Gigantes das águas, os peixes-boi podem assustar no tamanho, mas de perigoso não têm nada.
Esses dóceis herbívoros possuem características e comportamentos únicos que os tornam muito inrigantes – confira aqui 21 curiosidades sobre os peixes-boi.
LEIA TAMBÉM: Nade com peixes-boi na Flórida nas águas cristalinas de Crystal River
Flórida lado B: springs, história e charme urbano pertinho de Orlando
ÍNDICE
- Curiosidades sobre os peixes-boi: anatomia
- Curiosidades sobre os peixes-boi: dieta
- Curiosidades sobre os peixes-boi: reprodução
- Curiosidades sobre os peixes-boi: comportamento
- Curiosidades sobre os peixes-boi: importância ambiental
Curiosidades sobre os peixes-boi: anatomia
O peixe-boi (Trichechus manatus) pode medir até 4m e pesar 800 kg, variando de acordo com as espécies: peixe-boi-africano, peixe-boi-marinho, peixe-boi-da-amazônia e o peixe-boi-do-oeste.
- Os ouvidos são dois pequenos orifícios um pouco atrás dos olhos. Além de escutar os ruídos ao seu redor, o peixe-boi também pode se comunicar através de pequenos “gritos”. Esta comunicação é muito importante entre a mãe e o filhote, já que a fêmea é capaz de reconhecer o seu filhote apenas pela vocalização.
Os parentes mais próximos dos peixes-boi na terra são os elefantes, com forma de dentes igual, a pele espessa, áspera e enrugada, ambos eficientes em extrair os nutrientes das plantas e, inclusive, até possuem uma similaridade genética.
Apesar de grandões, os peixe-bois têm apenas 10% gordura corporal, por isso são mais vulneráveis a baixas temperaturas – não à toa, as springs da Flórida lotam de peixes-boi (também chamados de manatees) durante o inverno, porque a temperatura abaixa, mas a água se mantém numa temperatura média de 22ºC durante todo o ano.
A pele dos peixes-bois é muito grossa, tem entre 5 a 7,5 centímetros de espessura, o que oferece uma camada importante de proteção e isolamento térmico. Essa pele grossa ajuda os peixes-boi a resistirem a possíveis arranhões e ferimentos, além de manter a temperatura corporal mais estável em diferentes temperaturas.
- Aliás, sua superfície tem pequenos pelos, estes, ao contrário do que parece, não estão ali para aquecer, mas sim para funcionarem como sensores extremamente sensíveis capazes de captar até as menores vibrações na água, que ajuda os peixes-boi a navegarem, identificarem obstáculos e detectarem movimentos ao redor.
Cote seu seguro viagem aqui!
O site Seguros Promo, que a gente usa e recomenda aqui no blog, cota o seguro viagem com várias empresas diferentes para você encontrar o mais barato/útil para você. Além disso, usando o código CARPEMUNDI5, você tem 5% de desconto na compra. Ele abrange as principais empresas de seguro viagem internacional (Travel Ace, Assistcard, GTA, Affinity, April Coris, entre outras) e tem um atendimento bastante atencioso.
Seus ossos são densos e sólidos, como uma bola de beisebol, o que ajuda na dinâmica de ficarem submersos na água.
As “mãos” dos peixes-boi têm de 3 a 4 unhas, mas os dedos não são independentes como os humanos.
MAIS CURIOSIDADES: 18 curiosidades sobre as montanhas do mundo
Curiosidades sobre o mundo: veja um FAQ completo com 32 fatos interessantes
Confira aqui 8 destinos que estão sendo destruídos pelo turismo excessivo
Curiosidades Brasil: 2º país com mais aeroportos e 12 cidades mais violentas do mundo
Curiosidades sobre os peixes-boi: dieta
Os peixes-boi são vegetarianos e consomem grandes quantidades de algas e plantas aquáticas, podendo consumir até 10% de seu peso em plantas por dia e passar até oito horas por dia se alimentando.
Contudo, durante os primeiros dois anos de vida vivem com suas mães e ainda se alimentam de leite – por causa disso, a fêmea tem apenas um filhote a cada quatro anos, pois ela só volta a entrar no cio outra vez um ano depois de desmamar.
O intestino dos manatees (peixes-boi) é muito grande, medindo cerca de 23% de sua massa corporal total. Com isso, o tempo de disgestão dos alimentos é muito longo, cerca de 7 dias, sendo assim, eles conseguem extrair o máximo de nutrientes das plantas que consomem.
Curiosidades sobre os peixes-boi: reprodução
A gestação dos peixes-boi dura de 12 a 13 meses, e a taxa reprodutiva é bem baixa pois, normalmente, resulta no nascimento de apenas um filhote.
Sua expectativa de vida é entre 50 e 60 anos, ou seja, são animais longevos, especialmente em ambientes protegidos, como nas springs da Flórida, que você vê de monte.
Curiosidades sobre os peixes-boi: comportamento
- Quando acordados e em movimento, os peixes-boi precisam subir a cada 3 ou 5 minutos para respirarem. Contudo, enquanto dormem, conseguem prender a respiração por até 20 minutos. Depois disso, o corpo deles sobe automaticamente à superfície para respirar e, em seguida, volta a submergir enquanto eles continuam dormindo.
Aliás, metade do dia de um peixe-boi é gasto dormindo na água.
- Como são pacíficos, não agressivos e sem predadores naturais, os peixes-boi têm uma visão bem limitada, praticamente zero.
Quer saber mais sobre os peixes-boi?
Um estudo de campo sobre o ciclo de vida, comportamentos e pesquisas científicas sobre habitat, características e status de proteção dos peixes-boi hoje.
Esse livro apresenta o mundo dos peixes-boi, explorando seu habitat, dieta e comportamento, enquanto conecta a espécie ao folclore e outra atividades.
Um livro didaticamente infantil National Geographic sobre os peixes-boi, seus habitats, cuidados com os filhotes e ameaças ao ambiente.
Curiosidades sobre os peixes-boi: importância ambiental
Todas as três espécies de peixe-boi estão listadas pela World Conservation Union como vulnerável à extinção por conta de ações humanas – a principal ameaça corrente para os peixes-boi nos Estados Unidos está sendo as colisões com barcos ou com hélices.
A presença dos peixes-boi nos ecossistemas aquáticos ajuda a controlar o crescimento excessivo de plantas aquáticas, promovendo o equilíbrio natural.
Há poucas décadas, estavam quase extintos na Florida. As comunidades mobilizaram-se e o número de manatins aumentou. Estima-se que possam existir 7 500 peixes-boi na Flórida.
VOCÊ SABIA?
Crystal River, na Flórida, é considerada a capital mundial dos manatees, os peixes-boi, o destino de ecoturismo proporciona uma experiência de interação com a natureza inesquecível – é o único santuário onde mergulhar com eles é legalmente permitido, sendo obrigatório o uso da roupa de mergulho para realizar a atividade, que, quanto mais calminha e natural, melhor para atrair mais manatees.
LEIA MAIS: Quando ir para Crystal River: para ver manatees e aproveitar as springs
Nade com peixes-boi na Flórida nas águas cristalinas de Crystal River
Todas as espécies estão protegidas por leis ambientais em diversas partes do mundo.