ÍNDICE
- O que é turismo de bem-estar no Brasil
- Quem é o turista de bem-estar no Brasil
- Onde fazer turismo de bem-estar no Brasil
- Diferenças entre turismo de saúde e turismo de bem-estar
- Benefícios do turismo de bem-estar no Brasil
- O que levar para fazer turismo de bem-estar?
O que é turismo de bem-estar no Brasil?
Segundo uma pesquisa da Booking.com, 88% dos turistas brasileiros viajam com a intenção de descansar a mente: ou seja, aliar viagem com saúde física e mental nunca foi tão urgente. A tendência já existia antes, mas a pandemia parece ter dado o boom que faltava, alcançando hoje o equivalente a 15% do turismo mundial, ficando para trás apenas do turismo realizado por motivos culturais, segundo a Global Wellness Summit
Diferente dos roteiros convencionais de viagem para grandes metrópoles e destinos super badalados, o turismo de bem-estar chega como uma tendência moderna de também conservar a saúde física e mental. Na modalidade você certamente incluirá a prática de exercício físico, aulas de yoga, meditação, pilates e por vezes até spa. Mas engana-se quem pensa que o equilíbrio e a conexão limitam-se a isso. Alimentação saudável, experiências na natureza ou mesmo conexões entre pessoas também fazem parte do combo.
Quem é o turista de bem-estar no Brasil?
Existem dois nichos de viajantes: o turista de bem-estar primário, que escolhe viagens, hotéis e destinos priorizando a ótica do bem-estar, e o turista de bem-estar secundário, que busca nessas viagens uma extensão da sua jornada, ou seja, que apenas desejam manter seu estilo de vida durante sua viagem.
Leve consigo uma nécessaire consciente
Uma das formas de evitar o contato com substâncias químicas e contribuir com o consumo sustentável é usando o desodorante natural, que pode ter a mesma eficiência dos industrializados.
Um kit de shampoo e condicionador à base de ingredientes de origem natural, com óleos essenciais de alecrim e menta. Sem parabenos, silicones e sulfatos, liberado para no e low poo.
Uma versão sustentável da pasta de dente, sem aditivos artificiais, corantes, produtos químicos e ainda são veganos, ou seja, não testados em animais. Limpeza eficaz com ingredientes naturais.
De acordo com a Green Cross, todos os anos são mais de 25 mil toneladas de protetores solares chegando aos oceanos. Um exemplo de um protetor solar ecológico é o Balm Multifuncional FPS 45.
Use o cupom ANNA15 para 15% off na Alva Personal Care
SOBRE A ALVA PERSONAL CARE
A Alva Personal Care, empresa brasileira e consciente, com diversos selos que garantem a transparência dos produtos e serviços, que funcionam com um mix de produtos e cosméticos naturais para toda a família, que vão desde o desodorante em cristal nas suas variações, até uma linha capilar e de banho, saúde bucal e mais. Tudo cruelty Free e livre de ingredientes sintéticos, derivados de petróleo, parabenos, sulfatos, fragrâncias e corantes artificiais.
Onde fazer turismo de bem-estar no Brasil?
Você irá encontrar esse lado do turismo em destinos onde o contato com a natureza em praias, montanhas e florestas dominam. Seja em retiros, ashrams, templos e hotéis, nesses lugares você poderá realizará meditações, rituais, yoga, palestras, massagens e tratamentos de spa em busca de uma vida com mais sentido.
E é possível fazer o turismo de bem-estar no Brasil. Regiões serranas ou com espiritualidade aflorada, como Amazônia e Chapada dos Veadeiros são boas pedidas, colocando o turista em contato direto com o melhor que a natureza tem a oferecer. Para quem pretende viajar para o exterior, a Índia é uma boa opção, país referência em meditação e yoga há mais de 5 000 anos. Bali também não fica para trás, onde a cultura e a ancestralidade tomam conta.
Templo do Ser, Ilhabela, São Paulo
A proposta da estadia é aliar os mais de 20 tratamentos e terapias holísticas, incluindo práticas de yoga, danças, meditações e massagens baseadas na medicina havaiana, com uma hospedagem intimista (capacidade máxima de 19 pessoas), em harmonia com a Mata Atlântica, ecologicamente pensada e até com amenities veganos. Para arrematar, a alimentação saudável, com cozinha comandada pela chef Carol Marconi, também está inclusa no pacote, com pratos que visam o bem-estar e a alimentação consciente, sempre usando matérias-primas naturais e orgânicas. Nas áreas comuns estão a piscina e o spa aquecido.
Vilarejo Núcleo Consciência, Piedade, São Paulo
O clima bucólico e nativo da Mata Atlântica convida para dias de consciência e conhecimento neste sítio de 20 alqueires coberto por nascentes, lago, cachoeira e uma natureza exuberante a apenas 150 quilômetros de São Paulo, em uma região conhecida como “cinturão verde”, pela elevada produção agrícola. O lugar é exclusivo para retiros, saraus e worshops, com uma estrutura que conta com sala para cursos, acomodação para 31 pessoas, refeitório, espaços ao ar livre, biblioteca e mais.
