CALENDÁRIO DE VIAGEM
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO: MELHORES DESTINOS NO BRASIL E NO EXTERIOR
ÍNDICE
- Para onde viajar em agosto no Brasil
- Para onde viajar em agosto na América do Sul
- Para onde viajar em agosto no Caribe
- Para onde viajar em agosto na América Central e Norte
- Para onde viajar em agosto na Europa
- Para onde viajar em agosto na África
- Para onde viajar em agosto na Ásia e Oceania
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
Onde não chove em agosto?
No Brasil, dá para curtir o bom tempo nos estados do Piauí (Barra Grande), Maranhão (Lençóis Maranhenses) e Ceará (Jeri, Icaraí, Cumbuco, Canoa Quebrada, entre outras). Também vale ir a Noronha, com boa visibilidade para mergulho. No mais, é hora de ver o interior do país. No Caribe, destinos do sul são os mais seguros na época, como Aruba, Curaçao, Barbados, Bonaire, Trinidad e Tobago e Los Roques.
Onde passar as férias em agosto?
No âmbito nacional, quem procura sol e praia, o Nordeste é uma ótima opção, com locais como Piauí, Maranhão e Ceará. Para um clima mais ameno, a Serra Gaúcha, com vinhedos e belas paisagens, é uma excelente escolha. Além disso, destinos internacionais como a Europa e Fiji oferecem boas experiências.
Qual o melhor país para visitar em agosto?
Os melhores países para visitar em agosto são Brasil, Chile, parte dos Estados Unidos, Canadá, qualquer país da Europa, que vive o auge do verão europeu e alguns cantinhos da África do Sul.
Para onde viajar em agosto fora do Brasil
Na América do Sul faz friozinho em todo o continente, no Caribe, é temporada de furações e tempestades, mas Aruba, Curaçao, Barbados, Bonaire, Trinidad e Tobago e Los Roques são lugares seguros. Na América Central e do Norte, o calor está por todo lugar. Na África tem tempo quente e ensolarado para safáris. Enquanto que na Ásia e na Oceania, as monções estão em seu auge. Austrália e Nova Zelândia têm dias frios.
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO NO BRASIL
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
Os melhores points para pegar praia estão no Nordeste nos estados do Piauí (Barra Grande), Maranhão (Lençóis Maranhenses) e Ceará (Jeri, Icaraí, Cumbuco, Canoa Quebrada, entre outras). Já Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió têm moderados índices de precipitação. Também vale ir a Noronha, com boa visibilidade para mergulho. No mais, é hora de ver o interior do país: as serras (gaúcha, catarinense, fluminense, paulista), as chapadas (Veadeiros, Guimarães, Diamantina), o Jalapão, o Pantanal, Bonito, as Cidades Históricas de Minas. A temperatura baixa não dá praia no Sul e no Sudeste.
CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
Alugue um carro em Brasília e cumpra os 240 km até a mais mística das chapadas, que tem uma área enorme de belas cachoeiras (não perca a de Santa Bárbara, com suas piscina cristalina), formações naturais e vegetação do Cerrado. Em algumas atrações você chega sozinho, em outras, como a Cachoeira do Segredo, é melhor contratar um guia. Dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é possível fazer a Travessia das Sete Quedas, uma trilha fácil de 23 km com pernoite num acampamento – uma imersão deliciosa na natureza. As cidades-base são São Jorge, com suas ruazinhas de terra e pousadas fofas, e Alto Paraíso, com sua população riponga que clama ver ET’s.
Dica: ir em grupo de 4 pessoas barateia a viagem: podem ser divididos os gastos com aluguel de carro, gasolina e guias.
LEIA TAMBÉM: 3 jornadas zen no Brasil pra se desconectar (ou conectar-se com você mesmo)
Precisa de carro?
Nossa recomendação é usar a RentCars, plataforma que compara os valores das principais locadoras, com possibilidade de pagamento em cartão de crédito (em até 12 vezes) ou boleto. O interessante desta opção é que você pode analisar o preço de todas as empresas por um só site, economizando tempo, além dele sempre indicar as opções com o melhor custo-benefício.
LENÇÓIS MARANHENSES (MA)
Para onde viajar em agosto: as chuvas do primeiro semestre já cessarem e as levas de turistas das férias de julho já foram embora. As lagoas estão à tona, no auge, e o momento é perfeito pra visitar a imensidão de dunas rodeadas por piscininhas naturais cristalinas ao longo de 70 km da costa. A principal base é Barreirinhas a 4 horas de São Luís, às margens do Rio Preguiças. Atins e Santo Amaro guardam as lagoas mais bonitas e menos turísticas, mas tem infra mais limitada. O ideal é se dividir entre os três destinos pra conhecer por completo esse cenário único.
