O Peru é um país fascinante localizado na região Oeste da América do Sul, conhecido por sua rica história, diversidade cultural e paisagens deslumbrantes.
De suas antigas civilizações, como os Incas, às belezas naturais da Amazônia e dos Andes, o país oferece uma mistura única de tradições e inovações. Se você está planejando uma viagem para o país ou apenas quer conhecer mais sobre esse destino fascinante, confira aqui 22 curiosidades sobre o Peru.
ÍNDICE:
- Curiosidades sobre o Peru: turismo
- Curiosidades sobre o Peru: geografia
- Curiosidades sobre o Peru: cultura
- Curiosidades sobre o Peru: gastronomia
- Curiosidades sobre o Peru: história
Curiosidades sobre o Peru: turismo
Você sabia que Machu Picchu é um dos lugares de maior magnetismo do mundo? Essa atração número um do Peru e um dos monumentos arqueológicos mais importantes está localizada no coração dos Andes peruanos, a cerca de 74 km de Cusco, no topo de uma montanha. É formado por templos, muralhas, terraços e palácios feitos de grandes blocos de rocha – um ótimo passeio para admirar a perfeição da engenharia e da construção milimétrica no século 15, além de contemplar as cadeias montanhosas dos Andes. O sítio arqueológico considerado tão sagrado pelo povo está a mais de dois mil metros acima do nível do mar, com abismos que podem chegar a 400 metros e recebe aproximadamente 1,5 milhão de visitantes anualmente, com quase 200 pontos turísticos dentro da cidadela pra conhecer o passado e se encher de história e conhecimento de matemática e astronomia dos incas. VIAGENS PARA MACHU PICCHU
A capital peruana dispensa apresentações, sendo uma das cidades mais procuradas por viajantes em todo o continente, sobretudo por sua vertente cultural e gastronômica. A região metropolitana de Lima conta com belíssimas praias que merecem ser visitadas por todos que passam pela cidade, como a La Herradura, em Chorrillos. O Circuito das Praias da Costa Verde deve estar no seu roteiro, que atravessa distritos como Barranco, Miraflores, San Miguel, Magdalena, Chorrillos e San Isidro: são dezenas de praias em uma extensão de seis quilômetros, sendo procurada tanto por banhistas quando por praticantes de esportes como surf e parapente.
LEIA MAIS: Confira aqui os melhores passeios e tours pelo Vale Sagrado, no Peru
10 dias no Peru: roteiro pronto explicadinho pra uma primeira viagem
O que fazer em Cusco e no Vale Sagrado
Situada aos pés da Cordilheira Branca, Huaraz é conhecida como a “Suíça Peruana”. O Parque Nacional Huascarán abriga glaciares, imponentes montanhas cobertas de neve e lagunas de águas cristalinas como a Laguna 69, que se destaca pelo tom azul turquesa.
As Linhas de Nazca, formações geométricas e figuras de animais e plantas desenhadas no deserto peruano, são um verdadeiro enigma até os dias de hoje. Só podem ser vistas completamente do alto, o que levanta questões sobre como e por que foram feitas. Criadas pela civilização Nazca, elas geram especulações sobre seu uso, seja para rituais, observações astronômicas ou fins agrícolas. O mistério continua a fascinar estudiosos e visitantes, mantendo viva a curiosidade sobre sua origem e propósito.
Cusco foi a principal capital do império Inca e é uma das mais antigas cidades que continua a ser habitada no continente. O centro, onde fica a maior parte das atrações, é uma graça – procure se hospedar o mais perto da Plaza de Armas possível. Perambulando entre suas ruas, veja:
Qorikancha: ruínas incas e é pré-incas e um museu legal pra entender os povos que já habitaram a região;
La Catedral: na Plaza de Armas, imensa e linda;
Plaza San Francisco: igreja e feirinha de artesanato;
Mercado San Pedro: pra ver e comer quitutes locais e mais artesanato;
Plaza San Blás: restaurantes e bares.
A 30 km de Cusco está o Mercado Andino de Pisac: Pisac é conhecido por suas impressionantes ruínas incas e pelo vibrante mercado que acontece aos domingos, terças e quintas-feiras. O mercado de Pisac é um dos mais famosos do Peru e se destaca como o local perfeito para adquirir lembrancinhas e presentes de viagem. A experiência reúne visitantes e moradores em um ambiente descontraído, onde é possível encontrar uma rica variedade de produtos, como artesanato local, têxteis, jóias, cerâmicas e até alimentos frescos. Não deixe de apoiar os talentosos artesãos da região e levar para casa um pedaço da cultura andina.
