barreirinhas-lencois-maranhenses

Lençóis Maranhenses: 6 motivos para não ficar em Barreirinhas

MOTIVOS PARA NÃO FICAR EM BARREIRINHAS

Barreirinhas é a capital dos Lençóis Maranhenses, opção mais óbvia e prática de cidade-base para explorar o parque nacional. Mas isso não significa que entrega a melhor experiência de hospedagem do destino.

São três as bases possíveis para explorar os Lençóis, contando com Barreirinhas. Atins, a 1h dali descendo o Rio Preguiças, é um vilarejo pescador charmosíssimo onde a vibe é de tranquilidade, simplicidade e autenticidade, com pousadas graciosas, praia e lagoas muitas vezes desertas para você curtir sozinho, sem pressa. E Santo Amaro, à mesma distância de carro de São Luís a Barreirinhas, é sem dúvidas o município dono das lagoas mais lindas de toda a região dos Lençóis, das redondinhas pequenas às mais imensas que você vai ver, sempre azuis, algumas cheias o ano inteiro (por estarem situadas mais próximas à região com maior índice de lençol freático do parque). Veja por que você não deveria ficar em Barreirinhas e onde ficar nos Lençóis Maranhenses elegendo outro lugar como sua base para explorar as dunas e lagoas perfeitas do Maranhão.

6 motivos para NÃO ficar em Barreirinhas

barreirinhas-nos-lencois-maranhenses

1) Barreirinhas não está na parte mais bonita do parque

Motivos para não ficar em Barreirinhas: apesar dos circuitos da Lagoa Azul e da Lagoa Bonita, saídas clássicas desde Barreirinhas, oferecerem paisagens incríveis das dunas e lagoas contrastando, estão longe de ser a parte mais fotogênica dos Lençóis Maranhenses. Isso porque as melhores lagoas estão em Santo Amaro, terceira base oficial do destino. Lá, o lençol freático atua em peso, mais próximo à região das lagoas, formando um tapete infinito de areia e água cristalina, com formações que nunca secam. Fora que as lagoas de Barreirinhas perdem em muito seu charme pelo quesito turístico: é tanta gente em tours de bate-volta desde São Luís que o lugar fica lotado (leia o próximo item para entender melhor).

LEIA MAIS: Dicas dos Lençóis Maranhenses: um guia completo para organizar a sua viagem

2) Suas lagoas são turísticas (leia-se: cheias) demais

Mais de 100 mil visitantes passam pelos Lençóis Maranhenses anualmente. Número de 2018 que cresceu 46% se comparado ao ano anterior. E a grande, grande, maioria deles se concentra em Barreirinhas. Por ser a base óbvia, mais rápida e fácil de chegar, com a maior oferta de serviços dos Lençóis. O que se traduz em caravanas turísticas carregando centenas de pessoas diariamente para explorar essa porção do parque nacional. Em Barreirinhas, você dificilmente vai ter um momento a sós com a paisagem, diferentemente de como acontece em Atins e Santo Amaro (fora das lagoas municipais, que também ficam uma verdadeira “farofa”), por exemplo. A lotação também causa problemas ambientais: na época da seca, quando as chuvas cessam e as lagoas principais precisam se manter por meses com a mesma quantidade de água, o excesso de protetor solar e xixi tornam a água turva e com um odor desagradável.

motivos-para-nao-ficar-em-barreirinhas

3) Você vai precisar fazer caminhadas consideráveis nas dunas para chegar às lagoas (mesmo com os jipes turísticos)

Como a cidade está mais distante do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses do que Atins e Santo Amaro, 1) para chegar na região das lagoas você precisa andar um trajeto considerável, de mais de 1h, de 4×4, e 2) são mais 40 minutos no mínimo andando nas dunas para chegar nos circuitos turísticos da Lagoa Azul e da Lagoa Bonita. Complica quando o sol está escaldante. Em tempo: é importante entender que, claro que para alcançar certas lagoas, independentemente da base em que estiver, vai ser preciso caminhar entre as dunas em algum momento. Mesmo em Atins e Santo Amaro há trajetos em que você gasta um tempo caminhando.

barreirinhas-suja

4) A cidade não tem tanto charme

Barreirinhas é a maior cidade da região, e, assim como acontece em centros urbanos, a paisagem fica um tanto feia e poluída. O centrinho tem comércios simples, populares e muitos deles sem graça, com fachadas neon, vendedores ambulantes comercializando balões e buzinas, carros passando com alto-falantes tocando funk no burburinho turístico, sirene da polícia indo e vindo. A poluição visual e sonora realmente atrapalha bastante a experiência. E Barreirinhas, infelizmente, concentra ruas, dunas e partes um tanto sujas.

