Qual é a diferença entre rios e lagos?
Rios
Por definição, é uma corrente natural de água que nasce numa área montanhosa e deságua no mar, em um lago ou até em outro rio. Em geral, são formados por águas subterrâneas, pelo derretimento de geleiras ou pelo encontro das águas de mais de um rio.
Lagos
Os lagos são depressões naturais que armazenam uma elevada quantidade de água, que pode ser proveniente de chuva ou de uma nascente local. Existem lagos de água salgada e há também os artificiais, constituídos a partir da construção humana.
O que levar na mala para as viagens de ecoturismo?
Mochila clássica que cabe tudo e vai com tudo, na cor perfeita e combinando com a natureza.
Confeccionado em tecido elástico de secagem rápida e poliamida reciclada, é leve e atemporal.
A pochete High Coast é leve, compacta e feita em nylon 100% reciclado e impermeável.
É feito com mesh em poliéster reciclado, tira de ajuste e tela na lateral, para melhor ventilação.
USE O CUPOM ANNALAURA PARA 10% OFF NA FJÄLLRÄVEN
SOBRE A FJÄLLRÄVEN
Fjällräven vem do sueco, raposa ártica. Suas bolsas, mochilas, roupas e acessórios são conhecidas pela autenticidade que vem do simples, prático e eficiente. A marca teve seus primeiros passos em 1960, na pequena cidade de Örnsköldsvik, na Suécia, até por isso segue a padronagem sueca de produtos, que enfatiza a funcionalidade, a simplicidade e o minimalismo, que até reflete alguns dos valores culturais e sociais do país, como a conexão com a natureza, a qualidade de vida e a atenção aos detalhes, o que inclui o uso de materiais reciclados e orgânicos na linha de produção, além da criação de produtos que possam ser usados e amados por gerações e que inspirem as pessoas a passarem mais tempo ao ar livre.
Confira abaixo os 8 lagos mais bonitos do mundo
Gruta do Lago Azul, Mato Grosso do Sul, Brasil
Um dos principais atrativos turísticos do Mato Grosso Sul e a caverna mais procurada de Bonito, a Gruta do Lago Azul é um cartão-postal da cidade e chama a atenção de muitos turistas devido aos seus lagos transparentes e cristalinos. É uma das maiores cavidades inundadas do planeta e em seu interior está situado um lago subterrâneo de águas azuis que surge no fundo da gruta, considerado o passeio mais famoso entre os viajantes. A beleza do lugar impressiona e o passeio é acessível para todas as idades, no qual começa com uma caminhada de aproximadamente 300 metros até a entrada da caverna. Lá, você encontrará fósseis de animais como o Tigre de Dentes de Sabre e a Preguiça Gigante, além de raros minerais. Os preços para visitar a gruta variam de R$ 90 a R$ 130 em alta temporada – é obrigatório o uso de capacetes e tênis ou papete de trilha com solado de borracha.
LEIA MAIS: Roteiro no Mato Grosso: Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres
Um giro pelo Pantanal, Mato Grosso do Sul: atividades, hospedagens e dicas
Laguna Colorada, Bolívia
A cerca de 4 300 metros do nível do mar, o lago salgado de cores avermelhadas localizado na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa possui cerca de 60 km² de extensão e é o lar de admiráveis alpacas e flamingos de diferentes espécies. A Laguna contém ilhas brancas de sal bórax, que contrastam com o tom vermelho e formam uma paisagem de tirar o fôlego. O passeio faz parte da rota turística entre o Atacama e o Salar de Uyuni – não é permitido entrar na lagoa. A 150 km de San Pedro do Atacama, não deixe de visitar também a Isla Incahuasi, lugar de cactos gigantes, e os borbulhantes Gêiseres Sol de Mañana.