Dica: quem quer uma experiência mais autêntica pode embarcar natravessia a pé pelos Lençóis Maranhenses, de 3 ou 4 dias, dormindo em redes ou cabanas de pescadores e caminhando à noite sob a lua cheia.
LEIA TAMBÉM: Como é fazer a Travessia dos Lençóis Maranhenses
Dicas dos Lençóis Maranhenses: um guia completo para organizar a sua viagem
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro?
ONDE FICAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES
Pousada Sossego do Cantinho
À beira-rio, com prainha com espreguiçadeiras de madeira e almofadas floridas, é uma opção atraente em Barreirinhas, devido aos seus chalés com varandinhas dispostos num jardim florido, ar-condicionado, paredes coloridas alegres e detalhes que fazem toda a diferença à décor rústica com encantos, como o mosquiteiro nas camas dando um toque especial e os amenities da Natura que combinam com a graça local.
Encantes do Nordeste
É a pedida para achar charme em Barreirinhas. Chalés rústicos coloridos, tetos com coberturas de sapê e varandas com redes. O café da manhã conta com bolos, biscoitos e pãezinhos caseiros. A área à beira-rio é bem aproveitada, onde está instalado o gostoso restaurante Bambaê, aberto também para não-hóspedes, oferecendo day-use para aproveitar o deck com sombra de palmeiras e a piscina com quisoques para se acomodar.
Porto Preguiças Resort
É a opção de estadia mais confortável de Barreirinhas, com a melhor infraestrutura de hospedagem, seguindo um estilo rústico-praiano e práticas sustentáveis que merecem elogios. Apesar de suas três piscinas, está longe de ser, de fato, um resort. Ponto alto para os fogões à lenha de onde saem deliciosas tapiocas e para o fato do hotel disponibilizar caiaques gratuitamente para os hóspedes passearem pelo Rio Preguiças.
+ ROTA DAS EMOÇÕES: o percurso que vai dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara, passando por destinos igualmente queridos como Delta do Parnaíba, no Piauí, conhecido como Rota das Emoções, também vive um mês especial em agosto. Todo esse trecho litorâneo, no limite do Nordeste, está em sua melhor fase, no alto verão, e já mais vazio e um pouco mais em conta que em julho. Algumas empresas fazem o trajeto, sempre de 4×4, já que a maior parte do caminho passa por entre as dunas, rios e faixas de areia de praias.
VEJA TAMBÉM: Rota das Emoções: roteiro prontinho dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara
FERNANDO DE NORONHA (PE)
Para onde viajar em agosto: difícil dizer se é o conjunto de praias maravilhosas, a vida marinha em abundância ou o verde preservado que dão à Fernando de Noronha o título de destino mais cobiçado do Brasil, mas o fato é: o lugar tem mesmo uma vibe especial. Cheio de vida e um povo sorridente, que faz questão de repassar sua energia boa aos turistas. Em agosto, o mar está calminho, azul e límpido pro mergulho, as chuvas cessaram e o sol está com tudo: o verão chegou em Noronha, a alta temporada de julho acabou e a ilha está pedindo uma visita. Em tempo: a época boa pro surf, no entanto, é no fim do ano, entre dezembro e fevereiro.
Dica: pra quem quiser economizar, fique hospedado na Martinelli Residence, pousada super econômica que fica do lado da Vila dos Remédios.
LEIA TAMBÉM: Fernando de Noronha fitness: passeios, espaços de bem-estar e comida saudável
Dúvidas Noronha: 28 perguntas e respostas importantes sobre a ilha
Pousadas e hotéis em Pernambuco: Olinda, Porto de Galinhas, Noronha e mais
ONDE FICAR EM NORONHA
NANNAI Noronha
São apenas oito bangalôs e dois apartamentos elegantérrimos com vista panorâmica para a Baía do Sueste. O destaque fica para os dois bangalôs master, com 75 metros quadrados, chuveiros ao ar livre, adega, varanda ampla e rede suspensa.
Pousada Maravilha
É uma das opções mais famosas da região. Isto porque Luciano Huck entrou na sociedade que construiu a pousada e saiu, mas a fama ficou. Com vista para a Praia do Sueste, tem bangalôs e piscina de borda infinita marcante. O local ainda oferece day use.
Pousada Maria Bonita
Bem localizada na Vila dos Remédios, a pousada inaugurada por Bruno Gagliasso mistura elementos naturais como a madeira e objetos de design, com cores neutras e valorizando os aspectos regionais do Nordeste. Tem piscina.
