ÍNDICE
- Qual é o peixe típico da Amazônia?
- Principais ingredientes da Amazônia
- Como são as refeições em um hotel de selva na Amazônia?
- X Caboquinho
- Tacacá
- Costelinha de tambaqui
- Pato cozido no tucupi
- Moqueca de Pirarucu
- Maniçoba
- Tapioca
- Doce de cupuaçu
Qual é o peixe típico da Amazônia?
Alguns dos principais peixes amazônicos consumidos são: tambaqui, pirarucu, pacu, jaraqui e o tucunaré, podendo ser servidos fritos, cozidos ou assados.
Principais ingredientes da gastronomia amazonense
Peixes e Frutos do mar
- Tambaqui: um dos mais populares da região, de carne branca e saborosa
- Pirarucu: também conhecido como o “bacalhau da Amazônia”, é um dos maiores peixes de água doce, podendo chegar a 3 metros de comprimento e ultrapassar 300 kg.
- Camarão seco: de uso variado, mas principalmente incluído no tradicional tacacá.
Frutas
- Açaí: consumido em sua forma natural, com farinha ou como suco.
- Cupuaçu: usada em sucos e sobremesas
- Taperebá: levemente ácida, comum em sucos e sorvetes
- Buriti: utilizada em sucos e doces.
- Tucumã: rica em óleo e ligeiramente amarga. Especialmente usada em pratos típicos como o x caboquinho.
Vegetais e Ervas
- Mandioca: usada de diversas maneiras e em todas suas formas: farinha, tucupi e tapioca.
- Jambu: erva conhecida pela dormência que causa na boca. É utilizada tanto em pratos típicos, como na cachaça.
- Tucupi: caldo extraído da mandioca, base para caldos e outros pratos.
- Goma de Tapioca: para tapiocas com os mais diversos recheios.
Como são as refeições em um hotel de selva na Amazônia?
As refeições em um hotel de selva geralmente incluem ingredientes locais, como peixes (tucunaré, tambaqui e pirarucu), frutas nativas (açaí, cupuaçu, guaraná), e vegetais frescos, com pratos que refletem a culinária regional. Geralmente são feitas em grupo ou individuais, em horários fixos, porém depende do local que estiver hospedado. O café da manhã é normalmente servido das 7h às 8h, o almoço das 12h às 13h e o jantar das 19h às 20h. Peixes como tambaquis e pirarucus são servidos frescos e acompanham arroz, feijão e farofa. Você senta com o seu guia e o seu grupo e comem juntos.
O Juma é um hotel construído no meio da selva amazônica e oferece uma das experiências de viagem mais autênticas, diferentes e sustentáveis que se tem no país. Das áreas comuns, a mais bacana é a piscina de rio, que é cercada por grades dos lados e no fundo, impedindo a entrada de peixes e outros bichos, mas deixando a água circular. No hotel, pacotes de três a cinco noites em bangalôs rústicos sob palafitas à beira do Rio Juma (um afluente do Rio Negro) incluem passeios como canoagem, pesca de piranhas, focagem de jacarés, escaladas em árvores, caminhadas na floresta e até mesmo pernoites em redes no meio da mata. É uma boa desculpa pra se desconectar do Wi-Fi e conhecer a fundo a maior floresta tropical do mundo. diárias desde R$ 3 033: RESERVE AQUI.
LEIA MAIS: Juma Amazon Lodge: experiência de hospedagem num hotel de selva
Pratos típicos da gastronomia amazonense que você precisa provar
GASTRONOMIA AMAZONENSE
X Caboquinho
Não é da boca pra fora, desde 2019 o X Caboquinho foi eleito, por um projeto de lei, como um patrimônio cultural e imaterial de Manaus. Trata-se de uma combinação básica e aclamada de pão francês, queijo coalho, banana pacovã frita e lascas de tucumã. Geralmente é consumido no café da manhã e você irá encontrá-lo em feirinhas, lanchonetes e, claro, no café da manhã do seu hotel, por exemplo. Além de ser delicioso, o tucumã é uma excelente fonte de vitaminas A e C, além de ser rico em fibras e antioxidantes.