LEIA MAIS: Os melhores destinos da Bolívia para montar o seu roteiro
La Paz: saiba o que fazer para curtir a capital boliviana
LAGOS E RIOS MAIS BONITOS DO MUNDO
Lake Louise, Canadá
Com uma paisagem surpreendente repleta de lagos de coloração verde-esmeralda, cachoeiras e trilhas, o Lake Louise é o lago mais famoso da região de Banff, no Canadá, um destino que te transporta para cenários de filme e considerado um dos mais bonitos (e famosos!) do mundo. Localizado nas montanhas rochosas canadenses, a 790 km de Vancouver e 180 km de Calgary, é comum ver pessoas por lá se divertindo nos caiaques, fazendo trilhas, registrando momentos com suas câmeras ou apenas relaxando sentados nas rochas espalhadas pela beira do lago. Uma das melhores formas de admirar o local é fazer a trilha de 5 quilômetros (ida e volta) que leva a Lake Agnes Tea House, uma incrível casinha de chá rústica para tomar uma bebida quente. No verão, considerado o melhor período para ver o lago em sua beleza máxima, é ótimo para caminhadas e esportes aquáticos. Já no inverno, o Lake Louise congela e torna-se uma pista de patinação – o acesso ao local e às trilhas é gratuito. Para necessidades básicas como abastecer gasolina, hospedagem e restaurantes, o Lake Louise Village é um vilarejo charmoso e está bem pertinho da atração.
LEIA MAIS: Montanhas Rochosas e um roteiro completo pelos lagos esmeraldas no Canadá
Conheça Whistler, Canadá: bate-volta de aventura próximo de Vancouver
O que fazer em Vancouver, no Canadá: as melhores atrações do verão ao inverno
LAGOS E RIOS MAIS BONITOS DO MUNDO
Lagos de Plitvice, Croácia
O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice está situado a cerca de 150 km de Zagreb, capital da Croácia, e é formado por diversas cachoeiras e lagos fascinantes. O maior parque do país conta com quase 300 km² de relevo cárstico e 16 lagos interligados por cachoeiras com coloração azul e verde-esmeralda. Entre elas, estão as passarelas de madeira e algumas marcações bem demarcadas, que resultam em uma fácil locomoção aos visitantes. Lá, você pode fazer diversas trilhas, com duração mínima de 2 horas e relativamente tranquilas – algumas com degraus e subidas íngremes. A Great Waterfall é considerada a atração mais procurada do parque, uma cachoeira com quase 80 metros de altura e uma queda d’água admirável. Para chegar, você pode partir de Zagreb, Zadar ou Split e comprar uma passagem de ônibus aqui. Programe-se para chegar bem cedo, evitando filas e uma aglomeração de turistas.
LAGOS E RIOS MAIS BONITOS DO MUNDO
Lago Nakuru, Quênia
Grande destaque no Quênia e situado no Parque Nacional Lago Nakuru, é conhecido como um dos lagos mais bonitos do mundo (e mais diversos!), com cerca de 50 km²- a região conta com uma grande quantidade de flamingos, javalis, pelicanos, hipopótamos, girafas e zebras. O parque é um refúgio de aves migratórias e recebe bastante turistas encantados pelas belezas naturais ali presentes. As águas do lago são altamente alcalinas e impressionam pelas cores do espelho d ‘água, além dos sons e aromas. O Nakuru está a cerca de duas horas da cidade de Nairóbi e possui fácil acesso aos viajantes – não deixe de ver o incrível pôr do sol local, com uma mistura de colorações roxas, rosas, amarelas e laranjas.
LEIA MAIS: Saiba quais são as 10 maiores cidades da África e seus atrativos turísticos
África, quando ir: melhores meses para viajar pelo continente e seus destinos
Lago das Cinco Flores, China
O impressionante e encantador Lago das Cinco Flores, conhecido como Five Flower Lake, é um famoso cartão-postal da Reserva Natural do Vale Jiuzhaigou, em Sichuan, na China, a mais de 1 800 km de Pequim. Conta com inúmeros lagos transparentes de águas verdes cristalinas e azuis turquesa, além de abrigar diferentes tipos de algas, plantas, árvores e minerais. O lago não é indicado para um mergulho demorado, já que as temperaturas são baixíssimas. Ao redor do Five Flower, estão as montanhas da cordilheira de Min – no inverno, muitos picos de montanhas ficam cobertos de neve e a paisagem fica ainda mais surpreendente. Partindo da cidade de Xian, você chegar ao parque por uma viagem de ônibus ou alugar um carro.
Lake Hillier, Austrália
O famoso lago cor-de-rosa faz parte de uma área preservada do Arquipélago de Recherche, em uma região isolada de Middle Island na Austrália. Com cerca de 600 metros de comprimento, o Lake Hillier é rodeado por eucaliptos, árvores e uma faixa de terra que o separa do Oceano Pacífico. Uma possível explicação para a sua coloração é a falta de nutrientes, a grande quantidade de sal ou a presença de uma microalga que em contato com o sol, pode resultar na cor rosada. Ao redor do mundo existem outros lagos rosas, como o Quairading Pink Lake e o Hutt Lagoon. Não é recomendado para mergulho, já que é cerca de dez vezes mais salgado que o Oceano.