CARAÍVA (BA)
Agosto marca o início da baixa temporada no Nordeste. E, nessa época, o sul da Bahia fica ainda melhor. O sol continua a brilhar, mas sem o calor insuportável do verão, e há menos gente visitando a região. É nesse período especial que os preços de passagens e pousadas tendem a baixar. Caraíva, a 120 km ao sul de Porto Seguro, é uma vila de pescadores com ruas de areia, casas coloridas e muita paz, banhada de um lado por um rio e de outro pelo mar, que ainda resiste ao avanço do turismo e se mantém preservada ao longo dos anos.
Dica: pra quem estiver de carro vale um bate-volta até Trancoso e a belíssima Praia do Espelho (mas os carros não entram no vilarejo, ficam num estacionamento próximo. Ali só a pé ou de jardineira).
LEIA TAMBÉM: Dicas de Trancoso: um guia completo do vilarejo mais charmoso do sul da Bahia
Praia do Espelho (BA): como chegar, quando ir e o que fazer – entre as mais lindas do país!
GRAMADO (RS)
O destino de frio mais famoso do país é quase mais cobiçado em agosto que em julho. O motivo: a cidade serrana gracinha do Rio Grande do Sul sedia o Festival de Cinema neste mês, em que os vencedores recebem o famoso Kikito. Há venda de ingressos para acompanhar os filmes que concorrem ao prêmio no site do festival. No mais é comer fondue, galeto e café colonial, passear pelo Lago Negro, visitar a Catedral de Pedra de Canela, fotografar a Cascata do Caracol e curtir a atmosfera invernal do local.
Dica: uma esticada até o Vale dos Vinhedos e Cambará do Sul é muito bem-vinda.
LEIA TAMBÉM: Um roteiro de 3 dias pela Serra Gaúcha
Onde ficar em Gramado e Canela: 21 hotéis e pousadas aconchegantes por até R$ 299
Melhor época para viajar para Gramado: previsão mês a mês
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO NO EXTERIOR
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
AMÉRICA DO SUL: Friozinho em todo o continente: ainda é temporada de esqui na Argentina e no Chile (veja estações em lugares como Las Leñas, Bariloche, Vale Nevado, Portillo, Pucón). É a melhor época para viajar a Peru e Bolívia, com tempo seco e ensolarado (mas atente-se para as noites, quando as temperaturas caem bastante e exigem agasalho). Na Colômbia, Bogotá e Medellín estão secos mas em Cartagena e San Andrés pode chover.
PORTILLO, CHILE
Para onde viajar em agosto: a atmosfera aconchegante, o icônico hotel amarelo, a Laguna del Inca e a estrutura de montanha caprichada caracterizam Portillo, centro pioneiro em esqui na América do Sul. A estrutura hoteleira, a qualidade – e diversidade – das pistas e o serviço quase que personalizado (alguns funcionários trabalham no local há mais de 50 anos e sabem de cabeça as preferências dos hóspedes) são os mesmos desde a época da inauguração, na década de 1940.
Dica: o Hotel Portillo é o endereço dos casais e famílias que podem gastar. Já os chalés, mais novos, são pra grupos de 4 a 8 pessoas. E no Inca Lodge vai quem quer economizar ao máximo: as acomodações, também compartilhadas em até 4 pessoas, são bem apertadas e mal há espaço para as malas.
LEIA TAMBÉM: Portillo: o melhor do esqui na América do Sul
PUCÓN, CHILE
Apesar de ser conhecida como destino de verão para os chilenos, a cidade aos pés do vulcão e do lago chamados Villarrica também atrai visitantes no inverno, quando a neve deixa a paisagem branquinha e a estação de esqui, a 20 minutos do centro, está funcionando a todo vapor (o snowboard é especialmente bom ali). Vá com roupas adequadas para caminhar pelo Parque Nacional Huerquehue, onde por vezes algumas cachoeiras congelam (!), curta atividades invernais como passeio de trenó puxado por cães e aqueça o corpo em centros de águas termais como o Termas Geométricas.
Dica: o hotel de design Antumalal, a beira lago Villarrica, é escolha certeira para se hospedar com conforto entre a natureza.
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
CARIBE: É temporada de furações e tempestades na maior parte do Caribe – melhor ficar com os destinos do sul, seguros na época, como Aruba, Curaçao, Barbados, Bonaire, Trinidad e Tobago e Los Roques.
