LEIA TAMBÉM: Curiosidades sobre o Oriente Médio: 50 fatos sobre a região culturalmente rica
Curiosidades sobre o Sudeste Asiático: 45 fatos fascinantes sobre a região
Curiosidades América do Sul: 49 fatos interessantes sobre o continente
Curiosidades sobre o mundo: veja um FAQ completo com 32 fatos interessantes
18 curiosidades sobre as montanhas do mundo
A expedição é demorada e, por se tratar de lugares longínquos, espera-se que o trajeto não seja fácil. Não sendo profissional, espera-se que opte por explorações menos perigosas e que, por vezes, oferecem até traslado. Isso tudo pode durar horas, nas quais você pode aproveitar para descansar tirando uma soneca ou mesmo acessando sites de cassino para passar o tempo. O importante é que não se desgaste, afinal, o oxigênio no pico das montanhas costuma ser rarefeito, então toda a disposição reservada será bem aproveitada.
- Montanhas são, por definição, grandes conglomerados formados por sobreposições de relevos que se apresentam de forma íngreme e imponente.
- Todas as maiores montanhas do planeta já foram exploradas pelo homem, sendo as maiores delas listadas com quase 9 mil metros de altura.
O Monte Everest, localizado na cordilheira do Himalaia, é a montanha mais alta do mundo, com uma altitude de 8.848 metros acima do nível do mar. Foi escalado pela primeira vez no ano de 1953.
- Em seguida, a K2, entre a China e o Paquistão, existe seus exuberantes 8 611 metros, sendo que foi escalada pela primeira vez apenas um ano depois do Everest.
O que levar para o campo base do Everest
Peça chave para um aquecimento eficiente no frio. É feito em malha dupla de lã, renovável e biodegradável, além de propriedades para gerenciar a umidade, mantendo o frescor,
Fleece quentinho, leve e confortável. Tem zíper de na frente, e bolso no peito com zíper para itens pequenos. Feito em 100% poliéster reciclado. Fácil de ter na mochila ou na mala.
É leve, dobrável e super quentinha. Pode ser usada por cima de outra jaqueta como um aquecimento extra. É acolchoada com uma camada de plumas eticamente certificadas.
Confeccionada em malha de poliéster reciclado, a Abisko Day Hike tem mangas longas, secagem rápida, design regular e um caimento perfeito para a liberdade dos movimentos e muito conforto.
VÁ DE FJALLRAVEN
Fajllraven vem do sueco, raposa ártica. Suas bolsas, mochilas, roupas e acessórios são conhecidas pela autenticidade que vem do simples, prático e eficiente. A marca teve seus primeiros passos em 1960, na pequena cidade de Örnsköldsvik, na Suécia, até por isso segue a padronagem sueca de produtos, que enfatiza a funcionalidade, a simplicidade e o minimalismo, que até reflete alguns dos valores culturais e sociais do país, como a conexão com a natureza, a qualidade de vida e a atenção aos detalhes, o que inclui o uso de materiais reciclados e orgânicos na linha de produção, além da criação de produtos que possam ser usados e amados por gerações e que inspirem as pessoas a passarem mais tempo ao ar livre.
USE O CUPOM ANNALAURA PARA 10% OFF NA FJALLRAVEN
Tem capacidade de 72 litros e muito espaço, além do design estreito, robusto e ergonômico. Também inclui capa de chuva, suporte para bastões de caminhada, bolso lateral expansível, alças de compressão laterais e espaço para sistema de hidratação.
Perfeita para trekking, é resistente ao vento e à água, boa ventilação, reforço em tecido elástico e ajustes de tiras abotoadas, que podem ser removidos. Ainda possui bolso para faca na perna direita e um laço para um machado na lateral da cintura.
Indicada para a prática de Trekking, ela tem reforços na parte de trás e nos joelhos, tecido elástico de malha dupla durável, feita de poliéster reciclado. É confortável ao mesmo tempo que dá liberdade aos movimentos.
Acessório simples e muito útil tanto para proteger a região contra os raios solares, quanto para manter o calor no frio e ventania. Essa pescoceira é feita 100% de lã resistente à umidade e ao odor. Além disso, é durável, muito macia e flexível.
LEIA MAIS: O que levar para o campo base do Everest: checklist completa da viagem
Melhores pochetes para viajar: 12 modelos para uma viagem mais prática
Curiosidades sobre as montanhas do mundo
- Apesar de se encontrar montanhas por todo o globo, as maiores concentrações estão no Nepal e na Bolívia. São nesses dois países que se encontram grandes cordilheiras.
No Butão, o Monte Ganghar Puensum, a montanha mais alta do Butão é, segundo a maioria das fontes, a mais alta jamais escalada até ao topo.
- É muito comum sentir tontura e falta de ar ao explorar uma montanha. Isso porque à medida que se sobe uma montanha, o peso que o ar exerce sobre o corpo é diminuído, fazendo com que o oxigênio fique mais escasso, ou seja, fica muito mais difícil respirar.
- Marte tem a montanha mais alta do sistema solar. O Monte Olympus é a maior montanha conhecida, com cerca de 27 quilômetros de altura.
- A Lua também tem suas próprias montanhas impressionantes. A Montanha da Lua (Montes Alpes) é uma das maiores, com altitudes que podem chegar a 4.200 metros.
A maior parte das cadeias de montanhas na Terra está submersa sob os oceanos, como a cordilheira Mesoatlântica no Oceano Atlântico.
- As montanhas frequentemente abrigam uma grande diversidade de vida devido à variação de altitude e climas. Elas são conhecidas por abrigar muitas espécies endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas nessas áreas.
- Muitas comunidades dependem das montanhas para sua subsistência. Isso porque elas são fontes de recursos naturais valiosos, como água, minerais, madeira e pastagens para o gado.
- Curiosidades sobre as montanhas do mundo: Elas também desempenham um papel importante na regulação do clima, podendo afetar nos padrões de vento, precipitação e até mesmo o clima local, criando microclimas únicos em suas encostas.
– A Cordilheira dos Andes, na América do Sul, é a cordilheira mais longa do mundo, se estendendo por aproximadamente 7.000 quilômetros ao longo da costa oeste do continente sul-americano.
Algumas das montanhas mais antigas do mundo estão localizadas na região dos Montes Apalaches, nos Estados Unidos, com uma idade estimada de cerca de 480 milhões a 1,3 bilhão de anos.
- Montanha chilena Ojos del Salado — a montanha mais alta (pouco menos de 7 quilômetros) do mundo, se você contar do pé ao topo. É também um vulcão ativo.
A Montanha Annapurna, que faz parte da cordilheira do Himalaia no Nepal, é conhecida por ser uma das montanhas mais perigosas do mundo para alpinistas, tendo uma das taxas de mortalidade mais altas entre todas as montanhas de 8.000 metros, podendo chegar a mais de 30%.
- Muitas montanhas são de origem vulcânica. O Monte Fuji, no Japão, é um exemplo icônico de uma montanha vulcânica que ainda é considerada ativa.