Orchestra do Silêncio, Joanópolis, São Paulo
O Espaço Orchestra nasceu em meio a uma fazenda ecológica centenária de 10 alqueires na Serra da Mantiqueira, em Joanópolis, a 120 km de São Paulo. A estrutura é completa e, apesar de ares coloniais, é inteiramente renovada: são chalés para até 33 pessoas, amplo salão para cursos e práticas e uma vasta área verde para atividades ao ar livre, com gramado, viveiros e trilhas. As refeições são ovo-lacto vegetariana preparadas por cozinheiras locais e supervisionadas por uma especialista em alimentação natural.
Banana Bamboo, Ubatuba, São Paulo
Toda a infraestrutura do Banana Bamboo, localizado no sertão do Ubatumirim, Litoral Norte de Ubatuba, foi planejada para ser integrada à natureza – os bangalôs espalhados pelo terreno foram projetados com suspensão do chão, cobertos com telhado verde e estruturas em bambu, para ter menos impacto no ambiente; são dessas estruturas que são ministradas aulas de yoga, meditação e outras palestras mais corporativas. A cozinha é comandada pela chef Camila Taquari, que possui especialização em nutrição Ayuvédica e elabora pratos que valorizam alimentos e a cultura local. Já as demais atividades propostas pela pousada buscam conexão com as raízes, que vão de birdwatching até visitas socioculturais em comunidades rurais, indígenas e quilombolas.
Grande Hotel Termas de Araxá, Minas Gerais
Para uma experiência à parte com águas termais no sudeste, Araxá é a pedida, cidadela com águas naturais e terapêuticas provindas das rochas vulcânicas – o Grande Hotel Termas de Araxá é O lugar para curtir esse fenômeno de renovação e bem-estar, já que conta com o Termas, espaço com experiências como banho na piscina emanatória, saunas, ducha escocesa, hidromassagem, banho de lama, seguido por imersão em água radioativa, massagem relaxantes e desintoxicantes e tratamentos faciais para cuidados com a pele.
LEIA MAIS: Grande Hotel Termas de Araxá (MG): refúgio histórico de bem-estar e luxo
Termas de Araxá: jornadas de bem-estar e renovo em Minas Gerais
Circuito das águas em Minas Gerais: 7 destinos para conhecer
Ibiti Engenho Lodge, Conceição do Ibitipoca, Minas Gerais
A Comuna do Ibitipoca é uma daquelas hospedagens que funcionam quase como um destino por si só. É santuário ecológico ao mesmo tempo que imprime uma hotelaria luxuosa, cultural e com o calor mineiro em meio ao Parque Estadual de Ibitipoca, em uma reserva ambiental privada, tornando-se hoje um cinturão verde de proteção ambiental com mais de 6 mil hectares em processo de rewilding – recuperação da flora e fauna nativas. Para turistas em busca de uma acomodação completa, com serviços autênticos, gastronomia local e uma privacidade ímpar, em uma proposta única de sustentabilidade, responsabilidade social e vida no campo. Além disso, toda a estadia é customizável com serviços, experiências, passeios e aulas quando, como, com quem e onde quiser.
LEIA MAIS: Comuna do Ibitipoca (MG): surpreendente hospedagem sustentável de pós-luxo
Santuario Osho Lua, Chapada dos Veadeiros, Goiás
Estabelecido em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), entre o vale da mística Chapada dos Veadeiros, o Santuario Osho Lua abre suas instalações diariamente para receber grupos para retiros alternativos e ecoturismo. Apesar de rústica e sem muitas mordomias, o ponto alto do local é a natureza abundante: tem trilhas, cânions, prainhas e cachoeiras para se deliciar. Os quartos são duplos ou coletivos.
Montanha Encantada, Garopaba, Santa Catarina
Num belo espaço (o maior de yoga da Améria Latina, segundo eles) entre 40 hectares de Mata Atlântica, tem um templo, salas de relaxamento, piscinas naturais e chalés que acomodam de uma até três pessoas. Os retiros incluem três refeições ovo-lacto vegetarianas por dia. Pra participar é preciso checar o calendário no site pra ver os temas dos retiros: tem desde formações de yoga e meditação pra professores até outros como “yoga e surf” e “yoga pra equilibrar as emoções”.
Villa Arapiuns, Santarém, Pará
Estrategicamente localizada a 1h30 de lancha de Alter do Chão, em meio a uma área de floresta intocada, a Vila Arapiuns funciona como pousada e também como espaço para retiros de autoconhecimento com todo o conforto para desfrutar da floresta, praias de rio de areia branquinha e conexão com comunidades ribeirinhas vizinhas. Com vista para o lago, o local oferece 16 chalés triplos, duplos e quádruplos, restaurante e bar, espaço para yoga, meditação e jardim – tudo movido a energia solar!
