O Brasil conta com mais de 5 mil municípios espalhados por seus 26 estados mais o Distrito Federal em seus 8.516.000 km².
As 10 maiores cidades do Brasil
10) Goiânia
Antecipando Brasília em quase 30 anos, a cidade planejada de Goiânia, capital do Goiás, foi fundada em 1933 pelo urbanista Armando de Godói, numa agradável combinação de parques, avenidas arborizadas (no Censo de 2010, apareceu como a cidade mais arborizada do país) e edifícios altos circulares influenciados pelo Art Déco. Os bairros, aqui, são chamados de setores, e o município é muito procurado pelo público corporativo, sendo a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, com mais de 1 milhão de habitantes.
Melhores programas: Andar de patins e curtir o pôr do sol no Centro Cultural Oscar Niemeyer, conhecer os bares e restaurantes do Setor Marista, Passear no Lago das Rosas e nos parques Flamboyant, Vaca Brava e Areião, tomar açaí na Ricardo Paranhos, ir na Feira do Sol aos domingos, na Praça do Sol e ir na feira do Cerrado do lado do Estádio Serra Dourada, fazer compras no Shopping Flamboyant, tomar café no Café S/A, na Luí Doces ou no Opera Café Bistrô.
9) Recife
Segunda cidade mais vibrante do Nordeste (atrás de Salvador), a capital de Pernambuco tem cena cultural, gastronômica (foi considerada o primeiro polo gastronômico da região) e de lazer animada, um Centro Histórico revitalizado, uma bela orla azul e um Carnaval cativante. Seu nome deve-se aos recifes de corais, que acalmam as águas costeiras. A 6 km dali, a pitoresca vizinha Olinda complementa o tour e é o contrapeso artístico e colonial para o agito da grande cidade, com sua trilha sonora local: o frevo.
Melhores programas em Recife: bater perna pelo Recife Antigo e a Praça do Marco Zero, visitar o Centro do Artesanato de Pernambuco e o Museu Cais do Sertão, beber um maltado na lanchonete As Galerias, conhecer a história do principal ritmo pernambucano no Paço do Frevo, caminhar no Parque Dona Lindu e jantar no Wiella Bistrô, em Boa Viagem, além de visitar o Centro Histórico de Olinda, a 6 km dali.
8) Curitiba
Entre as maiores cidades do Brasil, Curitiba é uma cidade que coleciona elogios por ser um dos melhores modelos de planejamento urbano do mundo, conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade, sendo, talvez, a cidade mais eficiente do Brasil, proporcionando um excelente padrão de vida para seus quase 2 milhões de habitantes – e, não à toa, tem o 5° maior PIB.
Melhores programas em Curitiba: caminhar pela Rua das Flores no centro, curtir a feita de arte e artesanato na Praça Garibaldi, comprar pinhão no Mercado Municipal, apreciar os caminhos bucólicos e estufa de vidro do Jardim Botânico, ver alguma exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON), rolê de bike pelo Parque Barigui, conhecer a Unilivre no Bosque Zaninelli, ir à Ópera de Arame e o Parque das Pedreiras, subir na Oi Torre Panorâmica, assistir ao entardecer no Parque Tanguá, pegar o cênico trem até Morretes (leia mais sobre viagens de trem pelo Brasil aqui).
6) Belo Horizonte
Entre as maiores cidades do Brasil, ocupando o posto de 6° lugar, Belo Horizonte, ou BH para os íntimos, batizada assim devido à linda vista das montanhas da região, surgiu como alternativa à Ouro Preto e seu difícil acesso no final do século 19, num modelo de cidade Art Nouveau influenciada pelo espírito da ordem e do progresso, lema da bandeira, sob comando do então prefeito Juscelino Kubitschek e o jovem arquiteto Oscar Niemeyer. Mais de um século depois de sua fundação, se mantém com um vigor jovem e contagiante, boa mistura de uma grande capital com o jeitinho de cidade do interior.
Melhores programas em Belo Horizonte: passeio pela Lagoa da Pampulha, pelos museus da Praça da Liberdade, caminhar pelas ruas cosmopolitas e agitadas do bairro Savasi num sábado à noite, jantar num dos sofisticados restaurantes de Lourdes ou sentar num bom bar e boteco de Santa Tereza, percorrer as barracas do Mercado Central e provar quitutes, assistir a um concerto no Palácio das Artes, admirar a Igrejinha de São Francisco e às curvas da Casa de Baile, ver o entardecer no Mirante do Mangabeiras e fazer um bate-volta a Inhotim.
LEIA TAMBÉM: Roteiro infalível pelas Cidades Históricas de Minas, de Tiradetes a Ouro Preto
5) Fortaleza
A capital do Ceará é a cidade com o maior PIB da região Nordeste. Também ganha o posto de 5° capital do país e a 1° do Nordeste em número de visitantes internacionais (atrás apenas de SP e do RJ no Brasil) – talvez um fato que se deve aos seus 34 km de belas praias e às temperaturas que são altas o ano todo, ao sol não foge e a chuva, que é escassa. Quem visita a cidade dificilmente resiste a esticar até a vizinha Aquiraz, onde fica o melhor parque aquático do país, o Beach Park.
