“Viajar é mais do que a visita de pontos turísticos, é a mudança que acontece, profunda e permanentemente, no conceito sobre o que é a vida.” – Miriam Beard
ÍNDICE
- Por que viajar faz bem para saúde?
- O que uma viagem pode proporcionar a uma pessoa?
- Qual a importância de viajar?
- Viagem e saúde mental: para onde ir
Por que viajar faz bem para saúde?
Os benefícios mentais atrelados à viajar envolvem: redução do estresse da vida cotidiana, reinvenção, satisfação, aumenta níveis de resiliência, criatividade e estimulam sinapses que têm o potencial de revitalizar a mente. Você pode apenas sair da sua casa por um dia em um day use em algum hotel na sua cidades, ou mesmo explorar destinos de águas termais, retiros de yoga e explorar opções de ecoturismo.
VEJA AQUI: Conheça 9 hotéis com day use em São Paulo para passar um dia com luxo
9 hotéis que valem o day use no Rio de Janeiro
Confira aqui 7 hotéis que valem o day use em Florianópolis
10 hotéis com day use em Salvador para aproveitar um dia de luxo e conforto
O que uma viagem pode proporcionar a uma pessoa?
Viajar pode representar um mar de possibilidades e inovações no seu particular, seja na imersão em novas culturas, tradições e modos de vida, até ao desapego da zona de conforto, expansão de novos horizontes e fuga da rotina, importante para manter-se criativo, motivado e enxergar a vida sob uma nova perspectiva – e, de repente, com novas possibilidades, vindas a partir do seu autoconhecimento.
Qual a importância de viajar?
Viajar permite expandir horizontes e conhecer diferentes realidades, o que se traduz num crescimento pessoal e, geralmente, experiências marcantes e transformadoras.
Viagem e saúde mental: para onde ir
VIAGEM E SAÚDE MENTAL
Águas termais
Os destinos com águas termais quentinhas, a uma temperatura de aproximadamente 38ºC, são verdadeiros refúgios para quem deseja aproveitar momentos de tranquilidade e não apenas renovar as energias, como também deliciar-se dos benefícios para a saúde física, que inclui alívio de dores e melhora na circulação sanguínea
Onde: em resorts, acomodações e balneários. Águas de Lindóia, Araxá, Rio Quente e Caldas Novas são alguns dos destinos populares de águas termais no Brasil.
LEIA MAIS: 8 destinos com águas termais no Brasil para relaxar e descansar
VIAGEM E SAÚDE MENTAL
Retiros de Yoga
Já para aqueles que buscam uma imersão mais profunda na prática do autocuidado, retiros de yoga oferecem uma combinação única de viagem e bem-estar. Seja na selva da Amazônia, entre o misticismo da Chapada dos Veadeiros ou em cidades serranas de São Paulo, a imersão propõe uma imersão que promete desacelerar a rotina corrida e fazer você se sentir melhor consigo mesmo e tudo que o permeia. Esses retiros podem incluir práticas de asanas e aulas do sistema filosófico, reflexões profundas, exercícios preparatórios e pranayama, práticas de apreciação contemplativa.
Onde: regiões serranas ou com espiritualidade aflorada são boas bases para a vivência. Sem lugar fixo, os lugares escolhidos promovem maior conexão com a natureza, onde o único objetivo é criar uma atmosfera especial para abordar os temas e vivências tratados na imersão.
LEIA MAIS: Imersão de yoga, detox e ressignificação: saiba tudo sobre
Retiros espirituais: vem ver onde fazer sua viagem zen pra acalmar a mente
15 pousadas para retiros de yoga no Brasil para relaxar e se conectar
O QUE LEVAR PARA RETIROS DE YOGA
Principalmente para a yoga, o que você veste é fundamental para sentir-se bem durante a prática, por isso, importante que sejam roupas que te abracem, que você nem sinta que está usando, permitindo a livre expressão dos movimentos e até a execução de posturas mais desafiadoras.
PEÇAS YOGINI QUE AMAMOS
Para quem não abre mão do conforto durante a prática de yoga, essa deve ser a sua escolha. Com 5mm de espessura, ele é resistente, firme e perfeito para ser utilizado em diferentes ambientes e exercícios.
De tecido leve, de moletom bambu, é uma daquelas peças que respira, abraça e refresca, ao mesmo tempo que acolhe e aquece. Tem toque delicado, que respeita o corpo, e traz conforto no caimento solto.
