Aninhada entre as montanhas ao Sul de Minas Gerais, Extrema é o charme mineiro, gastronomia premiada e descanso na natureza a poucos quilômetros de São Paulo.
Tornando-se o destino perfeito para um final de semana de descanso, ou para se aventurar no ecoturismo entre parques, picos e quedas d’água. Confira aqui seu guia completo com o que fazer em Extremas Minas Gerais e outras dicas.
ÍNDICE
- Quais são as cidades vizinhas de Extrema?
- Quantas horas gasta de São Paulo a Extrema, Minas Gerais?
- O que fazer em Extrema, Minas Gerais?
- Onde comer em Extrema, Minas Gerais?
- Onde ficar em Extrema, Minas Gerais?
Quais são as cidades vizinhas de Extrema?
Extrema é a última cidade ao Sul de Minas Gerais antes de chegar em São Paulo. Pequenininha, com uma população de aproximadamente 53 mil habitantes, está mais perto da capital de São Paulo que da capital do seu estado, Belo Horizonte, que está a 492 km dali. Algumas cidades vizinhas de Extrema são: Camanducaia, conhecida por Monte Verde, Extrema, Itapeva, Joanópolis, Vargem e Piracaia, legal para conhecer mais cachoeiras ou para quem curte uma pesca esportiva.
Quantas horas gasta de São Paulo a Extrema, Minas Gerais?
Seu nome deve-se à sua localização geográfica: sua zona urbana é a cidade mais ao sul de Minas Gerais. De São Paulo a Extrema é um pulo. São aproximadamente 111 km e uma viagem que pode durar entre 1h30 a 2 horas pela Rodovia Fernão Dias, a depender do trânsito e local de partida.
LEIA TAMBÉM: 6 cidades para conhecer numa viagem de carro pelo sul de Minas
Circuito das águas em Minas Gerais: 7 destinos para conhecer
8 viagens certeiras de ecoturismo em Minas Gerais com cachoeiras
O que fazer em Extrema, Minas Gerais?
Parque Municipal Cachoeira do Salto
Parque municipal com entrada gratuita e uma super estrutura para os turistas, que inclui restaurante por quilo, loja de conveniência, banheiros, playground para as crianças, ducha ao ar livre e acesso à cachoeira com águas do rio Jaguari – esta, por sua vez, não é permitida para banho por conta da correnteza forte, mas as águas formam pequenas piscinas naturais, de onde o pessoal geralmente se molha para refrescar um pouco. Não pode entrar com comida nem bebida na propriedade e o seu horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 17h.
Parque Ecológico Pico dos Cabritos
Já o Parque Ecológico Pico dos Cabritos faz parte de uma propriedade particular rural de 29 hectares onde está a pedra Pico dos Cabritos, a 1 470 metros de altitude e de onde se vê toda a região de Extrema e vizinhas do alto. Lá, com um guia local ou uma agência receptiva, você tem acesso a uma boa gama de atividades, que inclui rampa natural para a prática de voo livre, rapel, trilhas, a principal delas de 2,5km ida e volta até o topo, a Pedra Sacerdotisa e Trilha do Pinheirinho, além do Clube de Autocura Pousada, Spa Clube de Autocura e o Restaurante Sabor da Vida. Para entrar, paga-se uma taxa de R$ 30 por adulto e R$ 8 para crianças de até 8 anos. Horário de funcionamento de terça a domingo, das 8h às 17h.
Em tempo: é proibido entrar na propriedade sem autorização, realizar trilhas sem acompanhamento de guia local e credenciada e acampar ou instalar qualquer equipamento, inclusive de som.
Pedra das Flores
Falando em trilhas, a Pedra das Flores é uma delas, de nível fácil e recompensa das boas: área aberta com o silêncio da natureza, vista panoramica e 360 a 1 600 metros de altitude e até a possibilidade de fazer um piquenique gostoso e em paz. São 2,5km de percurso ida e volta e aproximadamente 1h30 de caminhada a depender do ritmo. Em tempo: não há banheiros/comércio no caminho nem no topo, o local é isolado. Tem acesso por 2 bases de operação: nas imediações do Pico do Lopo ou pela Estrada do Salto.
Rio Jaguari
O Rio Jaguari tem, no total, 200 km de extensão e um curso que banha os estados de São Paulo e Minas Gerais, com nascentes em Sapucaí-Mirim, Camanducaia e Itapeva. Trata-se de um rio limpo, cercado por vegetação da Mata Atlântica e, por isso, ambiente perfeito para a prática de atividades como caiaque, pesca esportiva e, principalmente, rafting, considerado um dos melhores rios para a prática no Brasil, com um trajeto desafiador, várias corredeiras e empresas especializadas. Em Extrema, a atividade é feita em trecho do Rio Jaguari que está localizado entre os municípios de Camanducaia e Extrema, na Rota das Águas, descendo corredeiras em botes infláveis por aproximadamente 2h dentro das águas.
Feira de Extrema
Sabe aquelas feirinhas de cidade do interior que reúne todo mundo e vende de tudo? Então, Extrema também tem uma pra chamar de sua e ela acontece aos sábados das 7h às 13h na Praça João Batista de Morais Filho “Saudade”. Esse é o momento de socializar, fazer comprar, comer uma comidinha gostosa e caseira e ver a vida acontecer. As barracas vêm para valorizar o extremense, o pequeno empreendedor, o produtor rural e o artesão.
