Interior de uma igreja toda talhado em ouro

As igrejas mais lindas do Brasil: conheça 13 dos mais incríveis templos religiosos

O Brasil tem algumas das igrejas mais bonitas do mundo. 

Entre construções barrocas, obras sacras assinadas por grandes artistas brasileiros, desenhos modernistas reconhecidos mundialmente, os templos religiosos espalhados pelo Brasil não são apenas lugares de devoção, mas também verdadeiros monumentos arquitetônicos. Assim, mesmo quem não é religioso, pode apreciar essas catedrais, basílicas, capelas e santuários que misturam história, arquitetura e religião em um só lugar. Veja as 13 igrejas mais lindas do Brasil pra você incluir nos seus próximos roteiros. 

Igrejas mais lindas do Brasil: região Sudeste

Vista das torres e da cúpula da Catedral da Sé, em SP

Catedral da Sé (São Paulo)

A imponente Catedral da Sé é um marco do centro de São Paulo. Inspirada no estilo neogótico, a sua construção começou em 1912 mas só foi terminada em 1954, devido à falta de verbas. Seus 5 700 m² foram projetados pelo arquiteto alemão Maximilian Hehl. Na decoração, estão estátuas de bronze, vitrais e mosaicos de artistas brasileiros e estrangeiros, além das clássicas obras de arte sacra que caracterizam as igrejas católicas. O seu órgão de 12 mil tubos é considerado o maior da América do Sul. A igreja e sua cripta estão abertas para visitação.

LEIA MAIS: O que fazer em São Paulo – os 16 melhores programas da cidade

Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro)

Fundado ainda em 1590 por dois monges vindos da Bahia, o Mosteiro de São Bento, no centro do Rio, é um dos mais marcantes monumentos de arte colonial no país. A igreja como a vemos hoje data de 1633 e desde então, passou por várias intempéries, como bombardeios, incêndios e ocupações do Exército. O interior da catedral usa a técnica barroca da talha: a madeira é esculpida nos mínimos detalhes e depois coberta com uma fina película de ouro.

LEIA MAIS: Curiosidades Brasil: 2º país com mais aeroportos e 12 cidades mais violentas do mundo

Interior de uma igreja toda ornamentada com ouro

Catedral Metropolitana de São Sebastião (Rio de Janeiro)

Vista de fora por quem passeia no centro do Rio de Janeiro, a Catedral Metropolitana lembra uma pirâmide maia ou então o módulo lunar da Apollo 11 – as especulações é que estas foram as duas inspirações do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca. Ainda que não pareça uma igreja católica, pela arquitetura não-ortodoxa e pela ausência de uma cruz no topo, ao adentrar a Catedral, já é possível observar os elementos sacros. O destaque são os vitrais que colorem o interior cinza da igreja.  

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas)

O ponto turístico mais interessante de Congonhas, na roteiro das Cidades Históricas de Minas, é o conjunto do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, marco do Barroco brasileiro. O motivo? Lá está a obra-prima de Aleijadinho: são 78 esculturas espalhadas pelas capelas, que formam o caminho da Via Sacra e representam os profetas. É uma obra arquitetônica sem comparações no Brasil e foi tombada entre um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO

Fachada do Santuário Bom Jesus dos Matosinhoscom paredes brancos e detalhes em amarelo e ouro e esculturas de santo

Igreja Matriz de Santo Antônio (Tiradentes)

Construída voltada para a Serra de São José, a Igreja Matriz de Santo Antônio é a mais fotogênica de Tiradentes, com seus arredores emoldurados pela paisagem serrana, pelos casarões coloniais e por ipês coloridos (dependendo da época). Por dentro, a igreja é ainda mais impressionante: são mais de 480 quilos de ouro ornando a capela, entre esculturas e obras sacras. Dica: assista ao pôr do sol no morro de São Francisco com a Matriz coroando a cidade ao fundo.

LEIA MAIS: O que fazer em Tiradentes, a mais adorável cidade histórica mineira

Vista lateral da Matriz Santo Antônio, com visão para a serra e palmeiras ao lado, uma das igrejas mais lindas do Brasil
ouro-preto-unesco-heritages

Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto)

Dois proeminentes artistas brasileiros se juntaram para formar uma das igrejas mais lindas do Brasil: a Igreja São Francisco de Assis foi modelada pelas esculturas e pela talha de Aleijadinho e pelas pinturas em estilo colonial do Mestre Athaíde. Ainda que Ouro Preto tenha outras belíssimas catedrais, a São Francisco ganha destaque também pela feirinha que acontece em frente à sua fachada: na Feira do Largo de Coimbra, você encontra barraquinhas com diferentes produtos artesanais de pedra-sabão.