CURAÇAO
Sua proximidade com a costa da Venezuela é o maior atrativo em agosto: os furacões não chegam nesta área. E, com influências jamaicanas e colonização holandesa que deixou casinhas coloridas fotogênicas, oferece uma riqueza cultural bem interessante que se reflete na vida cotidiana, indo além das praias maravilhosas e resorts de luxo. As praias que todo mundo que ver são Cas About, Port-Marie e a hipnotizante Kenepa Grandi, a uma hora de Willemstad, a capital.
Dica: como Curaçao é ligada a Aruba por um voo de meia hora, juntar os destinos nesta época, que ficam na mesma latitude, é um acerto em cheio. É outro Caribe azul, agradável e sem furacões.
LEIA TAMBÉM: Dicas de Aruba: tudo sobre a ilha mais ensolarada do Caribe
Onde ficar em Aruba: as melhores praias e hotéis selecionados
ONDE FICAR EM ARUBA, CURAÇAO
Hyatt Aruba Resort
À beira-mar, com cassino em seu interior, acesso direto à praia, restaurantes e duas piscinas. Os quartos são decorados em tons verde-azulados e têm aspecto bem clean, com decoração inspirada nos tons de Aruba. Lá, você pode relaxar com uma massagem ou tratamento facial no SPA completo, aproveitar uma aula de yoga ou comprar presentes nas lojas do local.
Hilton Aruba Caribbean
Tem a boa estrutura que a gente espera de um resort: atividades na praia, amplas piscinas, um bar, quartos renovados, um SPA e próximo das atrações de Palm Beach. Você pode saborear frutos do mar frescos no restaurante Sunset Grille e desfrutar de um coquetel internacional no Mira Solo Bar. Ponto baixo para os papagaios presos em gaiolas.
Radisson Blu Aruba
Acomodações com vistas maravilhosas para o mar, piscina ao ar livre e cadeiras para tomar sol, academia, jardim, terraço, bar e quadra de tênis. A propriedade oferece entretenimento noturno e o café da manhã diário oferece opções em buffet, à la carte ou continental. Já o restaurante serve pratos das culinárias americana, local e internacional.
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
AMÉRICA CENTRAL DO NORTE: O calor está por todo lugar. Pode ser desagradável visitar os parques da Disney embaixo de um sol escaldante e chuvas frequentes ou ferver caminhando nas ruas de Nova York, por exemplo. Ainda assim, as cidades ficam mais vivas do que nunca, cheias de festivais e eventos ao ar livre. É boa hora para encarar o Canadá com clima gostoso. Na Costa Rica e no Panamá pode chover muito.
CALIFÓRNIA, EUA
O momento é o mais propício pra embarcar numa road trip pela Califa, em especial mais no final do mês. Há calor o suficiente pra entrar na água, noites mais fresquinhas e luz do dia extensa. O ideal dos roteiros pra viajar de carro é começar em San Francisco e de lá guiar os 600 quilômetros até Los Angeles, e, se quiser esticar até San Diego. No caminho, dá para dormir em Monterrey, com seu centro histórico colonial; Santa Bárbara, um refúgio costeiro relax com lojas e restaurantes; e Carmel-by-the-Sea, uma Campos do Jordão com praia onde endinheirados jantam em bistrôs. Se estiver com as crianças, tem atração a rodo: o Six Flags Magic Mountain, a Universal Studios Hollywood e a boa e velha Disneyland. Se for com os amigos, faça um desvio estratégico para enfiar o pé na jaca em Las Vegas. Se tiver mais tempo, inclua também o Yosemite National Park, com belas montanhas, lagos e cachoeiras, além de Napa Valley, região dos vinhos.
Dica: encoste o carro em mirantes e parques como o Julia Pfeiffer Burns Park, com uma cachoeira que deságua na praia.
LEIA TAMBÉM: Roteiro Califórnia: road trip de San Francisco a Los Angeles
Big Sur, Califórnia: 15 paradas incríveis na Highway 1
Guia insider da Baja California, de melhor vinícola às praias famosas
VANCOUVER, CANADÁ
Para onde viajar em agosto: a cidade mais verde do Canadá vibra intesamente no verão, quando os dias são longos e ensolarados (amanhece às 4h da manhã e escurece só às 22h) e moradores e turistas se espalham pelos gramados e pistas do Stanley Park e pela orla da English Bay Beach, navegam pelo False Creek e frequentam o mercado noturno de Chinatown. Se for no início do mês ainda dá pra apreciar o céu explodindo em cores durante o Celebration of Light, competição musical de fogos de artifício que acabou se tornando o maior festival da cidade.