5) É o roteiro comum, sem autenticidade

Motivos para não ficar em Barreirinhas: se você for em qualquer agência ou operadora turística atrás de um pacote para os Lençóis Maranhenses, o roteiro com certeza vai englobar hospedagem em Barreirinhas. De novo: é a opção óbvia, o itinerário popular, o que a maioria das pessoas conhece. Por falta de pesquisa, pela facilidade e, em partes, pela menor infraestrutura dos outros destinos-base. Mas é só sair da caixinha um pouco e conhecer Atins e/ou Santo Amaro que qualquer um volta impressionado com a diferença entre o clima dos municípios. Fora que você vive momentos mais intensos na amplitude do parque, volta com fotos mais bonitas, faz passeios autênticos… Pode acabar até ficando em Barreirinhas também, mas não precisa ficar somente lá.

6) Fica cansativo fazer os passeios mais legais, distantes dali

Motivos para não ficar em Barreirinhas: além das lagoas mais bonitas não estarem ali – e se você fizer questão de visitá-las vai precisar fazer um passeio de dia todo à Santo Amaro e passar pelo menos 3h no carro indo e vindo -, o passeio pelos povoados de Vassouras e Caburé, ao longo do Rio Preguiças, fica mais próximo de Atins, a deliciosa região do Canto de Atins que serve os melhores peixes do parque nacional nos restaurantes do Antônio e da Luzia também estão em Atins e circuitos de quadriciclo pelos Pequenos Lençóis ficam igualmente mais perto de Atins. Os passeios mais autênticos que saem de Barreirinhas são o boia-cross pelo Rio Formiga e o incrível sobrevoo pelos Lençóis, que valem a investida – especialmente o segundo.

lencois-maranhenses-nao-fique-em-barreirinhas

MOTIVOS PARA NÃO FICAR EM BARREIRINHAS

…Mas há as exceções:

Se Barreirinhas for a sua única opção viável de base para explorar os Lençóis, sem problemas. Aqui, os casos em que tudo bem deixar Atins ou Santo Amaro para uma próxima viagem:

Motivos para não ficar em Barreirinhas: queremos saber a sua opinião! Você já visitou Barreirinhas? O que achou da cidade? E Atins e Santo Amaro? Compartilhe com a gente as suas impressões aqui nos comentários ?

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Anna Laura
@anna.laura

Um dos maiores nomes do turismo no Brasil, Anna viaja há 10 anos em busca de construir um mundo mais consciente, sustentável e a favor da natureza, propondo mais autoconhecimento através de suas experiências pelo globo. Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, é editora do Carpe Mundi e Co-founder da plataforma de curadoria em aluguel de temporada Holmy, 100% nacional e de equipe feminina.

26 comentários

Absolutamente correto. Vou voltar em junho e não ficaria novamente em Barreirinhas. Já tinha concluído que não era a melhor opção

Resposta

Anna Laura, você não tem conhecimento algum sobre Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses de verdade. A única coisa que você soube falar em seu texto, foi difamar e atacar Barreirinhas-Ma. Quanto foi que você recebeu de Santo Amaro para falar bem assim de lá? Vamos parar com Isso que tá ficando feio para você!

Resposta

Sim mano!as pessoas só sabem criticar sem realmente ter conhecimento

Resposta

Gostei tanto de Barrerinhas que estou me organizando pra ir morar lá
Realmente deixa a desejar no quesito coisas boas pra turista .

Resposta

Gostei tanto de Barreirinhas que já estou morando aqui.

Resposta

A cidade realmente não tem charme!

Resposta

Barreirinhas é melhor opção de ficar, santo amaro não tem nada que se aproveite.

Resposta

Me surpreende essa redação vindo de uma jornalista e fotógrafa. A qual entendemos que o olhar sobre o mundo não é cheio de conceitos prévios.

Resposta

Cada lugar tem as suas características. Uma cidade simples não quer dizer uma cidade feia, muito pelo contrário. Curti muito a cidade, o charme quem traz e você. Temos que está bem com nossa alma para emchegarmos a beleza na simplicidade…

Resposta

Realmente una pena que una periodista haga un comentario tan dañino a una ciudad simple como Barreirinhas, vivo en este lugar y es cien veces mejor que santo amaro y Atins,
Trabajo como guía bilingue en el area de los lencois maranhenses y todo lo que dice de los roteiros son falsos.
Un poco de verdad por favor.

