O uso excessivo das telas é preocupante, podendo causar danos físicos e mentais, que vão muito além da dor de cabeça e ansiedade. Reavaliar nossos hábitos é urgente, e é justamente isso que o detox digital propõe, desconectar da vida virtual e voltar sua atenção para a vida real. Mas isso implica muito mais do que apenas deixar o celular de lado. O “ritual” também sugere mais contato com a natureza e as pessoas e desenvolvimento de autoconsciência e reconexão.
ÍNDICE
- Por que fazer um detox digital?
- Benefícios do detox digital
- Como fazer um detox digital
- Onde fazer uma viagem de detox digital
Por que fazer um detox digital?
Sabe aquela urgência em dar uma examinada no celular ou a sensação de coração acelerado quando surge uma notificação? Esses são os efeitos das doses de dopamina liberadas que o seu cérebro. Em excesso, ele cria uma trava para diminuir a produção do neurotransmissor. Ou seja, para sentirmos prazer, será necessário um número maior de estímulos. Nosso cérebro fica alerta pela expectativa de que algo agradável está para acontecer, afinal, eles estão acostumados a uma inundação de dopamina. Assim, ficamos esperando ansiosos pelas notificações. Além da ansiedade, o estado de alerta faz com que fiquemos mais desatentos. Portanto, o detox digital promove não só a sensação de bem-estar físico e mental, como ajuda a desenvolver um uso mais consciente da tecnologia para então vivenciar uma forma mais saudável de viver o presente.
Benefícios do detox digital
- Melhora na qualidade do sono;
- Estimula a criatividade;
- Aumenta a produtividade;
- Melhora na concentração;
- Estimula melhores relações pessoais;
- Diminui os índices de ansiedade.
Como fazer um detox digital?
Na teoria, o detox digital parece fácil, né? Mas, na realidade, já estamos tão imersos nesse mundo, que a tarefa pode ser mais complicada do que você imagina. Por isso, comece por pequenas ações:
- Desligue os eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.
- Defina horários para se desconectar 100% seja em alguma determinada hora do dia, durante os finais de semana ou por alguns minutos durante o almoço.
- Mexa o corpo, de preferência ao ar livre, eu não leve o celular.
- Desative as notificações do celular
- Faça uma viagem de bem-estar: fazer um detox digital não implica ficar 100% offline, mas uma viagem sem internet também pode ser um grande aliado na missão. Embarque nessa jornada de autoconhecimento e conexão, para lugares com pouco ou quase nenhum sinal.
Onde fazer uma viagem de detox digital, melhores destinos pra praticar yoga
Chapada dos Veadeiros, Goiás
Melhores destinos pra praticar yoga: Muito se fala sobre o misticismo em torno da Chapada dos Veadeiros, onde muitos sentem energias vibrantes, dispensam parte da tecnologia e confiam na natureza para guiar seu dia a dia, sendo citada como um dos principais centros energéticos do planeta. O Parque Nacional fica a cerca de 260 km de Brasília e é procurado para fugir da agitação e se renovar após um contato direto com a natureza, que, por sinal é muito abundante: cachoeiras de mais de 100 metros de altura, poços da água onde dá pra ficar relaxando sem pressa, rios cristalinos com água azul claríssima correndo entre a vegetação verdinha e florida do Cerrado compõem o cenário único. Para chegar até alguns desses atrativos é preciso percorrer trilhas e se embrenhar na natureza, aproveitando para meditar e se esquecer do dia a dia rotineiro. A cidade de Alto do Paraíso ainda congrega todo tipo de terapeuta holístico, pousadas com esse foco zen, lojas de ervas e cristais e restaurantes vegetarianos.
Como fazer detox digital na Chapada dos Veadeiros: o Santuario Osho Lua, uma das propriedades que hospeda imersões, é localizado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), entre o vale da mística Chapada dos Veadeiros. Abre suas instalações diariamente para receber grupos para retiros alternativos e ecoturismo. Apesar de rústica e sem muitas mordomias, o ponto alto do local é a natureza abundante.
