Perguntas frequentes sobre o que fazer em Botafogo durante o dia
Transporte público em Botafogo
Botafogo é um bairro bem estratégico. Está perto de lugares como Copacabana, Urca, Flamengo, Jardim Botânico, Cosme Velho, Gávea e até mesmo do Centro do Rio. São muitas linhas de ônibus disponíveis, fora a estação de metrô, onde passa a Linha 1, uma das principais da cidade.
Vai de carro?
Nossa recomendação é usar a RentCars, plataforma que compara os valores das principais locadoras, com possibilidade de pagamento em cartão de crédito (em até 12 vezes) ou boleto. O interessante desta opção é que você pode analisar o preço de todas as empresas por um só site, economizando tempo, além dele sempre indicar as opções com o melhor custo-benefício.
Melhor época para visitar Botafogo
Botafogo é um ótimo destino para visitar em qualquer época do ano. Na alta temporada, de dezembro a março, durante o verão, as praias estão mais movimentadas e há diversos eventos e festivais, é uma boa opção se você gosta de agito e vida noturna animada. Para temperaturas mais amenas, a melhor época é entre setembro e novembro, na primavera, ou abril a junho, no outono. Contudo, o clima na região pode ser imprevisível, e chuvas ocasionais podem ocorrer em qualquer época do ano.
Lugares para comer em Botafogo
Botafogo virou point de inaugurações de restaurantes e bares nos últimos anos – por todo lado novos estabelecimentos invadiram o bairro, muitos em belos casarões antigos reformados. A Rua Conde de Irajá é o epicentro da gastronomia, onde ficam o Lasai e o Miam Miam, da chef Roberta Ciasca. O Mana Poke, na Marquês de Olinda, serve pratos saudáveis, nutritivos e com sustância. Tem também o Empório D’gustee, que traz delícias artesanais de pequenos produtores, o Montagu, uma pequena casa de sanduíches, e o Le Terroir, um bar de vinhos com petiscos.
VEJA TAMBÉM: Onde comer no Rio de Janeiro: 10 lugares escolhidos a dedo na Zona Sul
10 melhores restaurantes com vista no Rio de Janeiro para visitar já!
9 lugares imperdíveis para tomar um delicioso café da manhã no Rio de Janeiro
O que fazer em Botafogo durante o dia: atividades gastronômicas
Mana Poke
Após uma série de rolês culturais ou um dia se aventurando em trilhas pela natureza do Rio de Janeiro, nada melhor que saciar a fome com um prato equilibrado, fresco e super nutritivo. No Mana Poke, na Marquês de Olinda, você encontrará um típico prato havaiano que mistura carboidrato, proteína, legumes, frutas, grãos e molhos – essa mistura, inclusive, se tornou implacável no Havaí entre turistas e surfistas, por ser uma alternativa saudável e com sustância para dar energia. A unidade de Botafogo tem decoração descontraída inspirada no Havaí com pranchas e trilha sonora de surf music e serve bowls completos, descomplicados e saudáveis, com mais de 60 ingredientes disponíveis.
LEIA MAIS: Conheça o Mana Poke: um gostinho da culinária havaiana no Brasil
Culinária havaiana: uma fusão de influências culturais para você provar em casa
O QUE COMER
O carro-chefe é o Monte seu Poke, onde você cria seu próprio bowl escolhendo entre os mais de 60 ingredientes disponíveis, combinando bases, toppings, crunches, proteínas, nuts e molhos e três tamanhos diferentes. Para quem prefere um poke sem erro de combinação, existem sete opções para escolher, sendo que o Poke Perfeito agrada a maioria: nele acompanha arroz japonês, mix de folhas, salmão com cream cheese, shimeji, sunomono, cenoura, cream cheese, chips de batata doce, chips de mandioca, amêndoa laminada, com acompanhamento de cebola roxa, gengibre, gergelim e molho tarê. Além disso, o cliente pode tomar água de coco ou outras bebidas, como sucos naturais e drinks especiais. Quem não pode ir até lá, também é possível pedir delivery.
E tem cupom de 10% de desconto pra pedir delivery pelo cardápio digital para quem quiser entrar na vibe:
CUPOM: ANNALAURA10 PARA 10% OFF
Botafogo Praia Shopping
Apesar de ser apenas mais um shopping, o Botafogo Praia Shopping tem algo bem especial: a vista. No último andar, na praça de alimentação, há um paredão de vidro com, simplesmente, a vista da Baía de Guanabara e o esbelto contorno do Pão de Açúcar. Ou seja, se quiser fugir do calor do Rio ou apenas fazer uma pausa para o almoço, essa pode ser uma ótima ideia.
O que fazer em Botafogo durante o dia: atividades ao ar livre
Praia de Botafogo
Apesar da Praia de Botafogo não ser recomendada para banho de mar, a Baía de Guanabara, com o icônico Morro do Pão de Açúcar ao fundo, é um local perfeito para relaxar, caminhar ou praticar esportes enquanto aprecia a vista. Uma das orlas mais bonitas do Rio de Janeiro.