Resposta

Espero que os problemas mostrados sejam analisados e resolvidos pelas pessoas ligadas ao turismo em Barreirinhas. Agredir quem emite suas opiniões é uma atitude infantil e nada profissional. Vale lembrar que lugar nenhum é perfeito e que ninguém deve ser ridicularizado porque disse o que viu de errado.

Resposta

Obrigada pelo comentário. Críticas nunca são facilmente recebidas, mas o papel do Jornalismo é este: informar.

Resposta

Que informação é essa? Informar que o lugar dos outros é horrível…??? E o seu é melhor que o nosso??? Te amo minha Barreirinhas…

Resposta

Estou indo daqui a 4 dias para os Lencois, e optamos por ficar so em santo Amaro e Atins , e olha que so descobri seu blog agora, entao……

Resposta

Cada lugar tem as suas características. Uma cidade simples não quer dizer uma cidade feia, muito pelo contrário. Curti muito! O charme quem traz e você. Temos que está bem com nossa alma para emchegarmos a beleza na simplicidade…

Resposta

Eu sou guia de trekking nós lençóis (travessia do parque a pé), eu saio de Atins até Santo Amaro caminhando e no meu ponto de vista as informações aqui passadas estão totalmente equivocadas.

Resposta

Posso não trabalhar á tanto tempo ou ter a experiência que muitos companheiros possam ter , mais sinto no direito de concordar, não com tudo mais em certos trechos que o que foi digitado não é uma visão errada da nossa cidade, distocida sim, não digo q não venha mais a minha cidade ,mais digo q venha e que se estiver disposta que venha para vivenciar a real beleza q existe aqui , nas calorosas paisagens e belos trajetos q disponibilizamos e que temos orgulho, digo q venha e veja o q temos aqui de verdade, nos procure e mostraremos o quão é bonita e bela Barreirinhas, sinto q talvez tenha tido um guia ruim ou uma empresa q não leva-se o roteiro à serio, pq todos aqui se comprometem a satisfazer o gosto do cliente , podemos ser limitados por certos órgãos mais fazemos o melhor com o material q temos, digo respeitosamente q as escolhas das palavras usadas foi um tanto quanto groseira, e certas informações passadas erroneamente podem sim fazer um certo desmerecimento , enfim só pesso q conheça de verdade a região antes de escrever algo a respeito!

Resposta

Anna Laura, respeito a sua opinião; porém, não concordo com as palavras utilizadas para descrever Barreirinhas. Acredito que há outras formas de descrever uma cidade, sem difamar ou baixar o astral da mesma. E, todas as cidades turística tem as suas fragilidades; da mesma forma que possuem suas belezas. Estive em Barreirinhas e A_M_E_I.

Resposta

Oi, Antoine! Obrigada pelo seu comentário e suas observações. É importante que as opiniões possam ser respeitadas e agradeço pela sua! A intenção não foi, de forma alguma, difamar Barreirinhas. Foi apenas minha impressão. Quem sabe numa próxima oportunidade eu possa viver a cidade como você viveu. Obrigada novamente

Resposta

Correto. Não ficaria novamente em Barreirinhas.
Com certeza a Barreirinhas não é a melhor opção para conhecer a região.

Resposta

Minha esposa e Eu estivemos em Barreirinhas por 10 dias MA-RA-VI-LHO-SOS! Fomos às dunas por duas vezes, uma de triciclo e outra de Toyota 4×4, vimos o pôr do sol, pegamos chuva, ficamos o dia todo em lagoas, passeios, restaurantes com comidas saborosíssimas, pessoas agradabilíssimas. Indico para todos irem, só, acompanhado ou com a família. Um lugar fascinante, e amanhã não será a mesma paisagem de hoje, ela muda constantemente ao “sabor” do vento. Até clipe internacional é gravado lá, vejam…https://www.facebook.com/cerclemusic/videos/759441002172200/ . Recomendo fortemente, a experiência é fantástica.

Resposta

Barreirinhas e o lugar onde nasci e cresci o lugar pelo qual eu nunca abandonaria um lugar chei de paz intranquilidade prazer e beleza um lugar que támbem que msm com suas imperfeição ela sempre luta pra da o melhor de si aque temos rios enterioris ótimos prais dunas e tudo de bom eu amo minha cidade sou grata por te que vivir aque

Resposta

Anna Laura, concordo com o seu ponto de vista. Estou indo e ficarei 6 dias em Atins. Depois, vou ficar 5 dias em Jeri! Abraços

Resposta

Boa viagem, Sergio! 🙂

Resposta

Vamos para os Lençóis na próxima segunda, dia 28/5!E vamos ficar em Santo Amaro!Ansiosa aqui!

Resposta
Deixe seu comentário aqui!