VEJA TAMBÉM: Dicas da Chapada dos Veadeiros (GO): guia completo
Chapada Diamantina, Bahia
A Chapada Diamantina, na Bahia, e a rainha das chapadas, com uma impressionante área de cerca de 1 500 km², ou o tamanho da cidade de São Paulo inteira! É dona de uma natureza exuberante, que reúne quedas d’água imensas caindo entre cânions, grutas de água azulada e trilhas por montanhas de topo achatado, conferindo uma atmosfera de paz e contemplação – não à toa tem fama de ser esotérica e encantada. São 24 municípios e um belíssimo Parque Nacional para explorar, sendo que o Vale do Capão é o melhor lugar para o turismo religioso. Lá é basicamente a capital hippie raiz da chapada: lojinhas e pousadas oferecem banhos de ervas, tortas veganas, roupas indianas, cosméticos naturais, massagens, reiki, tarô, yoga, meditação. Não só isso, toda sua estrututra é encantadora, uma vez encravada no coração da chapada, rodeada por montanhas com base de cristal de quartzo e lindas paisagens de montanhas e vales. A falta de sinal de telefone e internet é um convite à desconexão. Se precisar, é comum que as pousadas ofereçam Wi-Fi, mas é igualmente normal que aconteça uma queda de energia ou manutenção de rede.
Como fazer detox digital na Chapada da Diamantina: a Pousada Sítio Renascer SPA e Centro Holístico hospeda o retiro Yoga Mindfulness Autoconhecimento e Trilhas, ministrado pela terapeuta holística e transpessoal austríaca Dula Weissbock, para dias de imersão, renovação da energia vital e fortalecimento emocional. Nele está incluso aulas de Yoga Hatha, Kundalini Yoga e YogaFlow para todas as pessoas, meditações guiadas, alimentação vegetariana, trilhas e tempo para relaxar e apreciar a natureza. Preços a partir de R$ 1 790.
LEIA MAIS: Chapada Diamantina: como ir, melhor época, onde ficar e outras dicas
Roteiro Chapada Diamantina de 7 a 9 dias pronto pra usar
Amazônia
Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é dona de uma energia inexplicável. Imagine se hospedar literalmente na Floresta Amazônica e meditar ouvindo os sons locais. Na maioria das vezes, não tem sinal de celular, e essa é uma parte que tem tudo a ver com a experiência de se estar na selva. É incrível se desligar do mundo e viver aquele momento de conexão intensa com a natureza. Você pode se hospedar em um hotel mais upscale, com todos os passeios e refeições inclusas, que vão desde caminhadas na selva a tours de canoa, focagem de jacarés, visita a comunidades ribeirinhas, rapel nas árvores, piquenique na floresta, pesca de piranhas, entre outros ou até participar de uma imersão de yoga e autoconhecimento.
Como fazer detox digital na Amazônia: o Villa Arapiuns funciona como pousada e também como espaço para retiros de autoconhecimento com todo o conforto para desfrutar da floresta, praias de rio de areia branquinha e conexão com comunidades ribeirinhas vizinhas. Com vista para o lago, o local oferece 16 chalés triplos, duplos e quádruplos.
VEJA TAMBÉM: Quando ir para a Amazônia: explorando a selva nas estações seca e cheia
Hotel de selva na Amazônia: um FAQ completo sobre a experiência de viagem
Lençóis Maranhenses, Maranhão
Impossível não se encantar com as paisagens paradisíacas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses marcadas pela finíssima areia branca e lagoas de água doce que se formam entre as dunas. A 4h de São Luís, a capital do Maranhão, a base principal é a não tão charmosa Barreirinhas, às margens do Rio Preguiças. Melhor é optar por ficar no vilarejo roots com ruas de areia fofa de Atins e no município de Santo Amaro, onde estão as lagoas mais bonitas. Apesar de super movimentado, principalmente entre os meses de fevereiro até junho, o Maranhão ainda é uma excelente opção para curtir a natureza sem muita agitação. Imagina só: no parque, são mais de 1 500 quilômetros quadrados de uma imensidão de dunas e, nos vilarejos, a simplicidade e sossego reinam, muitas vezes sem sinal de celular (principalmente se chover). Para uma imersão ainda mais especial, realize a travessia dos Lençóis Maranhenses, caminhando por uma imensidão de areia sem avisar outra alma além dos jegues pastando. É dormir na casa de moradores de comunidades que vivem por ali (e trazer renda para essas pessoas). É mergulhar em lagoas belíssimas em que outros turistas não chegam. É ver o sol nascer e se pôr com um show de cores nas dunas. É deitar em redes para descansar e pegar caju fresco do pé. A travessia é uma experiência única de viver o parque nacional sem farofa, só você e a natureza bruta.