Dica: de quebra, nesta época, ainda dá pra embarcar em um navio de cruzeiro pelo Alasca com a Princess Cruises. Veja mais aqui.
LEIA TAMBÉM: Um giro pelo Stanley Park, o maior parque urbano do Canadá
O que fazer em Vancouver, no Canadá: as melhores atrações, do verão ao inverno
Os melhores hotéis em Vancouver, selecionados por região
ONDE FICAR EM VANCOUVER
Pan Pacific Vancouver Hotel
Localizado no Canada Place, este hotel tem belas vistas vistas para o oceano, piscina externa aquecida, banheira de hidromassagem e três restaurantes-referências em Vancouver: o Oceans 999, com cardápio asiático, o Five Sails, com comida europeia, e o Patio Terrace, um ambiente mais casual para petiscos e bebidas. Seus quartos contam com janelões para desfrutar a vista e décor moderna.
Fairmont Pacific Rim
Este hotel cinco-estrelas faz jus aos prêmios internacionais que recebeu de veículos como a revista americana Travel and Leisure. Localizado no coração da cidade, seus espaços oferecem vistas panorâmicas das montanhas e do porto central. Para quem quer desfrutar de uma boa infra e uma experiência de luxo completa, ali há spa, academia, piscina aquecida na cobertura e dois restaurantes gourmet.
Samesun Vancouver
Este hostel moderninho e super bem localizado tem opções de quarto privativo, compartilhado misto (em cápsulas) ou só feminino. O café da manhã com bagels, frutas e café está incluso na diária, e as áreas comuns contam com sala de cinema, lavanderia e cozinha. Para matar a fome, o restaurante Beaver and Lounge tem um barzinho cozy e especializado em happy hour.
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
EUROPA: É o auge do verão europeu, o que sobe os preços e o número de turistas por metro quadrado no Velho Continente, e as praias estão bombando. As cidades estão mais vibrantes do que nunca, com festivais, bares ao ar livre e todo mundo se esticado nos parques. Espere muuuuita gente nos litorais da Grécia, Croácia, Espanha, Portugal, França. Em cidades grandes da Itália muitas lojas e restaurantes podem fechar porque os proprietários estão indo tirar férias. É tempo ideal para ver Escandinávia, Leste Europeu e Rússia com clima ameno. Roteiros de vinho (Toscana, Borgonha) vão bem: os vinhedos estão bonitos e fartos.
NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Cote seu seguro viagem aqui! Com o código CARPEMUNDI5, você recebe 5% de desconto
O site Seguros Promo, que a gente usa e recomenda aqui no blog, cota o seguro viagem com várias empresas diferentes para você encontrar o mais barato/útil para você. Além disso, usando o código CARPEMUNDI5, você tem 5% de desconto na compra. Ele abrange as principais empresas de seguro viagem internacional (Travel Ace, Assistcard, GTA, Affinity, April Coris, entre outras) e tem um atendimento bastante atencioso.
ILHAS BALEARES, ESPANHA
Menorca e Mallorca são ilhas apaixonante que guardam praias estarrecedoras. Em Mallorca está a capital da província, Palma. Ibiza, baladeira, é destino pra quem quer ver jovens ricos e bronzeados e entrar nas festas que mais fervem no continente. Formentera é uma ilha menorzinha, destino de celebridades durante o verão europeu, mas com um clima de cidade do interior quando comparada à vizinha Ibiza. O que os quatro pedaços de terra das Ilhas Baleares têm mais em comum é a água de um azul turquesa tão límpido que os barcos parecem estar suspensos sobre o nada. E o fato dos destinos, principalmente Menorca e Mallorca, cada vez mais caírem no gosto do turismo.
Dica: Cala Mararella e Macarelleta figuram em todas as fotos mais lindas de Menorca com suas faixas de areia paradisíacas entre rochedos e a vegetação e o mar, mais azul do mundo, onde os parcos parecem voar.
LEIA MAIS: As 8 melhores praias de Menorca, na Espanha
Como chegar a Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera e viajar entre elas
Onde ficar em Menorca, na Espanha: melhores partes da ilha e hotéis
Onde ficar em Mallorca: melhores partes da ilha e melhores hotéis
ONDE FICAR EM MALLORCA
Hotel Cala Fornells
De frente para uma linda prainha perto de Port de Andratx, o hotel tem quartos bonitinhos e espaçosos, piscinas externa e interna e restaurante com mesas externas. É Boa opção custo-benefício.
Belmond La Residencia
Provavelmente o mais lindo da ilha toda, conte com spa, quadra de tênis, uma piscina cinematográfica, um restaurante top, um café da manhã luxuriante. Quartos são enormes e têm banheira e amenities de luxo.
