ÍNDICE
- Hospedar-se em uma casas de aluguel de luxo
- Ou senão fazer um retiro espiritual
- Visitar uma das 7 maravilhas do mundo, o Chichen Itzá
- Começar o dia com um smoothie no Matcha Mama
- Explorar a Galeria Sfer Ik, no Hotel Azulik
- Visitar um cenote com o Tio Nene Cancun
- Visitar a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an
- Passar um dia relaxando em um beach club
- Participar de um ritual maia Temazcal
- Fazer alguma atividade holística
- Tomar uma dose de Mezcal
O que fazer em Tulum: 11 experiências imperdíveis
Hospedar-se em uma casas de aluguel de luxo
Pra quem busca por uma hospedagem chique e confortável, com ambiente agradável e uma ótima infraestrutura geral, preços justos, boa localização e sobretudo unir grupos de quatro ou mais pessoas, a moda que está cada vez mais bombando é optar por uma casa de aluguel de Tulum. Livre das distrações, situado à beira do mar intocado da Riviera Maya, o Zorba Collective é uma coleção de casas e vilas com serviço completo projetadas para imergir os hóspedes em um refúgio boho-chique. No Mahayana Beach Homes são cinco propriedades onde elementos como a palha, a madeira e a fibra natural são combinadas com detalhes como os mosaicos de cerâmicas coloridas que enfeitam o piso de cimento queimado. Já no Zorba Beach Homes, são seis casas, tendo como maior diferencial a piscina e o rooftop compartilhado entre todas as suítes e o estúdio de yoga, onde acontecem aulas privadas. Em ambas as hospedagens há todas as facilidades de limpeza diária da casa, roupas de cama e banho e amenities, cozinha totalmente equipada e segurança 24 horas disponíveis. Caiaques, pranchas e boias são emprestados para os hóspedes, que contam com serviço de praia com cabanas privadas. Pra quem não gosta de cozinhar, ainda dá pra agendar o serviço de chef particular que pode preparar uma ou todas (!) as refeições. E, como toda boa acomodação, prevê serviço de massagem mediante agendamento e até mesmo aulas particulares de yoga em cenote.
LEIA MAIS: Casa de aluguel em Tulum: a nova tendência do destino
Ou senão em um retiro espiritual
A Península de Yucatán sempre foi vista como uma terra altamente espiritualizada e mística, perfeita para rituais de conexão entre corpo, mente e alma. Em Tulum, a energia hippie ainda corre por suas ruas, tornando-se o point perfeito para participar de um retiro regado a aulas de yoga, meditação, cerimônias, massagens holísticas e muito mais. No Holistika, em meio à floresta da costa leste, a inspiração vem do silêncio e da conexão. Os quartos são minimalistas e inspiram relaxamento e as atividades incluem aulas de yoga, cerimônias Temazcal, do cacau e sound healling, assim como massagens terapêuticas, em um espaço onde todos estão em busca da mesma conexão, livre de estresse. No “eco-chique” Amansala, resort pé na areia construído com materiais sustentáveis, o spa e os instrutores de yoga são de primeira. O Maya Tulum, instalado em cabanas de sapê a poucos passos do mar, oferece programas temáticos (tem até yoga no stand up paddle).
Visitar uma das 7 maravilhas do mundo, o Chichen Itzá
O Chichén Itza é praticamente parada obrigatória em uma viagem pelo México. Considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno, ou seja, uma das principais obras construídas pelo homem e que merecem ser visitadas, ele está localizado na península de Yucatán, mais especificamente onde outrora foi uma das principais cidades do povo maia. Vale a pena contratar um guia turístico que poderá te informar detalhes mais fascinantes sobre a história deste lugar único. O ponto que mais chama atenção é a imponente Pirâmide de Kukulcán, o templo principal, onde duas vezes por ano reproduz sombras de uma serpente plumada. O Campo de Pelotas, um campo de futebol, considerado o maior da Mesoamérica, com 166 metros de lado a lado, o Templo dos Guerreiros e o Cenote Sagrado, lugar de oferendas, também impressionam.
Começar o dia com um smoothie no Matcha Mama
O Matcha Mama não é apenas um dos lugares mais instagramáveis de Tulum, como serve smoothies, bowls de frutas, açaís e kombuchás fresquinhos e gelados que são como uma deliciosa recompensa para as manhãs quentes e úmidas do México. O quiosque em questão é todo de madeira, pintado de branco, com forro de palha, balanços pendurados e frases alegres espalhadas entre as plantas que exalam uma vibe do Pinterest. A pedida, claro, fica para o smoothie de matchá, mas também faz sucesso com bowls de manga, água de coco geladinha e outras combinações para quem não curte o chá verde.
Explorar a Galeria Sfer Ik, no Hotel Azulik
Se você está antenado nas redes sociais, com certeza já viu muitas fotos de influenciadores no hotel Azulik, em Tulum. Pertencente à essa icônica rede hoteleira, a Galeria Sfer Ik cresce como uma extensão estética, criando espaço para exposições, workshops, terapias alternativas e gastronomia envoltas por uma arquitetura orgânica, mística e que parece ter sido construída sem esforço, tendo como base tudo aquilo que tulum é: minimalista, moderna e ainda assim com uma abordagem ancestral fascinante. Ele está na altura das copas das árvores, tal como uma casa na árvore, com ramos nas janelas e paredes, refletindo a rica biodiversidade do México, grande iluminação natural e uma experiência visual e tanto desde sua concepção. Sem dúvidas, quem gosta deste tipo de ambientes criativos, vale uma noite hospedado no adjacente hotel Azulik.
