenário desértico remoto – é até difícil imaginar que a quilômetros do Death Valley está a movimentada e urbana Las Vegas. É o parque mais “extremo” dos EUA, literalmente: ali está o ponto mais baixo do país – a bacia de água salgada Bad Water, 86 metros abaixo do nível do mar – e em suas proximidades, o cume mais alto dos Estados Unidos continental – o Mount Whitney. No mirante Dante’s View, dá pra visualizar este contraste: a Bad Water cercada por cadeias montanhosas. Já o nascer do sol mais bonito do parque está no Zabriskie Point, em que é possível contemplar a mudança de cor do céu e das montanhas.

zabriskie-point-parques-nacionais-dos-estados-unidos

LEIA MAIS: Férias de janeiro e fevereiro nos Estados Unidos e Canadá: para onde ir 
Las Vegas em 5 motivos para uma viagem: shows, cassinos, hotéis e mais

sequoias-park-parques-nacionais-dos-estados-unidos

Sequoias National Park – Califórnia

Integrado ao Kings Canyon National Park, na cadeia montanhosa de Sierra Nevada, o Parque Nacional da Sequoia é a escolha para aqueles turistas que querem fugir das escolhas óbvias de parques nacionais dos Estados Unidos. Como o próprio nome já denuncia, o grande atrativo são as sequoias gigantes, árvores milenares que alcançam centenas de metros de altura. É lá que você encontra a General Sherman, a maior árvore do mundo. Na verdade, na Giant Forest do Sequoias National Park, estão cinco das dez maiores árvores do mundo, tornando-se o ponto de parada mais importante do parque. Para complementar o passeio, vale entrar no museu antes e entender um pouco mais da história destas maravilhas naturais. 

LEIA MAIS: Melhores botas para trilhas: calçados leves, com tração e ajustáveis

Parques nacionais dos Estados Unidos: Alasca e Havaí  

Denali National Park – Alasca

O primeiro parque nacional do Alasca é ainda um terreno com poucas intervenções humanas e abriga uma vida selvagem típica de biomas frios – os ursos-pardos são os mais famosos, mas lá você também encontra alces, lobos, carneiros e renas. Para explorar o Denali, é preciso mais planejamento, já que, diferente de outros parques dos EUA, não basta pegar o carro e ir fazendo paradas conforme sua preferência. Isto porque há apenas uma estrada principal no parque e apenas 22 km dela podem ser percorridos por veículos particulares. A pedida, então, é aproveitar os shuttles gratuitos e os tours de ônibus pagos à parte – existem quatro opções, veja aqui. Extra: se couber no seu orçamento, a Fly Denali oferece passeios sobrevoando os glaciares do parque. O preço, no entanto, é bem salgado: a partir de US$ 599 por pessoa. 

Hawaii Volcanoes National Park – Havaí

Entre florestas tropicais e praias do Oceano Pacífico, a atividade vulcânica da Big Island pode ser observada em toda a sua magnitude no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Lá, encontram-se dois dos vulcões mais ativos do mundo: o Mauna Loa e o Kilauea. Além de muita lava, no parque há também várias espécies endêmicas da ilha – algumas em risco de extinção, como o ganso-do-havaí – e praias com falésias. Para explorar, é possível seguir de carro em duas estradas cênicas: a Crater Rim Drive e a Chain of Craters Road. Ps: a erupção do Kilauea em 2018 fez com que alguns pontos turísticos fossem fechados. Entre eles, o interessante Thurston Lava Tube (foto), um túnel de lava a ser percorrido a pé. Para saber sobre a situação atual das atrações, é só ficar de olho no site oficial do parque, que é sempre atualizado. 

LEIA MAIS: Os nossos 9 programas preferidos em Maui, a ilha mais legal do Havaí

lava-tube-parques-nacionais-dos-estados-unidos

Passeios no Havaí:

E aí, qual desses parques você mais gostou? Comenta aqui embaixo!

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Maria Eduarda Nogueira
@meduardanog

Uma comunicadora por paixão, ama criar conteúdos digitais autênticos e aprender novos idiomas. Acumula na bagagem o inglês, o francês e o espanhol e um repertório de mais de 300 livros lidos. Viagens são sua forma preferida de consumir cultura. Fã de espaços urbanos diversos e metrópoles vibrantes, tem nos cafés e livrarias mundo afora seus lugares preferidos - sempre com um chocolate quente em mãos e em busca do próximo idioma para aprender.

Deixe seu comentário aqui!