O único oásis natural na América do Sul fica a poucas horas de Lima, no Sul do Peru. Huacachina é um pequeno vilarejo que se esconde em meio a vastas dunas de areia dourada e sua principal atração é a impressionante lagoa cercada por palmeiras, criando uma paisagem deslumbrante. Para os mais aventureiros, o local oferece passeios emocionantes de buggy pelas dunas, além de trilhas que permitem explorar ainda mais a região. Embora seja possível fazer um bate-volta a partir de Lima, muitos turistas escolhem passar mais tempo no vilarejo, aproveitando sua tranquilidade e beleza natural.
LEIA MAIS: Melhor época para viajar pela América do Sul: previsão mês a mês
Curiosidades sobre o Peru: geografia
Você sabia que 4% dos recursos de água doce do mundo estão no Peru? Essa abundância se deve à sua geografia marcada por três regiões principais: a costa árida, os Andes e a vasta Amazônia. A maior parte dessa água está concentrada na Bacia Amazônica, onde rios que formam o Rio Amazonas desempenham um papel crucial no equilíbrio hídrico global. Além disso, o Lago Titicaca, compartilhado com a Bolívia, é uma das maiores reservas de água doce da América do Sul. Essa riqueza hídrica não apenas sustenta a biodiversidade local, mas também é vital para comunidades indígenas, a agricultura e a produção de energia hidrelétrica.
Segundo o World Meter, o Peru possui atualmente uma população de 34 milhões de habitantes.
Em Puno e com cerca de 8 300 km² está o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. Ele está a 3 821 metros de altitude, também na cordilheira andina. Lá, existem mais de duas mil espécies de peixes e belíssimas aves, que usam a encosta como um refúgio. Além disso, é considerado o lago com o maior volume de água da América do Sul – não deixe de visitar as ilhas naturais e artificiais da região, como a Los Uros, povoada por comunidades indígenas que sobrevivem da pesca, artesanato e do turismo.
LEIA MAIS: O que fazer em Puno e no Lago Titicaca
Mais da metade do território peruano é dominado pela majestosa Cordilheira dos Andes, que atravessa o país de Norte a Sul. Seu ponto mais alto é o imponente Huascarán, que se eleva a impressionantes 6 768 metros acima do nível do mar, sendo o pico mais alto do Peru e um dos mais desafiadores das Américas. É um dos destinos favoritos para trekkers e alpinistas experientes.
A religião no Peru é marcada por uma fusão única entre o Catolicismo e as tradições ancestrais dos Andes. Cerca de 75% e 81% da população se identifica como católica e muitos rituais e cerimônias no país carregam influências tanto das práticas indígenas quanto da herança cristã, refletindo uma rica mistura cultural e espiritual.
Curiosidades sobre o Peru: cultura
Arequipa, a “Cidade Branca”, é um tesouro histórico e cultural no Sul do país. Conhecida por sua arquitetura colonial, suas ruas de paralelepípedos e praças históricas, como a Plaza de Armas, são um convite a uma viagem no tempo, revelando a rica herança da época colonial. Arequipa foi um centro importante durante a colonização espanhola, e seus edifícios, como a imponente Catedral e o Monastério de Santa Catalina, são testemunhos vivos desse passado. A cidade também é famosa pela fusão de influências indígenas e espanholas, visíveis em sua arte, culinária e tradições locais.
A Festa do Sol, ou Inti Raymi, é uma das celebrações mais importantes do Peru, realizada anualmente em Cusco no dia 24 de junho, coincidindo com o solstício de inverno no Hemisfério Sul. O evento homenageia o Deus Sol, Inti, e remonta aos rituais incas. Durante a festa, a cidade ganha vida com danças, música, comidas típicas e encenações teatrais. As celebrações acontecem em locais históricos como o Qorikancha, Plaza de Armas e Sacsayhuamán.
LEIA MAIS: Confira as 10 maiores cidades da América do Sul e seus atrativos turísticos
Paracas, uma cidade portuária localizada no Sul do Peru e conhecida como “El Chaco”, serve como ponto de partida para explorar as Ilhas Ballestas, famosas pela grande diversidade de vida selvagem, incluindo leões marinhos, pinguins e aves marinhas. No caminho até as ilhas, os visitantes podem observar o enigmático Candelabro, uma figura gigante esculpida em uma colina, com mais de 2 000 anos de existência, que lembra a forma de um cacto e foi preservada pela falta de chuvas e ventos, de forma semelhante às Linhas de Nazca.
Reconhecida pelos seus impressionantes tecidos e avanços tecnológicos em irrigação, a cultura também deixou um legado significativo de arte: descobertas importantes da cultura Paracas podem ser vistas no Museu Julio C. Tello, dedicado ao arqueólogo que revelou essas fascinantes ruínas. A cidade também está próxima à Reserva Nacional de Paracas, uma vasta área protegida de deserto e zonas arqueológicas, oferecendo aos visitantes uma imersão única na história e na natureza do Peru.
