Qual a origem do café?
Reza a lenda que o café foi descoberto no século 15, nas terras altas da Etiópia, quando a planta coffea arabica foi descoberta. Basicamente, o que contam é que um pastor de cabras etíope, Kaldi, notou que suas cabras ficavam com mais energia depois de comerem os frutos de um arbusto. Curioso, experimentou as frutas e também sentiu um aumento de energia e, então, levou ao monge, que comentou a utilizá-los como chá, para ajudar a resistir ao sono durante os períodos de oração e meditação. Dali pra frente, criou-se a procura pelo café, que se espalhou através do comércio e da migração, influenciando culturas e economias ao redor do mundo.
Qual é o café mais gostoso do mundo?
Essa questão é muito individual pois são diversos os fatores que influenciam no sabor final do café, como o tipo dos grãos, a torra, a moagem, a forma da extração e até a água, resultando em produtos bem distintos um do outro. E, claro, cada pessoa tem seu gosto individual, então o café mais gostoso do mundo (pra mim), pode não ser o melhor café do mundo (pra você), mas existem aqueles que, segundo especialistas, tem um quê a mais, principalmente vindos da Colômbia Etiópia, Brasil, Índia e Indonésia.
Qual é o melhor café do Brasil
Novamente, isso vai depender das preferências pessoais, mas existem algumas marcas que são reconhecidas, premiadas e elogiados pela alta qualidade, como o café Guima, da São Mateus Agropecuária, Ipanema Coffees, da Ipanema Agrícola, café Orfeu, do Grupo Orfeu, que recentemente acumulou diversos prêmios internacionais na categoria.
Quem é o maior exportador de café do mundo?
O maior exportador de café do mundo é o Brasil, título que o país carrega há mais de 150 anos, vindo de uma longa tradição na produção de café e responsável por uma grande parcela do mercado global. As principais regiões de cultivo são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, com variedades de grãos, incluindo Arábica e Robusta, atendendo a diferentes mercados e preferências de consumo.
Qual o país que tem o melhor café do mundo
Os cafés da Colômbia, Etiópia, Brasil, índia e Indonésia são considerados os melhores do mundo devido às condições climáticas e geográficas ideais, métodos de cultivo e processamento refinados, tradições e expertise acumuladas, além de reconhecimentos internacionais.
QUAL O PAÍS QUE TEM O MELHOR CAFÉ DO MUNDO?
Café da Colômbia
A Organização Internacional do Café (OIC) aponta que a Columbia é o terceiro maior produtor de café do mundo, ficando atrás apenas do Brasil e Vietnã. Isso se deve ao seu solo fértil, condições climáticas favoráveis e amenas e altitudes elevadas, resultando em grão de sabor suave, delicado, levemente adocicado e de altíssima qualidade. Tanto o cultivo, quanto a produção remonta séculos, faz parte enraizada da cultura e tem conhecidos passados de geração em geração.
LEIA TAMBÉM: Roteiro pela Colômbia: veja que destinos incluir na sua viagem
O que fazer em Cartagena, a joia da Colômbia: roteiro de 3 dias
O que fazer em Bogotá, na Colômbia, por bairros
Conheça o sabor delicado originário das montanhas colombianas através das cápsulas de café NESCAFÉ® Farmer’s Origins Colombia Espresso. Um gostinho do país na palma da sua mão e a um clique da sua xícara.
QUAL O PAÍS QUE TEM O MELHOR CAFÉ DO MUNDO?
Café da Etiópia
A Etiópia é conhecida como o berço do café, onde ele foi descoberto e enraizado na cultura desde o século 15, a ponto de ser considerado praticamente um estilo de vida, onde “café” é sinônimo de união e felicidade e onde, até hoje, rituais para tomá-los ainda são levados a sério. Por lá, o terreno é propício: região montanhosa, com altas altitudes e clima tão favorável que os cafezais crescem organicamente. Os sabores são autênticos, complexos, variados e com notas florais, frutadas e cítricas. Resultado disso são grãos de alta qualidade, tratados com zelo e levados com a devida importância: a principal atividade econômica da região.