Hotel Des Puig
Um hotelzinho fofo na mais fofa ainda vila de Deià. São apenas 9 quartos espaçosos com pisos fofos de ladrinho e uma piscina com vista para as montanhas. O ótimo café está incluso na diária.
COSTA AMALFITANA, ITÁLIA
Para onde viajar em agosto: esse pedaço desejadíssimo da costa italiana tem casinhas coloridas, mar azulão, vegetação mediterrânea e boa dose de sofisticação. Reserve pelo menos quatro dias pra conhecer a região, com um dia para Amalfi e Ravello, um para Positano e Praiano e um pra Ilha de Capri e Sorrento. Em Capri fica um dos highlights da região, a bela Gruta Azul, entre várias belas formações de rocha calcária no mar.
Dica: se puder, opte por viajar no fim do mês, quando o calor ainda é gostoso, os preços descem um pouco e você não precisará se deparar com paus de selfie a cada esquina.
LEIA TAMBÉM: 30 horas em Capri: a Gruta Azul e o melhor da incrível ilha do sul da Itália
PRAIAS DO ALGARVE E O ALENTEJO, PORTUGAL
Acredite se quiser: Portugal tem praias tão ou mais bonitas do que o Brasil, e em uma viagem de carro curta pela costa você vê boa parte delas. Alugue um carro e estabeleça algumas bases para dormir e fazer viagens bate-volta: sugerimos se hospedar em Tavira, Lagos e Odeceixe, pela localização e porque são uma graça. Daí passe os dias entre restaurantes com frutos do mar fresquíssimos, pousadinhas de charme e praias com vistas dramáticas de falésias e mar transparente, como a bela Praia da Marinha.
Dica: você pode ir de Lisboa a Évora, dormir uma ou duas noites, e aí seguir a Tavira e dirigir junto a costa.
LEIA TAMBÉM: As melhores praias de Portugal: roteiro pelo Alentejo e Algarve
ONDE FICAR EM CAPRI
Hotel Caesar Augustus
No alto de um penhasco a 300 metros do nível do mar, o hotel membro da Relais & Châteaux, é comandado pela mesma família há três gerações. Ele tem uma das piscinas de borda infinita mais cobiçadas do mundo, elegância e conforto a cada canto e um serviço impecável.
DINAMARCA
Para onde viajar em agosto: o clima está perfeito para visitar os países nórdicos. Depois das casinhas coloridas graciosas do bairro de Nyhavn e o parque de diversões Tivoli em Copenhagen, programe-se pra ir até a cidade de Aarhus, que vive agora um momento especial. Designada Capital Europeia da Cultura e dentro da Região Europeia da Gastronomia de 2017, a cidade está ganhando fãs rapidamente com seus festivais de música, sua próspera cena gastronômica e fabulosos espaços públicos como o Dokk1, lar da maior biblioteca da Escandinávia, no porto da cidade.
Dica: a cerca de 50 minutos de trem de Copenhagen, na cidade litorânea de Helsingor, fica o gigantesco Castelo de Kronborg, famoso por ter servido de inspiração a Shakespeare, que situou a tragédia de Hamlet ali.
MONTENEGRO
O país é lindíssimo e ainda segue fora do radar das massas de turistas. Kotor, sua vila medieval com ruas de mármore, à beira dos fiordes, é o destino mais queridinho, onde é uma delícia se perder dentre lojinhas, restaurantes, igrejas e praças. A 15 minutinhos dali fica Perast, onde uma ilhota artificial abriga a igreja de Nossa Senhora das Pedras, com mais de 500 anos. Reza a lenda que um pescador construiu o santuário após encontrar uma imagem da santa na Baía de Kotor. Budva, outra cidadezinha medieval amuralhada e super bem preservada, é conhecida por suas praias. Esculpido numa escarpa rochosa, o Mosteiro de Ostrog é um dos lugares mais intrigantes do país e um dos mais visitados em peregrinações dos Balcãs.
Dica: ao norte do país, o Parque Nacional Durmitor é sede do Cânion do Rio Tara, que chega a 1 300 metros de altura – é o maior continente. E perfeito pra receber visitas no verão.
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
ÁFRICA: Ótimo mês para ir à África do Sul: tempo quente e ensolarado para safáris. Com um casaquinho dá para aproveitar Cape Town, e é temporada de avistar baleias em Hermanus. Safáris na Zâmbia, Tanzânia e Quênia também são boa pedida.
