Se você é maluco por viagens como a gente, já deve ter ouvido muito: por que você não começa um blog?
Afinal, quão maravilhosa parece a vida do pessoal nas redes sociais que vive na estrada e consegue ganhar dinheiro com isso? Veja aqui como montar um blog de viagem.
Só que, por trás das mil maravilhas dos cliques perfeitos do Instagram, há uma verdade não tão legal – ou fácil – de encarar. Montar um blog dá um trabalhão, requer comprometimento, maturidade, disciplina, dinheiro (sim, dinheiro!) e empenho num nível mil, sem nenhum chefe pra te cobrar ou empresa pra depositar salário na conta ao fim do mês (pelo menos no começo). E sair desse começo pra transformá-lo em algo rentável é um grande desafio.
COMO MONTAR UM BLOG DE VIAGEM EM 10 PASSOS:
1) TENHA MUITA CERTEZA DE QUE É ISSO MESMO QUE VOCÊ QUER
Pode parecer o item mais bobinho, mas pra mim é a lição mais importante do post. Entenda se o que você quer é montar um blog PROFISSIONAL, pra tentar de fato viver disso, ou se o que você curte mesmo é escrever sobre suas viagens como hobby pra um punhado de pessoas lerem (o que é ótimo também). Como blogueiro profissional, sim, você viaja de graça, mas também tem mil outros momentos trabalhosos, chatos e difíceis, como em qualquer outra profissão. E, como eu já disse, no início é ainda mais complicado porque você deposita 100% do seu tempo em algo que não te dá rentabilidade nenhuma. Portanto, tenha certeza de que quer – e pode – entrar nessa.
2) DEFINA UM NICHO
Blogs não são um formato de comunicação novo, mas vêm sendo muitíssimo aprimorados. Ainda existe espaço pra se lançar nessa empreitada, mas antes disso você precisa entender o que você fará de diferente e trará de melhor ao mundo dos blogs. Você curte mochilão e quer falar de roteiros baratos? Vai focar numa cidade só? Ou apenas em ecoturismo ou luxo? Minha única objeção é a tomar cuidado e não se perder sonhando com nichos muito pequenos, como por exemplo um blog só sobre viagens internacionais com cachorros, ou sobre um destino único que não tenha tanta novidade e nem atributos capazes de manter um bom fluxo de posts, como, sei lá, o Deserto do Atacama. O nicho também pode ser um jeito de abordar os assuntos (aqui no Carpe Mundi a gente prioriza textos mais jornalísticos do que pessoais, com mais cara de guia do que historinha das nossas viagens) e a identidade do blog (nós focamos em ter uma identidade visual forte, principalmente fotográfica). Depois disso é hora de fazer um brainstorming de nomes e então tocar o projeto adiante.
LEIA TAMBÉM: 15 livros de viagem para ver o mundo sem sair de casa
3) CRIE UM LAYOUT (melhor pagando um programador pra fazer)
Como montar um blog: vivemos um fenômeno de popularidade no mundo virtual chamado blogs de viagem. Todo mundo quer ter um. É por isso que você precisa se diferenciar como puder do que já existe no mercado, e isso começa com o layout, a cara, corpo, primeira impressão do seu blog. Vale fazer uma boa pesquisa pelo que existe no Brasil e no exterior, identificar o que te agrada e montar (pode ser no papel mesmo) o que você imagina como home, como categoria, como post. E então trabalhar em cima disso com um programador e um designer, que sabem dizer o que é e o que não é viável. Eu sinceramente aposto muito nessa ideia porque te deixa num patamar acima dos concorrentes, que usam temas comuns do WordPress. Foi um dos pontos principais para a montagem do Carpe Mundi. Um layout bacana não vem de graça, a não ser que você mesmo tope aprender mais sobre programação.
