é seguro usar o wifi do aeroporto

É seguro usar o Wi-Fi do aeroporto? Guia completo com dicas para se proteger

É SEGURO USAR O WI-FI DO AEROPORTO?

Usar o Wi-Fi gratuito do aeroporto pode parecer uma boa ideia para passar o tempo, mas saiba que essas redes públicas não são totalmente seguras. 

Como o Wi-Fi no aeroporto é aberto e acessível, ele pode ser um alvo fácil para hackers que tentam roubar informações pessoais, como senhas e dados bancários. A maneira mais eficaz de proteger seus dados ao usar redes públicas é ativar uma VPN, que cria uma conexão segura e criptografada entre seu dispositivo e a internet. Veja abaixo mais informações sobre o Wi-Fi do aeroporto e seus riscos. 

ÍNDICE:

  1. O Wi-Fi do aeroporto é seguro?
  2. O que é VPN?
  3. Quais são os riscos do Wi-Fi do aeroporto?
  4. VPN para viajar é seguro?

O Wi-Fi do aeroporto é seguro para usar?

Não, o Wi-Fi do aeroporto não é 100% seguro. Essas redes geralmente não oferecem a criptografia adequada, ou seja, qualquer informação que você transmita, como senhas, dados bancários ou informações pessoais, pode ser acessada facilmente por outras pessoas. Além disso, os hackers podem usar técnicas que permitem que eles se posicionem entre você e o servidor, tendo acesso a toda a comunicação sem que você perceba.

LEIA MAIS: Guia para economizar dinheiro com passagens e hospedagem usando VPN
 5 motivos para você usar o serviço de VPN para viajar
11 dicas realmente úteis para uma viagem aérea barata

É SEGURO USAR O WI-FI DO AEROPORTO?

O que é VPN gratuita?

Uma VPN gratuita trata-se de um serviço online que cria uma conexão segura com outra rede, ocultando seu endereço IP e criptografando seu tráfego de dados de pessoas mal intencionadas ou até de governos. Mas que tipos de dados? Seu computador guarda muito mais coisa do que você imagina: nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito, cookies de navegador e outras informações de identificação. Com o serviço ainda é possível desbloquear sites geo-restritos (alô, Netflix!) e protegê-lo contra censura e ameaças online. Em resumo: o VPN permite que você navegue pela internet de forma segura e privada.  

Dica: usar aplicativos de VPN ajuda a desbloquear seguridad avanzada na Netflix, evitar problemas com sua conta bancária e até encontrar passagens aéreas mais baratas. A VeePN, por exemplo, oferece diversas vantagens que são super úteis para quem está viajando.

Quais são os riscos do Wi-Fi do aeroporto?

Contra fatos não há argumentos. Até mesmo o FBI, órgão de investigação e inteligência dos Estados Unidos, já emitiu um comunicado alertando sobre os riscos do Wi-Fi público, isso porque redes abertas de aeroportos, cafés, restaurantes, hotéis costumam ser um ponto fácil para hackers aproveitarem de sua fragilidade como usuário para invadir seu dispositivo, extrair informações confidenciais e praticar crimes virtuais com os dados. Isso acontece porque as redes públicas, mesmo aquelas que exigem um cadastro prévio, não contam com protocolos de segurança simples, como firewalls (aqueles do Wi-Fi de casa), tornando o acesso para qualquer tipo de usuário (bem ou mal intencionado) muito mais simples. Para se ter noção mais quantitativa, segundo um estudo da companhia de segurança Kaspersky Security Network, quase um quarto de todas redes públicas do mundo não possuem nenhum tipo de criptografia. Fora isso, a maioria não apresenta nenhum controle de quem as acessa, nem tampouco outros recursos de proteção, muitas vezes, elas nem mesmo contam com uma senha de acesso.

Um estudo realizado pela CNBC revelou que em muitos aeroportos, a responsabilidade pelo Wi-Fi é terceirizada e o próprio aeroporto tem pouco ou nenhum envolvimento na proteção dele. Por isso, usar uma VPN ajuda a proteger seus dados, criptografando a conexão e dificultando o acesso dos hackers.

Se mesmo com os alertas, sua única opção de conectividade for o Wi-Fi público, existem algumas recomendações para tornar a sua experiência pelo menos um pouco mais segura:

Mão segurando um celular com VPN e segurando uma mala

É SEGURO USAR O WI-FI DO AEROPORTO?

VPN para viajar é seguro?

Sim, VPNS confiáveis são extremamente seguros e legais. O uso é apenas proibido em países totalitários e com forte censura, como China, Coreia do Norte e Rússia. Nestes casos, se arriscar usar uma rede privada, você poderá ser multado. 

LEIA MAIS: Wi-Fi público em viagens: perigos e dicas de como se proteger
7 dicas de ouro pra economizar em uma viagem internacional
Como planejar uma viagem internacional em 8 dicas espertas

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Maria Eduarda Paiva
@ddudapaiva_

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário aqui!