ÍNDICE
- História das Termas de Araxá
- Onde fica Araxá?
- Águas termais de Araxá
- Propriedades terapêuticas das Termas de Araxá
- Banhos e tratamentos
- Jornadas de bem-estar
História das Termas de Araxá
Os primeiros indícios do poder das águas apareceram na fertilidade das terras do Barreiro, antigo nome da região, quando os moradores e criadores de gado perceberam que o gado por lá era mais forte e gordo. No século 19 foram feitos os primeiros estudos sobre os efeitos medicinais das águas da região, mas foi em 1890 que o médico Joaquim Monteiro Caminhoá publicou um grande estudo comprovando os benefícios das águas sulfurosas.
DONA BEJA
A fama das Termas de Araxá também se deve à uma das histórias mais famosas do folclore brasileiro, da Ana Jacinta de São José, mais conhecida como Dona Beja. No século 19 ela ficou famosa por seu encanto e vida romântica agitada e até mesmo controversa. O motivo da sua beleza estonteante passou a ser correlacionado com os banhos das águas e na lama do Barreiro, despertando ainda mais curiosidade sobre as águas.
E foi em meados do século 20 que a cidade no coração de Minas Gerais recebeu a ousada e luxuosa construção do Grande Hotel Termas de Araxá, com arquitetura europeia e muito inspirada nas casas de banho romanas. A obra começou em 1938 e foi concluída em 1942. As Termas se tornam, então, lugar de cura e autoconhecimento e hoje continuam funcionando como um verdadeiro spa natural, oferecendo, além dos banhos terapêuticos de águas sulfurosa, radioativa e de lama, diversos tipos de massagens, sauna, e duchas.
Onde fica Araxá?
O Grande Hotel Termas de Araxá está localizado na cidade de Araxá, no coração de Minas Gerais. De construção imponente, é cercado por paisagens naturais, jardins de Burle Marx e uma atmosfera bucólica, tranquila e relaxante, oferecendo uma experiência luxuosa e terapêutica. Para chegar até lá a partir de São Paulo você pode pegar o voo da Azul para o Aeroporto de Araxá, com conexão em Belo Horizonte, ou o voo da Gol, de Congonhas à Uberaba e depois seguir viagem de carro, por cerca de 2 a 3 horas. A partir de Rio de Janeiro são 800km e também pode ser realizado com voo com escala em Belo Horizonte.
Quantas horas fica Araxá de Belo Horizonte?
Já de Belo Horizonte, o voo é direto para Araxá, ou você pode optar por ir de carro, em uma viagem de 370km, em um percurso de aproximadamente 5 horas e meia.
Águas termais de Araxá
As águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, calor da própria terra, ou por ação de vulcões que brotam no solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, entre 36,5°C e 37,5°C, ou até mais altas. As principais características estão no fato de serem naturalmente mineralizadas com enxofre, cálcio e magnésio e altamente puras desde a nascente, processo esse causado pelo longo período em contato entre as rochas subterrâneas e as águas, enriquecendo-se naturalmente dos sais minerais.
Usar as águas termais é um processo ecologicamente correto?
Sim, devido à pressão e ao calor naturais no subsolo, essa água emerge naturalmente na forma de nascentes termais com temperaturas elevadas.
Propriedades terapêuticas das Termas de Araxá
Lama negra
Purifica a pele, eliminando as toxinas e trazendo oxigênio e nutrientes para o corpo e funciona também como terapia complementar de doenças crônicas, especialmente nas áreas de ortopedia, dermatologia e venologia (problemas no sangue), assim como problemas emocionais e estéticos.
Água sulfurosa
Altamente mineralizada, sulfatada e é um bom estimulante do metabolismo e, em combinação com a água radioativa, ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo. Também é indicada para tratamento de doenças reumáticas, diabetes, asma, colites, problemas de pele e inflamações.
Água Radioativa
Radônio em pequenas quantidades que não só não é perigoso, como é um gás nobre de origem natural que ajuda a estimular o metabolismo, enquanto sua água é indicada para tratamento de diabetes, pressão arterial, fortalecimento do sistema imunológico, estresse e infecções.
