Neve na África: é normal? Onde encontrar e quando acontece?

Você sabia que existe neve na África?

Nada de savanas douradas, desertos ou praia com climinha tropical – pelo contrário, nesses destinos africanos durante o inverno você pode vivenciar dias cheios de neve, com direito a estação de esqui e muito mais. 

ÍNDICE

  1. Montanhas Atlas, Marrocos
  2. Monte Kilimanjaro, Tanzânia
  3. Monte Quênia, Quênia
  4. Cordilheira Drakensberg, África do Sul e Lesoto
  5. Lesoto
  6. Parque Nacional Ruwenzori, Uganda

Se você viu o trailer ou mesmo assistiu o live action do filme Mufasa: O Rei Leão, pode ter ficado confuso com o cenário diferente do imaginário sobre a África. Ao invés das savanas douradas, o filme tem uma paleta de tons mais frios e, inclusive, montanhas cobertas de neve, surgindo a dúvida: tem neve na África? E a resposta é sim! Calma que vamos contar mais sobre isso aqui na matéria. 

É normal nevar na África?

Não, não é comum nevar na África, mas o fenômeno pode acontecer principalmente em regiões ao norte do continente, em áreas localizadas em grandes altitudes e montanhosas, onde as temperaturas caem significativamente.

LEIA TAMBÉM: Seguro viagem para a África: FAQ completo
7 viagens que você precisa fazer pela África o mais rápido possível
África, quando ir: melhores meses para viajar pelo continente e seus destinos

Seguro viagem para a África

Alguns fatores devem ser considerados na viagem para o continente africano: o clima, com temperaturas bem altas na maior parte do tempo; a culinária local com temperos diferenciados e exóticos ao paladar brasileiro; e a barreira do idioma, já que são falados muitos dialetos diferentes. PS: um ponto de atenção se você pretende praticar esportes de aventura é garantir que sua apólice oferecerá suporte em todos os casos. Para dúvidas mais específicas, recomendamos contatar o suporte do nosso parceiro Seguros Promo, pelo Whatsapp ou pelo email.

Com o código CARPEMUNDI5, você recebe 5% de desconto. Cote seu seguro viagem para África aqui!

Onde neva na África?

Alto Atlas, Marrocos

No norte da África, em Marrocos, o Atlas Mountain é um dos sistemas montanhosos mais extensos, abrangendo um território de cerca de 2 500 quilômetros de extensão, formando uma barreira natural entre o deserto do Saara e a costa. Por lá, à medida que o inverno chega, em dezembro, a paisagem é tomada pelo branco da neve e temperaturas abaixo de zero tornam-se mais comuns, criando um cenário perfeito para os amantes dos esportes invernais. Para aproveitar, tem o Oukaïmeden localizado no Alto Atlas, que abriga a estação de esqui de Oukaïmeden, oferecendo atividades de esqui e snowboard.

Onde fica? a cerca de 1 hora de carro de Marrakech, ao norte do continente africano.
Quando neva? durante o inverno, de dezembro e março, com o pico entre janeiro e fevereiro.
Temperatura média no inverno: 5°C a 15°C durante o dia nas áreas baixas, podendo cair abaixo de 0°C nas regiões mais altas.

Monte Kilimanjaro, Tanzânia

O Monte Kilimanjaro é conhecido como o Telhado da África, por ser o ponto mais alto do continente, localizado ao norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia, no Parque Nacional Kilimanjaro e com 5 895 metros de altitude. Por lá, o clima predominante é o tropical, contudo, os cumes do Kilimanjaro são cobertos por neve durante todo o ano, dando um charme à paisagem da região de savana. Para os mais experientes, é possível escalar a montanha, em um percurso que pode demorar de cinco a oito dias entre ida e volta, atravessando desafios climáticos e de altitude.

Onde fica? na Tanzânia, no leste da África, perto da cidade de Moshi.
Quando neva? por todo o ano, intensificando durante o inverno, entre dezembro e março.
Temperatura média no inverno: 20°C a 30°C na base, podendo cair para abaixo de -20°C nas áreas mais altas.

Monte Quênia, Quênia

O segundo pico mais alto da África fica no Quênia, no Parque Nacional Monte Quênia, com 5 199 metros de altitude. Trata-se de uma montanha formada por antigos vulcões extintos há milhões de anos e que, hoje, acumulam pequenas geleiras na superfície onde sofreu erosões durante boa parte do ano. Para os aventureiros, a escalada até o cume é possível – e bem desafiadora! O local é um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO devido à sua biodiversidade única, incluindo espécies raras de animais, como o leopardo e o antílope de montanha.

