livrarias-para-conhecer-no-brasil

11 livrarias para conhecer no Brasil que reúnem arte, design e boa gastronomia

LIVRARIAS PARA CONHECER NO BRASIL

Há algum tempo, as livrarias deixaram de ser apenas lojas de livros para se tornarem locais de convivência e lazer, com cafés, áreas externas e programação de eventos culturais. Muitas investem em design de interiores autênticos e coleções exclusivas com curadoria bem feita para se diferenciarem da venda online, que é uma grande concorrente.

Mesmo com o sucesso da internet, o encanto de ir em no espaço físico, ver a disposição dos livros e folhear as páginas não se perdeu. Por isso, selecionamos 11 livrarias para conhecer no Brasil que são verdadeiros pontos turísticos e que vão te garantir um passeio recheado de arte, boa gastronomia e títulos fora da lista de best-sellers. 

LEIA MAIS: Bibliotecas mais lindas do mundo: uma seleção com arte, cultura e história
17 livros de viagem para ver o mundo sem sair de casa
12 livros sobre turismo sustentável para tornar-se um viajante mais ético
9 livros em que os lugares (também) são os protagonistas
13 destinos de turismo literário para os apaixonados por livros

11 livrarias para conhecer no Brasil

Livraria Cultura do Conjunto Nacional – São Paulo

Provavelmente é a livraria mais visitada e conhecida de São Paulo: sua localização, sua arquitetura e seu tamanho fazem com que a Cultura seja um verdadeiro ponto turístico da capital. Uma escada com os nomes de obras marcantes na literatura brasileira e mundial dá um charme a mais, e, no acervo gigantesco é difícil não achar o livro que você estiver buscando – as estantes são divididas conforme o gênero literário e no andar de cima você também encontra CD’s e DVD’s. Antes ou depois do tour, a cafeteria local é o lugar perfeito pra bater papo, fazer uma pausa e petiscar algo.

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista 

LEIA MAIS: Experiências de luxo em São Paulo: roteiro de 3 dias com programas de alta gastronomia, lazer e compras

escada-cultura-sp-livrarias-para-conhecer-no-brasil
livrarias-para-conhecer-no-brasil-tapera-tapera-sp

Tapera Taperá – São Paulo 

Livraria toda envidraçada em um prédio da Avenida São Luís, no coração de SP, a Tapera Taperá não é muito grande, mas é extremamente charmosa. O local recebe muitos eventos e também promove cursos na área de literatura, arte e política – a maioria de seus livros, inclusive, são relacionados a esses temas. Há um acervo reservado para empréstimos, tornando a Tapera uma mistura entre livraria e biblioteca, além de ser um espaço cultural que reúne autores, intelectuais e entusiastas da literatura.

Endereço: Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29 – República

Livraria da Vila – São Paulo

A Livraria da Vila tem diversas unidades espalhadas em São Paulo e no Paraná e, sinceramente: todas são incríveis e valem a visita. A unidade na Vila Madalena passa uma vibe rústica com suas estruturas e estantes de madeira. Na área externa, ao fundo da livraria, uma unidade da cafeteria Santo Grão cria um ambiente muito gostoso com mesinhas de mármore e área verde. Para complementar o roteiro, o Instituto Tomie Ohtake, a dez minutinhos a pé da livraria, tem exposições de arte contemporânea e obras da artista plástica japonesa. 

Endereço: R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena

LEIA TAMBÉM: Top 10 lugares para tirar boas fotos (para o Instagram ou não) em São Paulo

livraria-da-vila-madalena-sp

LIVRARIAS PARA CONHECER NO BRASIL

Livraria Leonardo da Vinci – Rio de Janeiro

Fundada em 1952 por dois italianos, a livraria foi considerada por muitos anos uma das melhores do RJ e uma das referências em vendas livros estrangeiros no país. Hoje, com o crescimento da Amazon e das vendas online, a Da Vinci tem como diferencial ser um como ponto turístico e espaço cultural – muitos turistas visitam a livraria pela tradição. O local se modernizou desde sua fundação e continua tendo um grande acervo de livros. Suas sacolinhas artesanais de pano são as queridinhas do Instagram: é difícil sair de lá sem querer comprar uma. 

