LEIA TAMBÉM: Viagem e autoconhecimento: como viajar pode ser uma jornada para dentro de si mesmo
DESTINOS ZEN
BRASIL
Melhores destinos para praticar yoga: O destino zen por excelência no Brasil é a CHAPADA DOS VEADEIROS (GO): além da quantidade absurda de cachoeiras, a cidade de Alto Paraíso congrega todo tipo de terapeuta holístico, pousadas com esse foco zen, lojas de ervas e cristais e restaurantes vegetarianos – veja nosso guia completo aqui. Lá, está o Santuario Osho Lua, estabelecido em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), entre o vale da mística Chapada dos Veadeiros. Abre suas instalações diariamente para receber grupos para retiros alternativos e ecoturismo. Apesar de rústica e sem muitas mordomias, o ponto alto do local é a natureza abundante.
LEIA MAIS: Retiros espirituais: vem ver onde fazer sua viagem zen pra acalmar a mente
Na CHAPADA DIAMANTINA (BA), o Vale do Capão (a cidadezinha na verdade se chama Caeté-Açu) tem uma pegada parecida, mas bem mais rústica, com pousadinhas simples e gente lendo tarô e fazendo thetahealing na rua. Você pode incrementar a viagem pela região com o trekking pelo Vale do Pati, uma das experiências mais incríveis do Brasil na natureza. Além disso, você pode conhecer o Spa Holístico Flor de Lótus: integrado à Pousada Lagoa das Cores, tem bela vista pra região e vários espaçosos meditativos. Os tratamentos são pagos à parte, como sauna e massagem. Há meditações todos os dias às 7h e, aos sábados, mantras instrumentais. Veja as atividades no calendário do site: tem retiros de caminhada nas montanhas da Chapada, yoga e autoconhecimento.
LEIA MAIS: Chapada Diamantina: como ir, melhor época, onde ficar e outras dicas
Em Minas, a enorme concentração de cachoeiras, serras, cavernas e outras atrações naturais também dão bons destinos zen. A famosa SÃO THOMÉ DAS LETRAS tem uma vibe hippie meio sem charme, com cachoeiras muito lotadas nos fins de semana – é mais recomendável visitar lugares como AIURUOCA, no sul do estado. A cidade é porta de entrada para a reserva natural do Matutu (comunidade rural a 17 km de terra de Aiuruoca), que tem uma série de cachoeiras e trilhas e também sedia retiros espirituais – pousadas simples como a do Matutu e a Pé na Mata acolhem os visitantes. Dá para ver mais cachoeiras em cidades como IBITIPOCA (veja o post completo aqui) – o hotel cinco-estrelas Ibiti Engenho Lodge por lá é quase parada obrigatória – e CARRANCAS. Para uma experiência à parte com águas termais no sudeste, ARAXÁ é a pedida, cidadela com águas naturais e terapêuticas provindas das rochas vulcânicas – o Grande Hotel Termas de Araxá é O lugar para curtir esse fenômeno de renovação e bem-estar, já que conta com o Termas, espaço com experiências como banho na piscina emanatória, saunas, ducha escocesa, hidromassagem, banho de lama, seguido por imersão em água radioativa, massagem relaxantes e desintoxicantes e tratamentos faciais para cuidados com a pele.
LEIA MAIS: Grande Hotel Termas de Araxá (MG): refúgio histórico de bem-estar e luxo
Termas de Araxá: jornadas de bem-estar e renovo em Minas Gerais
Circuito das águas em Minas Gerais: 7 destinos para conhecer
Na Bahia, destinos de praia mais tranquilos também podem ter essa pegada. Para algo mais rústico, veja a cidadezica de SERRA GRANDE, perto de Itacaré, com praias vazias e cachoeiras escondidas. BOIPEBA também é legal, principalmente para ir a dois, assim como a PENÍNSULA DE MARAÚ, a 35 km de de Itacaré e 45 km de Barra Grande. Para algo mais hype, siga para CARAÍVA, onde tem aula de yoga, lojinhas de produtos naturais, experiências em aldeias pataxó e eventos como o Festival Novo Mundo.
LEIA MAIS: Nossos 7 destinos de praia preferidos no sul da Bahia pra desestressar
Conheça Piracanga, Bahia: ecovila focada em autoconhecimento e consciência
No sul, FLORIANÓPOLIS dá uma boa viagem zen. Além da natureza, tem uma série de retiros e eventos com pegada mística na ilha, como o Guardiãs da Terra, e locais de hospedagem como o Rosemary Dream. Você pode ficar em lugarzinhos descolados como Santo Antônio de Lisboa, com seu casario açoriano, e visitar praias escondidas acessadas por trilhas, como Saquinho. Mais para o sul do estado, GAROPABA tem lugares como o Centro de Yoga Montanha Encantada.
Gastando um pouco mais, dá para fazer viagens zen de natureza na AMAZÔNIA – leia mais sobre programas imperdíveis em Manaus aqui. Você pode se hospedar em pousadas com pegada sustentável que promovem integrações com as comunidades locais, como a Pousada Uacari e o Caboclos Ecolodge.