Curiosidades sobre o Peru: gastronomia
O Peru é conhecido como o “país das batatas”: abriga mais de 3 mil variedades desse tubérculo, berço original da batata. As diversas variedades peruanas apresentam uma impressionante gama de cores, tamanhos, texturas e sabores, indo do amarelo e vermelho ao roxo – essa diversidade é resultado de milhares de anos de cultivo e seleção, desde os tempos das antigas civilizações andinas, como os Incas, que já utilizavam as batatas como base alimentar. Cada variedade tem seu uso específico, seja para pratos tradicionais como “Causa”, um prato frio feito com batatas amassadas e recheios diversos, o “Papa a La Huancaína” ou simplesmente acompanhando carnes e outros pratos típicos.
A culinária peruana é uma fusão de tradições indígenas e influências internacionais, com pratos icônicos como o Ceviche, feito com peixe marinado em limão, e o Tiradito, semelhante ao ceviche, mas inspirado na cozinha japonesa. O Cau-Cau, à base de tripas ou frango, e os Anticuchos, espetinhos marinados com ají panca, são clássicos do dia a dia. Já o Chupe de Camarones, sopa típica de Arequipa, combina camarões, batatas e especiarias, enquanto os Tamales, feitos de massa de milho recheada, são versáteis e saborosos.
No Peru, alguns dos pratos mais famosos são o inigualável Anticucho de coração, deliciosos espetinhos de coração de boi, o Tacu-Tacu, a versão peruana do arroz com feijão brasileiro, e a Carapulcra, um guisado feito com carne e batata-seca.
O Pisco Sour é o drink mais icônico do Peru, considerado um símbolo nacional. Feito à base de Pisco, um destilado de uva típico do país, o coquetel combina suco de limão, xarope de açúcar e gelo, finalizado com algumas gotas de angostura bitters. A mistura resulta em uma bebida refrescante, equilibrada entre o doce e o ácido, com uma textura cremosa e uma espuma característica no topo. Originado nos anos 1920, o Pisco Sour é tão valorizado que ganhou um dia especial no calendário peruano: o primeiro sábado de fevereiro é o Dia Nacional do Pisco.
Curiosidades sobre o Peru: história
O território que hoje compreende o Peru foi originalmente habitado por diversos povos nativos americanos, cada um com suas próprias culturas, tradições e avanços tecnológicos. Entre esses povos, os Incas se destacaram como a civilização mais influente e expansiva da região, fundando o maior império pré-colombiano das Américas, o Império Inca. Com uma engenharia avançada, os Incas estabeleceram um sistema de estradas e pontes impressionantes, além de desenvolver técnicas agrícolas inovadoras que permitiram o cultivo de alimentos em terrenos montanhosos. A sua adoração ao sol, com destaque para o Deus Inti, e suas práticas religiosas também desempenharam um papel central na sociedade incaica, como se vê nas celebrações como a Festa do Sol, que acontece até hoje.
A chegada dos espanhóis causou a devastação dos Incas, principalmente através da exploração dessa população. O domínio espanhol no Peru perdurou por muitos anos, sendo marcado por conflitos, especialmente durante o processo de independência. Em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro chegou ao Peru com cerca de 200 homens, com a missão de expandir o império espanhol. Naquele momento, o Império Inca estava enfraquecido por uma guerra civil entre os irmãos Huáscar e Atahualpa, filhos de Huayna Capac. Aproveitando essa instabilidade interna, Pizarro iniciou a conquista, que resultaria na queda do Império Inca e no estabelecimento do domínio espanhol na região.
Veja aqui 3 opções de livro sobre o Peru:
A gastronomia peruana, considerada uma das mais saborosas do mundo, é bem valorizada no livro desenvolvido por Gaston Acurio. Ele orienta os cozinheiros por toda a variedade da vibrante culinária do Peru, desde clássicos populares como quinoa e ceviche. Aproveite para trazer os sabores de um dos destinos culinários mais populares do mundo para sua própria cozinha.
Com informações recentes e atualizadas, neste livro você encontra as melhores dicas de passeios, pontos turísticos, como Machu Picchu e o Vale Sagrado, onde comer e onde se hospedar. Simplesmente ideal para planejar sua viagem ao destino. Além disso, conte com os horários de funcionamento de cada local, números de telefone, preços, sites e dicas de transporte.
Lima, Cusco e Machu Picchu – R$ 24
O guia disponível no kindle oferece todas as informações necessárias para a sua viagem ao Peru, com destaque para Lima, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu, Puno e o Lago Titicaca, tudo abordado com muitos detalhes. O guia traz informações gerais sobre os destinos, planejamento financeiro, infos sobre passaporte e visto, principais atrações, quando ir e quanto tempo ficar.