Onde comer em Extrema, Minas Gerais?
Há quem visite Extrema apenas para dar uma passadinha no Armazém Bertolotti. É um restaurante típico mineiro, de clima familiar, comida caseira e sem muitas firulas, mas que agrada muitos paladares – não à toa, tem a fama de ter o melhor torresmo de Minas e o pudim mais gostoso do mundo que, segundo reportagem do EPTV, já ganhou até mesmo um festival gastronômico na Europa. São histórias e bagagens de mais de cinco gerações e um menu farto. Para provar de tudo, vá de Porção Mista, com torresmo, bolinho de linguiça, polenta , batata Rústica e olinho de Abobrinha. De sobremesa, não dá para deixar de provar o pudim, mas, se sobrar espaço, os gelatos artesanais, como de queijo com goiabada.
Cozinha italiana com um toque mineiro. Fica em uma zona rural um pouco mais afastada do centro, em uma instalação charmosa, aconchegante e, principalmente, com uma vista privilegiada, entre morros e a vegetação da Mata Atlântica. O cardápio é variado e com pratos cuidadosamente preparados usando ingredientes frescos, orgânicos e de sabor intenso, desde as massas até os molhos feitos no próprio local. Alguns dos pratos mais especiais são: Lasanha à bolonhesa com fonduta de grana padano e azeite trufado, o Risotto de galinhada, com picles de maxixe e quiabos e o Tagliatelle camarão pesto, com massa artesanal da casa ao pesto, camarões e tomate cereja.
Para uma noite agradável em família, pizza não tem muito erro, pelo menos não na Nápoles. Trata-se daquela pizzaria tradicional da cidade com menu à la carte variado, ambiente aconchegante e atendimento gentil. Apesar de ter a opção de outros pratos, quem chama mesmo a atenção são as pizzas de massa leve e bem recheadas. Destaque para a pizza de alho poró.
Restaurante Casarão de Extrema
No Casarão tudo é mais simples, mas igualmente delicioso. Os pratos são típicos, e feitos no fogão a lenha – inclusive, tem um bem no meio do salão. Torresmo, tutu de feijão, linguiça, couve refogada, carne de porco e banana à milanesa compõem o cardápio farto e caseiro. De sobremesa, os clássicos doce de leite, doce de abóbora, ambrosia e pudim de pão.
Onde ficar em Extrema, Minas Gerais?
Cabana Simeão
A Cabana Simeão fica geograficamente em Toledo, mas tá mais pra lá do que pra cá da vizinha, Extrema. Por fora, container bruto, por dentro, paredes e teto de madeira, o aconchego do cimento queimado nos chãos e muito vidro. A sala de estar é como se fosse o coração da cabana, com sofá (que vira cama, caso vá em mais gente), um telão com acesso a todos os streamings e, integrando o ambiente, uma cozinha totalmente equipada para preparar as refeições. No mezanino, com acesso por escada, está o quarto principal, com cama queen size, roupas de cama de qualidade e até joguinhos e livros na mesa de cabeceira. São os detalhes. O banheiro é gigante, com, de novo, todos os amenities e, pra arrematar, uma banheira de imersão com vista da natureza.
E não pense que acabou aí, do lado de fora, há também uma pequena churrasqueira, fogueira, duas redes, cadeira e mesinha de centro, para caso vocês queiram comer do lado de fora enquanto assistem o sol se pôr. É o programa perfeito para curtir à dois dias de descanso e tempo de qualidade juntos.
Pousada Boutique Mercedes
É para quem quer descanso e climinha familiar. Ela é charmosa, decorada nos detalhes e está um pouco mais afastada do centro, entre a natureza. Tem piscina, jardim, redário e um café da manhã farto e caseiro – daqueles que dá para sentir no bolo fresco o cuidado dos donos, Sheila e Paulo que, inclusive, estão sempre por lá para garantir que tudo esteja nos conformes.
Pousada Das BergHaus e Cervejaria
A acomodação fica a 1 400 metros de altitude, no topo da Serra, na divisa entre Extrema e Pedra Bela. A vista é cênica, bem verde, e a infraestrutura também não deixa a desejar. Seu verdadeiro diferencial está no fato de ter a Cervejaria Mountain Brew instalada bem no centro da pousada com cervejas artesanais produzidas pelo monge Tim. A degustação está inclusa na diária.
Domo aconchegante em meio à natureza
Alinhando design, conforto e sofisticação em um domo geodésico, o Zibá abriga até quatro hóspedes e está imerso na natureza. Oferece vistas surpreendentes da vegetação de Minas Gerais, que faz jus ao significado de seu nome, beleza. Na área externa, conte com churrasqueira, hidromassagem, deck e todos os utensílios para churrasco, um mirante e lenha para fogueira.
VEJA MAIS: Cabanas em Minas Gerais: 27 refúgios para fugir da agitação da cidade
Hotéis fazenda em Minas Gerais para uma experiência autêntica de turismo rural
22 Airbnbs em Minas Gerais e mais casas de aluguel na Holmy