VEJA TAMBÉM: Onde ficar na Etiópia: os melhores hotéis da África Oriental
12 razões pra planejar uma viagem à Etiópia, na África
Conhecer os aromas, sabores e cores da Etiópia fica ainda mais gostoso com uma xícara cheia de Nescafé Farmens Origins Africas Ristretto, um blend equilibrado e com grãos Arábica e Robusta selecionados resultando em um ristretto que junta a torra escura, intensa e que ressalta a docura de sua origem e um respeito especial à natureza.
QUAL O PAÍS QUE TEM O MELHOR CAFÉ DO MUNDO?
Café do Brasil
Estamos falando de história, desenvolvimento socioeconômico e formação da sociedade brasileira. O Brasil não apenas destaca-se em números na produção do café, como também garante diversidade, cuidado, afeto, métodos e até mesmo sustentabilidade nos processos. O país lidera a 150 anos o posto de maior produtor e exportador do grão e ocupa a segunda posição entre os maiores consumidores da bebida, atrás apenas dos Estados Unidos. Melhor ainda, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo, em relação às questões sociais e ambientais, e há uma preocupação em garantir a produção de um café sustentável. Os processos são variados e os sabores, diversos, refletindo a variedade de regiões onde é cultivado. Em geral, o café brasileiro tende a ter um sabor suave e equilibrado, encorpado, com notas mais doces e aromas que vão dos florais aos frutados, terrosos e tostados, a depender da região (como Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Alta Mogiana e Chapada Diamantina) e do método de processamento.
Cada cápsula de NESCAFÉ® Farmers Origins Brazil revela o sabor do café sul-americano, onde os cafeicultores possuem o conhecimento necessário sobre café e práticas que passam por gerações para a produção de um maravilhoso café. Com uma torra balanceada, notas cereais e corpo aveludado.
+ NESCAFÉ® Farmers Origins
Três países e um café especial – Costa Rica, Guatemala e Nicarágua compõem o trio por trás de NESCAFÉ® Farmers Origins 3 Americas, cheio de aromas, com fundo de nozes assadas e um blend de grãos Arábica e Robusta, para um café mais requintado.
QUAL O PAÍS QUE TEM O MELHOR CAFÉ DO MUNDO?
Café da Índia
A índia é um país consumidor de chá, mas isso não o impede de tomar o posto de sexto maior produtor de café do mundo. As plantações de café nas encostas das montanhas, com chuvas monçônicas, expostas a ventos úmidos e sombra natural, produzem grãos com notas especiais e corpo encorpado e robusto, que agrada paladares mais exóticos. Tem acidez baixa, sabor suave e frequentemente apresenta notas de especiarias como noz-moscada, pimenta e chocolate, refletindo a influência dos climas e solos únicos das regiões produtoras.
No café que é cultivado em terras indianas, é possível experimentar a biodiversidade nas notas intensas de cacau, que são inesquecíveis. NESCAFÉ® Farmers Origins India Espresso é originário de uma grande paixão pela natureza e por café.
LEIA TAMBÉM: Quando ir para a Índia e onde ir em cada época do ano
QUAL O PAÍS QUE TEM O MELHOR CAFÉ DO MUNDO?
Café da Indonésia (kopi luwak)
A Indonésia está entre os produtores mais importantes de café atualmente – muito pelas condições climáticas adequadas e o solo das ilhas (orgânicos e vulcânicos), que resultam em grãos encorpados e com notas terrosas, ervas, madeira, tabaco e especiarias. Dependendo da região, podem também apresentar sabores de chocolate, frutas secas e nozes.
VEJA TAMBÉM: Como montar um roteiro por Bali, na Indonésia
7 cachoeiras em Bali para explorar a natureza exuberante da Indonésia
NESCAFÉ FARMES ORIGINS
O projeto Nescafé Farmers Origins é uma iniciativa da Nescafé com foco em sustentabilidade e responsabilidade social. O objetivo é apoiar os agricultores de café em diversas regiões, com treinamento, recursos e assistência técnica, fortalecendo as comunidades locais, garantindo condições de trabalho justas e incentivando práticas ambientais mais responsáveis.