Endereço: Av. Rio Branco, 185, edifício Marquês do Herval – Centro

livrarias-para-conhecer-no-brasil-leonardo-da-vinci-rj

Livraria da Travessa CCBB – Rio de Janeiro

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é um dos pontos culturais mais lindos do Rio (e olha que a competição é grande). Instalado em um prédio histórico no centro, o local é disposto em andares circulares de paredes branquinhas e colunas de ordem coríntia. Além de galerias de exposições, o CCBB abriga uma unidade da Livraria da Travessa, dois cinemas e um teatro. A livraria não é muito grande, mas atrai os olhares de quem passa em frente de sua vitrine nos corredores do Centro Cultural. Lá dentro, best-sellers, edições especiais para centro de mesa e livros de nicho ficam dispostos nas estantes e nas mesas para serem folheados livremente.

A Livraria da Travessa tem várias outras unidades no Rio (a da Rua 7 de Setembro é incrível também), em São Paulo e até uma em Lisboa. Apesar de ser uma rede, a Travessa tem um toque intimista, de livraria de rua. 

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro

Leia aqui nossos posts sobre o Rio: hospedagem, programas e lugares instagramáveis

Livraria das Marés – Paraty, RJ

Na cidade da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e da Pousada Literária, não poderia faltar uma livraria charmosa para visitar: trata-se da Livraria das Marés, instalada em uma tradicional casinha colonial de paredes brancas. No fundo, sofás, mesinhas e um deck de madeira criam um espaço delicioso para passar o tempo. À noite, a iluminação interna da livraria a deixa ainda mais bonita e convidativa. Vale dar uma passadinha quando passeando pelo Centro Histórico de Paraty. 

Endereço: R. Ten. Francisco Antonio, 52 – Centro Histórico

Leia aqui nosso guia completo de Paraty

mares-paraty-rj-livrarias-para-conhecer-no-brasil

LIVRARIAS PARA CONHECER NO BRASIL

Livraria da Rua – Belo Horizonte, MG

Andando pelas ruas de BH, é difícil não notar a grande estrutura envidraçada da Livraria da Rua – com design industrial, caixas de madeira reutilizadas e estantes minimalistas, o espaço é bem moderno. A proposta do local é que os visitantes possam ter os livros a fácil alcance e possam folhear e ler sem ter necessariamente o compromisso de comprar. Na Livraria da Rua, os livros são cuidadosamente escolhidos por uma curadoria (não é todo livro do circuito comercial que você encontrará por lá) e algumas obras de arte contemporânea também fica expostas no local. A cafeteria Miguilim, com nome inspirado no personagem do escritor mineiro Guimarães Rosa, vende lanchinhos rápidos e cafés especiais.

Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 913 – Funcionários

livrarias-para-conhecer-no-brasil-arte-letra

LIVRARIAS PARA CONHECER NO BRASIL

Arte e Letra – Curitiba, PR

A Arte e Letra tem a proposta de manter-se pequena e artesanal: o espaço não privilegia os best-sellers e a editora, que funciona no local, tem poucos livros publicados. A livraria tem as estantes divididas por critérios geográficos, o que é ótimo para quem se aventurar em livros fora da zona de conforto e conhecer novas culturas. No mesmo endereço, um simpático café, com mesinhas do lado de fora, também faz bastante sucesso para quem quer passar uma tarde tranquila no centro de Curitiba. 

Endereço: Rua Desembargador Motta, 2011 – Centro

Palavrear – Goiânia, GO

A Palavrear é um dos pontos culturais mais interessantes de Goiânia: em um casarão de dois andares dos anos 1970, paredes de cimento queimado e chão com azulejos coloridos compõem um cenário que encanta todos que passam pela livraria. No amplo gramado da área externa, são realizados eventos e encontros literários, nos quais os goianienses se reúnem para falar sobre novos títulos. Em frente ao café da livraria, uma varanda com mesinhas de madeira é o espaço perfeito para bater papo e curtir o entardecer. 

Endereço: R. 232, 338 – Setor Leste Universitário

LEIA TAMBÉM: 6 destinos incríveis pra conhecer em Goiás

palavrear-goiania-livrarias-para-conhecer-no-brasil

Miragem – São Chico, RS

Em um casarão antigo de três andares, livros de diferentes gêneros dividem o espaço com uma espécie de museu, com móveis antigos e outros apetrechos de decoração. Um cômodo intimista com decoração típica remetendo à vida rural guarda os livros de autores do Rio Grande do Sul. A Miragem é uma das livrarias mais autênticas para conhecer no Brasil, por sua forte conexão com a cultura da região. O melhor é que ela está localizada a apenas 45 km de Gramado, na cidade de São Francisco de Paula, se tornando uma ótima opção para fugir do roteiro clássico na Serra Gaúcha.

Endereço: Av. Júlio de Castilhos, 811 – Centro

Livraria da Praça – Recife, PE

Quem pensa que o ambiente de uma livraria é monótono com certeza tem uma surpresa quando entra na Livraria da Praça: happy hours com música ao vivo agitam o espaço, que tem um cardápio recheado – de livros, comes e bebes. Mas não só agitação faz parte da rotina: o local também é querido pelas famílias recifenses por causa da seção infantil e do parquinho na área externa, que também é pet-friendly. Em frente à livraria, a Praça de Casa Forte, com seus jardins projetados pelo paisagista Burle Marx com flora importada da Amazônia e da Mata Atlântica, é o coração do bairro. 

Endereço: Praça de Casa Forte, 454 – Casa Forte

Confira estes livros sobre literatura brasileira:

Gabriela, Cravo e Canela – R$ 25

O livro é um dos romances mais célebres de Jorge Amado e conta a história de amor, que desafia os costumes da sociedade da época, entre a sertaneja Gabriela e o árabe Nacib. Publicado em 1958, o livro logo se tornou um sucesso mundial. Na televisão, a história se transformou em uma das novelas brasileiras mais aclamadas mundo afora.

livro jorge amado

Retrato de Dorian Gray – R$ 24

O romance escrito por Oscar Wilde, um grande escritor irlandês, conta a história de Dorian Gray, um jovem humilde que é o tema de um retrato de corpo inteiro de Basil Hallward, um artista que está impressionado e encantado com sua beleza. Através de Basil, Dorian conhece o aristocrata Henry, e desse encontro nasce uma amizade, com reflexões acerca da vida e da juventude.

retrato de dorian gray

 A Extravagância do Morto – R$ 18

O livro marca o encontro de dois detetives criados por Agatha Christie, dama dos romances policiais: Hercule Poirot, o investigador belga, e Ariadne Oliver, a escritora de livros de mistério. Ariadne organiza um jogo na mansão de um milionário, uma variante do Caça ao Tesouro, mas tem a intuição de que um assassino de verdade poderia se aproveitar do jogo para matar alguém.

livro amazon

Livrarias para conhecer no Brasil: qual destas você já visitou?

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Maria Eduarda Nogueira
@meduardanog

Uma comunicadora por paixão, ama criar conteúdos digitais autênticos e aprender novos idiomas. Acumula na bagagem o inglês, o francês e o espanhol e um repertório de mais de 300 livros lidos. Viagens são sua forma preferida de consumir cultura. Fã de espaços urbanos diversos e metrópoles vibrantes, tem nos cafés e livrarias mundo afora seus lugares preferidos - sempre com um chocolate quente em mãos e em busca do próximo idioma para aprender.

2 comentários

Adorei! Mas faltou a Martins Fontes na esquina da Av. Paulista com a Rua Manoel da Nóbrega, SP/SP!

Resposta
Deixe seu comentário aqui!