ÍNDICE
- O que é tie dye?
- Tipos de tie dye
- Como usar tie dye
- Como cuidar de roupas tie-dye para não desbotar
- Roupas tie dye para viajar
O que é tie dye?
O tie dye, traduzido para o português significa, literalmente, amarrar e tingir – o que já explica muito, né? Com essa técnica, você consegue roupas tingidas com padrões únicos, coloridos e autênticos que atravessam décadas; surgiu nos anos 60, nos Estados Unidos, com o movimento hippie, enquanto que, nos anos 90, ganhou a adesão dos clubbers, que frequentavam festas com música techno e muita roupa colorida e extravagante. Já o último grande boom da tendência ocorreu em 2020, durante o isolamento social. Mas calma que essa é uma tendência que promete continuar sendo usada por muito tempo!
Tipos de tie dye
As roupas tie dye não pararam de inovar em técnicas, criatividade e personalização, por isso, hoje existe uma infinidade de possibilidades no mercado, que vão desde a padronagem básica até técnicas mais diferenciadas, que vão refletir em designs únicos . São algumas delas:
LISTRAS
Quando o tecido é dobrado e amarrado de forma a criar padrões de listras horizontais, verticais, ou diagonais. É um dos mais simples de fazer, resultando em uma peça gráfico, moderno e com um padrão mais linear e organizado do tie dye.
Espiral
Um dos padrões mais icônicos, onde o tecido é torcido a partir do centro, e as cores são aplicadas em seções.
Em leque
Quando o tecido é dobrado como um leque, e as cores são aplicadas em faixas. Cria-se um padrão de listras ou ondas.
Marmorizado
Uma técnica onde o tecido é amassado e as cores são aplicadas de maneira aleatória, resultando em um marmorizado.
Reverso
Ao invés de adicionar cor, essa técnica envolve a remoção de cor com alvejante, usado em tecidos escuros.
Como usar tie dye
As roupas tie dye são bem versáteis e podem ser adaptadas para diferentes estilos e ocasiões, com peças que vão desde blusas e camisetas, até vestidos, calças e macacões, dando um toque vibrante e autêntico ao seu estilo. Sua composição pode ser como peça principal, ou também nos acessórios, bolsas, kimonos e outras combinações – lembre-se que roupas tingidas são marcantes, por isso, pense em complementos mais simples para evitar que o visual fique sobrecarregado.
Como cuidar de roupas tie-dye para não desbotar?
Prefira lavar suas roupas tingidas separado de outras para não acontecer transferência de cor, em água fria, para ajudar a fixar as cores e evitar que elas desbotem e, se possível, seque ao ar livre e na sombra. Ah, e nunca deixe de molho.
Dicas de looks com tie-dye para diferentes ocasiões
VÁ DE YOGINI
Da busca pelo estado de espírito calmo, do contentamento que invade o corpo, do bem-estar interior e do conforto acima de tudo, surgiu a Yogini há 15 anos, a primeira marca de moda brasileira inspirada no yoga. Hoje, as roupas Yogini são sinônimo de moda casual, do conforto atemporal, da sofisticação do simples e a busca por propósito. Melhor ainda: a busca em tornar todos os processos cada vez mais sustentáveis é um objetivo declarado na Yogini. São ao todo oito lojas físicas e um site com entrega para todo o Brasil com o propósito de levar o bem-estar do yoga para todos.
Use o cupom de desconto YOGINI: ANNALAURA15 para 15% OFF
Vestido Evasê Tie Dye Cinza Kapalai
Vestido fluido confeccionado em moletinho de algodão, viscose e linho, ou seja, é macio e com um bom caimento, ao mesmo tempo que conta com a elegância minimalista do linho. Tem comprimento midi, decote redondo, mangas longas e tingimento natural tie dye em azul claro e cinza, para os mais minimalistas.
Blusa Evasê Verde Modal Tie Dye Nusa
A blusa Nusa é um bom exemplo de roupa em tie dye que é atemporal. Com tingimento natural simples em degradê, ela tem elegantes tons de verde esmeralda por toda sua extensão. É confeccionada em malha flame de modal, viscose e elastano, para conforto e fluidez no caimento. Tem modelo amplo, decote redondo e mangas longas, com o detalhe de pregas nas costas, assim como a barra alongada.
Blusa Gola Tie Dye Verde Linho Isla
Com tingimento tie dye localizado, a blusa gola Isla é confortável, macia e autêntica – ela vai ser o ponto de luz e cor para seu look do inverno. É confeccionada em malha, mista de algodão, visose e linho, com gola alta, mangas longas levemente abertas e aberturas laterais, para maior fluidez e caimento.
Macacão Tie Dye Preto Modal Lastex Suzy
Roupas tie dye para viajar: o macacão Suzy é para quem busca um tie dye mais básico – já que ele só tem a tintura na barra. É confeccionado em malha de viscose, modal e elastano, que proporciona um ótimo caimento e toque macio. Tem top justo com lastex e alças com elástico embutido, além dos bolsos laterais super funcionais pro corre do dia a dia.
Use o cupom de desconto YOGINI: ANNALAURA15 para 15% OFF
Macacão Yoga Decote Costas Tie Dye Azul Jeans Algodão Pitta
Ele pode ser usado na prática de yoga, meditação e na academia ou mesmo para looks casuais como a peça base. É confeccionado em malha penteada de algodão com elastano, com maior resistência, conforto e maciez, sem deixar a pele enclausurada em tecido, mas sim gerando equilíbrio térmico. As alças finas são delicadas e o decote profundo nas costas é elegante.
Vestido Midi Avelã Tie Dye Linho Sabine
O vestido Sabine tem um tingimento tie dye despadronizado em tons marrons, para um visual mais sóbrio, sem deixar a elegância e o charme de lado. É feito de malha mista de viscose com linho e elastano e um toque macio. Fica solto ao corpo e tem comprimento midi, decote redondo e mangas longas. Pode ser usado como peça única, mas também cai bem com um casaco mais longo e uma botinha, por exemplo.
Legging Yoga Tie Dye + Top Yoga Cropped Tie Dye
Conjuntinho tie dye perfeito para yoga, pilates e meditação. Cada peça é vendida separadamente mas juntas são um charme só. Ambas são confeccionadas em malha penteada de algodão com elastano, que permite que a pele respire. A calça tem cintura alta, cós largo e duplo e elástico embutido, para o ajuste perfeito. O top tem alças finas e é forrado no próprio tecido, para zero transparência e maior sustentação.