ÍNDICE
- Duke Kahanamoku Beach
- Hanauma Bay
- Coronado Beach
- Venice Beach
- Baker Beach
- Clearwater Beach
- Caladesi Island State Park
- Juno Beach
- Cannon Beach
- Assateague Beach
- Driftwood Beach
- Sand Harbor
Melhores praias nos Estados Unidos
Qual é a melhor época para visitar as praias nos Estados Unidos?
Naturalmente, a melhor época para visitar as melhores praias nos Estados Unidos é no verão, de junho a agosto. Contudo, essa é uma estação bem procurada pelos brasileiros e também pelos próprios americanos, que aproveitam o período de férias escolares e as temperaturas mais altas, o que pode deixar os passeios mais lotados. No inverno, de dezembro a março, ainda é possível encontrar alguns destinos mais quentes, como o Havaí, onde dá para curtir uma praia e surfar.
LEIA MAIS: Quando ir para os Estados Unidos: guia de todas as estações do ano
Qual o critério para escolher as melhores praias nos Estados Unidos?
Não existe tal coisa como a melhor praia. Há quem prefira um mar sem ondas, enquanto para outros, a melhor coisa é uma água bem agitada. Contudo, para ajudá-lo na escolha de por onde começar a visitar as praias nos Estados Unidos, consideramos fatores como infra-estrutura, autenticidade, qualidade da praia e beleza, tudo isso apoiado em ranking anuais de lugares como Forbes, Travel + Leisure e a famosa lista do Dr.Beach, que há décadas lista as melhores praias dos Estados Unidos, avaliando-as em 50 critérios.
Melhores praias nos Estados Unidos
Pipeline, Oahu, Havaí
No North Shore de Oahu prevalece paz e simplicidade e praias com algumas das ondas mais famosas do mundo. O recife de Banzai Pipeline, por exemplo, é conhecido por suas ondas tubalares perfeitas – é lá, inclusive, que ocorre a última etapa do WSL, o Circuito Mundial de Surf, e disputas da Tríplice Coroa todo dezembro. Neste perúodo, milhares de pessoas encontram seus lugares na areia para assistir aos campeonatos. No resto do ano, vale perder uma horinha em Pipe sempre que o mar cooperar: com certeza alguém estará remando. Já nos dias em que o swell não ajudar dá pra trocar a prancha pelo skate e tentar um lugar no bowl do outro lado da estrada, sempre lotado fora da temporada do surf.
Hanauma Bay, Oahu, Havaí
Hanauma é verdadeiramente única: trata-se de uma praia dentro de uma cratera de vulcão, com uma quantidade notória de peixes, permeada por uma barreira de recifes de corais (que forma uma baía perfeita para snorkeling) e uma mistura harmoniosa de uma água com tonalidades de verde e azul. Por seus tantos atributos naturais, o governo americano nomeou o local um centro de pesquisa e conservação marinha – até por isso, só é permitido 3 mil visitantes na região por dia, paga-se para entrar e é obrigatório assistir um vídeo sobre a praia e métodos de conservação.
VEJA TAMBÉM: Os nossos 9 programas preferidos em Maui, a ilha mais legal do Havaí
Havaí: veja por que é mais legal ficar no North Shore de Oahu
Coronado Beach, San Diego, Califórnia
Em San Diego, a Ilha de Coronado é uma parada obrigatória no roteiro. Constantemente eleita uma das melhores praias dos Estados Unidos pelo Travel Channel, Dr. Beach e muitos outros, a península é um município independente a apenas 10 km do Centro de San Diego e propõe um ambiente com ruas estreitas, construções singulares e muitas opções de entretenimento. Na praia, além de águas límpidas, há espaço para todos: dá para curtir surf, paddle boarding, bodysurf ou apenas um banho de sol. Durante a maré baixa, poças naturais são formadas, boas para famílias. No extremo norte da praia, há o que os locais chamam de Dog Run Beach, parte da faixa de areia onde animais de estimação são autorizados a passearem livremente entre as águas. Em frente à praia também está o Hotel Del Coronado, construído em 1888, com estrutura que se assemelha a um castelo e o responsável por grande parte da fama do local, uma vez que já foi cenário de grandes produções cinematográficas.
Venice Beach, Los Angeles, Califórnia
Venice Beach é A praia que compõe nosso imaginário sobre Los Angeles: vibe jovem, com casinhas de salva-vidas coloridas e um calçadão com lojas, restaurantes e muita arte. A orla, com seus oito quilômetros de extensão, agrada gregos e troianos: tem espaço para musculação, skate, veranistas, liberalistas e muito mais. Depois de um banho de mar e, quem sabe, até pegar uma corzinha na areia, cheque os canais de Venice (coloque no Google Maps Venice Canals), onde tem moradores remando caiaques até suas casas.
LEIA TAMBÉM: Road trip nos Estados Unidos: 14 roteiros épicos
Baker Beach, São Francisco, Califórnia
Você já deve a conhecer pelas fotos. A Baker Beach tem uma das melhores vistas da Golden Gate Bridge, um dos principais cartões postais de São Francisco. Com aproximadamente 800 metros de extensão, é um ótimo refúgio em meio à cidade, com mesas de piquenique e churrasqueiras, super acessível, pet-friendly e com uma areia fina perfeita para banho de sol – entrar nas águas, contudo, é proibido, por conta das grandes ondas e da correnteza intensa.