COMO MONTAR UM BLOG DE VIAGEM EM 10 PASSOS:
4) COMECE A ESCREVER E MANTENHA UMA FREQUÊNCIA DE POSTS
Faz parte do nicho, mas só sai mesmo do papel quando você põe a mão na massa e encontra seu tom, sua linguagem de fazer posts. O meu jeitinho de escrever posts é bem diferente do da Betina, que é diferente do de fulano e por aí vai. Aqui, sugiro muita autenticidade, afinal é isso que vai fazer seus leitores se identificarem com você e voltarem ao blog pra ver as novidades. Seja crítico e tente sair do clichê de mar de adjetivos usado por muitos veículos de viagem. Se você não tiver muita prática, é legal fazer algum curso de escrita antes de começar a enxurrada de posts – mesmo eu, como jornalista, tive um ponto-chave na produção quando fiz aulas de escrita criativa de viagem. O retorno disso é tanto que a maioria dos comentários que recebemos hoje em dia é sobre como nosso texto é legal e completo, diferente da maioria. E, com base em tudo o que eu e a Betina aprendemos, lançamos há pouco nosso MINICURSO DE ESCRITA PARA BLOGS DE VIAGEM. Quem tiver interesse em uma vaga, só mandar email para [email protected]. A partir daí é importante manter uma certa frequência nos posts. Aqui no Carpe Mundi a gente tenta fazer uma média de quatro novos posts por semana – pode não parecer tanto assim, mas acho que ninguém de fora do ramo tem ideia do trabalho que dá tirar a ideia de um post da cabeça e passar por todo o infinito processo de torná-la um post publicado. O que nos leva a…
5) APRENDA O MÁXIMO QUE PUDER SOBRE PRÁTICAS DE SEO E GOOGLE ADWORDS
Como montar um blog: escrever pra Internet exige uma linguagem específica – a mais clara e limpa possível pro Google entender, ou melhor, indexar. SEO quer dizer Search Engine Optimization. E Google AdWords quer dizer caçar os termos mais procurados no Google e fazer disso a peça-chave do seu post. Eu fiz alguns cursos rápidos de SEO antes do Carpe Mundi, então sai com certa vantagem. Tem muita coisa disponível de graça na Internet pra quem quer aprender mais sobre o assunto. Indico muito, muitíssimo, o Viver de Blog pra se ligar mais no assunto. Basicamente, as práticas dizem respeito a termos que você deve repetir no post pra torná-lo melhor posicionado no Google, jeitinhos de nomear fotos, parágrafos em que certas palavras devem estar… A busca orgânica (que vem do Google) representa sempre a maior fatia de visitas de um site. Por isso, investir em SEO é uma decisão esperta. No AdWords, a ideia é descobrir termos que são frequentemente pesquisados no Google e a lacuna de conteúdo a ser preenchida, que pode te trazer acessos fáceis se você aprender a ler o recurso. O Viver de Blog também explica melhor sobre.
COMO MONTAR UM BLOG DE VIAGEM EM 10 PASSOS:
6) INVISTA
Como eu expliquei, um blog é uma empresa – e requer gastos de empresa. São itens que não acabam: sempre há algo a corrigir, mudar ou melhorar na programação, por isso é ideal ter alguém fixo te ajudando mensalmente; consultorias com especialistas em SEO ajudam a identificar erros e ver no que o blog precisa melhorar em termos de indexação e afins; promover posts – e a própria página – no Facebook é o melhor tipo de publicidade a ser feita, a que dá mais retorno, acessos e leitores que ficam; ter uma assinatura num banco de imagens ajuda a manter a qualidade fotográfica em posts sobre destinos que você não tem material (algo importante pra gente aqui no Carpe Mundi); ter um designer gráfico por perto auxilia na implementação das mudanças de programação e, a nós, em itens como produzir a nossa newsletter. E tem mais coisa. Por isso, volto a dizer: trabalhar viajando de graça, é lindo, mas não paga a conta do cartão de crédito e, no início, dá mais prejuízo do que lucro, já que você precisa, além de tudo, investir bem no negócio.
7) MANTENHA UM BOM NETWORKING
Em tempos em que todos influenciam e são influenciados, só pode se considerar um digital influencer, blogueiro, instagrammer, o que for, quem faz disso uma profissão de verdade. E, além de um concorrente, você pode encontrar em outros blogs bons parceiros. Já perdi as contas de quantas vezes uma foto repostada em outros perfis do Instagram me rendeu centenas de novos seguidores. Ou de quando precisei do contato de um hotel, destino ou representação turística e pude contar com outro blogueiro pra me passar. Fazer networking também significa manter um bom relacionamento com as empresas do mundo do turismo em geral, com assessorias de imprensa e representantes de destinos, companhias aéreas, hotéis, cruzeiros, operadores, etc. São eles que te levam pra press trips e oferecem auxílios com hospedagem, transporte e pautas no geral. Eu e a Betina temos um bom mailing porque já trabalhamos em outros veículos como a revista Viagem e Turismo, mas sempre seguimos expandindo nossa lista de contatos com assessorias que ainda não sabem quem somos seja por um email, um direct no Instagram, como for. Também vale participar das principais feiras de turismo nacionais que acontecem todo ano visando pegar contatos. Nós sempre vamos na ABAV, na WTM e na ILTM. Enfim, você sempre pode começar do zero e, dentro de um tempo, ter um lista recheada de profissionais do turismo.