UXUA Casa Hotel & Spa, Trancoso, Bahia
Metade das casas do UXUA remete à fundação do vilarejo de Trancoso, há cerca de 500 anos. Logo dá pra entender que este é um daqueles lugares que transmite a essência do destino, sem ostentação (apesar do preço salgado), com estilo rústico e a calmaria baiana. O local, na verdade, já foi fundado pensando nos seus impactos positivos, tendo desde o início um apelo para impulsionar as tradições artesanais locais, encorajar a educação e práticas de trabalho progressivas, além de sempre promover a conservação ambiental. No spa, é utilizado da rica biodiversidade baiana para restaurar corpos e despertar sentidos e na área de restaurante e bar, todo um laboratório único de pesquisa nutricional, com ingredientes colhidos nos quatro biomas transformados em componentes nutritivos de pratos e bebidas personalizados – o Vida Lab também dispõe de aulas personalizadas e individuais que vão desde de culinária medicinal, até sobre aromaterapia orgânica.
LEIA TAMBÉM: Dicas de Trancoso: um guia completo do vilarejo mais charmoso do sul da Bahia
Hotéis e pousadas em Trancoso: onde ficar no vilarejo do sul da Bahia
Unah Piracanga, Península de Maraú, Bahia
Unindo boa infraestrutura, localização privilegiada e autoridade quando o assunto é experiência e transformação, a Unah Piracanga entrega ecovilas aconchegantes em frente a uma praia paradisíaca e o rio Piracanga com o propósito de promover regeneração e integração através de cursos e imersões que são realizados em sua completa estrutura. Construídos de forma ecológica, os chalés estão de frente pro rio e pro mar e são todos equipados com WiFi, amplas varandas, vista para a natureza e kit de higiene pessoal 100% biodegradável.
Quais são as diferenças entre turismo de saúde e turismo de bem-estar?
Apesar de parecidos no conceito, é preciso tomar cuidado para não confundir os termos. Enquanto o turismo de bem-estar promove um equilíbrio pessoal, o turismo de saúde tem como objetivo tratar doenças e buscar novos tratamentos médicos ou cirúrgicos nas viagens.
Quais são os benefícios do turismo de bem-estar no Brasil?
Se ainda está na dúvida se há algum benefício em planejar uma viagem de bem-estar, aí vão mais alguns pontos a serem levados em consideração.
- A sua viagem a lazer também terá um impacto positivo na sua saúde mental e às vezes até física;
- Você pode manter seus hábitos saudáveis em momentos de lazer e descanso – seja com família ou amigos;
- Vai estar mais perto da natureza;
- Irá alinhar descanso com aventura e conexão.
O que levar para fazer turismo de bem-estar?
O bem-estar também está também diretamente ligado ao que vestimos. Estar confortável e se sentindo bonita é essencial para usufruir de momentos de relaxamento, além de ser uma ótima forma de auto-cuidado. A Yogini, então, surge dessa busca pelo estado de espírito calmo, do contentamento que invade o corpo, do bem-estar interior e do conforto acima de tudo. Traz moda casual, com peças confeccionadas com tecidos conscientes, toque suaves, modernos e macios. Para todas as possibilidades.
Nas imersões de yoga, o foco é a conexão, e a estrutura costuma ser das mais simples. Por isso, aposte em roupas confortáveis para passar o dia, assim como aquelas queridinhas para as práticas de yoga, como essas abaixo.
LEIA MAIS: O que levar para um retiro de yoga: roupas, utensílios e mais
Imersão de yoga, detox e ressignificação: saiba tudo sobre
De tecido macio, aperolado e com bastante elasticidade, tem cintura alta, bolso embutido e uma média compressão, ideal para yoga. O top segue as mesmas diretrizes. O modelo tem decote U, na frente e nas costas, além de ser forrado com o próprio tecido.
A calça Deva, apesar de ser confeccionada em moletom, tem recorte no modelo pantalona e cós largo de lastex, a escolha perfeita para um visual elegante, descomplicado. A camisa manga longa, de mesmo tecido, tem toque suave e une conforto com caimento.
A depender do clima do luga, os tricots vão ajudar nas práticas iniciais ou nos momentos de relaxamento. O Tricot beatriz tem toque suave e um ótimo caimento. Para dos dias mais frios, é só jogar pro cima de qualquer look. A cor vai com tudo e ocupa pouco espaço.
Ele é resistente, firme e perfeito para ser utilizado em diferentes ambientes e exercícios. Melhor ainda: está em sintonia com os valores ECO, feito com TPE, uma borracha sintética livre de PVC, reciclável e reutilizável. É à prova d’água e antiderrapante.
Use o cupom ANNALAURA15 para 15% OFF* NA YOGINI
*Válido 1x por CPF; desconto não acumulativo e não aplicável para produtos em sale e sandália Linus
LEIA TAMBÉM: