consolacao-mg

Consolação Minas Gerais: o que fazer, quando ir, onde ficar

Consolação, em Minas Gerais, tem climinha de serra, tranquilidade do interior e a beleza da natureza ao seu favor. 

Trata-se de uma das menores cidades do Sul de Minas, com menos de 2 mil habitantes, mas, por ser integrada ao Caminho da Fé e ao Circuito Turístico Serras Verdes, tem uma estrutura acolhedora para os turistas. 

ÍNDICE

  1. Como chegar em Consolação Minas Gerais 
  2. Melhor época para visitar Consolação, Minas Gerais 
  3. Onde ficar em Consolação, Minas Gerais 
  4. O que fazer em Consolação, Minas Gerais 

Como chegar em Consolação, Minas Gerais 

consolação minas gerais

O QUE FAZER EM CONSOLAÇÃO MINAS GERAIS

A PARTIR DE SÃO PAULO

Apesar de estar no estado de Minas Gerais, Consolação fica mais próxima da capital paulista do que de Belo Horizonte – da capital mineira, são mais de 400km e uma viagem com cerca de 5 horas e meia de duração. De São Paulo, você pode seguir pela Fernão Dias, Dutra ou Ayrton Senna, sendo a primeira rota mais curta, mas um pouco mais perigosa, pela quantidade de caminhões. A viagem tem entre 230 e 250 km e leva em torna de 3 a 4 horas, a depender das condições do trânsito. 

Melhor época para visitar Consolação, Minas Gerais 

O QUE FAZER EM CONSOLAÇÃO MINAS GERAIS

consolação minas gerais

A melhor época para visitar Consolação vai ser entre abril e setembro, quando o outono chega, trazendo temperaturas mais amenas e um clima mais suave, mas ainda com um calor residual do verão e sem tanta chance de chuva. Entre janeiro e março é bem quente e os índices de chuva são altos. Durante o inverno, junho a agosto, as temperaturas são mais baixas, o que pode ser ideal para quem gosta de um clima mais frio.

Onde ficar em Consolação, Minas Gerais 

QUINTA DA ALIANÇA

A Quinta da Aliança é uma fazenda com quatro refúgios exclusivos, construídos para receber desde famílias em busca de sossego mas, principalmente, casais que buscam descansar e passar tempo de qualidade próximo à natureza. Está em uma área bem reservada, em uma fazenda de 100 hectares (40 alqueires) de terra fértil e pecuária verde – até por isso, seguindo essa premissa de um ecossistema saudável, toda a madeira utilizada na construção das casas são engenheirada de reflorestamento, ou seja, nenhuma árvore foi derrubada, nem mesmo para a fabricação da mobília. Além disso, a energia fotovoltaica é 100% off-grid, a captação de água vem de nascentes protegidas e reflorestadas e o sistema de saneamento conta com biodigestores.

LEIA MAIS: Cabanas em Minas Gerais: 27 refúgios para fugir da agitação da cidade
25 Airbnbs para curtir o friozinho na Serra da Mantiqueira (SP e MG)

Refúgio da Fazenda

Com apenas 50m², o refúgio da fazenda é ideal para casais: a cabana clássica possui claraboia no teto do banheiro e uma área externa para curtir momentos inesquecíveis a dois. Foi desenvolvida por meio de uma construção sustentável com madeira de reflorestamento, abastecida com água de nascentes da fazenda e energia solar. Por lá, aproveite a churrasqueira, o ofurô, deck, lareira, chuveiro externo, redário, mirante e cachoeira no terreno.

holmy refugio da fazenda
holmy refugio saudade mg

Refúgio da Saudade

Ideal para ir com a família e com 75 m², o refúgio abriga até seis pessoas e foi inspirado nos antigos abrigos de caça da Serra da Mantiqueira, sendo uma releitura em arquitetura moderna dessas construções ancestrais. Com dois quartos e dois banheiros, foi desenvolvido por meio de uma construção sustentável e é abastecido com água de nascentes da fazenda e energia solar. Conta com churrasqueira, ofurô, deck, lareira, jogos de tabuleiro, chuveiro externo, redário e mirante e cachoeira no terreno. Obs: a partir do 4º hóspede, a propriedade cobra um valor extra de R$ 171 por dia, por pessoa.