COMO MONTAR UM BLOG DE VIAGEM EM 10 PASSOS:
8) ALIMENTE AS REDES SOCIAIS
Quem não aparece não é visto. Ter um perfil do Instagram, uma página do Facebook e um canal no Youtube são pré-requisitos pra blogueiros (ponto negativo pro Carpe Mundi aqui, nosso canal do Youtube precisa de um gás pra ontem). Snapchat, Pinterest, Twitter e afins também não fazem mal. Existe essa necessidade por parte do público de conhecer melhor quem está por trás da tela do computador. Afinal, se você acompanha as viagens, histórias e dicas de alguém, é natural que queira conhecer mais sobre essa pessoa com o passar do tempo. Você cria afinidade. Outra coisa importante é sempre responder aos comentários dos seus leitores/seguidores. Isso cria uma ligação ainda mais forte entre a sua marca (no caso seu blog) com quem a consome. Por último, não aposte em apenas uma rede social. Diversifique seus meios. As redes fazem parte de uma sociedade “líquida”, instável, que sempre muda. É bem provável que dentro de poucos anos surja algo maior e melhor que o Instagram, talvez não pra ocupar seu lugar, mas com outro papel. E você precisará estar lá também.
LEIA MAIS: 13 aplicativos que vão dar um up no conteúdo do seu perfil do Instagram
9) TRABALHE MESMO QUANDO ESTIVER VIAJANDO
Conforme um blog vai crescendo, os convites de parcerias começam a aumentar. Hoje, no Carpe Mundi, recebemos cerca de dois convites de viagens por mês. Precisamos, inclusive, selecionar o que vale e o que não, pois além de buscar novo conteúdo pelo mundo, não podemos parar com a produção de posts, mesmo em meio a viagens com programações que começam às 8h e terminam às 23h (press trips não são férias). Na minha última viagem, por exemplo, eu sabia que teria pouquíssimo tempo disponível pra ficar no computador, então baixei várias páginas da Internet sobre o assunto que eu pretendia escrever e fui produzindo no avião, offline mesmo. Deu super certo. Você precisa se virar e encontrar seus jeitos de manter o ritmo mesmo durante uma viagem. O mesmo vale pra alimentar as redes sociais. Uma boa dica é deixar todos os posts do Facebook programados e ir só acompanhando como vão indo. No Instagram eu não curto fazer isso porque sempre acompanho de perto meu perfil e fico monitorando os melhores horários do dia pra postar, que mudam frequentemente. Mas existem apps pra isso também, como o Instamizer por exemplo.
10) MONETIZE O SEU BLOG
Como montar um blog de viagem: o item mais difícil da lista, mas que, se você fizer tudo acima direitinho, surge por consequência. De todos os bloggers que conheço, dá pra contar na mão quantos já conseguem viver só com os lucros do blog. A gente mesmo ainda está no processo. Além de anúncios e publiposts de empresas de segmentos turísticos (que você consegue indo atrás, mandando email na cara dura e se apresentando, enviando mídia kit), o Google AdSense, o Booking.com e outros programas de parceria de afiliados dão rentabilidade aos blogs. Procure pesquisar mais sobre eles e, aos poucos, ir dominando o que melhor funciona pra você. Recentemente descobrimos também o Awin, que tem afiliados como o TripAdvisor, e pretendemos iniciar parcerias com empresas de aluguel de carro e seguro-viagem. Produzir roteiros personalizados de viagem é outra fonte rentável. Assim, dá pra juntar uma graninha enquanto o blog não vira um negócio que se toca sozinho. E, quando isso acontecer, conta pra gente aqui como foi e se este post sobre como montar um blog foi útil
Adorei o post. Atualmente to nessa luta de começar um blog e estou sentindo tudonisos na pele! Hahaha
Obrigada pelas dicas e por dividir o que aprendeu. Quero o contato do curso de escrita criativa para viagens. 🙂
Vou te dar um alo la no insta tb. Parabens pelo post.