LEIA MAIS: Confira as 10 principais cidades da Oceania: principais características e atrações
O que fazer em Adelaide, na Austrália: 6 programas
LAGOS E RIOS MAIS BONITOS DO MUNDO
Lago Matheson, Nova Zelândia
Ótimo para os amantes do ecoturismo, a região do Lago Matheson possui diversas trilhas pelas florestas e caminhadas com vistas surreais. Lar de enguias nativas e aves aquáticas, o espelho d’água reflete as imagens do Mount Cook e do Mount Tasman, as duas montanhas mais altas na Nova Zelândia. Formado na última Grande Era do Gelo, o lago está situado a cinco quilômetros do vilarejo de Fox Glacier e a região possui banheiros, estacionamento gratuito e restaurante. Para chegar aos mirantes com as melhores vistas, siga as placas da trilha na margem do lago – com quase três quilômetros e pouco mais de uma hora de duração. Lá, os passeios também chamam bastante atenção de turistas, como as escaladas no gelo e trilhas sobre os glaciares.
Confira os 8 rios mais bonitos do mundo:
Rio Amazonas, Brasil
Você sabia que um quinto da água que flui dos rios para o oceano vem do Rio Amazonas? É tão grande que abrange mais água doce do que todos os maiores rios do mundo juntos. Com 6 992 km, o maior rio do mundo em volume de água e extensão, atravessa a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. A nascente do Rio Amazonas está na Cordilheira dos Andes, no Peru, e está presente em três países da América do Sul: Brasil, Peru e Colômbia. Recebe diferentes nomes, mas na entrada no Brasil é conhecido como Solimões até o encontro com o rio Negro: a partir desse ponto de encontro até a foz, é intitulado como Amazonas. O local é o habitat de diversos animais, como as enguias elétricas, pirarucu, piranhas e sucuris, além de nutrir a Floresta Amazônica, fornecendo vida à fauna e flora brasileira. O turismo ecológico está entre as atividades mais comuns da Amazônia, com a possibilidade dos viajantes de contemplar sua natureza, mas não se esqueça de respeitar e colaborar na preservação desse local tão rico.
LEIA MAIS: Quando ir para a Amazônia: explorando a selva nas estações seca e cheia
O que levar na mala para a Amazônia: roupas de aventura para a selva
Hotel de selva na Amazônia: um FAQ completo sobre a experiência de viagem
LAGOS E RIOS MAIS BONITOS DO MUNDO
Rio Futaleufú, Chile
Localizado no Chile, na região patagônica da Carretera Austral, o Rio Futaleufú desemboca no Lago Yelcho e é conhecido como o melhor rio para a prática de caiaque e rafting do mundo. Considerado um dos mais majestosos do planeta, possui águas verdes e azuis cristalinas, que atraem turistas o ano todo para realização de esportes radicais – porém, ainda é pouco conhecido pelos brasileiros. Lá, você pode também praticar stand up paddle, caiaque, pesca e até curtir um bom dia de sol na beira do rio. O cenário cinematográfico é considerado como uma paisagem pintada por deuses pelos moradores locais, com uma beleza cativante das florestas, corredeiras e paredes de granito.
Rio Colorado, Estados Unidos
O exótico rio que atravessa o Grand Canyon vai desde as Montanhas Rochosas do Colorado até o Golfo da Califórnia, no México e possui cerca de 2 400 km de extensão. O Rio Colorado passa por cinco estados e corta a região mais árida da América do Norte, recebendo as águas dos rios Paria, San Rafael, Kanab, Dolores, Escaldante, Pequeno Colorado e San Juan, que cortam os cânions transversalmente. A bacia do Colorado circula por regiões desérticas e abriga mais de 14 espécies de peixes, o que resulta em um aumento significativo do turismo na região – porém, isso aumenta ainda mais a necessidade de proteger o ecossistema local. Uma parte de coloração mais roxa atrai os viajantes para observação de espécies de pássaros, tartarugas e até papa-moscas.