Mirante da Dona Marta
É o Top of the Rock do Rio, o melhor lugar para se ter vistas próximas e arrebatadoras dos pontos turísticos que amamos: o Pão de Açúcar, o Cristo, a Baía de Guanabara, o Maracanã…Quem quiser ir a pé, o acesso é feito pelo Morro Dona Marta (base em Botafogo). Você tem que subir até o topo da comunidade, de elevador, e depois pegar uma trilha com duração de 30 minutos e um trajeto bem íngreme. O nascer do sol e as manhãs são os melhores momentos para contemplação (a para as fotos!). Se for de Uber, vale pedir ao motorista para esperar um pouquinho e acertar o valor do retorno por fora.
Aterro do Flamengo
Considerado o maior parque urbano do mundo à beira-mar e projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, o Aterro do Flamengo é ideal para quem deseja praticar esportes, com diversas quadras de vôlei, basquete e futebol, pista de skate, aparelhos de ginástica, ciclovia e áreas para andar de bicicleta e patins. O parque se estende do centro até o início da praia de Botafogo e possui uma vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Lá, está o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um dos institutos culturais mais importantes do país, com mais de 16 mil obras de arte moderna e contemporânea da América Latina.
VEJA MAIS: Veja aqui os 8 melhores parques do Rio de Janeiro para aproveitar a natureza
10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas
Mirante do Pasmado
Um dos destaques quando o assunto é mirante bom vista linda em Botafogo. Do topo da colina, com acesso via Rua São Clemente, se estende algumas das paisagens mais belas do Rio de Janeiro. Uma vista panorâmica da Baía de Guanabara, com o Cristo Redentor e até o Pão de Açúcar ao fundo, além do horizonte da cidade. No pôr do sol cria-se um cenário ainda mais espetacular, com o céu refletindo na água. O mirante oferece infraestrutura básica, como bancos e espaços para apreciar a vista. O acesso é gratuito e facilmente alcançado de carro. Para chegar lá basta pegar a Rua General Severiano e em seguida seguir por uma ladeira à esquerda.
Veja mais passeios aqui:
O que fazer em Botafogo durante o dia: atividades culturais
Fundação Casa Rui Barbosa
Antiga residência do jurista, escritor e político brasileiro Rui Barbosa, a Fundação Casa Rui Barbosa abriga hoje um museu com parte do acervo pessoal de Rui Barbosa, além de uma biblioteca com livros,periódicos, manuscritos, fotografias e registros audiovisuais, disponíveis para pesquisa e consulta e salas de exposições, com exposições temporárias. Promove também estudos e pesquisas em diversas áreas, como história, ciências sociais, direito, literatura e filosofia. Há horários definidos para a visitação, já que elas só acontecem com o acompanhamento de um funcionário do museu (veja aqui). O Jardim, contudo, é aberto sem agendamento prévio, uma opção para curtir a sombra das árvores em plena calmaria. Endereço: Rua São Clemente, 134.
Casa Firjan
A Casa Firjan é um espaço cultural e de inovação inaugurado com o objetivo promover a cultura, o empreendedorismo e a inovação na cidade. Instalado no centenário Palacete Guinle-Linneo de Paula Machado, a fachada do início do século XX abre alas para as instalações contemporâneas e espaços amplos. O local possui salas de exposição, auditório, estúdio de gravação, laboratório de prototipagem, áreas de coworking e espaços para eventos de artes visuais, música, teatro, cinema, exposições, palestras e workshops. Eles também oferecem programas e iniciativas voltados para a capacitação profissional e o fomento ao empreendedorismo. Eventualmente, aos finais de semana, recebem feiras gastronômicas delícias. Endereço: R. Guilhermina Guinle, 211.
Centro Cultural Solar de Botafogo
Da charmosa fachada histórica abre-se as portas para o Centro Cultural Solar de Botafogo, que foi todo reestruturado, mas teve a fachada original do prédio e toda sua estrutura preservada. Hoje, o espaço é dedicado à promoção de atividades culturais e artísticas, com exibições de peças de teatro, espetáculos musicais, dança, performances e outras manifestações artísticas. O teatro possui uma programação diversificada, com apresentações de grupos locais e também de renomados artistas nacionais e internacionais. O espaço conta também com salas para exposições de arte, lançamentos de livros, palestras, workshops e mais, além da sala de projeção, de leitura e o café. Endereço: Rua General Polidoro, 180.
Estação NET
A Estação NET, antiga Estação Botafogo, é um dos poucos cinemas de rua que perduram no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1985, conta com três salas de projeção e um café, para estender o rolê. Ele está situado em um charmoso prédio histórico, que foi adaptado para abrigar salas de exibição. O espaço faz parte da Rede Estação, uma rede de cinemas independentes que valoriza filmes autorais, produções nacionais e internacionais de qualidade e obras de cunho artístico. Além das exibições regulares, eles também promovem debates, palestras e encontros com diretores, produtores e atores,Legal para uma experiência cultural diferenciada. Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 88.