Oi, Gabi 🙂
Respondido pelo insta já! Beijocas
Olá Anna, poderia me enviar o contato deste curto s de escrita criativa para viagens também por favor?
Obrigado e parabéns pelo ótimo blog.
Enviei por email! 🙂
Oi, Anna. Adorei as dicas. Gostaria que me enviasse o curso de escrita criativa para viagens e o contato ou e-mail do designer. Fico no aguardo. Obrigada!
email: [email protected]
Anna maravilhosa! eu tambem quero umas dicas! Estou querendo começar o meu blog mas ainda.
meu email
[email protected]
tambem gostaria do contanto deste curtos de escrita criativa para viagens, escritas!!
adorei seu blog e as dicas!!
beijos
estou te seguindo no insta tambem! o meu é Carolinaleite10.
Também estou começando a criar um blog. Poderíamos trocar informações?
Olá Ana, eu já passei da fase de montar o blog, mas me encontro em todos os outros itens. No início do ano montei o Passaporte com Pimenta, e tem sido um trabalho e uma diversão ao mesmo tempo.
Obrigada pela post, mesmo ja passando da fase inicial, ler tudo isso foi muito bacana. Fiquei curiosa sobre o curso que fez sobre escrita de viagem, poderia indicar ? Pois de fato hoje essa é uma das minhas grandes dificuldades já que nunca fui da área de comunicação.
Uma pergunta, o que você acha sobre o futuro dos blogs? Leio muito que o YouTube está roubando todo esse espaço, isso me faz me questionar quase todos os dias se vale a pena investir e começar, se é uma mídia que pode estar acabado? Qual a sua opinião?
Parabéns pelo blog, adoro acompanhar e viajar com vcs ?
Oi, Mayte! Claro que posso! Vou te mandar um email com o contato já!
Eu acho que os blogs são uma das redes mais “plenas” que existem. E o Youtube, assim como as outras mídias sociais, pode trabalhar junto com um blog. Eu considero como se um blog desse segurança ao resto das redes, como se fosse a base e tudo viesse em volta, fortalecendo.
Acho que é isso. Obrigada e muita sorte pra vc tb 🙂
Ola Ana obrigada pelo post. Vc poderia passar o contato do curso de escrita criativa? Obrigada
Oi, Carla! Claro! Te mandei por email! Bisous
Oi anna, respondi seu email. Vc recebeu? Mandei email para seu contato . Beijo carla
Olá, tudo bem?
Ótimo post!! =)
Poderia passar o contato da escrita criativa, por favor?
Obrigada
Beijos
Oie! Enviei no seu email, checa se recebeu! Beijocas
Ana Laura obrigada pelas dicas valiosíssimas!
Adoraria receber um feedback seu ?
Acesse meu blog
http://www.amarilisaraujo.com
Bjs
Oi, Amarilis 🙂 tudo bem? Obrigada você! Acabei de entrar no seu blog, tá com um layout bem clean, adoro! Agora é produzir conteúdo e melhorar a indexação no Google (coisa que eu ainda to batalhando pra fazer). Outra coisa: já pensou em um nome que tenha a ver com viagem em vez de usar seu próprio nome? Beijocas e boa sorte!
Oi Anna, tudo bem?
Ainda estou começando no ramo e confesso que me assustei… rs. Adorei sua dicas, poderia me passar o contato da escrita criativa?
Obrigada!
Bjs.
Oi, Luana! Rs, realmente são muitas informações pra absorver! Claro, me passa seu email aqui pra eu te enviar 😉
Já achei seu email aqui no sistema e enviei 😉
Oi, Anna! tudo bem?
Poderia me passar o contato da escrita criativa? Poderia falar mais um pouco sobre programas de parceria de rentabilidade?
Tenho um blog de viagens há quase um ano, mas algumas coisas ainda não sei como organizar.
Obrigada,
Thaís
Oi, Thaís! Claro, enviei no seu email!
Sobre programas de rentabilidade eu gosto bastante do Affiliate Partner Program do Booking.com. Aqui: http://www.booking.com/affiliate-program. A cada reserva de hotel feita pelo seu blog, você ganha uma comissão. E outra fonte de renda interessante é o Google AdSense. Colocamos anúncios em quase todos os posts e ganhamos por clique. Beijoca!
Obrigada!
Oi Anaaaaaa 😉
Adoreeeeeei o blog, eu não conhecia, e agora não consigo parar de ler as matérias!!
Pode me enviar por e-mail informações sobre o curso de escrita criativa?
Valeeeu!
Beijooo
Oi, Ana Paula! Ebaaaa, brigada por acompanhar a gente! Claro, enviei no seu email já! Beijoca!
Oi, Anna! Entrei hoje pela primeira vez no blog e amei, estou lendo milhões de posts! Muito bom!!! Parabéns! Manda pra mim o contato do curso de escrita também, por favor? Meu e-mail é o [email protected]
Obrigada 🙂
Enviado 😉
Anna, adorei seu post!
Encontrei o blog enquanto buscava informações para criar o meu blog 🙂 Mas adoro ler blogs de viagem e esse já está salvo nos meus favoritos.
Tenho interesse nesse curso que você mencionou sobre escrita criativa de viagem.
Você pode me passar o contato por email?
Obrigada
Oi, Amanda! Eba, que bom que te ajudou. Claro, já enviei no seu email! Beijocas 😉
Oi, Anna!
Adorei seu blog, parabéns, não dá pra parar de ler!! Viajar também é minha grande paixão, não tenho um blog mas gosto de fazer minhas anotações sobre cada destino, vc poderia me passar o contato do curso de escrita criativa? Achei bem interessante.
Obrigada!
Oi, Emanuella! Eba, obrigada 🙂 E claro que posso passar, enviei no seu email! Beijocas
Oi, Ana. Montei um blog sobre dicas profissionais, finanças e viagens para meninas de 18-25 anos. Estou tendo problemas com o SEO, os meus posts não estão indexando no Google. Sabe que poderia me ajudar? Muito obrigada e achei as dicas ótimas.
Oi, Roberta! Obrigada pelo comentário 🙂 olha, eu sou meio ruim nessa parte de SEO, mas posso te indicar um plug-in bem legal que ajuda, o Yoast SEO. Instala ele pra testar! Você vai gostar. Também posso te passar o contato da minha programadora se você quiser uma ajuda mais especializada. Beijocas!
Oi Ana.
Encontrei o blog por acaso e adorei. Estou fazendo um blog também e gostei da ideia do curso de escrita criativa. Pode me passar o contato, por favor?
Bjs e obrigadinha.
Enviei no seu email! 😉
Oi, Anna! Parabéns pelas dicas! Você tem algum contato de programador para passar? Bjs e obrigada!
Oi, Fernanda! Tenho sim 🙂 mandei no seu email! Beijocas
Oi Anna! Estou estudando para fazer o meu blog. Adorei suas dicas! Poderia me passar o contato do curso de escrita? Obrigada
Oi, Cristiane, claro! Que legal, boa sorte com seu blog 🙂 te enviei o contato por email, beijocas!
Anna, tudo bem?
Já te acompanho no insta faz um tempinho e hoje vim dar uma olhada no blog de vcs com calma.
É lindo, muito organizado e com muitas ideias criativas. Parabéns!!!
Sobre o seu artigo, impecável!
As pessoas pensam que é fácil, mas o meu blog fez 2 anos e ainda nem sonho em viver dele…
Você pode passar o contato do curso de escrita? Me interessei!
Beijos
Oi, Sthe! Claro 🙂
Pois é, é um trabalho diário que cansa, viu. Rs, mas a ideia é que todo mundo possa viver disso logo, né?
Te enviei por email o contato.
Beijocas
Anna…
Seu Blog me ajudou muito, estou seguindo suas orientações e esta indo bem…
Sou aquele tipo, que estou fazendo mais por hobby, não preocupado em viver disso.
Por isso foquei no publico dos viajantes independentes que só viajam eme férias, que é o meu caso…rs
Planejei muito, contratei programador e investi dinheiro… Não pretendo viver disso, mas se trazer uma graninha além do prazer será bom, já consegui até algumas parcerias…
Obrigado.