Como fazer detox digital nos Lençóis Maranhenses: a travessia como ela é comumente conhecida é uma caminhada de três dias com pernoite em duas comunidades dentro do parque: Baixa Grande e Queimada dos Britos. Em ambas a acomodação é em redes e as famílias oferecem refeições, bebidas e alguma estrutura para banho. No primeiro dia caminha-se de 6 a 9 km, dependendo de onde começar, no segundo, 9 km, e, no terceiro, 17 km. O guia Marcelo Zelarayán cresceu em Barreirinhas, foi estudar fora e voltou para tocar a pousada com a mãe e se tornar guia. Preços a partir de R$ 800.
LEIA MAIS: Como é a Travessia dos Lençóis Maranhenses, roteiro a pé de 3 dias por dentro do parque
Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Ilha Grande faz parte do município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro – é a maior ilha do estado e a sexta maior ilha marítima do Brasil, com 193 km², mais de 100 praias e dezenas de ilhas! Com toda essa extensão, já é de se imaginar: é um prato cheio para caçadores de praias paradisíacas e para os amantes de um sossego na natureza. A ilustre Lagoa Azul é uma piscina de águas claras e tranquilas localizada entre três ilhotas, a Ilha dos Macacos, a Comprida e a Redonda, perfeita para ver peixinhos com snorkel. Seus diversos tons de azul lembram um pouco o mar de sete cores da ilha caribenha de San Andrés, na Colômbia. Passeios de barco levam para conhecê-la: nos fins de semana e feriados pode ficar bem cheia.
Como fazer detox digital em Ilha Grande: a Paraíso Azul Retiro conta com uma infraestrutura completa para o retiro perfeito: praia exclusiva, sauna seca, piscina e hidromassagem de água natural da nascente e um privilegiado amplo salão para a prática de yoga, entre outras atividades. A imersão de três dias conta com aulas de Vinyasa Flow Yoga, Pranayamas, meditação, trilhas, passeio de barco, mergulho, palestras, música ao vivo e fogueira. No pacote está incluso tudo para você não se preocupar com mais nada além de desfrutar a natureza e se reconectar consigo.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Angra dos Reis: os melhores passeios
Monte Roraima, Roraima
Para os mais condicionados, o Monte Roraima é uma viagem e tanto de desconexão e autoconhecimento. Uma verdadeira pérola na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, Monte Roraima, a 2 734 metros de altitude, é um destino bem requisitado entre os trilheiros mais experientes. A jornada intensiva de oito dias passa por vales de cristais, vistas acima das nuvens, diversas cachoeiras pouquíssimas exploradas, paisagens naturais do cerrado e montanhas das mais variadas formas. O início do trekking é feito pelo lado venezuelano, país que detém a maior parte do monte – veja as condições de segurança para ir. Acessá-lo sem guia é proibido;
Como fazer detox digital em Monte Roraima: na Roraima Adventures os preços variam de R$ 1 500 a R$ 3 500, dependendo da época do ano. Espere por dias totalmente offline, muito exercícios, comidas preparadas no fogão portátil e noites recompensadoras em barracas na montanha.
Fernando de Noronha, Pernambuco
Melhores destinos pra praticar yoga: Fernando de Noronha é o paraíso no Brasil. Tem as praias mais lindas, a vibe mais cool e a natureza mais agraciada em fauna, flora. Caminhando para se tornar uma ilha sustentável tem toda energia elétrica gerada a base de diesel e os plásticos descartáveis foram “banidos” desde 2018, ou seja, por lá, a natureza é honrada e muito amada.
Como fazer detox digital em Fernando de Noronha: o sea coach Henrique Pistilli, conhecido como o Homem Peixe, orienta roteiros de autoconhecimento através do oceano a partir de princípios antroposóficos. As habilidades na vida são testadas através de exercícios no mar, especialmente o surfe e o mergulho, combinados com práticas de ioga, meditação e coaching visando o autodescobrimento. E mesmo se você não for pró em cima da prancha, tudo bem: surfistas, bodysurfers e bodyboarders, do nível iniciante ao avançado, podem participar. São 4 dias de imersão, 4 refeições diárias e fotógrafa profissional na jornada. Hospedagem e aéreo não estão incluídos. Preços a partir de R$ 3 200.
