GUIA MONTE VERDE
A cerca de 165 km de São Paulo e 480 km de Belo Horizonte, Monte Verde (MG) é a epítome da escapada romântica de fim de semana, onde o friozinho das montanhas, o charme das pousadas, a fartura dos restaurantes e a abundância da natureza dão o clima.
É lugar para desligar o celular, reservar um quarto com lareira e abrir um vinho, de preferência diante de uma janela com vista para o verde da Serra da Mantiqueira. Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem a Monte Verde.
ÍNDICE
- Quando ir para Monte Verde
- Quantos dias ficar em Monte Verde
- Onde se hospedar em Monte Verde
- Onde comer em Monte Verde
- O que fazer em Monte Verde
GUIA MONTE VERDE
Quando ir para Monte Verde?
Monte Verde é um destino bom para o outono/inverno — vá entre abril e setembro, quando as temperaturas ficam mais baixas (entre 10 e 20 graus) e o clima, mais seco. As diárias das pousadas sobem nessa época, principalmente nos fins de semana de julho. Na primavera e no verão, os dias ficam um pouco mais quentes (mesmo assim raramente passa dos 24 graus), mas as chuvas abundantes podem atrapalhar o passeio.
Também é legal atentar-se aos principais eventos do destino: o Festival de Inverno (nos fins de semana de julho), com shows, oficinas culturais e outras atrações, o Festival Gastronômico (em outubro), quando os restaurantes ganham cardápios especiais e ocorrem diversas oficinas, e o Festival de Natal (em dezembro), com apresentações temáticas e decoração especial.
VEJA TAMBÉM: Campos do Jordão ou Monte Verde? Veja qual combina mais com você
Destinos de frio no Brasil para viajar em junho, julho e agosto
GUIA MONTE VERDE
Quantos dias ficar em Monte Verde?
O tempo mínimo para conhecer os pontos principais da cidade é de dois dias inteiros. Quem ficar mais, claro, tem tempo de curtir a estrutura das pousadas, a ampla oferta de restaurantes e as trilhas dos arredores mais devagar.
GUIA MONTE VERDE
Onde se hospedar em Monte Verde?
CHALÉS EM MONTE VERDE: A pegada geral das hospedagens deixa claro que Monte Verde é um lugar para ir a dois. Lareira, hidro e mimos para casais são quase uma regra nas mais de 200 pousadas e hotéis que você vai encontrar na região. A proposta intimista se estende, por exemplo, aos cafés da manhã, que normalmente vão até às 12h – pra não ter pressa mesmo de sair da cama.
Arbustos floridos e árvores habitadas por esquilinhos rodeiam a La Réserve Suites, que está a 3 km do centrinho. A Pousada Ricanto Amore Mio conta com piscina aquecida, sauna, jacuzzi, salão de jogos e quadra de tênis. A Estalagem Wiesbaden tem chalés com amenities L’Occitane, roupões felpudos, teto transparente e ofurôs. Já a Provence Cottage & Bistrô tem quartos fofos que combinam a decoração de uma casa de campo francesa com o aconchego mineiro, além de um bistrô.
O Roots Resort tem vibe intimista e romântica, serviço perfeito e infraestrutura completa, fica até difícil acreditar que ele está a apenas 200 metros da Avenida Monte Verde, tamanha é sua tranquilidade. Os quartos espaçosos ficam em grandes “casas”, cada um mantendo sua própria identidade; nenhum elemento se repete, então tudo é exclusivo em cada mínimo detalhe, para sentir-se em casa.
LEIA MAIS: Roots Resort: hotel de charme e luxo com infra de resort em Monte Verde (MG)
Onde ficar em Monte Verde: 9 pousadas e hotéis de serra românticos
Spa, jardim, 2 piscinas jacuzzi, sauna, ftness center, quadra de tênis, quadra poliesportiva, de squash e beach tennis, lago com barco e pedalinho e trilha privativa fazem parte da hospedagem. O café da manhã é um must e super destaque da acomodação, com direito a pamonha fresquinha com queijo da serra da canastra, bolos, quiches, frutas, e muiito mais, além das possibilidades a la carte, como tapiocas e ovos mexidos.
GUIA MONTE VERDE
Onde comer em Monte Verde?
A cena gastronômica de Monte Verde abrange de comida a quilo caseira com toque mineiro à restaurantes intimistas com bons pratos da culinária internacional. O desejado fondue é servido em várias casas. A maioria fica no centrinho, entre Avenida Monte Verde e adjacências.
COMIDA MINEIRA
Tem comidinha caseira bem servida nos restaurante Sabor Mineiro e O Caipira – dá-lhe leitão à pururuca, costela no bafo, tutu de feijão e feijão tropeiro. No Casa Velha, experimente o frango caipira servido ao molho pardo ou com ervas.