Depois passe lá para conhecer: http://www.queromochilar.com.br
Oi, Marthon!
Obrigada pela sua mensagem 🙂
Tá ficando ótimo seu blog, parabéns!
Que bom que o post te ajudou. Fico feliz!
Beijos e obrigada de novo 😉
Ola Anna!
Já seguia vocês pelo insta, alias adoro suas fotos!
Cai aqui no blog porque estou buscando dicas para montar meu blog e adorei suas dicas, obrigada por compartilhar!
Achei muito interessante o curso de escrita criativa para viagens, você poderia me passar o contato?
Parabéns pelo blog!
beijos Camila
Enviei no seu email! Beijocas e obrigada 😉
Bom dia!
Ótimas dicas!
Sou técnico e guia de turismo, organizador de eventos e futuro turismólogo.
E também estou iniciando meus trabalhos em um blog.
Envio meu contato abaixo, para que possamos trocar experiências sobre esse segmento.
(22)9.9907-8007
Oi Ana! Sou arquiteta, mas sempre tive vontade de trabalhar com turismo.
Sempre viajei muito e meus amigos sempre vieram com essa famosa frase, por que não monta um blog…
Fui demitida recentemente e vi nisso a oportunidade de trocar de área.
Por acaso estou nesse momento oferecendo roteiros personalizados, enquanto meu site com o blog não vai para o ar.
É tudo muito desconhecido pra mim, por isso estou buscando o máximo de informações para saber se o caminho é esse.
Adorei suas dicas, mas ainda tenho muitas dúvidas.
Poderia me enviar o contato do curso de escrita? Isso já vai ajudar muito.
Bjs!
Oi, Mônica! Claro, mandei por email! Boa sorte nessa nova empreitada 😉
Oi Anna! Adorei o post, super bem explicadinho e direto ao ponto. Aliás, adoro o Carpe Mundi.
Também sou jornalista e tive um blog de viagens por muitos anos, mas nunca postava, era mais pessoal. Recentemente eu decidi profissionalizar, mudei o nome, contratei um programador, comprei um tema e lancei há pouco mais de um mês. Agora tô naquela fase de buscar afiliados e melhores o SEO.
Adorei a sua dica da escrita criativa, poderia me passar o contato? Você conhece bons cursos de SEO?
Quando tiver um tempinho, da uma olhada no meu blog http://www.whereismybackpack.com . Adoraria seu feedback e da Betina também.
Bjs e obrigada!!
Oi, Camila! Tudo bem? Te passei o contato por email 🙂 Que legal que você voltou pro mundo da blogueiragem, rs, te desejo muita sorte e persistência! Acabei de entrar no seu e tá lindo, todo clean, adorei! Meu melhor conselho: embarca nessa de produzir conteúdo e não para mais. É a melhor receita sempre. Posts, posts e posts pra ficarem bem rankeados no Google. Ah, de SEO eu não tenho e aliás to procurando. Se tiver, me passa? Rs. Estamos querendo ver umas coisinhas do blog. Beijocas!
Olá! Poderia me mandar o contato do curso de escrita criativa também? Boa noite.
Enviado 😉
OLá!!
Adorei as informações! Estamos iniciando um trabalho para assessoria de viagens e elaboração de roteiros personalizados.
Poderia nos enviar o contato desse curso de escrita?
Obrigada e parabéns pelo ótimo conteúdo!
Enviado 😉
Obrigada!
Adorei e queria muito que você me passasse o contato do curso de escrita criativa…. Também sou jornalista e nem sempre é fácil descontrair a linguagem, como um blog pede.
Oi Anna adorei o post, muito esclarecedor!
Queria seu contato para o curso de escrita criativa, pode me passar por favor?
Te acomanho la no insta e adoro!
Bjos
bom dia! /Aqui é @feliznomundo , e voce clareou minha vida! parabens pelo trabalho! gostaria das dicas de escrita! poderia enviar! [email protected]
Olá eu adorei este post me ajudou muito! poderia me passar por favor o contato das dicas de escrita? obrigada!
