Cidades andaluzas menos badaladas:
ÍNDICE
- Onde fica a Andaluzia e como chegar?
- Quando visitar a Andaluzia?
- Lanjarón
- Priego de Córdoba
- El Rocío
- Zuheros
- Montefrío
- Grazalema
Onde fica a Andaluzia e como chegar?
No Sudoeste da Espanha, a Andaluzia faz fronteira com Portugal, Gibraltar e a região de Estremadura. Lá estão algumas das principais cidades espanholas, como Sevilha, Córdoba, Málaga e Granada. Não há voos diretos para as cidades da Andaluzia: para chegar no local, é necessário fazer conexões aéreas em cidades europeias como Lisboa, Madri ou Londres. A cidade de Granada conta com o Aeroporto Federico García Lorca Granada-Jaén, que recebe voos nacionais e internacionais, e Málaga conta com o Aeroporto de Málaga, o mais antigo do país que também opera voos nacionais e internacionais para vários destinos. Caso prefira seguir a partir de Madri até Córdoba, você pode optar pela viagem de trem: o percurso no trem-bala AVE dura cerca de 1h45 e sai por € 69.
Quando visitar a Andaluzia?
Com um clima mediterrâneo temperado, a Andaluzia é uma das regiões mais quentes da Europa. No verão, as temperaturas podem chegar a 40º C, logo, evite os meses de junho a agosto. A melhor época para visitar o local é durante os meses com temperaturas mais amenas, como na primavera, a partir de março, e no outono, de setembro a dezembro.
Lanjarón
A apenas 49 quilômetros de Granada, a bela região de Alpujarra fica nas faldas da Serra Nevada, a mais alta cadeia de montanhas da Espanha. Lanjarón é a primeira cidade saindo de Granada e sua história retrata os tempos medievais. Além de oferecer a típica beleza andaluza centrada em seu antigo castelo, é destaque entre os viajantes pela qualidade de suas águas medicinais – conhecida como água Chalybeate, ela contém vários sais de ferro conhecidos por terem qualidades que podem oferecer juventude. Enquanto alguns pagam fortunas em cirurgias que muitos só conseguiriam ganhando na loteria espanhola, as águas termais de Lanjarón oferecem uma alternativa mais barata para manter-se jovem.
Priego de Córdoba
Você sabia que esta mistura de arquitetura de origem muçulmana e um belíssimo legado barroco levou Priego de Córdoba a ser eleita como uma das 15 cidades mais bonitas da Espanha pelos usuários do Tripadvisor? Essa pitoresca cidade localizada ainda dentro da província de Córdoba, a capital da região, fica a uma 1h15 de carro da capital, logo, recomenda-se um dia inteiro para visitar. O belo centro histórico da cidade com seus edifícios caiados de branco e uma infinidade de fontes atrai turistas durante todo o ano. Aproveite para passear pelas ruas estreitas e floridas que dão um charme especial ao local, conheça o Museu Histórico Municipal e o Parque Natural das Sierras Subbéticas, bacana para fazer montanhismo e trilhas que contam com paisagens incríveis das serras calcárias.
Cidades andaluzas menos badaladas
El Rocío
Se você já ouviu falar do famoso Caminho de Santiago no Norte da Espanha, então El Rocío não pode ficar de fora. O Santuário Nuestra Señora del Rocío, assim como o Santuário de Aparecida perto de São Paulo, é o ponto central desta peregrinação, que anualmente atrai muitos visitantes para homenagear a Virgem Maria. Porém, não é apenas a natureza espiritual da cidade que captura a imaginação das pessoas. El Rocío conta com o verdadeiro espírito Andaluz com bares locais ao som de violões flamencos e pandeiros nas noites de verão. Por lá, não deixe de visitar o belíssimo Parque Nacional de Doñana, que oferece aos viajantes horas de passeio, marcadas por cenários incríveis.
Zuheros
Destino ideal para os amantes de queijo e azeitona, Zuheros está localizada no centro das duas indústrias andaluzas especializadas nestes alimentos. O acesso desde Córdoba é bem fácil e você pode ir em passeios de degustação, conhecer o processo de fabricação do queijo e ver as velhas oliveiras que vão para a fabricação dos produtos. Outra atividade bacana para fazer por lá é subir a colina que leva ao antigo castelo da cidade para ter uma imersão em história, além de entender mais sobre como era defender a cidade dos invasores séculos atrás.
LEIA MAIS: Saiba quais são as 10 maiores cidades da Europa e seus atrativos turísticos
Cidades andaluzas menos badaladas
Montefrío
Montefrío é uma cidade única, daquelas de tirar o fôlego: sua igreja, La Iglesia de Encarnación, está edificada em um penhasco com uma vista incrível da cidade. Essa peculiar localização anima os turistas a caminhar até o topo, onde poderão conhecer os belos detalhes da última igreja redonda construída na Espanha, além de ter acesso às vistas sensacionais que se estendem por quilômetros. Aproveite o passeio e experimente uma iguaria regional, a morcilla, que nada mais é que um embutido a base de sangue de porco elaborado com carne selecionada e cebola. Obs: dizem por aí que lá está a melhor morcilla do sul da Espanha e que pode ser encontrada em qualquer bar local.
Grazalema
Perfeita para os amantes de turismo rural, a cidade conta com um parque nacional que bate de frente com o mais belo da Espanha, o Sierra de Grazalema. Seu horizonte está dominado por montanhas verdejantes e olivais exuberantes, fazendo com que os edifícios brancos contrastem com seu entorno verde. Grazalema também é famosa por seu delicioso queijo – a apreciada variedade Payoyo – e é um ótimo lugar para jantar, com uma ampla variedade de restaurantes. Aproveite para se estabelecer no local como base para as caminhadas: a região conta com diversas trilhas que te levam para fora da cidade e oferecem vistas deslumbrantes do campo ao redor.