TANZÂNIA
País onde supostamente se passa o Rei Leão, a Tanzânia é enorme, bela e diversa. Escale o Kilimanjaro e seus quase 6 mil metros, embarque num safári pelo Parque Nacional do Serengeti, veja a imensa cratera de da cratera de Ngorongoro e visite praias lindas de morrer em Zanzibar, um ótimo destino pra lua de mel, vale dizer. Em agosto as temperaturas são favoráveis devido o período de seca e a migração anual dos Gnus pelo Serengeti, fenômeno sempre acompanhado pela multidão de crocodilos famintos esperando os animais atravessarem os rios da região, é imperdível.
Dica: dá sim pra fazer uma viagem econômica à Tanzânia. A cidade de Stone Town é a parte da ilha onde a hospedagem boa e barata é mais palpável. E a região de Shangani, que concentra quase tudo o que interessa, também tem vários hotéis acessíveis.
NAMÍBIA
Para onde viajar em agosto: alta temporada turística no país, o mês de agosto é o auge da estação seca e fresca. Dê uma conferida no Fish River Canyon, o maior cânion do Hemisfério Sul e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Grand Canyon; o Sossusvlei, deserto da Namíbia, com dunas imensas laranjas que chegam a até 380 metros de altura; o Dead Vlei, vale morto e esbranquiçado numa área plana, seca e estéril, bloqueada pelas dunas de areia vermelha, cenário de protetor de tela do Windows; a reserva natural de Etosha, uma das maiores da África, com leões, girafas, hienas, zebras e rinocerontes; e o aglomerado de montanhas em meio à planície do deserto de Spitzkoppe.
Dica: Windhoek é por onde a maioria dos turistas chegam à Namíbia. A Air Namibia tem voos regulares partindo de lá para outros centros regionais.
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
ÁSIA E OCEANIA: As monções estão em seu auge. Para não pegar chuva, vá a Bali, ilhas da costa do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao), Malásia, Cingapura, centro do Vietnã (Hue, Hoi An) e Fiji. A China está lotada e, contraditoriamente, debaixo de chuvas em destinos como Pequim. Austrália e Nova Zelândia têm dias frios.
BALI, INDONÉSIA
Se o Sudeste Asiático está em baixa devido às monções, Bali está na altíssima temporada com dias ensolarados, turistas mil, surf bombando e uma atmosfera festeira. Sinta a vibe de Uluwatu, a praia mais bonita da ilha, com seu templo esculpido em pedra de coral negro em um penhasco a 70 metros de altura; veja os terraços de arroz verdinhos de Jatiluwih e Telalagang; e curta a noite em Seminyak, região que é uma espécie de Búzios em Bali, com restaurantes, lMUNojinhas e clubes de praia.
Dica: faça um bate-volta a Gili Islands, a cerca de 1h30 de barco de Bali. As três ilhas, – Gili Meno, Gili Air e Gili Trawangan – são tranquilas, onde tudo é feito a pé ou de bike, e tem praias paradisíacas.
ONDE FICAR EM BAL
Gravity Eco Boutique Hotel
Com 15 bangalôs e mais seis suítes, o Gravity é uma ótima opção para quem deseja juntar requinte e custo benefício. São duas piscinas charmosas, SPA e restaurante, além de serviços extras que vão desde aluguel de patinetes, aulas de yoga, escolas de surf e aluguel de carros.
Grún Resort
Com 34 vilas recém inauguradas, no topo de uma colina em Uluwatu, o Grun é a hospedagem perfeita: oferece diferentes tipos de acomodações. Vilas de dois andares, studios e casa na árvore são algumas das possibilidades, sem contar a vista panorâmica.
Anantara Uluwatu Bali Resort
Está localizada no topo dos penhascos, com vista para o mar. Dos 74 quartos, a maioria está no edifício principal, enquanto as vilas com piscina e seus tetos de grama verdinha se aglomeram ao redor das duas piscinas principais de borda infinita.
LEIA TAMBÉM: Como montar um roteiro por Bali, na Indonésia // Onde ficar em Bali: hotéis nas melhores partes da ilha //Praias de Bali e arredores: onde estão as mais bonitas // Como se locomover por Bali: carro, Uber, moto, van // Onde ficar em Uluwatu
FIJI
Para onde viajar em agosto: passado o período de monções, que em Fiji vem mais rápido, e ciclones tropicais, o destino praiano é uma boa opção para o mês de agosto. Além de ter praias selvagens e paradisíacas entre suas 333 ilhas absolutamente dos sonhos, tem alguns dos melhores lugares para mergulho no mundo. As ilhas de Mamanuca são mais próximas de Nadi (a ilha principal, onde você vai desembarcar). A vantagem de ficar lá é o fácil acesso e o agito de Beachcomber, a ilha das festas em Fiji. Já as ilhas de Yasawa são as mais distantes, a cerca de 6 horas de Nadi, e, claro, as mais bonitas. Foi em Nacula que gravaram Lagua Azul e Waya é outro destino de natureza selvagem intocada.