GASTRONOMIA AMAZONENSE
Tacacá
O Tacacá é servido em toda região amazônica como um prato típico, mas é principalmente amado no Pará. De origem indígena, é um caldo grosso (sopa, não!) e levemente picante feito com tucupi (líquido fermentado extraído da mandioca-brava), a goma da mandioca, camarão seco e jambu – além dos temperos à gosto! É tradicionalmente servido no final da tarde.
GASTRONOMIA AMAZONENSE
Costelinha de tambaqui
O tambaqui é um dos peixes mais consumidos na região, é suculento, farto e pode ser servido com diferentes cortes e preparos, seja na brasa, na churrasqueira ou assado no forno. Por ser grande, tem uma espinha que se assemelha ao corte de costela que, então, é cortada em pedaços individuais e servida com farinha de mandioca, arroz branco, vinagrete, pirão…
GASTRONOMIA AMAZONENSE
Pato cozido no tucupi
Um grande clássico que você vai encontrar em praticamente todos os restaurantes regionais. Ele combina a maciez da carne com o caldo aromático do tucupi e outros temperinhos frescos. Geralmente, o pato fica previamente marinado no limão e vinho branco, para mais sabor, e então refogado, assado e servido com farinha de mandioca e arroz branco. Pode ser decorado e finalizado com mais folhas de jambu e cheiro-verde fresco.
GASTRONOMIA AMAZONENSE
Moqueca de Pirarucu
O peixe pirarucu é também conhecido como o bacalhau da Amazônia, devido ao sabor e a firmeza quase sem espinhos, além de ser um dos peixes mais emblemáticos da região. A moqueca é uma das principais formas de consumi-lo. Vai leite de coco, para cremosidade, azeite de dendê, típico das moquecas, tomate, pimentão, cebola e pitadas de coentro e cheiro verde. Tradicionalmente servido com arroz branco, farofa com farinha de mandioca ou pirão, que nada mais é que o caldo da moqueca engrossado com farinha de mandioca.
GASTRONOMIA AMAZONENSE
Maniçoba
A maniçoba é um prato típico da culinária paraense e é conhecido como a “feijoada da Amazônia”, ou feijoada sem feijão. Leva sete dias para ficar pronto, pois tem como base a maniva, a folha de mandioca moída, e que precisa ficar de molho para extrair todas as substâncias tóxicas. Então, são refogadas junto com bacon, linguiça e outras partes de carne bovina, conferindo a aparência e gosto, bem parecido com o da feijoada. Servido com arroz branco e farinha.
GASTRONOMIA AMAZONENSE
Tapioca
A tapioca também é assunto sério na Amazônia. É feita a partir da goma da mandioca que é, então, hidratada, peneirada e preparada na frigideira aquecida. A graça da tapioca amazônica é, na verdade, o recheio, que pode levar castanha do Brasil fresquinha, coco ralado, leite condensado, queijo coalho, tucumã, carne seca ou banana da terra. As combinações são diversas.
GASTRONOMIA AMAZONENSE
Doce de cupuaçu
O cupuaçu, dentre as frutas amazonenses, é o mais versátil, sendo ele consumido em forma de suco, geleia, sorvete, creme, mousse e até mesmo recheio de bombons e balas.
BALA DE CUPUAÇU
Falando em bala, a bala de cupuaçu ou de castanha é, além de deliciosa, uma ótima opções de souvenir para levar na mala um gostinho da Amazônia. Por fora, uma bala de doce de leite, por dentro, um recheio parecido com geleia, que quebra um pouco do doce, trazendo o equilíbrio perfeito. Você vai encontrar a iguaria em qualquer lojinha – mas meu favorito é da Bombons Finos da Amazônica, fica a dica 🙂
LEIA TAMBÉM: Quanto custa uma viagem para a Amazônia: analisando todos os gastos
O que fazer na Amazônia em 5 dias? Um roteiro completo pra sua viagem
Como ser turista consciente na Amazônia em 8 passos básicos