Melhores programas em Fortaleza: passar o dia na melhor praia da cidade, a Praia do Futuro, e conhecer as praias de Iracema, Mucuripe e Meireles, visitar o Mercado dos Peixes em Mucuripe, ir ao Centro Dragão do Mar de arte e cultura, apreciar o pôr do sol na Praia do Meireles e aproveitar para conferir os achados da Feirinha da Beira-Mar, jantar no elegante L’Ô e fazer um bate-volta ao Beach Park.
4) Salvador
Salvador da Bahia tem uma energia com a qual poucas cidades podem competir. Antiga capital da colônia portuguesa, é a joia afro-brasileira do Brasil, maior e mais populosa cidade do Nordeste. Seu centro colorido é um museu vivo da arquitetura e das igrejas cheias de ouro dos século 17 e 18, e, seu Carnaval de rua é considerado como a maior festa de participação popular do planeta. Dividida em Alta e Baixa, fica fácil de mapear a cidade e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina.
Melhores programas em Salvador: passeio pela região da Ribeira e Praia da Ribeira e da Penha, tour no Mercado Modelo seguido de almoço na Bahia Marina e andança pelo Elevador Lacerda e Pelourinho, Igreja e Convento de São Francisco, amarrar fitinha na Igreja do Bonfim, entardecer e pôr do sol no Farol da Barra e noite no boêmio bairro Rio Vermelho. Bate-voltas para a Ilha dos Frades e a Praia de Guarajuba são uma boa. Veja um roteiro de 24h em Salvador aqui.
2) Rio de Janeiro
Uma cidade cercada pelo mar, pelas montanhas, cheia de areia e de sal, onde o contraste das paisagens urbanas e naturais reflete diretamente um estilo de vida – o lifestyle carioca. Tem seus problemas. Tem sim corrupção, violência e descaso na cidade de mais de 6 milhões de habitantes. Mas não dá pra negar: segundo maior município do Brasil e, provavelmente, um dos mais lindos do mundo, o Rio tem seu charme em passeios pra passar semanas sem repetir, entre cartões-postais e aqueles programas que só os cariocas conhecem.
Melhores programas no Rio de Janeiro: ir ao Parque Penhasco Dois Irmãos, Forte de Copacabana com bike pela orla de Copa, Favela Sunset Tour, Jardim Botânico (o parque e o bairro), Horto Florestal e Vista Chinesa, jantar chique ou noite pelos bares de Botafogo (leia mais sobre onde comer na Zona Sul do RJ aqui), praia em Ipanema ou no Leblon, conhecer o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, saltar de parasail ou asa delta da Pedra da Gávea, drinks no fim do dia no Bar Urca, boemia da Lapa, de Santa Teresa e do Mirante Dona Marta, Museu de Arte do Rio (MAR) e Museu do Amanhã, Parque da Cidade em Niterói, Trilha da Pedra Bonita, Joatinga, Prainha e Grumari. Leia o que mais fazer no Rio de Janeiro aqui.
LEIA TAMBÉM: 13 bate-voltas desde o Rio de Janeiro para curtir o fim de semana
1) São Paulo
São Paulo não é só a maior cidade do Brasil, mas também da América Latina como um todo. Seus prédios a se perder de vista, seu trânsito caótico e o jeito meio estressado dos mais de 13 milhões de habitantes da capital podem dar um nó na cabeça de quem quer turistar. Mas poucas cidades tem uma oferta tão grande, heterogênea e completa de atrações: São Paulo respira cultura, esbanja gastronomia e vive o cosmopolitismo. Suas ruas e avenidas, lojas, parques, museus, restaurantes, prédios e seu dia a dia agitado formam um conjunto que todo brasileiro precisa conhecer – e conhecer melhor.
Melhores programas em São Paulo: bater perna por seu Centro Histórico, comer o tradicional sanduíche de mortadela no Mercadão, garimpar na Rua 25 de Março, passear pela Avenida Paulista aos domingos, comer um pastel com caldo de cana na feira e pedir um pão na chapa numa tradicional padaria paulistana, fazer compras ou uma caminhada relax na Oscar Freire, ver a influência japonesa do bairro da Liberdade, conhecer os espaços do Parque Ibirapuera, fazer um tour gastronômico pelos melhores restaurantes da cidade, visitar a Sala São Paulo, conhecer a Vila Madalena e tirar fotos no Beco do Batman, dar uma volta na feirinha Benedito Calixto, visitar o Museu do Futebol, andar de bike pelo Minhocão. Leia mais: o que fazer em São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Top 10 lugares para tirar boas fotos de São Paulo (para postar ou não!)