ÍNDICE
- Curiosidades Maldivas: turismo
- Curiosidades Maldivas: cultura
- Curiosidades Maldivas: geografia e natureza
- Curiosidades Maldivas: história
- Curiosidades Maldivas: gastronomia
- Curiosidades Maldivas: economia
LEIA TAMBÉM: Curiosidades sobre o Oriente Médio: 50 fatos sobre a região culturalmente rica
Curiosidades sobre o Sudeste Asiático: 45 fatos fascinantes sobre a região
Curiosidades América do Sul: 49 fatos interessantes sobre o continente
Curiosidades Maldivas: turismo
- São mais de mil ilhas espalhadas pelo país, dentre elas, privadas e públicas. As privadas são aquelas com os resorts de luxo. Já as públicas são frequentadas pela população local e por isso tem um custo bem mais baixo – mas também são cheias de restrições muçulmanas que nos resorts não existem.
- Nas praias públicas, as mulheres não podem usar biquíni e os homens não podem nadar de sunga ou sem camisa. Em lugares públicos, é necessário vertir-se de maneira adequada para as normas locais: cobrindo ombros e joelhos, sem roupas decotadas ou que marquem muito as curvas do corpo.
Maldivas possui a maior companhia de hidroaviões do mundo, a Trans Maldivian Airways, com mais de 45 aeronaves.
- O Aeroporto Internacional de Malé é um dos poucos aeroportos do mundo localizados em uma ilha artificial. Ele foi construído em uma plataforma sobre o mar, então imagina o espetáculo.
LEIA MAIS: Dicas das Maldivas: um FAQ completo com tudo o que você precisa saber
Resort de praia e selva eco-chique nas Maldivas: conheça o Soneva Fushi
Soneva Jani: como é ficar no hotel de luxo construído 90% na água nas Maldivas
- É na ilha de Vaadhoo, no ponto mais alto das Ilhas Maldivas, que ocorre o fenômeno da bioluminescência, que faz o mar brilhar mesmo após o raiar do Sol.
- Sua localização próximo à Linha do Equador faz com que o arquipélago receba a luz do sol em um ângulo de quase 90º, o que significa: temperaturas elevadas praticamente o ano inteiro, entre 25ºC e 32ºC.
Chegar até as Maldivas a partir do Brasil exige uma viagem longa e com grandes conexões, o que pode variar de 20, 30 ou mais horas.
Com tanto tempo de deslocamento, perrengues são mais suscetíveis a acontecer, por isso, ter o apoio de uma empresa especializada em viagens pra te auxiliar quando for, é um super diferencial. É aí que entra a Skyler, empresa que atua em todas as pontas do voo, da aquisição ao suporte no ar, garantindo uma viagem aérea mais confortável, segura e eficiente. O processo de compra pode ser feito pelo WhatsApp, telefone, e-mail ou site – você escolhe. É só entrar em contato com os consultores Skyler e contar seus planos de viagem que eles.
Viaje o planeta e conheça Maldivas com condições incríveis
R$ 16 999 voando em econômica, em até 6x sem juros ou R$ 19 999, em executiva com até 6x sem juros**
**taxas não inclusas
LEIA MAIS: Conheça a Skyler: assistente de voo com passagens aéreas com até 80% off
Curiosidades Maldivas: cultura
- O idioma oficial do país é o Dhivehi, com ssitema de escrita único, alfabeto próprio e letras que lembram o formato de um atol (uma ilha oceânica em forma de anel). É uma língua indo-ariana que tem semelhanças com o cingalês e o hindi e muita influência árabe, visível através de palavras e termos.
– Apesar de terem a própria língua, quase todos os maldivos também falam inglês
Nas Maldivas, os dias oficialmente considerados como fim de semana são sexta-feira e sábado. Portanto, às sextas-feiras a maioria dos estabelecimentos ficam fechados, enquanto aos domingos, seguem uma rotina de trabalho normal.
- Maldivas é um país muçulmano. Sendo assim, em todas as ilhas habitadas, há pelo menos uma mesquita para que a população possa fazer suas preces diárias
- Mais ainda: ser muçulmano é requisíto obrigatório para se obter cidadania no país.
- Você não encontrará cachorrinhos pelas ruas – nem em nenhum lugar. Isso porque eles são proibidos no país. Isso acontece porque, segundo o islamismo, os cães são criaturas impuras.
- Já deu pra entender que trata-se de um país bem conservador, né? Você não pode entrar nas Maldivas com nada que possa ser considerado uma ameaça ou afronta à cultura do local. Isso inclui: quaisquer textos religiosos além do Alcorão, álcool, carne de porco e produtos de tabaco.
em tempo: apesar do consumo de álcool não ser bem visto, dentro dos grandes resorts e hotéis você pode consumir drinks, pois eles tem permissão para importar e vender essas bebidas para os turistas. Esteja preparado: o preço é alto devido aos impostos para conseguir trazer a bebida pra dentro da região.
- Demonstração pública de afeto não é vista com bons olhos. Na cultura das Maldivas, essas demonstrações atraem olhares de repulsa. Beijos em público, então, nem se fale, são estritamente proibidos. Em tempo: dentro dos resorts a situação já é outra.
- Maldivas é praticamente sinônimo de casais apaixonados e recém-casados em busca de um destino dos sonhos para comemorar a união. Por ironia, contudo, é também um dos países com maiores taxas de divórcio do mundo. Segundo a ONU, 10,97 em cada mil habitantes se divorciam por lá todos os anos. A pesquisa estima que, na média, uma mulher das Maldivas pode ter passado por até três divórcios quando atinge a idade de 30 anos.