Apesar de não ser tão lembrada por seus destinos zen, a região serrana de SÃO PAULO é uma ótima opção para momentos de conexão com a natureza e imersões de yoga. Em Piedade, o Vilarejo Núcleo Consciência possui um clima bucólico e nativo da Mata Atlântica, que convida para dias de consciência e conhecimento neste sítio de 20 alqueires. Exclusivo para retiros, saraus e worshops, o local é coberto por nascentes, lago, cachoeira e uma natureza exuberante a apenas 150 quilômetros de São Paulo. Outra opção bacana está em Monteiro Lobato: a Prema Casa da Montanha é totalmente integrada com a natureza e estabelece uma conexão profunda entre o corpo e o que o cerca por meio de retiros, eventos e hospedagens independentes para até 30 pessoas (distribuídas entre chalés, suítes e cabanas). Por lá, espere uma floresta em regeneração, acordar ouvindo o cantar dos pássaros e passar o dia com o som constante da água rondando a propriedade, resultado das diversas quedas d’água, duas cachoeiras, um poço e um riacho que cruza o jardim principal.
DESTINOS ZEN
AMÉRICA LATINA
Melhores destinos para praticar yoga: No URUGUAI, rola fazer uma viagem de verão (só no verão mesmo, porque no resto do ano é gelado lá) por praias roots (e legalize, vale lembrar) como Cabo Polônio, La Pedrera e Punta del Diablo – alugue um carro e seja feliz.
O PERU talvez seja o destino místico mais procurado da América do Sul. Primeiro, pela vibe especial de lugares sagrados para os povos pré-colombianos, como Machu Picchu. Depois, pela galera gringa que vai aos montes procurando por experiências com xamanismo e ayahuasca (não que a gente precise ir até lá pra isso, né). Já é bastante zen fazer uma viagem pelas montanhas andinas, vendo os sítios arqueológicos no Vale Sagrado (leia sobre o Vale Sagrado aqui), as misteriosas Linhas de Nazca e quem sabe com uma trilha pela sensacional Cordillera Blanca. Também dá para incrementar com retiros e cursos em lugares como o Kinsapacha, o Willka T’ika, o Samadhi, o Arkana Lodge e o Willka Hampi.
O MÉXICO também tem uma série de destinos meio hippie, meio hype, meio espirituais. O mais conhecido pelos brasileiros (e mais sofisticado nesse sentido) é Tulum, perto de Cancún – com boutiques descoladas, lanchonetes com smoothies coloridos, estúdios de yoga chiques – veja o post completo aqui. O Holistika e o Nomade tem estadia com experiências espiritualizadas. A natureza abençoada da região inclui os famosos cenotes e locais como a Reserva Sian Ka’an. Para um tour mais completo pelo país, passe por lugares como a esotérica Tepoztlán, a colonial San Cristóbal de las Casas e as cidadezinhas litorâneas perto de Oaxaca, Puerto Escondido e Zipolite. Para algo mais imersivo, procure experiências com trabalho voluntário em comunidades alternativas e fazendas de permacultura.
Na América Central, vale procurar roteiros na GUATEMALA, principalmente em cidadezinhas ao redor do Lago de Atitlán, como San Marcos La Laguna, e visitar sítios arqueológicos como Tikal. Veja experiências em lugares como a Mystical Yoga Farm e a Atitlan Organics. Na COSTA RICA, dá para imergir na natureza em lugares como a Península de Nicoya, o Parque Nacional Corcovado e as cidadezinhas de Montezuma e Puerto Viejo de Talamanca. De novo, vale procurar por locais de retiro e fazendas de permacultura, como o Rancho Delicioso, o Punta Mona e o Yoga Farm.
DESTINOS ZEN
ESTADOS UNIDOS
Melhores destinos para praticar yoga: Na CALIFÓRNIA, o mais vanguardista estado americano, a cultura da yoga e da meditação vem se estabelecendo desde os anos 1950. Há centros de retiros famosões, como o Spirit Rock e o Esalen, mas o preços são bem salgados. Por conta, dá para acampar e ver as paisagens inesquecíveis de Big Sur, checar os eventos de yoga que estão rolando em Santa Cruz (e visitar lugares como o Land of the Medicine Buddha), passear pelas lojinhas de Haight-Ashbury, em San Francisco, e fazer trilhas no parque Yosemite. Já no ARIZONA, famoso por seus vales e cânions de rochas avermelhadas com cachoeiras e cavernas, a cidade de Sedona tem todo tipo de esoterismo. Dá para fazer uma viagem de carro pelos dois estados.
