ÍNDICE
- Qual melhor lugar para viajar com pouco dinheiro?
- Como conseguir viagem baratas?
- Qual é o mês mais barato para viajar?
- Dicas para gastar menos em viagens
Qual melhor lugar para viajar com pouco dinheiro?
Tudo vai depender do seu planejamento de viagem, mas é claro que existem alguns destinos que são mais favoráveis, como por exemplo, países do Sudeste Asiático, que têm a fama de serem acessíveis, com acomodações baratas, comida de rua de qualidade e transporte econômico, de moto. América Central também é uma boa. Se quer conhecer a Europa, prefira países como Armênia, Bulgária, Romênia e Geórgia.
LEIA MAIS: 7 dicas de ouro pra economizar em uma viagem internacional
55 dicas pra viajar com pouco dinheiro: a lista definitiva
Como conseguir viagem baratas?
Existe uma série de fatores que vão deixar sua viagem mais barata, alguns deles são: flexbilidade de datas, programas de milhas, alertas de preços, promoções relâmpago e algumas outras táticas – confira aqui dicas para gastar menos em viagens.
Qual é o mês mais barato para viajar?
Depende do destino e da época do ano – mas existem algumas regrinhas universais, como por exemplo: entre janeiro e fevereiro começa a baixa temporada em quase todos os países – passou as festas de fim de ano e férias, resultando em menor demanda e preços mais baixos. Em setembro, é uma boa viajar pra Europa ou países da América do Norte: logo após o verão da região e também das férias escolares. Entre outubro e novembro é a última chance de menores preços antes da alta temporada de final de ano. Claro que sempre é preciso pesquisar sobre eventos, feriados e outros detalhes que podem mudar o cenário.
7 dicas para gastar menos em viagens
Hoje em dia, com novas tecnologias e plataformas no ramo turístico, já é possível viajar gastando bem menos, basta saber usar melhor dos recursos, reconhecer suas restrições financeiras e elencar prioridades.
Conheça seus limites
Você não precisa limitar-se a não viajar, mas sim colocar limites e encontrar opções que caibam no seu real orçamento. Aliás, é assim que é aconselhado ao apostar no Esporte Bet, com um orçamento pré-definido e claro.
Adapte-se
Veja se existe a possibilidade de uma flexibilidade de datas, até porque, na maioria dos destinos, quanto mais afastado da alta temporada, melhores serão os preços. Com essa flexibilidade, o orçamento será mais reduzido, abrindo portas para novas viagens.
Planejamento de voos e transporte
Saber quando reservar um voo é fundamental para manter os preços baixos. Por norma, as companhias aéreas normalmente lançam novas tarifas às terças e quartas-feiras. Portanto, reservar nesses dias pode ajudar os viajantes a escolherem os melhores voos, economizando mais. Por outro lado, marcar voos durante os finais de semana, em média, costumam ser mais caros – vale sempre comparar preços em diferentes dias. Na maioria dos casos, os preços dos voos chegam às suas tarifas mais baratas faltando cerca de 2 meses para a viagem. Porém, o efeito contrário rola quando a data está a menos de um mês.
Viagens noturna
Falando em transporte, viagens noturnas entre cidades ou países também é um truque velho de guerra entre os turistas mais experientes em gastar menos em viagens. Isso porque, ao viajar de ônibus, trem ou avião noturno durante sua viagem, você vai estar economizando uma noite de hospedagem e também o custo do transporte diurno.
Economizando em hotéis
Um pouco diferente do que acontece nos valores dos voos – em que a maior antecedência pode significar economia, nos hotéis já existe maior flexibilização. A boa notícia é que existem diversas plataformas de acomodação pelo mundo onde é possível ter acesso a milhares de hotéis, redes, hostels e casas de temporada – mas sem pressa! Dê prioridade para as notas e avaliações de cada hospedagem (se tiver uma cozinha inclusa, melhor ainda! assim, consegue economizar nas refeições), lembrando de sempre considerar a proximidade com os pontos turísticos.
Couchsurfing
Melhor ainda: se puder, use o Couchsurfing, que funciona num esquema de hospedagem gratuito inspirado num encontro de viajantes e troca de experiências. Os hosts oferecem qualquer canto da casa que sirva para passar a noite (tipo o sofá da sala). Para aumentar a segurança, os viajantes têm perfis com resenhas. Para participar, é só fazer um cadastro e mandar mensagens para os anfitriões que interessarem e esperar uma resposta. Além da hospedagem gratuita, muitos anfitriões organizam encontros ou passeios locais.
Viaje com apenas bagagem de mão
Cada vez mais as companhias aéreas cobram para despachar malas. Não existe viajar gastando menos sem ser com mala de mão. Aliás, isso além de evitar custos extras de despache ou peso extra, você facilita seus deslocamentos, faz e desfaz a mala mais rápido quando for trocar de hotel e ainda pode usar aéreas low costs pelo mundo