FONDUE
O restaurante Mont Vert é s Casa do Fondue. Além de servir os tradicionais de carne, queijo e chocolate, também tem opções com carnes nobres (javali, cordeiro e avestruz). De sobremesa, leite ninho com gianduia ou doce de leite.
COMIDINHAS
A hora da próxima fornada de strudel é informada já na calçada do Maçã Crocante: tem de maçã e banana, que podem vir acompanhados de sorvete artesanal. Para algo salgado, visite o Sabor da Montanha.
CONTEMPORÂNEO: O Alameda Suíça, que inaugurou em 2021, já conquistou muita gente com seu atendimento impecável e gastronomia contemporânea – os favoritos são o Tornedor da Chef e o Salmão Alameda.
FRANCESES E ITALIANOS: Tem polpettone de respeito na Cantina Portale di Napoli e massas frescas no Villa Donna Bistrô. Para uma ocasião especial, o restaurante da Provence Cottage & Bistrô, tem menu-degustação de seis pratos. O novo Pontremoli é um bistrô italiano a luz de velas à beira da lareira (foto acima).
TRUTA: Também tradicional da cidade, é servido em lugares como o Paulo das Trutas ou no Restaurante Március. Ambos preparam várias receitas com o peixe, desde grelhado até em lascas ou em casquinha.
VINHO: O Wine Not? é o primeiro bar/bistrô voltado para vinhos de Monte Verde. Por lá você pode degustar desde rótulos nacionais (inclusive mineiros!), até estrangeiros, acompanhados de tábuas de queijos, bolinhos, carpaccio ou com pratos mais robustos com carnes, peixes, massas e risotos.
GUIA MONTE VERDE
O que fazer em Monte Verde?
Passear pela Avenida Monte Verde e seus arredores
A Avenida Monte Verde congrega os principais restaurantes da cidade, ateliês de artistas locais, lojas de artesanato e souvenirs e fábricas de chocolate e cerveja abertas a visitação. Para peças de cerâmica e porcelana e sabonetes artesanais super cheirosos visite a Alpina. O Shopping Center Celeiro tem lojas de roupas e delicatessen. O Piparkukas tem biscoitinhos típicos da Letônia, que remetem ao país do fazendeiro europeu pioneiro em ocupar a região. Também na avenida você pode se divertir na pequena pista de patinação no gelo, que fica aberta o ano inteiro.
Visitar o Orquidário
O Orquidário MV é um dos cantinhos mais coloridos de Monte Verde, com quase 1500 espécies de orquídeas e 150 de plantas carnívoras que dividem a estufa com bromélias, cactos e suculentas. Lá também há venda de mudas e, dependendo do dia, palestras sobre o cultivo das plantinhas.
Conhecer as produções próprias
Várias lojas da cidade são atreladas às suas próprias fábricas, ou seja, você pode ver o processo de produção e depois comprar o produto final. Tem desde peças de cerâmica, no Atelier do Lelé ou na Unger’s Pottery House até cervejas artesanais, no Chopp do Fritz. Na Sabor Chocolate e na Gressoney você também consegue acompanhar de pertinho a produção da variedade de chocolates oferecidos pelas lojas.
LEIA TAMBÉM: 18 bate-voltas perto de São Paulo: programas de aventura, lazer e família
18 hotéis perto de São Paulo para o final de semana que são verdadeiros refúgios
15 destinos românticos no Brasil: cidades simpáticas a cachoeiras exuberantes
Fazer trilhas
A localização em altitude elevada em meio à natureza garante uma variedade de trilhas. Algumas são curtas, rápidas e de fácil acesso e, por isso, podem ser feitas sem guia, como a do Pinheiro Velho, que passa por árvores centenárias (incluindo um pinheiro de 500 anos), e a Chapéu do Bispo, que tem poucas subidas e vários mirantes. Também dá pra ir por conta até a Pedra Redonda, cujo trajeto você cumpre em cerca de 1h30 (ida e volta). As subidas são ingrimes, mas o visual do topo compensa.
Visitar a Fazenda Radical
A poucos minutos de Monte Verde, a Fazenda Radical junta várias atividades de aventura incluindo duas mega tirolesas, circuito de arvorismo, escalada, arco e flecha, slackline, passeio de quadriciclo e parede de escalada. O preço de cada uma varia entre R$ 50 a R$ 150 (veja sobre os pacotes).
Tomar um banho de cachoeira
As cachoeiras mais interessantes ficam longe dali, em municípios como São Francisco Xavier e Joanópolis. Em Monte Verde mesmo você pode seguir pela Avenida da Fazenda, passando pelo pequeno lago formado pela Roda D’Água, e chegar na cachoeira Gato de Botas, com pequenas cascatas. Também dá para se refrescar na Pedreira e na Cascata Siriema.]
LEIA TAMBÉM: Passeios românticos em Monte Verde (MG) para curtir a dois
Guia Monte Verde: Já visitou o destino e tem alguma outra dica? Deixe nos comentários!