O QUE FAZER EM CONSOLAÇÃO MINAS GERAIS

Refúgio dos Ventos

Com arquitetura em conceito de grid, uma estrutura geométrica, a cabana é simplesmente incrível: bastante romântica, tem a forma de dois quadrados, com um fogo de chão que pode ser apreciado de todos os cômodos do refúgio, além de uma ilha na cozinha e duas banheiras na sala. Foi desenvolvida por meio de uma construção sustentável com madeira de reflorestamento, abastecida com água de nascentes da fazenda e energia solar. O local rodeado por natureza conta com churrasqueira, ofurô, deck, lareira, jogos de tabuleiro, chuveiro externo e redário. Obs: não deixe de aproveitar para conhecer o mirante e a cachoeira no terreno. 

holmy pet friendly mg

Refúgio do Horizonte

Exclusiva para curtir a dois e desenvolvida por meio de uma construção sustentável, o refúgio do horizonte conta com um super design e arquitetura romântica: possui uma claraboia de vidro no teto do quarto e janelas enormes na frente e na lateral que dão um charme ao local. Aproveite para apreciar uma vista do horizonte de Gonçalves e curtir a churrasqueira, o delicioso ofurô, jardim, chuveiro externo e a cachoeira e o mirante do terreno.   

O que fazer em Consolação, Minas Gerais 

O QUE FAZER EM CONSOLAÇÃO MINAS GERAIS

Caminho da Fé

Para uma dose de turismo religioso, Consolação é um dos municípios integrantes do Caminho da Fé no Brasil, peregrinação inspirada no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, mas que tem como destino o Santuário Nacional de Aparecida. São mais de 1500 km de trilhas, cruzando a Serra da Mantiqueira entre São Paulo e Minas Gerais e 13 pontos de partida – o peregrino escolhe a cidade que vai sair, sendo no mínimo 135km percorridos em cerca de 25 a 30km de caminhada por dia. Em cada parada você terá necessários pontos de apoio, além de estar contribuindo para o o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades

Em tempo: para fazer a rota, o peregrino precisa retirar uma credencial nos locais autorizados para receber o carimbo em cada cidade que passar e ao final o certificado de conclusão do Caminho da Fé. Mais infos aqui.

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Consolação

consolação minas gerais

A Festa da Padroeira Nossa Senhora da Consolação é o evento religioso mais importante da cidade, presente desde a criação do município, isso porque homenageia a padroeira da cidade.  A festa em si acontece sempre no primeiro final de semana de setembro próximo ao dia da padroeira (08 de setembro) e conta com novena e missa, barraca de salgados, doces e bebidas, bingo e shows.

O QUE FAZER EM CONSOLAÇÃO MINAS GERAIS

Pedra da Independência

A Pedra da Independência é uma das principais atrações turísticas de Consolação. Imponente, fica no alto do morro, sentido Bairro dos Rosas. Ficou conhecida assim porque lá foi celebrada uma missa em comemoração aos cem anos de independência do Brasil, em 1922 – a data da missa, bem como outros detalhes foram esculpidos na pedra e ainda pode ser vista pelos turistas. Como tradição, a cada cem anos é feita uma nova missa, a última foi celebrada em 2022. Devido à sua altura e inclinação, é sucesso entre os praticantes de rapel e escalada, além de ser um bom spot para avistar parte da Serra da Mantiqueira sobre um novo ângulo e apreciar o nascer ou pôr do sol.

Casa Mantiva

consolação minas gerais

A Casa Mantiva é uma olivicultura na Mantiqueira e fica no alto do terreno de 100 hectares da Fazenda Jequitibá. Tem produção de azeitonas e azeites que são sucesso – é não é da boca pra fora, eles já foram premiados internacionalmente no NYIOOC World Olive Oil Competition, com medalha de ouro duas vezes e selecionados para o Flos Olei, o guia de azeites mais importantes do mundo. O processo de produção dos azeites é familiar, artesanal e cuidado de perto pelo proprietário Carlos Diniz. A fazenda existe há 26 anos e as oliveiras começaram a ser plantadas em 2011. Hoje, o olival está a 8 mil pés de atitude e as árvores locais são das variedades arbequina, arbosana, grappolo, koroneiki e maria da fé. A fazenda está aberta à visitação e degustação gratuita aos finais de semana, mas precisa agendar com antecedência. Também há a possibilidade de almoçar por lá, desde que solicitado no momento de marcar a visita. Claro, todos os azeites saborizados e as azeitonas estão à venda por lá.

O QUE FAZER EM CONSOLAÇÃO MINAS GERAIS

Bate volta em Gonçalves

Mais meia hora adiante de Consolação, chega-se em Gonçalves, um dos points para a temporada de inverno, e outra opção à badalada cidade vizinha, Campos de Jordão. Não faltam chalés com banheira de hidromassagem, bons restaurantes e vistas para as montanhas. O centrinho aprazível concentra um comércio interessante, com ateliês, empórios, lojas de artesanato e restaurantes com boa comida mineira. Nos arredores, há cachoeiras boas como a das Sete Quedas, distribuídas por 700m de vale, a Cachoeira do Cruzeiro e a Cachoeira do Simão – no verão, dá para fazer boia-cross no Rio Capivari. 

LEIA MAIS: 14 cidades da Serra da Mantiqueira para curtir o clima serrano em MG, SP e RJ

Cachoeira em gonçalves

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!