Em uma viagem pelo Camboja transparecem as marcas de sua história ao mesmo tempo fascinante e dura, desde o majestoso complexo de templos ao redor de Angkor Wat, do Império Khmer, que reinou dos séculos 10 ao 13, às heranças das ocupações francesa, japonesa e vietnamita e da tenebrosa ditadura do Khmer Rouge. 90% da população é budista, gente gentil, pacífica e otimista que de quebra fala o melhor inglês da região. O país é pequeno e tem menos atrações do que os vizinhos, mas engloba de praias idílicas até cidades interessantes. Eis aqui o que fazer no Camboja.
LEIA TAMBÉM:
O QUE FAZER NO CAMBOJA:
Siem Reap
A cidade entrou no mapa por ser a base para os viajantes que querem conhecer o complexo de templos de Angkor, e de uma década pra cá tem crescido com restaurantes, cafés e lojas bacaninhas e hotéis estilosos. Os mercados de rua vendem os mesmo temperos, comidinhas, roupas e artigos de decoração que você vai ver na Tailândia e no Vietnã. À noite, a “Pub Street” é a Khao San Road cambojana, com baladas e bares com copo de chope a US$ 0,50.
Há muito o que fazer no Camboja e seu complexo de ruínas, uma das maiores riquezas arquitetônicas da humanidade, espalhado num parque gigantesco. Angkor Wat é sensacional, mas lotado – siga o mapa pra encontrar outros quase tão impressionantes e vazios. O ideal é comprar o ticket de 3 dias, porque um dia está longe de ser suficiente. A galera costuma fechar tuk-tuks, mas eu prefiro ir de bicicleta elétrica, pra ter liberdade e curtir o parque em ritmo mais lento.
VEJA AQUI NOSSO ROTEIRO COMPLETO EM SIEM REAP E OS TEMPLOS DE ANGKOR
Battambang
Pra quem tiver tempo vale pegar a viagem de barco roots de cerca de oito horas pelo Tonle Sap Lake de Siem Reap até essa cidadezinha simpática que conserva a arquitetura colonial francesa. A atração é mais a viagem do que o destino em si, já que a embarcação transita por pequenos canais e vilarejos ribeirinhos. Coisa pra ver a vida como ela é longe das aglomerações.
Phnom Penh
A capital do Camboja é uma das menos ocidentalizadas do Sudeste Asiático. Tem ruas levemente zoneadas e nem sempre limpas, um belo Royal Palace com templos ao redor, praças jardinadas deixadas pela o ocupação francesa, ateliês locais com peças de decoração. De manhã os tuk-tuks todos rumam aos Killing Fields, um passeio interessante e deprimente nos antigos campos onde prisioneiros da ditadura do Khmer Rouge eram assassinados – foram mais de 2 milhões de pessoas mortas nos anos 1970, um holocausto cambojano pouco falado no resto do mundo.
VEJA AQUI O QUER FAZER E ONDE COMER EM PHNOM PENH
Koh Rong e Koh Rong Samloem
Passe a feiosa cidade praiana Sihanoukville pra chegar a essas duas joias do Golfo da Tailândia. Pra quem gosta de explorar points de praia quase inexplorados, essas ilhas têm ruas de areia, wi-fi ruim, nada de caixas eletrônicos, guesthouses e bangalôs simplinhos. Koh Rong é tomada por jovens mochileiros, com uma ruinha com sofás de palha e mesas onde o pessoal come camarão, ouve música ao vivo e curte a vibe relaxada (balada, balada não tem). Quilômetros de praias vazias com mar cor azul-paraíso completam o passeio. Koh Rong Samloem tem zero agito e é preferida por casais. Em tempo: se você entrar no Booking.com e não encontrar muitas opções de hotel, não esquente, eles não estão ali mesmo. Dá tranquilamente pra arranjar onde ficar só quando chegar lá, mesmo na alta temporada.
Oi Betina!
Nossa estou amando o seu blog! Estou estudando o roteiro para o Camboja e o roteiro que falou é exatamente o que estou querendo fazer. Estou com dúvida de quantos dias são bons para faze-lo. Vou fazer o sudeste asiatico e ainda não está definido o total de dias da viagem, mas será algo entorno de 20 a 30 dias. Pensei algo entre 4 a 5 dias o que acha?
OI Lene tudo bem?? Que bom que está gostando do blog! Então, a coisa mais legal do Camboja é Siem Reap e os templos de Angkor, então se você só tem 4 ou 5 dias melhor gastá-los todos ali. Se sobrar mais tempo, pense em ir pra Koh Rong e Phnom Penh.
Oi Betina, curto seu blog a algum tempo e penso viajar ao Camboja em jan/fev 2018. Terei como 2 meses e gostaria de sugestões pra visitar em um giro pela região. Valeu!
Oie! Você deu uma olhada neste post? Os destinos que indico no país estão aqui 🙂 Sugiro fazer Camboja em duas semanas e meia e depois Tailândia e Vietnã
Oi Betina bom dia
Excelente seu blog.
Vou fazer com minha esposa uma viagem de 3 semanas ao Vietnam, Cambodja e Tailândia.
Como nunca estive nesses 3 países, gostaria de umas dicas .
Agradeço antecipadamente sua atenção