tendências de compras online

Principais tendências de compras on-line: sustentabilidade, redes sociais e mais

TENDÊNCIAS DE COMPRAS ON-LINE

Com a chegada do final do ano, as compras on-line entram em seu momento mais agitado. 

Promoções como Black Friday, Cyber Monday e, claro, o Natal, impulsionam um verdadeiro festival de cliques, carrinhos de compras e boas oportunidades. É nesse contexto que as tendências do comércio eletrônico ganham destaque, redefinindo como consumimos e nos conectamos com marcas. Veja abaixo as principais tendências de compras on-line estão transformando o jeito de comprar.

ÍNDICE:

  1. Quais são as principais tendências de compras on-line?
  2. Tendências de compras on-line: sustentabilidade
  3. Tendências de compras on-line: smartphone e redes sociais
  4. Tendências de compras on-line: personalização
  5. Tendências de compras on-line: live shopping
  6. Tendências de compras on-line: entregas ultrarrápidas

Segundo a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, desenvolvida pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 62% dos consumidores realizam entre duas e cinco compras on-line mensalmente, e 85% dos brasileiros compram pela internet ao menos uma vez por mês.

Quais são as principais tendências de compras on-line?

– Sustentabilidade

Hoje, comprar on-line não é apenas sobre encontrar o melhor preço: é sobre fazer escolhas conscientes. Os consumidores, cada vez mais, buscam entender o impacto das suas compras: quem produziu, como foi feito e qual é o fator ambiental do processo. Marcas que se posicionam como sustentáveis têm ganhado destaque – isso inclui práticas como o uso de embalagens recicláveis ou biodegradáveis, a chamada “logística verde”, com otimização de rotas para reduzir emissões de carbono, e a transparência na cadeia produtiva, assegurando condições éticas para trabalhadores e respeito ao meio ambiente.

A sustentabilidade não é apenas uma tendência: é uma obrigação. Os consumidores estão mais atentos do que nunca e, ao mesmo tempo, intolerantes com empresas que fazem greenwashing, ou seja, prometem ser sustentáveis sem ações concretas para provar seu compromisso.

LEIA MAIS: Viagem sustentável: 9 dicas pra minimizar seu impacto social e ambiental
9 atrações antiéticas para você repensar nas próximas viagens
10 lições que viajar pode ensinar: reflexões de uma viajante

TENDÊNCIAS DE COMPRAS ON-LINE

– Compras pelo smartphone e redes sociais

É fato que os smartphones se consolidaram como a principal ferramenta de compras on-line. Com apenas alguns cliques, você pode explorar catálogos, comparar preços, ler avaliações e finalizar uma compra em questão de minutos. Com o crescimento das redes sociais e as mudanças no comportamento dos consumidores, as pessoas passaram a confiar mais em recomendações de influenciadores ou figuras que acompanham do que em anúncios publicitários tradicionais. Não é coincidência, a grande diferença está na forma como o conteúdo é entregue: ele parece mais genuíno, mais próximo da nossa realidade. Outro fator que impulsiona as compras pelo celular é a integração com métodos de pagamento rápidos e seguros, como carteiras digitais e PIX, que tornam o processo ainda mais ágil e descomplicado.

– Personalização 

Hoje, cada cliente tem uma experiência única ao comprar on-line: as lojas usam tecnologias como Inteligência Artificial para entender o comportamento de cada pessoa, como o que ela já comprou, histórico de pesquisa, o que salvou no carrinho ou o pesquisou no site. Com o auxílio de algoritmos avançados, as marcas conseguem recomendar exatamente o que você quer (às vezes, antes mesmo de você saber que quer). Essa abordagem não só aumenta as chances de compra, como cria uma conexão emocional entre o cliente e a marca. Os clientes esperam hoje que as marcas conheçam suas necessidades e preferências e que lhes exibam uma oferta com os produtos e serviços certos, seja uma sapataria on-line ou um crypto casino.

TENDÊNCIAS DE COMPRAS ON-LINE

– Live Shopping

O formato é simples, mas inovador: influenciadores ou marcas apresentam produtos em transmissões ao vivo, enquanto o público tem a oportunidade de interagir e comprar com apenas um clique. Durante as transmissões ao vivo, são apresentados produtos e serviços, enquanto as marcas interagem com os espectadores em tempo real, desde uma demonstração ao vivo de malas de viagem até um bate-papo sobre dicas de destinos. A interação ao vivo permite que os consumidores sintam que fazem parte de algo mais exclusivo, com recomendações e dicas personalizadas para suas necessidades de viagem, por exemplo.

TENDÊNCIAS DE COMPRAS ON-LINE

– Entregas ultrarrápidas

Lembra quando comprar algo on-line significava esperar dias (ou até semanas) para o pacote finalmente chegar? Hoje, especialmente em grandes cidades, já é comum fazer um pedido de manhã e recebê-lo no próprio dia – ou até em poucas horas. Já existem até drones fazendo entregas em algumas regiões (parece coisa de filme, mas é realidade). Essa tendência começou forte na a parte gastronômica e produtos essenciais, mas agora se estende a roupas, eletrônicos, itens de farmácia etc. Se durante a sua viagem, você esqueceu um carregador ou precisa de uma mochila extra, em quase todos os lugares, dá para resolver essas emergências sem sair do hotel. Com a popularização das entregas ultra rápidas, basta acessar seu smartphone, fazer o pedido e esperar apenas algumas horas para que o produto chegue até você.

LEIA MAIS: Compras em Paris: 16 lugares em que vale a pena gastar na Cidade Luz
7 dicas essenciais para fazer compras no exterior

E aí, qual dessas tendências você já conhecia? Comenta aqui embaixo!

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Maria Eduarda Paiva
@ddudapaiva_

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário aqui!