Banhos e tratamentos no Grande Hotel Termas de Araxá
As termas ficam afastadas dos restaurantes, bares e acomodações. No primeiro andar do edifício, o caminho se abre em um corredor enorme e enigmático, sem nada além de janelas que, ao fim, revela-se um novo mundo – literalmente. Nada de móveis que contam histórias, cortinas e ornamentos barrocos. Nas termas, o clima é de pura modernidade, com ambientes completamente renovados, exalando vibes de spa de alto luxo. O ritmo também já é outro: a música, as cores e até a forma como as recepcionistas conversam com você, quase que sussurrando, indicam o início de um profundo relaxamento.
Em tempo: todas as terapias, banhos e massagens são pagas à parte da estadia, com excessão da sauna, duchas e o Labirinto de Velas.
Massagens
Já na recepção você preenche o formulário com suas preferências de massagem: óleo ou creme, forte ou mais fraco, relaxante ou revitalizante – e por aí vai. Em seguida, você é encaminhado para uma salinha de espera com sofá, balanços e sons relaxantes, onde você pode ser servido de chás enquanto escolhe os óleos essenciais que serão utilizados durante a massagem. Na sala individual, o ritual é o seguinte: primeiro, escalda pés, seguido por um gentil alongamento e então uma massagem profunda e relaxante de aproximadamente 45 minutos em uma maca gentilmente aquecida e uma experiência perfeita de relaxamento. Você pode terminar a terapia com mais um chazinho.
Piscina emanatória
A piscina emanatória é o espaço onde você pode usufruir das propriedades das águas termais naturais radioativas em um espaço de relaxamento e contemplação. Por ser quente e rica em minerais, é recomendado que a cada 15 minutos na água, você fique cinco minutos fora, permanecendo nesse ciclo por até uma hora. Esse tempo pode trazer alívio para dores musculares, reumatismo, artrite e outras condições de saúde. A sensação mais imediata é de puro relaxamento.
Sauna e duchas
A partir da piscina, você pode também aproveitar as saunas e duchas. Estas, por sua vez, seguem uma estética de casa de banho europeia do século 1942, que não foram modernizadas, mas que garantem renovo e revitalização. A ducha escocesa é uma das técnicas que você pode aproveitar na estadia, que implica na alternância de água quente e fria durante um banho. Prática benéfica para a circulação sanguínea e o sistema linfático, além da sensação de relaxamento profundo.
Banho de lama
O banho de lama é o tratamento mais tradicional das termas de Araxá. Ele é ideal para tratar de problemas como artrite, artrose, bursite, acne, problemas de pele e inflamações. É realizado em saladas individuais mas, assim como as duchas e saunas, ficam em um espaço que não passou por uma revitalização, portanto, um pouco parada no tempo. Os benefícios e o relaxamento, contudo, são indiscutíveis. São 20 minutos imersos na banheira de lama, seguido de uma ducha e então mais 10 minutos na banheira de água radioativa. Termina-se a sessão de relaxamento profundo deitado na cama e coberto com macios cobertores para aconchego. A terapia total leva em torno de uma hora.
Labirinto de velas
Uma das atividades únicas do Grande Hotel Termas de Araxá é o Labirinto de Velas, que acontece de segunda e quarta-feira, onde a Mandala das Termas, envolvida por significado, intenção e conexão, é tomada por velas e, ao meio, a artista Patrícia Valle toca seu violão enquanto entoa mantras. A ideia é que o hóspede caminhe pela trilha de velas, se conectando, re-nergizando e despertando consciência. No fim, Patrícia abre uma conversa reflexiva sobre presença e intenção. É um momento único e super especial da estadia.
Jornadas de bem-estar
Fora a possibilidade de agendar os tratamentos individuais, o complexo propõe jornadas de bem-estar de 1, 3 e 5 dias desenvolvidos para uma viagem de cura interna e externa. São eles: Purificação física, mental e emocional, Bem-estar para corpo e alma e Transformação de dentro pra fora. Que podem incluir aulas de yoga, reiki, mandala de cura, oficinas, banhos, massagens e muito mais. Saiba mais sobre cada jornada aqui.