Dica: a melhor maneira de chegar em Fiji é voando a Auckland, na Nova Zelândia, com escala em Buenos Aires ou Santiago.
GRANDE BARREIRA DE CORAIS, AUSTRÁLIA
Estamos no meio da melhor época para mergulhar por esse famoso reduto de vida marinha, quando a temperatura está aprazível e chuvas são incomuns, o que se traduz em boa visibilidade na água. A barreira é de fato grandiosa: são 150 quilômetros de largura e mais de 2 mil de comprimento de uma das maiores (e mais ameaçadas) criações da natureza. Há diversos modos de conhecê-la, dependendo do seu grau de expertise como mergulhador. Saindo de cidades como Port Douglas e Cairns, você pode fazer tours de snorkel para Low Isles ou Agincourt Reef ou para ilhas inabitadas como Frankland Islands. Quem quer ter uma experiência mais imersiva deve procurar os roteiros tipo “liveaboard”, onde você passa dias dentro de um barco parando nos melhores points de mergulho.
Dica: una os mergulhos na barreira com uma estadia nas sensacionais ilhas Whitsunday.
Procurando por hospedagens? Dá uma olhada aqui:
PARA ONDE VIAJAR EM AGOSTO
+ EVENTOS LEGAIS PELO MUNDO
Tango Buenos Aires Festival (Buenos Aires, Argentina)
Para onde viajar em agosto: principal evento de dança do ritmo portenho, desde 2009 reúne milhares de bailarinos e turistas do mundo todo entre suas propostas de recitais, exibições, aulas e espetáculos. O encerramento acontece com a premiação dos campeões mundiais com a Competição Mundial de Tango, por onde costuma passar um enorme leque de talentos, principalmente na categoria “Tango de Pista”.
Burning Man (Nevada, EUA)
Autodescrito como um “experimento em arte, comunidade, autoexpressão e autossuficiência”, o evento maluco (e caro – os ingressos custam US$ 1200) acontece na última semana do mês. Pra comparecer, você precisa chegar em Black Rock City, a cidade montada para o festival, com bicicleta, comida e tralha pra acampar. O que rola por ali? Basicamente tudo, incluindo aula de yoga e meditação, acupuntura, jogos de tênis, estação de tatuagem, jogos de tabuleiro, festas e dezenas de outras coisas. Só estando lá pra ver.
La Tomatina (Valência, Espanha)
Uma batalha de tomates toma conta das ruas da cidadezinha de Buñol, a 40 km de Valência, na última quarta-feira de agosto, no festival que começou com um desfile de bonecos gigantes e guerra de comida entre amigos, usando os tomates como arma. Os integrantes da festança passam em cima das caçambas de caminhãozinhos atirando, adivinhe, tomates, na galera.
Incrível esse post e a ideia de melhores lugares para visitar em cada mês.
Gostaria de viajar em agosto do dia 13/08 a 19/08 e estou super indecisa para onde ir. Quero sol, praia, boa comida e boa hospedagem. Não estou procurando preços e sim bons passeios, sem luxo e sem lixo, mas com conforto e comodidades.
OI Vera tudo bem? Você quer viajar no Brasil ou fora?
Gostaria de viajar em agosto do dia 13/08 a 19/08 e estou super indecisa para onde ir. Quero sol, praia, boa comida e boa hospedagem. Não estou procurando preços e sim bons passeios, sem luxo e sem lixo, mas com conforto e comodidades.
Olá! Tudo bem? Gostei das suas dicas. Agosto é o único mês que o meu amigo pode viajar. Queremos fazer um mochilão na América Latina. Mas só vi que tu indicou Chile :/ Somos três ao total. Eu quero praia, luau e festas. Ilha de San Andres – Colombia vale à pena conhecer? O outro quer ir para o Peru, em Agosto lá é bom?
Tu teria alguma dica de lugares para conhecer na América Latina?
Agradeço desde já pela sua atenção.
att
Lino
A América do Sul está no geral vivendo bons dias sim em agosto. Caribe só é bom ficar atento com a temporada de furacões. Dá uma lida na introdução dos continentes pra entender. Bjs!
Gostaria de dicas para viajar e que seja no inverno no período de agosto/setembro