Enviei por email 🙂
Estou amadurecendo a ideia de criar um blog de viagens com meu marido jornalista, qdo ele se aposentar. Eu já faço roteiros personalizados e temos um nicho de mercado definido. Enquanto os planos não deslancham seria interessante ir fazendo esse curso de escrita criativa para viagens, além de me inteirar mais sobre as diversas ferramentas. Vc pode me passar o contato do curso? Parabéns pelas ótimas matérias, abraços.
Ana, excelente post! Meu blog já está perfomando legal, embora eu ainda esteja me aprofundando em SEO e Google Analytcs pra ontem! As dicas foram como um guia-base para me certificar de que estou no caminho certo.. você tem algum post no site que fala sobre o Pinterest como rede social de apoio ao tráfego no blog? Poderia compartilhar? Não encontrei.
http://www.vidaviajante.com
Grande abraço,
Luciana Carvalho.
Oi, Luciana, tudo bem? Obrigada pelo comentário 🙂 olha, a gente ainda tá aprendendo a usar o Pinterest como fonte de tráfego também. Quando souber mais te aviso e compartilha com a gente o que você aprender também please! Beijocas
Ola, Anna!
Adorei as suas dicas! Você pode me passar o contato do curso de escrita criativa que mencionou no post?
Obrigada
beijos
Oi Anna,
Poderia me mandar o contato do curso de escrita criativa?
Muito obrigada!
Oi Anna!
Adorei o post! Super informativo e achei muito generoso da sua parte compartilhar as dicas.
Eu gostaria de receber o contato do curso de escrita, pode me passar, por favor?
Adoro o trabalho de vcs.
Beijos
Oi Anna, vc pode me mandar as indicacoes de programador/designer e curso de SEO, pls? 🙂 obrigada
Oi, Carolina! Mandei no seu email, bisous!
Adorei as dicas. Muito bom. Parabéns
Boa tarde!
Acompanho o blog faz tempo e adorei o post!
Gostaria de saber mais sobre o curso de Escrita Criativa.
Obrigada!
OI Bárbara tudo bem?
Vou te mandar por email! 🙂
Anna,
Muito bom seu post.
Importante e explicativo para quem tem a intenção de seguir esse caminho. E como mesmo disse “Tenha certeza…”, o que também acho que realmente é o principal, pois pode parecer fácil, mas como tudo, o começo não é assim.
Estou nesse caminho, pesquisando, estudando, e entendendo como se faz para fazer do jeito certo, ou o mais próximo disso.
Parabéns e sucesso.
adorei o post, conciso e bem direccionado. Vamos ver se o meu projecto vinga. Obrigado pelas dicas
Muito interessante, obrigado!
Oi Anna! Obrigada por compartilhar as dicas! Já fiz o curso de escrita com a Betina, e adorei. Pode me passar o contato do programador e do designer? Obrigada!!
Olá Anna , boa tarde !! Estou pensando em criar um blog de viagens e gostaria de fazer este curso de escrita criativa para viagens. Meu email [email protected]
Obrigada
Oi, Patricia! Manda um email pra [email protected] 🙂
Ajudou muito
Oi
Otimo post, tem como você me mandor o curso de escrita criativa para o [email protected] ?
Obrigado
Olá, poderia me enviar o contato de programador e designer por favor ??
Obrigada ?
Olá Anna Laura,
adorei seu Blog, já li várias vezes.
Gostaria de saber sobre esse seu Curso de Escrita Criativa.
Parabéns e obrigado.
Antonio Luiz
@viajarcomeresonhar
Oi Anaaaaaa!
Adorei o seu blog. Parabéns pelo seu trabalho. Pode me enviar por e-mail as informações sobre o curso de escrita criativa? Beijos
Adorei as dicas! Você fala muito bem sobre o assunto pois já tem um. Com certeza vai me ajudar bastante. Muito Obrigado 🙂
https://newupimoveis.com.br/
Amo seus posts d te sigo no Insta. Você pode me dar a indicação do curso de escrita criativa para viagens?
Meu e-mail: [email protected]
Gratidão
Oie! Manda um email pra [email protected] 😉
Oi. Acho que perdi a conta de quantas vezes li esse post. Esse curso ainda está rolando? Tenho um blog que é o meu carinho, mas sou designer e não redatora, por isso as vezes tenho dificuldade com a escrita e acho que preciso de um help. Pode me passar mais infos?
Tks
Fala com a [email protected] que ela dá o curso sim 😉