Leve, para aquele comecinho de manhã ainda gelado ou um fim de tarde com o sol se pondo, é confeccionado em viscose e elastano. É aquela terceira peça que vai com tudo e que não vai pesar na mala.
Já a pantalona Deva valoriza 100% o conforto. O toque é macio e o caimento fluído. possui propriedade de troca térmica. Em dias quentes refresca e em dias frios aquece. Uma boa peça chave.
A Linus é uma opção sustentável, consciente e moderninha – feita 100% em PVC reciclável e tem um design desenvolvido com a ajuda de especialistas em palmilha, ortopedistas, engenheiros de material e designers para ser bem confortável.
De tecido macio, aperolado e com bastante elasticidade, tem cintura alta, bolso embutido e uma média compressão, ideal para yoga. O top segue as mesmas diretrizes. O modelo tem decote U, na frente e nas costas, além de ser forrado com o próprio tecido.
Essa opção tem o mesmo caimento, qualidade e descrição da blusa cropped de manga curta, com a diferença que é de manga longa. Não aperta, é macio ao corpo e combina com tudo. Tem barra arredondada e as costas é mais comprida que a frente.
Macacão versátil, para quando você não quer pensar muito no look, mas quer manter-se confortável e estiloso. Tem toque suave e delicado, respeita a forma do corpo e é confeccionada em fibra de viscose artifical, resultando em uma peça fresca e que não esquenta.
Use o cupom ANNALAURA15 para 15% OFF*
*Válido 1x por CPF; desconto não acumulativo e não aplicável para produtos em sale e sandália Linus
SOBRE A YOGINI
Da busca pelo estado de espírito calmo, do contentamento que invade o corpo, do bem-estar interior e do conforto acima de tudo, surgiu a Yogini há 15 anos, a primeira marca de moda brasileira inspirada no yoga. A ideia surgiu depois que Regina Zimmermann saiu de uma aula de yoga e pensou “Que sensação boa! Preciso levar esse bem-estar para o maior número de pessoas”. O início da marca foi pautado pela venda de acessórios e roupas para a prática. Hoje, as roupas Yogini são sinônimo de moda casual, do conforto atemporal, da sofisticação do simples e a busca por propósito. Melhor ainda: a busca em tornar todos os processos cada vez mais sustentáveis é um objetivo declarado na Yogini. Além do incentivo à economia local e da responsabilidade socioambiental, eles também utilizam tecidos conscientes e fibras naturais em todas suas peças. Hoje, são ao todo oito lojas físicas e um site com entrega para todo o Brasil com o propósito de levar o bem-estar do yoga para todos.
VIAGEM E SAÚDE MENTAL
Ecoturismo
Uma viagem de ecoturismo tem um grande potencial transformador. Primeiro, vai te tirar da zona de conforto, depois, se alinhada a uma atividades física, como caminhadas, trilhas ou escalada, benefícios para a saúde física e, por fim, pode também trazer vantagens para a saúde mental, no que envolve a redução do estresse, melhora no humor, alívio da ansiedade e aumento da sensação de bem-estar. Por isso, o contato com a biodiversidade, trilhas, cachoeiras, bichos ou até mesmo lodges ecológicos servirão como uma fuga relaxante para o ser.
Onde: ecoturismo é aquele turismo voltado para a natureza, onde ela não é apenas contemplada, como também muito bem conservada e usufruída com consciência – e o que não falta no Brasil são destinos incríveis de ecoturismo. Dentre eles, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Chapada Diamantina, na Bahia, Bonito, no Mato Grosso do Sul, Lençóis Maranhenses, no Maranhão, Alter do Chão, no Pará, Ilha Grande, no Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, em Pernambuco, Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, e muitos outros.
VEJA TAMBÉM: Programe-se: 14 viagens pra você fazer no Brasil
9 dicas pra conseguir viajar pelo Brasil sem gastar muito
10 lugares com cachoeiras pelo Brasil pra ir já!
Porque viajar faz bem frases
- “Viajar é trocar a roupa da alma.” – Mario Quintana
- “Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma.” – Ribeiro Couto
- “A vida começa onde termina sua zona de conforto.” – Neale Donald Walsch
- “Viajar é mais do que a visita de pontos turísticos, é a mudança que acontece, profunda e permanentemente, no conceito sobre o que é a vida.” – Miriam Beard
- “O destino não é só um lugar, mas uma nova forma de ver as coisas.” – Henry Miller
LEIA MAIS: As 36 melhores frases de viagem de todos os tempos
10 lições que viajar pode ensinar: reflexões de uma viajante
40 reflexões de viagem que vão te inspirar a viajar cada vez mais