Campos do Jordão ou Monte Verde? Veja qual combina mais com você

Climinha frio de serra, uma noite regada a vinho e fondue, pousadas aconchegantes com lareira e atrações turísticas…

Essa introdução poderia ser usada tanto para descrever Campos do Jordão quanto Monte Verde. A verdade é que ambos os destinos têm muito em comum, mas também têm suas individualidades, deixando muita gente na dúvida de qual visitar. Por isso, aqui vamos esmiuçar cada detalhe para você decidir: Campos do Jordão ou Monte Verde?

ÍNDICE

  1. Sobre Campos do Jordão
  2. Sobre Monte Verde
  3. Onde faz mais frio, Campos do Jordão ou Monte Verde?
  4. Distância entre Campos do Jordão e Monte Verde
  5. Campos do Jordão ou Monte Verde: qual é melhor de chegar?
  6. Quando ir para Campos do Jordão e Monte Verde?
  7. Campos do Jordão ou Monte Verde: o que tem pra fazer?
  8. Campos do Jordão ou Monte Verde: onde se come melhor?
  9. Campos do Jordão ou Monte Verde: melhor hospedagem
  10. Campos do Jordão ou Monte Verde

Sobre Campos do Jordão

Campos do Jordão é a pioneira no quesito turismo serrano, basicamente a junção de todos os elementos de destinos frios do Brasil com uma carinha de Europa, mas ainda assim com personalidade própria. Além do Festival de Inverno e outros eventos especiais, também esbanja boas lojas, restaurantes de fondues em monte e atrações descomplicadas – mas não necessariamente não lotadas; a fama da cidade é grande, principalmente nos dias de frio. 

LEIA MAIS: Day use em Campos do Jordão: para aproveitar o luxo pagando menos
14 cidades da Serra da Mantiqueira para curtir o clima serrano em MG, SP e RJ

Sobre Monte Verde

Monte Verde é a Campos do Jordão mineira com um pouquinho mais de charme e clima rústico, também chama mais a atenção dos aventureiros em busca de trilhas ou casais apaixonados atrás de um destino mais intimista. A dica é estar atento aos eventos da cidade como o Festival de Inverno, o Festival Gastronômico e o Festival de Natal, mas também dá para curtir restaurantes, lojinhas de artesanato, trilhas e tudo mais o ano todo.

LEIA TAMBÉM: Guia de Monte Verde (MG): tudo o que você precisa saber sobre a cidade serrana
Onde ficar em Monte Verde: 9 pousadas e hotéis de serra românticos

Onde faz mais frio, Campos do Jordão ou Monte Verde?

Segundo os registros do Weather Spark, Campos do Jordão faz mais frio que Monte Verde. Por lá, ao longo do ano a temperatura varia de 5 °C a 24 °C, enquanto que em Monte Verde a variação fica entre 10 °C a 27 °C. Ambas as cidades estão numa alta altitude, Monte Verde a 1 555 m e Campos do Jordão a 1 620m, com localização entre as montanhas e noites frias independente da época do ano. 

VEJA TAMBÉM: Destinos de frio no Brasil para viajar em junho, julho e agosto
Para onde viajar no Brasil a cada mês do ano

Distância entre Campos do Jordão e Monte Verde

A distância entre Campos do Jordão e Monte Verde é de aproximadamente 102 km, apesar de ambas estarem a 2h30 de carro de São Paulo. Elas não estão exatamente em direções opostas, mas pegam diferentes caminhos. Agora, da capital até Campos de Jordão são 160 km, enquanto que para Monte Verde, 180 km. 

Campos do Jordão ou Monte Verde: qual é melhor de chegar?

Campos do Jordão 

Campos do Jordão é de fácil acesso a partir de duas principais rodovias, a Presidente Dutra e a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. De São Paulo são aproximadamente 180 km e do Rio de Janeiro, 350 km, cerca de 5 horas de carro, duas horas de viagem a menos que Monte Verde. A estrada é asfaltada e bem sinalizada, dá para chegar de ônibus, mas pense que sua locomoção na cidade vai ser bem limitada, já que os aplicativos de transporte até podem funcionar, mas são voláteis e com pouca oferta, principalmente fora da alta temporada. Considere isso.