Visitar um cenote com o Tio Nenê Cancun
Os cenotes são cavidades naturais de água doce que conectam a superfície com águas subterrâneas, formando-se espécies de piscinas claras, translúcidas e limpas. Você pode pegar um carro e sair procurando por cenotes ou, mais prático, contratar algum passeio ou guia para te levar para os melhores – convenhamos, o que mais existe nessas cidades turísticas são passeios manjados. A Agência Tio Nenê, contudo, tem como premissa criar uma experiência autêntica de viagem, com roteiros personalizados e exclusivos, sempre promovendo a cultura local. O passeio Tulum Secreto da agência é uma boa pedida: você será guiado em um viagem histórica pelas ruínas de Tulum e em seguida sai a caminho do Cenote Secreto, um desses cantinhos especiais onde apenas a Tio Nenê tem acesso, sem qualquer apelo comercial (o dono, inclusive, se considera um guardião dos ancestrais maias e não tem nenhuma intenção de tornar o cenote turístico, o que o torna ainda mais especial, né?). O passeio acaba em uma tarde gostosa na Playa del Carmen.
Visitar a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an
Patrimônio da UNESCO um pouco mais desconhecido que os cenotes no mundo do turismo, é uma linda reserva ambiental de 5 280 km². Organizados por uma cooperativa maia, os passeios levam por lagoas e canais de água verde-fluorescente com parada em pequenos sítios arqueológicos. Em certo momento, o barco aporta em um píer para você continuar nadando pelo canal, flutuando na verdade, deixando a correnteza te levar. O único som que se ouve é dos passarinhos e do vento correndo entre a vegetação baixa e o manguezal.
Passar um dia relaxando em um beach club
Curtir praia em Tulum é sinônimo de eleger um beach club pra passar o dia na areia torrando no sol, se refrescando no mar, aproveitando playlists de música eletrônica e comendo e bebendo bem no meio tempo. O Papaya Playa Project tem cabanas de onde se escuta DJs residentes tocarem numa extensa faixa de areia sem pedras, o Coco Tulum e seu deck de madeira pintado de branco com balanços no lugar de cadeiras e quadros revelando o mar é um dos cenários mais fotografados da praia e o Nomade conta com uma das atmosferas mais agradáveis com décor beach-boho e imensas estruturas de triângulos com redes pra relaxar.
Participar de um ritual maia temazcal
Tenha a experiência única e imersiva de apreciar a cultura milenar maia através de um ritual de purificação, chamado de Temazcal. A prática consiste em um banho de vapor realizado dentro em uma estrutura de pedra, onde a umidade é de 100% e a temperatura do corpo pode chegar a 40ºC. Lá, você será guiado por um xamã para atingir uma atenção plena, em sintonia com a natureza em um lindo encontro consigo mesmo, limpando o corpo e a mente de negatividades e impurezas. Antes de participar de uma dessas sessões é importante consultar as contra-indicações. Pessoas com problemas cardíacos, hipertensão, diabéticos e grávidas, por exemplo, estão vetadas. Muitos hotéis e spas oferecem o serviço. Um dos mais famosos serviços de Tulum são os luais nos temazcales do Yäan Wellness, onde eles celebram o ritual pela noite, seguindo as orientações do calendário lunar e pelas mãos de um autêntico curandeiro maia.
Fazer alguma atividade holística
Viajar a Tulum está totalmente ligado a mergulhar em experiências projetadas para o bem-estar do corpo e da mente. A maioria das práticas envolve sessões de meditação e sound healings, yoga e massagens, mas também há técnicas mais imersivas como a cura maia proposta no spa do Sanará Tulum com um abuelo mexicano de uma aldeia típica que harmoniza o DNA através de uma cerimônia energética e a leitura do mapa astral, a sinastria amorosa ou a orientação através do tarot com uma astróloga maia com 20 anos de experiência. No Ahau Tulum, além das aulas tradicionais de yoga nas modalidades vinyasa, power e hatha yoga, há aeroyoga no tecido, além do banho de vapor mexicano chamado de temazcal, que propõe limpar as energias densas do corpo, e as meditações dos círculos de lua nova e círculos de mulheres na lua cheia. Sound healing tem no hotel Nomade Tulum.
Tomar uma dose de mezcal
Para os apaixonados por drinks, as bebidas mexicanas são especiais pela complexidade e a forma artesanal como são produzidas. O mezcal é uma dessas heranças: bebida ancestral, produzida com agave, da mesma família da Tequila e merece ser experimentada. A Casa Jaguar é o lugar para curtir a noite, restaurante próximo a praia com quintal sofisticado, festas e um bar boutique, o Todos Santos, conhecido por seu bem elaborado menu de drinks à base de mezcal. Às quintas-feiras rola uma festa com show ao vivo em meio à floresta.
LEIA TAMBÉM: