Por isso, uma escolha esperta de câmera para viajar e de lentes para acoplar a ela precisam ser feitas meticulosamente. Por qualidade e por praticidade nos dias na estrada. Seja qual for sua escolha de máquina fotográfica, separamos três modelos coringa de lentes para viajar que valem o investimento. Você não precisa levar todos com você em toda viagem que fizer, mas vai querer ter esses três equipamentos sempre por perto na sua vida fotográfica de viagens.
Lentes para viajar: top 3 modelos
LENTES PARA VIAJAR
35 mm f 1.4
Lentes fixas são incrivelmente práticas, especialmente em viagens, quando ensinam muito sobre a própria essência fotográfica ao viajante que precisa se movimentar em ângulos em busca do melhor clique. As melhores opções de lentes fixas variam entre 24, 35 e 50 mm. Se for pra escolher uma, que seja uma intermediária entre as três, como a 35 mm, que tem uma boa abertura e um ângulo de visão bastante adequado para fotografar de detalhes (por isso o f 1.4) a paisagens. Com lentes adaptáveis para Canon e Nikon, a Sigma tem em sua linha Art lentes de bastante qualidade, com bastante nitidez e foco preciso.
LENTES PARA VIAJAR
24-70 mm f 2.8
A 24-70 mm com abertura 2.8 de diafragma é uma boa companheira pra qualquer situação. A da Nikon, por exemplo, é uma lente premium, com tecnologia de nanocristais, pra fotos de paisagem, de detalhes, fotos de perto e de longe: com ela, não tem chance pra erro. É uma lente par viajar que realmente não deixa na mão – se tiver que escolher uma e apenas uma pra levar na viagem, que seja ela. O único porém é o peso: só a lente tem quase um quilo. Então não é recomendada pra quem é iniciante. Fora o preço, que custa mais que muitas câmeras (mas é, de novo, um investimento 100% certeiro).
LENTES PARA VIAJAR
70-300 mm f 4.5
É aquela lente pela qual todo iniciante na fotografia fica deslumbrado. Mas a verdade é que fotógrafos viajantes experientes sabem que acabam usando ela muito pouco. Mas que, ao mesmo tempo, é uma lente insubstituível – lentes tele são perfeitas para fotos à distância, para fotografar vida animal em safáris, por exemplo, ou para cliques de surfistas em praias tropicais. É a lente que vai servir pra quando a 24-70 não der conta e complementar perfeitamente a distância focal faltante. E também não é um investimento tão grande, uma vez que o f 4.5 não faz tanta diferença já que o objetivo são as fotos com zoom.
LEIA MAIS: Equipamentos fotográficos de viagem que não podem faltar na bagagem
Lentes para viajar: e você, costuma levar quais lentes fotográficas nas suas viagens? Conta pra gente aqui nos comentários!