Onde fica? no centro do Quênia, na África Oriental, a cerca de 150 km ao norte de Nairobi.
Quando neva? especialmente entre os meses de junho e setembro
Temperatura média no inverno: 10°C e 20°C nas áreas mais baixas, podendo cair para -10°C a -20°C nas áreas mais altas.

Encontre as melhores hospedagens para sua viagem aqui

 

Cordilheira Drakensberg, África do Sul e Lesoto

Na fronteira entre a África do Sul e Lesoto, está a Cordilheira Drakensberg – traduzindo, Montanha do Dragão. Suas altitudes chegam a 3 482 metros, tornando-se a cadeia de montanhas mais alta da África do Sul. Lá está a única estação de esqui da África do Sul, Tiffindell Ski Resort, que está a uma altitude de cerca de 2 720 metros e tem sua temporada de esqui entre junho e agosto, quando há neve natural complementada pela artificial para melhores condições aproveitamento das pistas usadas para os clássicos esqui, snowboard, além de trenós e caminhadas. 

Onde fica? fica no sudeste da África, na fronteira entre a África do Sul e Lesoto.
Quando neva? neve é comum nas partes mais altas, acima de 2.500 metros, durante o inverno, de junho a agosto.
Temperatura média no inverno: 0°C e 15°C durante o dia e podendo chegar a -5°C ou menos nas altitudes mais elevadas.

Lesoto

Lesoto é um país montanhoso independente localizado no sul da África – literalmente e completamente rodeado pela África do Sul. Também conhecido como o reino dos céus, já que toda sua extensão está acima dos mil metros de altitude. Dada sua localização, o país é tomado por invernos rigorosos (e com neve!), entre os meses de junho a agosto, principalmente nas regiões acima dos 2 500 metros, como na Cordilheira Drakensberg, que já te apresentamos, e nas Montanhas Maloti, onde está o AfriSki Mountain Resort, um paraíso pitoresco e diferenciado no inverno do continente africano.

Onde fica? no sul da África, completamente cercado pela África do Sul.
Quando neva? principalmente nas montanhas, entre maio e agosto.
Temperatura média no inverno: de 0°C a 15°C durante o dia, podendo chegar a -5°C ou menos à noite, e nass áreas de montanha.

Parque Nacional Ruwenzori, Uganda

O Monte Stanley, no Parque Nacional Ruwenzori, é o terceiro ponto mais alto da África, atrás apenas dos montes Kilimanjaro e Quênia. Fica na África Central, na fronteira entre Uganda e a República Democrática do Congo, com altitudes que atingem os 5 109 metros, tornando-se uma das únicas montanhas da África permanentemente cobertas de neve – apenas nas partes mais altas. Assim como as demais, ela pode ser explorada por uma escalada de alto nível, passando por diversos terrenos, das florestas tropicais ou clima alpino com geleiras.

Onde fica? na fronteira entre Uganda e a República Democrática do Congo, no centro da África.
Quando neva? nas regiões mais altas, acima de 4 500 metros, o ano todo.
Temperatura média no inverno: entre 4°C e 15°C, enquanto nas regiões mais altas podem cair para -5°C a -10°C,

As geleiras das montanhas africanas, como o Monte Quênia, as Montanhas Rwenzori e o Monte Kilimanjaro, estão derretendo a uma taxa superior à média global. Se essa tendência continuar, prevê-se que essas geleiras desapareçam completamente até 2040, segundo um relatório da OMM (Organização Meteorológica Mundial).

Leve na mala para ver neve na África

Parka Feminina Expedition Long Down Fjallraven

Tem um design alongado, que se estende até os joelhos, capuz espaçoso e acolchoamento com uma combinação de pluma e isolamento sintético, distribuído em duas camadas.

Jaqueta Feminina Fjällräven Expedition X-Lätt

Daquelas que todo mundo precisa ter pro frio. Leve, dobrável e quentinha. Pode ser usada por cima de outra jaqueta como um aquecimento extra. É acolchoada com uma camada de plumas.

Calça Fjallraven confortável Abisko
Tights

A legging funciona como uma segunda pele que mantém o corpo aquecido. Feita com tecido elástico de poliéster reciclado que absorve a umidade, ela oferece um ajuste perfeito ao corpo.

Fjällräven Abisko Lite Trekking
Jacket

Fleece quentinho, leve e confortável para seus passeios em trilha ou no dia a dia. Tem zíper de meio comprimento na frente, e bolso no peito com zíper para itens pequenos. Feito em 100% poliéster reciclado.

USE O CUPOM ANNALAURA PARA 10% OFF NA FJALLRAVEN

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!