LEIA MAIS: Ouro Preto: saiba o que fazer e onde comer na cidade mineira

Igreja São Francisco de Assis da Pampulha (Belo Horizonte)

Parte do conjunto arquitetônico da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis encanta pelo seu formato nada convencional e por ter agregado grandes nomes do modernismo brasileiro em seu projeto. Projetada por Oscar Niemeyer, o desenho da igreja é formado por uma sucessão de abóbadas, que replicam as curvas das montanhas de Minas. Os jardins foram idealizados pelo paisagista Burle Marx; o painel de azulejos no exterior é de Cândido Portinari e os mosaicos são de Paulo Werneck, responsável por introduzir a técnica de mosaico no Brasil. 

Igreja com várias abóbadas e mosaico azul e branco, na Pampulha, uma das igrejas mais lindas do Brasil

Igrejas mais lindas do Brasil: região Sul

Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Canela)

Na cidade vizinha de Gramado, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes é mais conhecida como Catedral da Pedra, por causa das pedras aparentes usadas em sua construção. O estilo arquitetônico predominante é o gótico. A torre, que pode ser visitada mediante compra de ingresso, tem 65 metros de altura. À noite, a igreja fica ainda mais linda, com um jogo de luzes coloridas iluminando a fachada.

LEIA MAIS: O que fazer na Serra Gaúcha: um roteiro de 3 dias pelo melhor da região

Onde ficar em Gramado e Canela: 21 hotéis e pousadas por até R$ 355

Catedral de pedra, em estilo gótico, em Canela (RS), uma das igrejas mais lindas do Brasil
Igreja em formato cônico, em terreno plano, rodeada por várias árvores

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória (Maringá)

Símbolo da cidade, a Catedral de Maringá é mais uma daquelas igrejas de formato não-ortodoxo que chamam a atenção dos turistas. É obra do arquiteto modernista José Augusto Bellucci e tem 124 de metros de altura, se destacando no skyline de Maringá. Um dos seus aspectos mais interessantes são os espelhos d’água ao redor: um sistema de iluminação de LED que cria diferentes combinações luminosas e ainda jorra água a mais de cinco metros de altura. 

Igrejas mais lindas do Brasil: região Centro-Oeste

Catedral Metropolitana de Brasília (Brasília)

Outro projeto assinado por Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília é provavelmente uma das igrejas mais conhecidas do Brasil: seja pelo seu design, pela sua localização ou pelo arquiteto que a projetou. A nave formada por 16 arcos de concreto é o que melhor caracteriza a catedral, que rendeu um Prêmio Pritzker para Niemeyer (o equivalente ao Nobel da arquitetura). Em seu interior, a via sacra foi ilustrada pelo pintor Di Cavalcanti. Curiosidade: a acústica da Catedral de Brasília é uma das coisas mais comentadas pelos visitantes, porque dá pra “falar com as paredes” e ser ouvido por uma pessoa no lado oposto da construção. 

catedral-brasilia

Igrejas mais lindas do Brasil: região Nordeste

Capela Dourada (Recife)

Localizada no Convento e Igreja de Santo Antônio, que integra o Conjunto Franciscano do Recife, a Capela Dourada é realmente o que se espera dela: um templo religioso barroco todo feito em talha e com cada cantinho coberto por ouro. A igreja representa a riqueza e a ostentação dos tempos do Brasil colonial. Sua construção se iniciou em 1696 e durou até 1724, com detalhes todos feitos à mão. 

Capela barroca com várias detalhes em dourado e obras sacras, , uma das igrejas mais lindas do Brasil
Convento de São Francisco, uma das igrejas mais lindas do Brasil

Igreja e Convento de São Francisco (Salvador)

Apesar de Salvador ter uma imensa quantidade de igrejas, a Igreja e Convento São Francisco consegue se sobressair pela sua monumentalidade e pela sua decoração cheia de detalhes. Considerada a principal representante do Barroco na Bahia, a Igreja está localizada no Pelourinho e tem seu interior todo em ouro, sendo uma das construções mais belas e surpreendentes de Salvador. 

LEIA MAIS: Roteiro de um 24h pelos principais pontos turísticos de Salvador

Igrejas mais lindas do Brasil: região Norte

Basílica de Nazaré (Belém)

A terceira basílica do Brasil e uma das únicas basílicas da região amazônica, esta igreja tem uma história um tanto quanto mística: foi construída onde o caboclo conhecido como José Plácido encontrou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ainda em 1700. A santa fica no altar, atrás de um vidro blindado. Os fiéis nas celebrações do Círio caminham da Catedral da Sé até a Basílica de Nazaré, onde acontece uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil. O estilo da construção é o neoclássico, com o mármore predominando entre os materiais usados. 

basilica-nazare-belem

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Maria Eduarda Nogueira
@meduardanog

Uma comunicadora por paixão, ama criar conteúdos digitais autênticos e aprender novos idiomas. Acumula na bagagem o inglês, o francês e o espanhol e um repertório de mais de 300 livros lidos. Viagens são sua forma preferida de consumir cultura. Fã de espaços urbanos diversos e metrópoles vibrantes, tem nos cafés e livrarias mundo afora seus lugares preferidos - sempre com um chocolate quente em mãos e em busca do próximo idioma para aprender.

Deixe seu comentário aqui!