Clearwater Beach, Clearwater, Florida
Flórida não é só Disney e compras. A Praia de Clearwater, a cerca de duas horas de Orlando, é um oásis para uma pausa necessária, uma fuga dos parques e um banho de mar no calor escaldante do verão americano. Lá você vai encontrar águas clarinhas, areia fina (raridade nos Estados Unidos), boa infraestrutura e diversas opções de passeios. Do Pier 60, um ícone da região, é possível assistir ao pôr do sol ou apenas observar o mar na sorte de se deparar com tartarugas marinhas e golfinhos.
Caladesi Island State Park, Dunedin, Florida
Localizada ao longo da Costa do Golfo, próximo de Tampa Bay, a ilha de Caladesi fica dentre as joias naturais do Florida State Park, um conjunto de ilhas intocadas e super preservadas, com acesso apenas de barco – isso é, ela é um outro mundo para quem busca mais sossego em relação às praias vizinhas, Clearwater e St Pete. Por lá, é possível curtir experiências como andar de caiaque, se aventurar nas trilhas, descansar sob a sombra das palmeiras, admirar as tartarugas marinhas vivendo livremente, curtir um piquenique à beira-mar, ou apenas tomar um banho de mar tranquilo. A balsa que dá acesso à praia começa os serviços às 10h, e sai a cada 30 minutos (ou de uma em uma hora no inverno). Custa US$ 16 a inteira e crianças menores de cinco anos de idade não pagam. Não é preciso reservar o passeio.
Juno Beach, Palm Beach, Flórida
Juno Beach Pier é o cartão-postal de Palm Beaches, um dos mais lindos. Além de curtir sua praia de areia com conchinhas que parecem desenhadas à mão em sua costa intocada com clima descontraído e ondas pra surf, vale uma passada no Loggerhead Marinelife Center pra acompanhar o trabalho incrível que o hospital para tartarugas-marinhas faz – Palm Beaches está numa das áreas com maior densidade de ninhos dos répteis do mundo, sendo casa de cinco das sete espécies existentes. Não deixe de conhecer o grandioso piér, que embeleza ainda mais a beleza local.
LEIA MAIS: Palm Beaches é seu próximo destino de viagem na Flórida
O que fazer em Palm Beaches, na Flórida, de Boca Raton a Jupiter
Onde ficar em Palm Beaches: 8 B&Bs, hotéis-boutique e resorts
Cannon Beach, Cannon Beach, Oregon
Na dramática cena natural de Oregon, Cannon Beach tem vida selvagem, privacidade e uma icônica paisagem da rocha de Haystack que compõe a costa de Oregon com seus mais de 70 metros de altura – o equivalente a um prédio de 24 andares. Em dias de maré baixa é possível alcançá-la a pé e, por vezes, poças de água se formam por lá, cheia de vida marinha para apreciar. Não é raro também encontrar turistas empinando pipa ou andando de bicicleta na areia. Fun fact: todo mês de junho rola uma competição de construção de castelos de areia e filmes como The Goonies e Crepúsculo já tiveram a praia como cenário de suas produções.
Assateague Beach, Assateague Island, Virginia and Maryland
A paisagem num geral é inconfundível: uma praia calma, com mangue, permeada por uma floresta marítima e habitada por cavalos selvagens livres – as principais atrações. Apesar da nomenclatura, os animais não são de fato selvagens, mas sim descendentes de animais domésticos que retornaram a um estado selvagem. Hora ou outra é possível observar eles correndo em direção à agua ou pastando na grama da praia e, apesar de estarem pertinho, têm sua privacidade, sendo proibido alimentá-los. Banho de mar, trilhas, passeios de bicicletas ou de canoa são algumas das atividades possíveis. É, contudo, na última quarta-feira de julho, que o local recebe mais turistas, no chamado Pony Swim, evento onde os animais nadam de Assateague Island à vizinha Chincoteague Island entre as marés, quando não há nenhuma corrente – isso porque, para evitar a superpopulação, que pode destruir rebanhos, alguns deles são leiloados para novas casas.
Driftwood Beach, Jekyll Island, Georgia
O que torna Driftwood tão diferenciada é sua paisagem exótica, com pinheiros e carvalhos retorcidos que parecem brotar da areia e formar esculturas únicas em frente a costa litorânea – como um cemitério de árvores. Não é muito procurada para banho de mar, mas no pôr do sol tem cantinhos bem disputados, devido ao contraste que os troncos e o sol se pondo no mar dão nas fotos.
Sand Harbor, Lake Tahoe, Nevada
Dentro do Nevada State Park, Sand Harbor entrega o melhor dos dois mundos: areia clarinha e natureza selvagem, com água doce e perfeitas formações rochosas. A praia tem um lago tem um tom azul marcante, totalmente cristalino, ambiente perfeito para a prática de nado livre, stand up paddle, caiaque e muito mais. Ainda na praia, há espaço para piquenique, churrasqueiras e acesso às trilhas que levam a mirantes. O parque fica aberto durante todo ano (paga-se uma taxa de US$ 15 para entrar), no verão, clima praiano, no inverno, praticamente uma estação de esqui. Nos meses de julho e agosto ocorre o Lake Tahoe Shakespeare Festival, com peças clássicas de Shakespeare com a vista estonteante do Lake Tahoe.