LAGOS E RIOS MAIS BONITOS DO MUNDO
Rio Kenai, Estados Unidos
O riacho glacial e um dos maiores produtores de salmão do Alasca possui uma coloração azul-turquesa correndo pelas florestas. O Kenai tem uma incrível variedade de pesca para todos os tipos de pescadores e percorre cerca de 130 km do Lago Kenai até a enseada de Cook, no Oceano Pacífico. Não deixe de fazer um passeio de barco para admirar as florestas com as montanhas e praias da região. O local é rico em vida selvagem – se prepare para encontrar alces e renas. A península do Kenai é perfeita para conhecer as famosas geleiras colossais e a fauna marinha que habita o mar do Golfo do Alasca. Embarque nesse passeio de aventura e explore esta área de belezas naturais belíssimas – o verão é agradável para piqueniques e caso visite o lago no inverno, saiba que é bem rigoroso, com bastante neve e temperaturas congelantes.
Rio Eufrates, Turquia
Junto com o Rio Tigre, ao qual corre paralelamente, forma a maior bacia hidrográfica do Sudoeste Asiático, o rio chamado Shatt Al-Arab, que deságua no Golfo Pérsico. O Eufrates nasce na Turquia e desce para o sudeste, atravessando a Síria e o Iraque com cerca de 2 700 km de extensão. Sua maior parte é formada a partir de chuvas de inverno e do degelo das montanhas – suas águas são bastante utilizadas para irrigação para a cultivação de tabaco, azeitona e grãos. Foco de interesse por milhares de anos, a região é conhecida por abrigar algumas das primeiras civilizações da humanidade, a Mesopotâmia. Hoje, o rio está secando e as autoridades temem que em breve poderá ser a metade do que era. Porém, não deixe de visitar o local para explorar seu passado histórico e apreciar sua belíssima paisagem.
LAGOS E RIOS MAIS BONITOS DO MUNDO
Rio Nilo, Egito
Considerado o segundo maior rio do mundo em extensão, com 6 650 km e um dos mais bonitos do planeta, o Rio Nilo percorre dez países africanos até desaguar no mar Mediterrâneo. Um tour pelo Nilo deve estar em seu roteiro pelo Egito: é uma experiência fantástica, com muito conhecimento e história sobre as civilizações antigas. A região é cercada por florestas tropicais e apresenta uma grande biodiversidade, com diversas espécies de peixes, aves, répteis e o famoso crocodilo do Nilo, um dos maiores do mundo. Ao longo do rio, você encontrará algumas cataratas, como Aswan e Cartum, e lá, desenvolvem-se atividades econômicas como a pecuária, agricultura, pesca e o turismo. Os Cruzeiros pelo Nilo ocorrem, principalmente, entre as cidades Luxor e Aswan, que movimentam a economia desse setor cada vez mais. A Memphis Tours oferece ótimos cruzeiros a partir de US$ 487.
LEIA MAIS: 7 Maravilhas do Mundo Antigo e Moderno: conheça esses monumentos grandiosos
Rio Yangtzé, China
O rio mais extenso da Ásia e terceiro maior do mundo, perdendo apenas para o Amazonas e o Nilo, percorre oito províncias chinesas, tem 6 300 km de comprimento e é importantíssimo para a prática de agricultura do país – as planícies são férteis e bastante utilizadas para o plantio de arroz, milho, trigo e cevada. O Yangtzé nasce na região centro-oeste, nas montanhas do Tibete, e deságua no Oceano Pacifico, conhecido como uma das vias navegáveis mais utilizadas do planeta. É composto pela maior hidrelétrica do mundo em termos de capacidade, as Três Gargantas, e cercado por templos decorados com típicas lanternas que atraem muitos visitantes e moradores da região.
Rio Murray, Austrália
Com mais de 2 500 km de comprimento e considerado o rio mais longo da Austrália, a fonte do Rio Murray está na Cordilheira Australiana e a foz no Oceano Índico, perto de Adelaide. Com uma fauna e flora endêmica e rica, junto com seus afluentes, é a terceira maior área de captação de água do mundo. Seu principal afluente é o rio Darling, e juntos, formam uma bacia com uma das terras mais férteis do país – mais de um terço do suprimento de alimentos da Austrália são gerados de lá. A bacia é coberta por uma incrível flora nativa que está vulnerável e precisa ser preservada, com orquídeas e arbustos de margaridas prateadas. A capital Camberra está situada ao longo da bacia do rio, assim como Toowoomba e Tamworth.
Oiee!
Bonito não fica no Mato Grosso… 🙂
Bjks!
Oi, Ana! Obrigada pelo toque nesse errinho 🙂 já corrigimos