Monte Verde

O acesso a Monte Verde é via Fernão Dias e, então, 30km de estrada entre Camanducaia e o centrinho. A partir de São Paulo são aproximadamente 160 km e 2h30 de carro, já do Rio de Janeiro, são mais ou menos 7 horas de estrada e 480km. A parte ruim é que o percurso a partir de Camanducaia não tem as melhores condições de mobilidade, que pode, inclusive, piorar com a chuva e se você não quer ir de carro, não tem ônibus direto saindo da capital, é preciso pegar um até Camanducaia e outro até Monte Verde. Na cidade, não tem transporte público nem carros por aplicativo, é tudo mais isolado. 

Ou seja, Campos do Jordão é melhor de chegar pois tem uma estrada mais confortável de se dirigir e mais opções de transporte para quem não vai de carro. Já Monte Verde é mais isolada. 

Quando ir para Campos do Jordão e Monte Verde?

Ambos os destinos são a pedida perfeita para o outono/inverno, entre abril e setembro, quando as temperaturas ficam mais baixas (entre 10°C e 20ºC) e o clima mais seco, possibilitando os passeios ao ar livre sem perrengue. As diárias das hospedagens sobem nessa época, principalmente nos fins de semana de julho. Na primavera e no verão, os dias ficam um pouco mais quentes (mesmo assim raramente passa dos 24 graus), mas as chuvas abundantes podem atrapalhar. Também é legal atentar-se aos principais eventos do destino: como os festivais de inverno, gastronômicos, Carnaval, Natal… 

Campos do Jordão ou Monte Verde: o que tem pra fazer?

Campos do Jordão

Campos do Jordão é movimentada, famosa e com passeios até meio gourmetizados. Claro, se você curte trilhas, dá pra ter um gostinho no Horto Florestal e no Morro do Elefante, mas a diversão mesmo tá em explorar restaurantes, chocolaterias e lojinhas locais, além de conhecer o Parque Amantikir com seus jardins temáticos, passar um dia cheio de atividades no Prana Park e ver o pôr do sol do Prana Por do Sol. Se quiser ir além nos passeios turísticos, tem o bondinho da Estrada de Ferro, o Parque Capivari e o teleférico.

Monte Verde

Monte Verde é mais rústica, tanto em estrutura, quanto no quesito passeios. Na Avenida Monte Verde estão os principais restaurantes, lojinhas, ateliês de artistas locais, fábricas de chocolate e cervejarias artesanais. No quesito ecoturismo, tem trilhas como a do Pinheiro Velho, que passa por árvores centenárias e a Chapéu do Bispo, com vários mirantes para uma pausa pras fotos. Você também pode conhecer os principais pontos turísticos da vila de 4×4, ou apenas relaxar em uma das 200 pousadas e hotéis recheados de lareira, hidro e mimos.

Ou seja, Campos do Jordão atrai um público com mais foco em sentar num restaurante com vista bonita enquanto come um fondue e tomar um vinho, enquanto Monte Verde tem um clima mais rústico e intimista para casais, além de ainda ser um destino de ecoturismo, com trilhas e passeios de aventura.

LEIA TAMBÉM: 18 bate-voltas perto de São Paulo: programas de aventura, lazer e família
Cabanas em Minas Gerais: 27 refúgios para fugir da agitação da cidade

Campos do Jordão ou Monte Verde: onde se come melhor?

Campos do Jordão

Para se ter uma noção de grandeza, são 476 restaurantes listados no Trip Advisor em Campos do Jordão. Isso inclui desde os estabelecimentos mais simples, até os de culinária mais sofisticada. Por lá, você irá encontrar muito queijo, carnes, massas, chocolate, cervejas e vinhos, com pratos da cozinha brasileira, italiana, francesa, suíça, alemã e outras. Exemplos disso são: a Choperia Baden Baden, com rótulos da cerveja artesanal produzida ali na cidade, o novo Pontremoli, bistrô italiano a luz de velas à beira da lareira, o Harry Pisek, considerado o melhor restaurante de comida alemã do Brasil por revistas de nicho, o Dona Chica para delícias regionais, Restaurante Bella Vista, com vista belíssima no Morro do Elefante e MUITOS outros. Como falei, a lista é extensa. 