Curiosidades Maldivas: geografia e natureza
Segundo relatório da UNDP, programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, as Maldivas são 99% oceano e apenas 1% terra
- Maldivas é o menor e mais populoso país da Ásia. Pra se ter noção, só a capital, Male, tem cerca de 150 mil habitantes, no total no país são mais de 400 mil. Addu e Fuvahmulah, as cidades seguintes no ranking de população, possuem 35 mil e 12 mil habitantes respectivamente.
– E a população não para de crescer: foi preciso criar ilhas artificiais para acomodar todo mundo, pois falta espaço para expansão.
VEJA TAMBÉM: Onde ficar em Malé: 5 hotéis nas Maldivas ideais para economizar
- São mais de mil ilhas espalhadas pelo país, sendo cerca de 200 delas habitadas por maldivos e outras 100 com hotéis e grandes resorts. As ilhas estão divididas entre 26 atóis, e a distância entre o norte e o sul é de 800km.
- As Maldivas são o país mais baixo do mundo. A nação da Ásia meridional apresenta uma elevação média de 1,8 metro em relação ao nível do mar.
- Isso faz com que a região seja particularmente vulnerável às mudanças climáticas e à elevação do nível do mar. Por isso, devido ao aquecimento global, as ilhas estão sendo engolidas pelo mar. Se nada for feito para mudar as condições atuais, estima-se que o arquipélago ficará submerso até o final deste século.
– Há projeto para realocar a capital do país, Malé, devido aos desafios apresentados pelas mudanças climáticas e pelo aumento do nível do mar.
- Maldivas é lar de cinco das sete espécies de tartarugas marinhas encontradas no mundo. São elas: tartaruga-oliva, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-couro, tartaruga-verde e tartaruga-de-pente.
– As águas de Maldivas também abrigam o maior peixe do mundo, com mais de 15 metros de comprimento: o tubarão-baleia. Apesar do tamanho, é bem comum turistas nadarem lado a lado com ele, já que não se trata de um animal agressivo.
Curiosidades Maldivas: história
- As conchas já foram forma de pagamento no país. Abundantes nas praias das Maldivas, elas eram aceitas como dinheiro na antiguidade. Hoje, essas mesmas conchas estão estampadas nas notas de rúpias maldívias, moeda oficial da nação.
- Segundo o Banco Mundial, a taxa de alfabetização das Maldivas é de 98%. Desta forma, quase toda a população sabe ler e escrever, liderando 20º no ranking global. Para efeito comparativo, Brasil aparece em 30º, com 94%.
– A bandeira das Maldivas consiste em um retângulo verde no meio com uma lua crescente, cercado por um retângulo vermelho.
O vermelho representa o sacrifício das pessoas que perderam a vida protegendo o país, o verde, paz e prosperidade e a lua crescente, o Islã.
- Maldivas vive uma democracia há apenas 15 anos. Foi apenas em 2008 que ocorreu a primeira eleição democrática multipartidária. Até então o país vivia um governo autoritário. Apesar do avanço, ainda enfrentam desafios em relação aos direitos humanos e à estabilidade política.
- Em 2004 Maldivas enfrentou um devastador tsunami, com danos generalizados que afetou gravemente a indústria do turismo e, consequentemente, toda a estrutura do país. A reconstrução foi um desafio, mas também resultou em melhorias na infraestrutura e conscientização sobre a importância da gestão de desastres.
Curiosidades Maldivas: gastronomia
– A gastronomia da região é conhecida como Dhivehi Cuisine e os seus principais ingredientes são: peixe, coco e grãos.
- Aliás, a comida é bem limitada, já que a maioria dos alimentos são importados da Indonésia, Índia ou Sri Lanka.
- Devido à religião, a carne de porco é proibida, já as outras variedades de carnes devem ser preparadas de acordo com as leis halal, que envolve uma série de diretrizes que vão desde a escolha do lugar ideal para comprar, com abate feito por um muçulmano treinado, em nome de Alá, até o preparo com temperos específicos, cozimento adequado e consumida por pessoas que sigam as leis.
- Há muita influência indiana e asiática nos pratos, como o curry bem presente, composto por um mix de especiarias (coentro, gengibre, cúrcuma, pimenta-do-reino).
- O peixe e os frutos do mar são a base da dieta do país. O atum, principalmente, é de grande importância para a história e economia do país. Ele é preparado de várias formas, incluindo secagem ao sol para fazer “mas huni”, um condimento de atum ralado misturado com coco e especiarias.
– Falando em atum, sua pesca é geralmente realizada por frota de pequenos barcos de pesca conhecidos como “dhonis”.
- Almoçar embaixo da água, observando os peixes, arraias e tubarões passarem livremente na sua frente é possível nas Maldivas. Entre as diversas opções de restaurantes, o Ithaa Undersea Restaurant está cinco metros embaixo d’água, conta com vista panorâmica de 180 graus do oceano.
LEIA TAMBÉM: As experiências de viagem mais bacanas das Maldivas
Curiosidades Maldivas: economia
- A moeda oficial é a rúpia maldívia, mas em resorts, restaurantes e estabelecimentos é também aceito o dólar. Em todos os serviços de hotéis, restaurantes e resorts uma taxa de 12% é cobrada, somando mais 10% de impostos. Em resumo, sua viagem será 22% mais cara.
A economia das Maldivas foi durante séculos totalmente dependente da pesca e de outros produtos marinhos – ela anda lado a lado com o turismo que corresponde a 28% do PIB do país.
- Eles têm buscado diversificar sua economia através de investimentos em áreas como pesca sustentável, agricultura hidropônica, energia renovável e desenvolvimento de infraestrutura para atrair investidores estrangeiros.
UM PEDACINHO DAS MALDIVAS NA SUA CASA
LEIA MAIS: 20 livros de viagem, arte, fotografia para decorar a mesa de centro
11 itens de decoração de viagem pra enfeitar seu escritório e sua casa