ÍNDICE
- O que se usa para meditar?
- Qual é a melhor posição para meditar?
- É possível meditar deitado?
- Qual a roupa ideal para praticar yoga?
- Qual a melhor forma de meditar?
- O que não usar para meditação?
- Qual a melhor roupa para meditação?
- Roupas claras para meditar
- Melhores roupas para meditação
O que se usa para meditar?
Sejamos sinceros, para meditar você não precisa de muito, basta a boa vontade, um mente disposta e um espaço tranquilo que promova conforto e um estado de paz. Mas, claro, existem alguns detalhes e facilitadores que podem ajudar ainda mais – lembrando que cada um tem sua preferência e é importante experimentar e descobrir o que funciona melhor para você! A sua roupa deve ser confortável, solta e, de preferência, de tecidos naturais. Para sentar, aposte num tapetinho ou mesmo numa almofada de meditação, que vai ajudar na postura ideal, com coluna endireitada e sem pressionar joelhos, tornozelos e ísquios. Um cobertor vem a calhar se o dia estiver frio. Faixa para os olhos para bloquear a luz externa, incenso, velas, iluminação suave e um espaço silencioso vêm a calhar. Por fim, você pode usar apps de meditação para uma prática guiada ou mesmo uma musiquinha ao fundo mais relax.
Qual é a melhor posição para meditar?
A melhor posição vai ser a sua posição preferida para ficar confortável por um período de tempo. A mais comum é a posição de Lótus, que nada mais é do que sentar de pernas cruzadas, com os pés descansando sobre as coxas. Para iniciantes ou pessoas com problemas nos joelhos a Meia-Lótus pode ser mais indicada, colocando um pé sobre cada coxa oposta – ainda exige certa flexibilidade, por isso que, se não for confortável pra você, vá para Burmesa, posição sentada com as pernas cruzadas, mas com os pés um ao lado do outro no chão, em vez de sobre as coxas. Claro, você sempre pode fazer também sua meditação deitada, a famosa Savasana, que permite o relaxamento completo do corpo. Basta deitar de costas e deixar os braços caírem para os lados, com as palmas para cima (é indicado para práticas de relaxamento ou meditações curtas). Experimente diferentes posições para descobrir qual funciona melhor para você.
É possível meditar deitado?
Claro, é possível meditar deitado. A Savasana, também conhecida como “postura do cadáver”, é uma das poses mais conhecidas e feitas no yoga. Contudo, por ser bem relaxante, ela é mais indicada para fazer durante a noite ou para meditações curtas. Ela é capaz de ajudar a relaxar profundamente o corpo e a mente, melhorar a qualidade do sono, facilitar a recuperação e a renovação das energias mentais e físicas e aumentar a consciência corporal.
Qual a roupa ideal para praticar yoga?
As melhores roupas são aquelas que te fazem sentir mais confortável dentro de si e permitem que você se movimente livremente. As camisetas e regatas têm que ter amplitude e liberdade principalmente nos ombros e braços – tecidos de algodão, bambu ou fitness são melhores por serem leves e respiráveis. O top também precisa ser bem confortável, ao mesmo tempo que gera sustentação para as práticas. As calças ou shorts devem ser elásticas e confortáveis.
LEIA TAMBÉM: Yogini: roupas de yoga sustentáveis para viajantes conscientes
Cupom de desconto Yogini, marca de moda brasileira inspirada no yoga: 15% off
Os melhores tapetes de yoga de viagem para praticar em qualquer lugar
Acessórios de yoga para viajar que vão te ajudar a praticar melhor
Qual a melhor forma de meditar?
Não existe tal coisa como a melhor forma de meditar. Isso vai depender exclusivamente das suas preferências e necessidades – que, inclusive, podem mudar de acordo com o dia. Mas, são essas algumas formas eficazes e populares de meditar:
MINDFULNESS
Sentado, com a coluna ereta, de olhos fechados ou com foco no chão, concentre-se na respiração e foque sua concentração no momento presente, observando cada pensamento, emoções, sensações físicas e acolhendo os sentimentos. Quando, e se divagar, volte a prestar atenção em cada movimento da respiração.
MEDITAÇÃO GUIADA
Com a ajuda de aplicativos de meditação, práticas gravadas no youtube ou ao vivo, dê o play nas instruções do seu guia e permita-se envolver-se na visualização ou concentração de cada comando. É uma boa opção de meditação para iniciantes, que ainda não conseguem concentrar-se sozinho.
MANTRAS
Essa prática envolve meditar em cima de um mantra, seja ele uma palavra, som ou frase, onde você deve direcionar toda sua atenção nisso. Escolha um mantra que faça sentido para seu momento, sente-se confortavelmente, feche os olhos e repita-o em voz alta ou em silêncio por quanto tempo achar necessário.
O que não usar para meditação?
Cada um deve usar o que se sentir mais confortável para o momento, mas, entendendo que para meditar é preciso que você foque na respiração, sentado, em uma posição ereta, com foco no presente, existem algumas peças de roupa que mais vão mais atrapalhar do que ajudar no momento. Por exemplo, é melhor evitar calças ou shorts de tecido muito justo, duro ou que esteja apertado em você, pressionando a cintura e as pernas. O mesmo se aplica para as blusas justas com ou com muito decote, que podem te deixar desconfortável. Tecidos mais grossos e quentes apenas se estiver bem frio – suar no meio da meditação também não vai ser gostoso.
Qual a melhor roupa para meditação?
Por outro lado, existem roupas para meditação que vão te deixar confortável o suficiente para sentar-se e ficar alguns bons minutos focados no presente sem distrações e desconfortos. Roupas mais folgadas permitem que você se mova e respire livremente sem restrições; materiais como algodão, linho ou bambu são respiráveis e gentis ao toque; cores neutras e suaves criam um ambiente tranquilo e reduz distrações.
Roupas claras para meditar
Cores claras como branco, bege e tons pastéis, são associadas à pureza, paz e tranquilidade, que podem ajudar a criar um ambiente mental mais calmo e sereno. Além disso, acredita-se que as cores claras ajudam a refletir a energia negativa, mantendo a mente e o corpo mais limpos e equilibrados.
Melhores roupas para meditação
O mais importante é que você se sinta confortável e à vontade na sua roupa de meditação, permitindo que você se concentre totalmente na prática sem distrações físicas.
VÁ DE YOGINI
Da busca pelo estado de espírito calmo, do contentamento que invade o corpo, do bem-estar interior e do conforto acima de tudo, surgiu a Yogini há 15 anos, a primeira marca de moda brasileira inspirada no yoga. A ideia surgiu depois que Regina Zimmermann saiu de uma aula de yoga e pensou “Que sensação boa! Preciso levar esse bem-estar para o maior número de pessoas”. O início da marca foi pautado pela venda de acessórios e roupas para a prática. Hoje, as roupas Yogini são sinônimo de moda casual, do conforto atemporal, da sofisticação do simples e a busca por propósito. Melhor ainda: a busca em tornar todos os processos cada vez mais sustentáveis é um objetivo declarado na Yogini. Além do incentivo à economia local e da responsabilidade socioambiental, eles também utilizam tecidos conscientes e fibras naturais em todas suas peças. Hoje, são ao todo oito lojas físicas e um site com entrega para todo o Brasil com o propósito de levar o bem-estar do yoga para todos. Use o cupom ANNALAURA15 para 15% OFF,