Monte Verde

Já em Monte Verde as opções são reduzidas, com aproximadamente 148 restaurantes listados no TripAdvisor. A cena gastronômica ali é mais simples, com comida a quilo caseira com toque mineiro, mas também tem bons restaurantes intimistas que servem da culinária internacional. Por exemplo, fondue tem em monte, como o Mont Vert, conhecido como Casa do Fondue (que inclui opções com carnes nobres de javali, cordeiro e avestruz). Para a tradicional truta da cidade, tem o Paulo das Trutas e o Restaurante Március. Para uma ocasião especial, o restaurante da Provence Cottage & Bistrô, de inspiração francesa, tem menu-degustação de seis pratos. De sobremesa, o Maçã Crocante é o mais famoso, com fornadas de strudel.

Então, depende do que você busca e prefere. Enquanto Campos do Jordão tem uma cena gastronômica mais sofisticada e opções mil, Monte Verde é mais caseira, com aquele toque de comida mineira. Não se deixe enganar, apesar de diferentes nesse quesito, os dois destinos são caros nas gastronomia. 

Campos do Jordão ou Monte Verde: melhor hospedagem

Campos do Jordão

As opções de hospedagem em Campos do Jordão vão de pousadas charmosas a grandes hotéis de luxo. Estamos falando aqui do Botanique, o ápice do quiet luxury, Ort Hotel e mesmo o Bendito Cacao Resort, do grupo Cacau Show, todos com uma infraestrutura de peso que inclui gastronomia de alto nível, serviços personalizados e SPA. É verdadeiramente uma vibe europeia, da arquitetura ao cuidado. 

Monte Verde

A pegada geral das hospedagens deixa claro que Monte Verde é um lugar para ir a dois. Lareira, hidro e mimos para casais são quase uma regra nas mais de 200 pousadas e hotéis que você vai encontrar na região. A proposta intimista se estende, por exemplo, aos cafés da manhã, que normalmente vão até às 12h. Exemplo disso é o Roots Resort, com vibe romântica e serviço perfeito, para escapadas românticas e dias de relaxamento.

Reserve as melhores hospedagens aqui:

 

Roots Resort

É difícil de acreditar que o Roots fique a apenas 200 metros da Avenida Monte Verde, tamanha é a tranquilidade da hospedagem. Os quartos espaçosos ficam em grandes “casas”, cada um mantendo sua própria identidade; nenhum elemento se repete, então tudo é exclusivo em cada mínimo detalhe, para sentir-se em casa. Spa, jardim, 2 piscinas jacuzzi, sauna, ftness center, quadra de tênis, quadra poliesportiva, de squash e beach tennis, lago com barco e pedalinho e trilha privativa fazem parte da hospedagem. O café da manhã é um must e super destaque da acomodação, com direito a pamonha fresquinha com queijo da serra da canastra, bolos, quiches, frutas, e muiito mais, além das possibilidades a la carte, como tapiocas e ovos mexidos.

LEIA MAIS: Roots Resort: hotel de charme e luxo com infra de resort em Monte Verde (MG)
18 hotéis perto de São Paulo para o final de semana que são verdadeiros refúgios

De novo, a preferência vai de quem procura. Assim como nos passeios e restaurantes, em Campos do Jordão você vai encontrar mais luxo e infraestrutura robusta, enquanto que em Monte Verde é um refúgio mais tranquilo, com ambientes acolhedores e próximos à natureza. 

Campos do Jordão ou Monte Verde

A pergunta que fica então é: Campos do Jordão ou Monte Verde? E eu não vou te trazer a resposta perfeita, porque isso vai depender do seu perfil como viajante e do que você está planejando. Em resumo, Monte verde é mais intimista, romântica e imersiva na natureza, enquanto Campos do Jordão traz toques de luxo, badalação e uma infraestrutura mais robusta no geral.

Campos do Jordão

Sofisticação, luxo, estrutura de alto padrão.

Monte Verde

Intimista, romântico, natureza, aconchego.

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!