VEJA TAMBÉM: Dúvidas Noronha: 28 perguntas e respostas importantes sobre a ilha
O melhor guia de viagem a Fernando de Noronha com dicas completas
Piracanga, Península de Maraú, Bahia
Piracanga fica a 250 km da capital, Salvador, em uma área de proteção ambiental no começo da Península de Maraú. Por lá, o jardim é a Mata Atlântica, o rio o seu quintal e o mar é uma extensão de casa. Trata-se de uma comunidade em desenvolvimento, onde pessoas são conectadas pela natureza e experimentam um modo mais natural de levar a vida, em busca de autoconhecimento e mais consciência. Para se ter uma noção, não é permitida a entrada de cosméticos que não sejam biodegradáveis, toda alimentação é vegetariana e/ou vegana, todos os resíduos são reaproveitados e a energia é 100% solar – até por isso, é recomendado que use o mínimo de dispositivos que precisam ser carregados, para poupar a energia de toda a vila. O sinal é zero, mas algumas casas possuem Wi-Fi via satélite para emergência.
Como fazer detox digital em Piracanga: lá está a Unah Piracanga: local é uma ecovila aconchegante em frente a uma praia paradisíaca e o rio Piracanga com o propósito de promover regeneração e integração através de cursos e imersões que são realizados em sua completa estrutura. Toda a alimentação é vegana, com o intuito de eliminar as toxinas do corpo, desmistificar a gastronomia e trazer mais satisfação para o corpo, com uma dieta rica em nutrientes e perfeita para manter o corpo mais forte e energético.
LEIA MAIS: Conheça Piracanga, Bahia: ecovila focada em autoconhecimento e consciência
Pantanal, Mato Grosso do Sul
Visitar o Pantanal com certeza é uma das melhores opções para quem deseja sair da cidade e explorar a natureza. Bioma mais bem preservado do Brasil, conta com uma incrível biodiversidade, com cerca de 250 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos, fora os mais de 50 répteis, que vivem em uma combinação harmoniosa. Fique lado a lado de cobras, jacarés, capivaras e muitas aves, como a arara-azul e o tuiuiú, símbolo da região, tal como onças, cervos-do-pantanal, antas, e milhares de outras espécies que correm o risco de extinção ou que existem apenas nesse espaço de terra. O passeio to go é o safári para a observação de pássaros e animais silvestres (como a onça-pintada!), mas há também outras opções para aproveitar a cultura pantaneira, desde explorar o ecoturismo, turismo de aventura e a pesca e até curtir o bom da gastronomia local, regada a churrasco e peixes.
Como fazer detox digital no Pantanal: faz parte da experiência de viajar pelo Pantanal, hospedar-se em fazendas locais e curtir tudo que a estadia proporciona, das comidas típicas aos avistamentos de animais. Este é o caso do Refúgio Ecológico Caiman, um hotel situado em uma fazenda de 53 mil hectares e que abraça o lema da vivência pós-luxo, proporcionando um estadia com sofisticação e conforto extremo, abandonando a superficialidade e trazendo experiências autênticas de imersão no bioma. uas três diferentes pousadas oferecem tudo que o hotel mais luxuoso consegue entregar: serviços de excelência em ecoturismo, hospedagem e gastronomia. Com eles, os hóspedes têm a chance de viver experiências únicas que incluem safári em veículo aberto, canoagem de contemplação, caminhadas e focagem noturna. Diárias a partir de R$ 1 750 – pacotes de no mínimo três noites.
VEJA MAIS: Turismo no Pantanal: 9 motivos para colocar o destino na sua wishlist
Um giro pelo Pantanal, Mato Grosso do Sul: atividades, hospedagens e dicas
Jalapão, Tocantins
No Jalapão o cenário é composto por cachoeiras, fervedouros (nascentes de água turquesa), chapadões e dunas alaranjadas de mais de 40 metros de altura, um destino para se conectar com a grandiosidade da natureza e com você mesmo. O Fervedouro do Soninho é um dos maiores da região, com áreas rasas, ideal para visitar com a família, e fundas, chegando a até 30 metros de profundidade. A água é azul-clara e conta com um chão com muita areia, o que torna a água densa e impede que os turistas afundem – ou seja, além da linda paisagem, ainda é possível se divertir e relaxar.
Como fazer detox digital no Jalapão: a Camminare oferece experiências imersivas que buscam proporcionar uma viagem privativa, personalizada e flexível com anfitriões e guias locais experientes e treinados durante o dia e workshops diários para o desenvolvimento pessoal, tal como Sessões de Terapia de Transformação Rápida com Adriana Lage. Valores a partir de R$ 3 390.
LEIA MAIS