Outro lugar óbvio para uma viagem zen é o HAVAÍ. Além de aderir a retiros específicos (quem sabe para aprender a filosofia de cura havaiana do Hoponopono), dá para admirar a natureza única das ilhas em lugares sagrados para os nativos, como o monte Mauna Kea, na Big Island, o mais alto do Havaí, e as cachoeiras de Wailua, em Kauai. Cidadezinhas hippies como Paia, em Maui – leia sobre os melhores programas de Maui aqui -, e Pahoa, em Big Island, abrigam turistas nessa vibe.
DESTINOS ZEN
EUROPA
Melhores destinos para praticar yoga: Entre INGLATERRA, IRLANDA e ESCÓCIA, dá para fazer toda uma viagem mística (ainda que não sejam exatamente destinos zen) passando por construções antiquíssimas, lendas do Rei Artur e antigos sítios arqueológicos da cultura celta. A cidade de Glastonbury, famosa pelo festival, fica perto de pontos como a Glastonbury Tor, montanha por onde dizem ter passado o Santo Graal, e de Stonehenge, que abriga círculos de pedra dispostos a partir de 3000 a.C. Na Irlanda, Galway é famosa pela vibe estudantil, os festivais, a arquitetura medieval e a natureza especialíssima nos arredores – não perca os Cliffs of Moher. Perto de Dublin, fica a Hill of Tara, uma construção celta de 2500 a.C. Leia mais sobre Dublin aqui.
Se for a sua vibe, a peregrinação de SANTIAGO DE COMPOSTELA pode ser feita de muitos jeitos, percorrendo diferentes trechos. E não precisa ser religioso para transformar a viagem num rolê espiritual.
Na GRÉCIA, dá para fazer uma viagem zen pulando as ilhas mais baladeiras e visitando as mais tranquilas, como Ikaria e Lesvos, vendo sítios arqueológicos e praias deslumbrantes. Há lugares como o Mt. Athos, uma montanha sagrada que reúne mais de 20 monastérios. Em áreas rurais da FRANÇA, PORTUGAL (principalmente na costa do Algarve, durante o verão), ESPANHA e ITÁLIA (e de qualquer país ali na verdade), tem centenas de locais de retiro de meditação de todas as tradições possíveis, além de comunidades alternativas e fazendas que recebem voluntários. Você pode procurar em sites como o Book Meditation Retreats, o WWOF e o Workaway.
DESTINOS ZEN
ÁSIA E OCEANIA
Melhores destinos para praticar yoga: Queridinha dos brasileiros, a AUSTRÁLIA tem coisa zen aos montes, de fazendas hippies e retiros super luxuosos, além de esbanjar uma natureza única e locais como o monte avermelhado Uluru (ou Ayers Rock), sagrado para o povo aborígene. Byron Bay é a cidade favorita da galera neohippie, cheia de surfistas e praticantes de yoga. Menos conhecidas mas igualmente bacanas são Mullumbimby, vizinha de Byron, Bellingen e Yamba.
A TAILÂNDIA – o maior país budista do mundo, é o destino mais óbvio para começar uma viagem espiritual pela Ásia. É preciso, porém, saber onde ir para evitar as multidões. Os arredores de Chiang Mai, a região de Sri Thanu, na ilha de Koh Phangan, e os templos de Sukhotai tem que estar no roteiro. Veja nosso post completo sobre viagem de autoconhecimento na Tailândia, com dicas de retiros e trabalhos voluntários. O vizinho CAMBOJA, além de ser casa do gigante complexo de templos ao redor do Angkor Wat (veja o post completo aqui), também congrega retiros, como o Vagabond Temple Yoga & Meditation Retreat.
Em BALI, a ilha hindu da Indonésia (o resto do país é muçulmano), a espiritualidade é à flor da pele, e dezenas de estrangeiros chegam ali querendo relaxar a mente – vide a protagonista do livro e filme Comer, Rezar e Amar. Na praia, Uluwatu atrai surfistas e Canggu é campeã de estúdios de yoga, lanchonetes de smoothie e barzinhos descolados. Já Ubud é o centro espiritual da ilha, com retiros, curandeiros balineses, cachoeiras e estúdios de yoga gigantes que organizam sessões de cerimônias de cacau e “ecstatic dance”. Veja nosso post completo de Bali aqui.
Se quiser ir para a ÍNDIA, vá preparado já sabendo que retiro ou ashram que você quiser visitar. Além de ver os templos e sítios arqueológicos famosões, rume às cidadezinhas hippies cheias de ocidentais procurando a iluminação, como Rishikesh, a capital do yoga do mundo, ou Goa, uma versão parecida na praia, além de Pushkar, no Rajastão, e Varkala, em Kerala. O vizinha NEPAL vale a visita para as caminhadas surreais pelos himalaias e a capital Kathmandu. No Amanbagh, hotel de luxo com aulas de yoga e propósitos da filosofia ayurveda, um retiro mais top pode ser organizado de acordo com as suas preferências – leia mais sobre a experiência aqui.
Para conhecer a tradição budista do TIBET e do BUTÃO, é preciso comprar tours especiais organizados por empresas credenciadas pelo governo – veja aqui e aqui.